Ciências Biológicas - Bacharelado

O Dia Mundial da Água/2019

Na última sexta-feira, 22/03, foi comemorado o Dia Mundial da Água, um dia para ressaltar a sua importância para a vida das espécies e, claro, refletir sobre a preservação deste bem. Durante toda a manhã e tarde do dia 22, na Praça Nereu Ramos, alunos do curso de Ciências Biológicas da UNESC estiverem presentes no projeto realizado pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma, mobilizando e sensibilizando alunos e a comunidade presente sobre a conservação da água.

O projeto contou com diversas etapas que abordaram a influência do homem na poluição dos recursos hídricos e o que devemos fazer para preservá-la. A atividade foi projetada em um circuito que iniciou com uma sereia habitando um rio, mostrando como a interferência humana contribuiu e tanto para a degradação das matas ciliares e para a poluição. Em seguida, a “Pesca em 2050”, abordava de forma dinâmica a pesca de lixos no oceano, conscientizando sobre o futuro que podemos evitar. As demais atividades ressaltaram a quantidade de água que utilizamos na nossa rotina e que pode ser evitada, abordando formas de reaproveitamento da água da chuva e também redução do consumo. Por fim, o circuito encerrava com a relação da vegetação com a preservação da água, distribuindo sementes de girassóis plantadas e disponibilizando um espaço para fotos, desenhos e frases sobre a importância da água.

Projetos de educação ambiental são de extrema pertinência, principalmente quando abordam crianças, que são o futuro e podem crescer com uma nova mentalidade, de que a preservação dos bens naturais deve estar em primeiro lugar.

Por: Tereza Gregório 28 de março de 2019 às 17:20
Compartilhar Comente

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água

Unesc leva ações de conscientização à Praça Nereu Ramos no Dia Mundial da Água
Atividades envolveram diversos setores da Universidade e 11 escolas da Gered (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Segundo dados da ANA (Agência Nacional de Águas), “estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não adequada ao consumo humano direto nem à irrigação da plantação”. Já o número de água doce, de 2,5%, tem a sua maior parcela, que corresponde a 69%, considerada de difícil acesso. Nesta sexta-feira, comemorou-se o Dia Mundial da Água e, além de celebrar este bem natural tão precioso e necessário para a sociedade, a data serve para relembrar destes números alarmantes e de trabalhar pela conscientização e preservação da água.

A Unesc, com o seu comprometimento com a preservação do meio ambiente realizou, na tarde desta sexta-feira (22/3), ações de conscientização e preservação da água e de assuntos relacionados ao Rio Criciúma. As atividades ocorreram na Praça Nereu Ramos e contaram com a participação de diversos setores da Universidade e de 11 escolas da Gered (Gerência Regional de Educação) de Criciúma.

Projetos inovadores

De acordo com a professora da Unesc, Andrea Rabello, a ação teve o intuito da propagação de conhecimento sobre a água. “A partir da parceria com a Gered, as escolas desenvolveram trabalhos e estudos sobre o assunto, sobre a importância da água e seus impactos e os estudantes trouxeram os trabalhos aqui na ação para apresentá-los”, explicou.

Um exemplo é o estudante do 2º ano do Ensino Médio do Cedup (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo, Yuri Lopes Machado, que utilizou o seu conhecimento em informática para propor medidas para a preservação da água e do meio ambiente. Em seu projeto, ele apresentou os principais tipos de contaminação dos lençóis freáticos e uma maquete em 3D de uma barragem de resíduos sólidos.

Conforme o estudante, a atividade proporcionou ampliar seus conhecimentos sobre a água. “Foi um projeto dinâmico em que tivemos que ir atrás das informações, uma atividade realizada fora da sala de aula, ou seja, tivemos que correr atrás das informações e estudar o assunto”, comentou. Com tanto empenho, o aluno mostrou que realmente aprendeu sobre o assunto. “A contaminação é um processo causado pela ação do ser humano e que acaba acarretando em nós mesmos”, acrescentou.

Conscientização sobre o Rio Criciúma

Outras atividades realizadas na ação contaram com a temática do Rio Criciúma. O rio já serviu de componente essencial para o desenvolvimento da cidade e hoje encontra-se escondido. Um exemplo, de acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, Carlyle Torres Bezerra de Menezes, é o local onde foi realizada a atividade, pois o rio passa por baixo da Praça.

De acordo com Carlyle o objetivo da ação foi de sensibilizar a sociedade para causas da água da região e do Rio Criciúma. “A maioria da população não conhece o rio, mas ele tem vida, ele está presente em nós e tem a possibilidade de renascer”, enfatizou.

Os pontos que o professor destaca sobre a atenção para o Rio Criciúma são as questões que envolvem as nascentes, a liberação de esgoto no rio, a poluição das bocas de mina que tem contato com o rio e os produtos de empresas que não são corretamente descartados. “Para ele ter vida, precisamos preservar as nascentes, pois não adianta trabalharmos onde ele corre, se a nascente não estiver boa”, comentou o coordenador.

