Ciências Biológicas - Bacharelado

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico e os estudantes selecionados são submetidos a um novo processor na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Meio ambiente

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unesc estiveram na sexta-feira (20/9) nas lojas Corrêa Back de Araranguá e Forquilhinha para uma ação com o objetivo de falar sobre o meio ambiente e a importância da preservação da natureza. A ação foi uma parceria entre a Universidade e a Corrêa Back.

Por: Milena Spilere Nandi 21 de setembro de 2018 às 16:23
Compartilhar Comente

Minicurso aborda a importância de bioindicadores na saúde ambiental

Durante a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, os participantes do minicurso “Toxicologia Ambiental - A Importância de Bioindicadores na Saúde Ambiental”, ministrado pela professora da Unesc Miriam da Conceição Martins e pelas acadêmicas Caroline Pedroso, Silvya Victoriano e Tainá Chefer Cardoso.

“O processo de urbanização contribuiu com a poluição do ambiente, ocasionando sérios riscos à saúde humana e induzindo danos genéticos em animais e plantas. O uso de plantas bioindicadoras é um excelente método de monitoramento da qualidade do ambiente, pois possibilita detectar alterações e mutações nos organismos vivos. A proposta tem como objetivo avaliar a mutagenicidade do ar e toxicidade de efluentes em bioindicadores, utilizando testes de micronúcleo e germinação de sementes”, explica Miriam.

Por: Milena Spilere Nandi 10 de setembro de 2018 às 14:58
Compartilhar Comente

Debate sobre o papel do biólogo abre a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas

Debate sobre o papel do biólogo abre a Semana Acadêmica de Ciências Biológicas
Evento ocorre até quinta-feira (6/9) (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O papel do biólogo no desenvolvimento sustentável e na educação ambiental foram pauta no primeiro encontro da Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas). O minicurso, ministrado pela bióloga Camila Demo Adriano, abriu a programação do evento nesta segunda-feira (3/9). A Semana se encerra na quinta-feira (6/9).

Durante a conversa, Camila explorou assuntos como exemplos sustentáveis, educação ambiental e reaproveitamento de materiais já utilizados. “Quando analisamos o lixo que produzimos constatamos que apenas 10% deste material é, de fato, rejeito não reutilizável.  São exemplos como este que nos fazem pensar em como podemos minimizar nosso impacto na natureza”, afirma Camila.

A bióloga também explica que apesar das tentativas existe uma grande dificuldade para reverter a situação do planeta. “Me questiono se conseguiremos nos recuperar e como faremos isto. O que sei é que esta iniciativa não deve ser apenas o papel do biólogo, mas também do advogado, do médico, do enfermeiro e de todos que aqui vivem”, frisa a ministrante.

Cuidar do planeta

Apesar das dificuldades levantadas no encontro, a estudante do segundo semestre de Ciências Biológicas Maria Eduarda de Azevedo já sabe por onde começar. “O primeiro passo é mudar dentro de casa. Temos que reavaliar como fazemos, cuidar do meio ambiente e ser consciente em nossas decisões”, pede Maria.

Ela também destaca que outro fator importante é cuidar de seus próprios atos. “Faça sua parte. Comece a mudança sendo exemplo, assim vamos conseguir evoluir”, frisa a estudante.

Programação

Durante os quatro dias de Semana Acadêmica os estudantes podem participar de pelo menos 13 oportunidades de trocas de conhecimentos. O evento contará ainda com o debate de temáticas como toxicologia ambiental, fauna, biologia molecular, ecologia e conservação. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de setembro de 2018 às 16:26
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Biológicas promove Semana Acadêmica

Curso de Ciências Biológicas promove Semana Acadêmica
Evento será realizado de 3 a 6 de setembro na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com diversas atividades na programação entre minicursos e palestras, será realizada de segunda a quinta-feira (3/9 a 6/9), a Sacib (Semana Acadêmica de Ciências Biológicas) na Unesc. O evento contará com a participação de acadêmicos e egressos com a intenção de ampliar seus conhecimentos em diversas disciplinas. A primeira atividade ocorre a partir das 13 horas desta segunda-feira, na sala 23 do Bloco S, com o minicurso “Take it slow” - O papel do biólogo na formação de um novo modelo de consumo, ministrado pela bióloga Camila Demo Adriano. 

Conforme a professora do curso de Ciências Biológicas da Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, o objetivo da organização do evento é possibilitar que assuntos sejam trazidos ao ambiente acadêmico mostrando o papel do profissional na sociedade. “Queremos que, por meio dessas atividades diferenciadas, os alunos percebam onde podem se inserir no mercado após formados”, explicou.

As inscrições para os minicursos e palestras foram abertas no início de agosto e já estão esgotadas. A programação completa das atividades pode ser conferida no site do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 31 de agosto de 2018 às 21:16
Compartilhar Comente