Ciências Biológicas - Bacharelado

Projeto Educação Ambiental na Bacia do Rio Araranguá realiza atividades no mês de outubro

Projeto Educação Ambiental na Bacia do Rio Araranguá realiza atividades no mês de outubro
Duas reuniões em municípios da região fizeram parte da agenda (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão da Unesc “Educação Ambiental para Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá”, realizou durante o mês de outubro reuniões com as Secretarias de Educação dos munícipios de Siderópolis e Nova Veneza.

Durante as conversas foram compartilhados os principais aspectos do projeto, que será colocado em prática em uma escola de cada munícipio indicadas pelas Secretarias. O projeto tem como objetivo promover a participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá, na busca pela sustentabilidade socioambiental por meio de ações de educação ambiental.

O projeto tem a coordenação da professora Yasmine de Moura da Cunha e colaboração das professoras Miriam da Conceição Martins e Ledina Lentz Pereira. Ele ainda conta com a participação das bolsistas Ingridi Bráz Lumertz e Paola Magnus Carvalho dos cursos de Ciências Biológicas e Geografia, respectivamente.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de outubro de 2018 às 18:34
Compartilhar Comente

Oficinas aliam teoria biológica e prática lúdica na Unesc

Oficinas aliam teoria biológica e prática lúdica na Unesc
Evento foi organizado pelo Laboratório de Ensino de Ciências (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Aliando a teoria do curso de Ciências Biológicas da Unesc com a vontade de ensinar do curso de Pedagogia, ocorreu na tarde desta sexta-feira (26/10) três oficinas de Atividades Experimentais em Ciências. A oficina faz parte da programação da 9ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc e reuniu acadêmicos dos dois cursos no LEC (Laboratório de Ensino de Ciências) Profª. Mári Stela Campos.

O objetivo central da ação foi de desenvolver atividades práticas envolvendo o ensino das ciências da natureza e educação ambiental, através de formas lúdicas que deem suporte para que os acadêmicos possam utilizar no mercado de trabalho. “Buscamos isso através de atividades que façam a ciência se tornar interativa e que desperte o gosto das crianças pela ciência”, explica a professora Miriam da Conceição Martins, ministrante da oficina. Além de Miriam, a professora Zenaide Pais Topanotti e o bolsista Jonata Furtado Teixeira, também participaram da palestra.

As oficinas ministradas foram de Mini Ecossitema, Boneco Ecológico e a de Alimentação Saudável. A primeira abordou como funciona um ecossistema. Os participantes tiveram que montar dentro de uma garrafa pet um pequeno ecossistema, colocando pedra, areia, terra e uma planta. Apesar de a garrafa pet ser fechada, por ter todos os subsídios necessários, faz com que aquele ecossistema sobreviva.

A oficina de Boneco Ecológico se baseava na criação de um boneco feito com serragem e alpiste dentro de uma meia. Com adereços decorativas, a intenção era transformar a meia em um boneco. Após uma semana, colocando água, o alpiste germinava e cresce “cabelos” no boneco. A de Alimentação Saudável baseava-se na confecção de um avental, representando diversos cenários, que através de adereços, como personagens, pode contar histórias lúdicas.

De acordo com a acadêmica da quinta fase de Pedagogia, Gisele da Silva Milanez, a oficina trabalha a forma lúdica e didática. “Contribui no desenvolvimento e na construção de uma prática docente interativa, em que a criança atua como protagonista na construção do conhecimento que é mediado pelo professor”, afirma.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 26 de outubro de 2018 às 21:38
Compartilhar Comente

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca

Professores do PPGCA participam da conclusão do Plano de Manejo da APA da Baleia Franca
Plano está em processo de construção desde 2015 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os professores do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) Carlyle Torres Bezerra de Menezes e Robson dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas respectivamente, estão participando da etapa final de elaboração do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca.

Nesta quarta-feira (3/10) ocorreu, na sede do Ifsc (Instituto Federal de Santa Catarina) de Garopaba, a reunião plenária da APA, que corresponde a etapa final da elaboração do Plano de Manejo. O Plano vem sendo construído, desde 2015, de forma participativa e com a presença dos diversos setores da sociedade que integram o seu território. Neste processo, ocorreram diversas oficinas setoriais com a participação dos diversos seguimentos da sociedade, culminando com esta etapa final de planejamento.

A reunião é uma continuidade das plenárias, ocorridas ao longo da última quinta e sexta-feira (27/9 e 28/9). Nas reuniões anteriores foram debatidas propostas de ordenamento territorial para a área da APA, a partir das contribuições ocorridas ao longo de mais de três anos, com a realização de oficinas setoriais, de planejamento participativo, grupos de trabalhos e plenárias.

Conforme Menezes, nesta última etapa estão sendo debatidas as propostas de alterações, complementações, exclusões e inclusões de zonas, normas e objetivos. “Estas etapas estão sendo o coroamento de um intenso processo de construção, de forma participativa, do plano de manejo desta unidade inserida na categoria de uso sustentável”, comenta.

Após esta etapa final, com a aprovação em plenária do Plano de Manejo, o texto seguirá para o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em Brasília, para uma última revisão do ponto de vista jurídico, seguida da sua publicação. Após o processo, será constituído um importante instrumento de gestão e zoneamento econômico-ecológico para o território da APA da Baleia Franca, maior unidade de conservação marinho-costeira de uso sustentável na região Centro-Sul de Santa Catarina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 03 de outubro de 2018 às 19:18
Compartilhar Comente

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma

Projeto de extensão desenvolve atividades em escola de Criciúma
Mais imagens

O projeto de extensão “Ações para Educação Ambiental”, desenvolvido pelos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia realizou mais uma atividade. Na última semana, os professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, Miriam da Conceição Martins e Yasmine de Moura da Cunha, juntamente com as acadêmicas Gisele Delavechia Rodrigues e Talita Machado Elias visitaram a Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, no Bairro Metropol, em Criciúma, e apresentaram para a diretora Roseli Henrique Fernandes Marcolino, as atividades que serão desenvolvidas pelo projeto ao longo de dois anos.

Por: Milena Spilere Nandi 02 de outubro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente