Ciências Biológicas - Bacharelado

Educação ambiental

Na semana, o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Reserva Biológica Estadual do Aguaí” realizou uma atividade abordando a temática “Poluição Atmosférica”, com a participação de alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Udo Deeke, em Treviso.

“Iniciamos explicando as diversas ações que culminam na poluição da atmosfera, na sequência propomos um jogo educativo sobre o tema, onde os estudantes puderam interagir sobre as questões abordadas, tornando o processo de aprendizagem dinâmico e interativo”, conta o acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e bolsista do projeto, Carlos Henrique Devilla Marcello.

O projeto envolve professores e alunos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária.

Por: Milena Spilere Nandi 16 de outubro de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Ações Comunitárias no CRAS Vila Miguel - Criciuma/SC - 07.10.2019

Na última segunda – feira (07/10/2019), os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UNESC estiveram presentes na Ação comunitária no CRAS Vila Miguel – Criciúma/SC. O público contava com pessoas das mais diversas idades. Na ocasião, foram expostos e apresentados materiais biológicos, com o intuito de promover uma integração com a comunidade e uma sensibilização com o meio ambiente.

Dentre os materiais expostos, foi realizada uma oficina de construção de bonecos ecológicos, que visa trabalhar o desenvolvimento das plantas, o cuidado com a natureza e trazer a construção lúdica de brinquedos com materiais recicláveis.

A ação foi promovida pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da UNESC.

Mais informações: Ações Comunitárias no CRAS Vila Miguel - Criciuma/SC - 07.10.2019

Por: Tereza Gregório 16 de outubro de 2019 às 16:01
Compartilhar Comente

Projeto de extensão participa de evento em escola de Criciúma

Os integrantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Paulo Freira, localizadas próximas ao Bairro Santo André”, participaram no último sábado (5/10), da 2ª Festa da Família na Escola José Contim Portella. O projeto participou com a Mostra de Animais em Via Úmida, e Materiais Didáticos do LEC (Laboratório de Ensino de Ciências) da Universidade, encantando os alunos e pais que no evento.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaborador o professor Mario Ricardo Guadagnin. A voluntária e técnica de laboratório Zenaide Pais Topanotti contribui com as ações do grupo, assim como acadêmicos do curso de Ciências Biológicas.

Por: Milena Spilere Nandi 08 de outubro de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente

Bolsistas socializam conhecimentos sobre o meio ambiente

Os integrantes do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí” visitaram a Escola de Educação Básica Udo Deeke, no município de Treviso, para falar sobre o meio ambiente. A atividade ocorreu na sexta-feira (27/9), com a turma de 2º ano do Ensino Médio, e propôs um diálogo sobre “A importância da mata ciliar para os recursos hídricos”.

Após a conversa, os estudantes participaram de uma oficina. Com o auxílio dos bolsistas, a ideia foi construir um material pedagógico capaz de despertar a percepção da importância das matas ciliares. A atividade foi ministrada pelos estudantes Carlos Henrique Devilla Marcello, Jonata Teixeira Furtado e Sofia Januário Bolan.

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei. A voluntária e técnica de Laboratório Zenaide Pais Topanotti contribui com as ações do grupo, que é completo pelos acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas respectivamente

Por: Milena Spilere Nandi 03 de outubro de 2019 às 17:35
Compartilhar Comente

Ações Comunitárias na Praça Nereu Ramos/Criciúma 20.09.19

Na última sexta-feira (20/09), os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UNESC estiveram presentes na Praça Nereu Ramos, juntamente com a FAMCRI em alusão ao dia da árvore!

O público contava com pessoas das mais diversas idades. Na ocasião, foram expostos e apresentados materiais biológicos, com o intuito de promover uma integração com a comunidade e uma sensibilização ambiental a respeito das árvores.

Dentre os materiais expostos, a exposição de borboletas mostrou a diversidade de espécies na região e seu papel na polinização das plantas. Ao explicar o papel medicinal das plantas, foi usado como exemplo o chá de camomila (Chamomilla recutita (L.)). Utilizamos um terrário para demonstrar o ciclo da água e do gás carbônico, e um experimento para demonstrar a importância das matas ciliares.

A ação foi promovida pela Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI).

Mais informações: Ações Comunitárias na Praça Nereu Ramos/Criciúma 20.09.19

Por: Tereza Gregório 30 de setembro de 2019 às 13:32
Compartilhar Comente