A atividade na Praça Nereu Ramos contou com a participação do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbelli Gaidzinski, e dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas, Geografia, Artes Visuais, Teatro, História, Letras, Matemática e Pedagogia.

Junto à ação realizada na Praça, a Unesc TV produziu um vídeo-documentário sobre o Rio Criciúma, em que apresenta a história do rio e suas interferências, pois mesmo silencioso, está presente no cotidiano da cidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 22 de março de 2019 às 17:39
Compartilhar Comente

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica
Atividade foi conduzida pelo Ânima (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os participantes da Residência Pedagógica da Unesc confraternizaram em uma tarde de boas-vindas. Acadêmicos e professores dos cursos de Geografia, Ciências Biológicas e Matemática compartilharam momentos de integração, autoconhecimento e lanche nesta terça-feira (19/3). A atividade foi conduzida pelo Ânima, representado pelo coordenador João Batanolli.

A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, conta que a residência faz parte das ações da Política Nacional de Formação de Professores. O objetivo, segundo a coordenadora, é introduzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura da Universidade.

“A busca dos coordenadores da área é de acolher, estudar, formar, debater, planejar ações e outras atividades que partilhem a regência de sala de aula e intervenção pedagógica”, explica Andréa.

Os coordenadores Édsom Ugione e Mainara Figueiredo Cascaes também conduziram a iniciativa.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de março de 2019 às 12:38
Compartilhar Comente

Educação ambiental: Unesc busca parceria com escola da região

Educação ambiental: Unesc busca parceria com escola da região
Equipe da Universidade propôs iniciativas de educação ambiental (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc se fez presente na comunidade mais uma vez. Nesta sexta-feira (15/3), representantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao loteamento Santo André” dialogaram com lideranças da Escola José Contim Portella, do bairro São Sebastião.

Na oportunidade, a Universidade foi representada pela coordenadora do projeto, Miriam da Conceição Martins, pelo professor Mário Ricardo Guadagnin, pelos acadêmicos Elton da Silva de Ciências Biológicas e Mônica Krawczyk de Geografia e pela a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

A visita teve como finalidade um diálogo sobre possibilidades de ações, como o cultivo de hortas suspensas, compostagem, jardinagem e oficinas envolvendo atividades de educação ambiental aos estudantes do quarto ano. A equipe da Unesc foi recebida pela diretora da escola, Simone Garcia Conceição de Sá, e suas auxiliares, Adriana Johansson e Eliane Teixeira Salgado.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica se reúne para palestra de Luiz Marques

Comunidade acadêmica se reúne para palestra de Luiz Marques
Profissional vencedor do prêmio Jabuti 2016 dividiu experiências com acadêmicos, mestrandos, doutorandos e profissionais na área (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

“Capitalismo e Colapso Ambiental”. Este foi o tema abordado na noite desta quinta-feira (14/03) no Auditório Edson Rodrigues, na Unesc, pelo vencedor do prêmio Jabuti 2016, Luiz Marques. Por meio de uma realização do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), do PPGCA (Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade, Marques, que é professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), esteve em Criciúma dividindo seu conhecimento e sua experiência na área.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o sentimento é de satisfação e honra ao receber Luiz Marques na Universidade. “Estamos muito felizes em recebê-lo, especialmente sabendo que é a primeira vez que vem a Santa Catarina e logo aqui em Criciúma. Preciso ainda parabenizar a comissão pela escolha do tema. Foi de muita sensibilidade e percepção a escolha do assunto, que por si só já é moderno, mas no momento que estamos vivendo é absolutamente apropriado. Trazer a discussão para toda a comunidade da Unesc é muito importante e impacta na vida de todos”, salientou Oscar.

O Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade, professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, destacou a alegria ao articular um evento de dois programas de Pós-graduação juntos e com um profissional de tamanho potencial ministrando o encontro. “Tenho certeza que a presença de Luiz aqui irá enriquecer muito nossas discussões e gerar bons frutos”, comentou.

O evento contou ainda com a participação da coordenadora do PPGCA, Patrícia Amaral, e do coordenador do PPGE, Carlos Renato Carola.

Continuidade do evento

Nesta sexta-feira (15/03), o compartilhamento de conhecimentos com o visitante continua. Ele participará de uma roda de conversa sobre políticas públicas e demandas ambientais sobre “O cenário brasileiro atual e as ciências ambientais". O encontro reunirá pesquisadores do Sul de Santa Catarina também no Auditório Edson Rodrigues, a partir das 9 horas.

O evento da manhã também contará com a participação do coordenador adjunto de Ciências Ambientais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jairo Schmitt.

Já durante a tarde, ocorrerá outra roda de conversa, com o tema “Perspectiva da Pós-Graduação na Conjuntura do Brasil atual”. O encontro iniciará às 14h30, também no Auditório Edson Rodrigues.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de março de 2019 às 21:42
Compartilhar Comente