Ciências Biológicas - Bacharelado

Aula prática de campo - TAMAR - 2019/1

No último dia 21 de abril, alunos do curso de graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Universidade do Extremo Sul Catarinense realizaram visita técnica ao Projeto TAMAR de Florianópolis. A atividade fez parte das disciplinas de Zoologia de Chordata e de Evolução, as quais são ministradas pelos professores Dr. Fernando Carvalho e MSc. Mainara Figueiredo Cascaes, respectivamente.

Durante a visita os acadêmicos receberam informações das atividades desenvolvidas pelo Projeto, assim como, sobre características biológicas, ecológicas e evolutivas das tartarugas. Também houve uma visita ao espaço destinado a recuperação dos animais que são resgatados e levados até o projeto, onde foi possível observar os diferentes procedimentos adotados com os animais, assim como, forma de manejo deste grupo.

Propiciar aos acadêmicos contato direto com o objeto de estudo trabalhado em sala favorece o aprendizado, assim como, desperta o interesse pelos diferentes grupos. Além disso, a partir destas visitas técnicas os acadêmicos acabam ampliando a percepção sobre a atuação do Biólogo nas diferentes áreas de formação. Isso pode contribuir no direcionamento da atuação futura que estes alunos irão desenvolver.  

Mais informações: Aula prática de campo - TAMAR - 2019/1

Por: Tereza Gregório 26 de junho de 2019 às 13:22
Compartilhar Comente

Participantes de projeto de educação ambiental conhecem o campus

A Universidade recebeu recentemente alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, de Treviso, para uma Visita Orientada pelos diversos espaços do campus. Os estudantes participam do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”.

Durante o tour, organizado pela equipe do projeto e pelos Programas de Relacionamento da Unesc, os visitantes conheceram o  Bloco Administrativo, o Museu de Zoologia, a Biblioteca, o Ginásio José Antônio Carrilho, as quadras poliesportivas e as Clínicas Integradas. O grupo ainda participou de aulas demonstrativas nos laboratórios do Bloco S, as possibilidades que a Unesc oferece na formação profissional e cidadã e as oportunidades de bolsas de estudo, pesquisa e extensão.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2019 às 11:39
Compartilhar Comente

Roda de conversa fortalece vínculos entre a Unesc e a comunidade Quilombola

Roda de conversa fortalece vínculos entre a Unesc e a comunidade Quilombola
Grupo esteve na Universidade para atividade da Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma noite de compartilhamento de conhecimento na 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos, a Unesc recebeu, nesta quarta-feira (5/6), integrantes da comunidade de Quilombolas Catarinenses, de Praia Grande. O grupo, formado por moradores e professoras da comunidade, dividiu experiências, compartilhou anseios e, principalmente, preocupações quanto a sua sobrevivência no espaço em que vivem. Mediaram a conversa, realizada no Auditório Ruy Hülse, os professores Alex Sander da Silva e Carlyle Torres Bezerra de Menezes.

Defensores do meio ambiente e dos meios sustentáveis de sobrevivência, o grupo trouxe ao debate questões como a utilização de terras de forma inapropriada e invasiva, a discriminação do povo quilombola, o cuidado com a água e a utilização de agrotóxicos, entre outros temas.

O debate, conforme Carlyle, foi iniciado já na chegada dos visitantes a Universidade, onde foram recebidos com um café. De acordo com o professor, o diálogo firmado já direcionou para a assinatura de um Termo de Cooperação entre a comunidade e a Unesc muito em breve. “Já lhes adianto isso em primeira mão. Queremos estreitar cada vez mais nossos vínculos e estarmos mais próximos na luta pelos seus direitos, na resistência e na busca pela demarcação de terras”, salientou.

A acadêmica Maria Eduarda de Azevedo, da segunda fase do curso de Ciência Biológicas, foi uma das participantes que fez questão de deixar seu pronunciamento no evento. Emocionada, Maria Eduarda destacou sua emoção ao ouvir de perto relatos como os dos visitantes e agradecê-los pelos seus papeis na sociedade. “Isso é muito lindo de ver. Estamos tendo a oportunidade de conhecer de perto aquilo que só vimos por meio dos estudos no Ensino Médio. Ter essa troca de experiências é simplesmente maravilhoso e só podemos agradecer por estarem aqui e pela Universidade nos proporcionar esse contato”, relatou.

A programação do evento segue até sábado (8/6) com atividades em Forquilhinha.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 05 de junho de 2019 às 22:55
Compartilhar Comente