Ciências Biológicas - Bacharelado

Projeto de extensão desenvolve atividades em Treviso

O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou mais uma atividade com alunos do Ensino Médio da escola Udo Deeke, em Treviso. No dia 12 de novembro, professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas estiveram na escola para realizar uma atividade sobre poluição do ar.

No local, a professora da Unesc Paula Tramontin Pavei e os bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Lia Cristiam Nascimento dos Santos (Ciências Biológicas), possibilitaram que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da escola verificassem os níveis de emissão dos veículos cedidos pela prefeitura de Treviso. Para isso, eles utilizaram a cartela do Teste de Ringelmann, o aplicativo para celular “Virtual Ringelmann” e uma placa branca para ser de fácil visualização o material particulado emitido pelo escapamento de veículos que utilizam combustíveis fósseis.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria e Paula Tramontin Pavei, juntamente com os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2018 às 14:48
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc promove décima Mostra Arte Animal

Museu de Zoologia da Unesc promove décima Mostra Arte Animal
Mais imagens

O Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbeli Gaidzinski promove, de 22 a 29 de novembro, a décima edição da Mostra Arte Animal. O tema proposto para a Mostra deste ano é “Aves Aquáticas”, e terá abertura nesta quinta-feira, nos espaços expositivos do Museu de Zoologia, no Bloco S da Unesc.

A Mostra Animal é o resultado de um Programa Educativo do Museu de Zoologia intitulado “Arte Animal”, oferecido às escolas das redes de ensino pública e privada do município de Criciúma e região.  “O Programa desenvolve exposições artísticas e culturais produzidas pelo público escolar, incentivando a criatividade e a sensibilização ambiental. Se caracteriza por atividades realizadas na escola e no museu ao longo do ano letivo, as quais culminam com a “Mostra Arte Animal”, explica a coordenadora do Museu, professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Na escola, os estudantes participam de estudos sobre as cores, texturas, expressão artística e produção de obras. Também aprofundam o conhecimento sobre os animais relativos à temática escolhida, bem como sobre a consciência planetária. No museu, fazem visitas direcionadas ao tema escolhido para o ano letivo e participam de aulas teórico-práticas e oficinas de sensibilização e produção artística. Após produzirem suas obras, os estudantes participam com elas da exposição artística e cultural “Mostra Arte Animal”.

“Este programa está sendo desenvolvido ao longo de 10 anos consecutivos com os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista, de Criciúma, e já foi premiado nacionalmente com o Prêmio Darci Ribeiro de Educação em 2011”, conta a professora.

A visitação é aberta ao público e acontece no campus da Unesc, em Criciúma. Nesta quarta-feira o evento terá abertura no Auditório Ruy Hülse. Os trabalhos serão expostos no primeiro e segundo andar do Bloco S, da Unesc.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 21 de novembro de 2018 às 19:27
Compartilhar Comente

Projeto de extensão visita Escola José Contim Portella

Projeto de extensão visita Escola José Contim Portella
Mais imagens

Participantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao loteamento Santo André”, realizaram visitar ao Bairro São Defende e à Escola Escola José Contim Portella na última semana, com o objetivo de dialogar com a diretora da escola, Simone Garcia Conceição de Sá sobre o início dos trabalhos.

O foco do projeto é propor ações com as crianças da escola para promover a conscientização e desenvolver a mudança acerca da nascente localizada no loteamento Santo André, próxima à escola.

Participaram da reunião as alunas dos cursos de Ciências Biológicas Lara Goulart e de Geografia Mônica Krawczyk, a coordenadora do projeto, Miriam da Conceição Martins e a voluntária técnica do Laboratório de Ciências da Universidade, Zenaide Paes Topanotti. 


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Por: Milena Spilere Nandi 07 de novembro de 2018 às 17:11
Compartilhar Comente

Simpósio de Formação de Professores

O 9º Simfop (Simpósio de Formação de Professores) que ocorreu na Unisul, teve a participação da Unesc. Durante o evento, realizado na última semana em Tubarão, a professora Miriam da Conceição Martins e o estudante do curso de Ciências Biológicas Jonata Furtado Teixeira, apresentaram o Projeto Educação Ambiental e a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, no GT (Grupo de Trabalho) de Educação Ambiental.

O GT esteve sob a coordenação da professora doutora do Grupo de Pesquisa Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental da Unisul, Fátima Elizabeti Marcomin, da coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Unisul, Maricelma Simiano Jung, e da professora doutora da Unesc, Miriam da Conceição Martins, do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Saúde Ambiental e dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Pedagogia da Universidade.

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 10:15
Compartilhar Comente