ForGrad Nacional 2014

Criciúma abriga debate nacional sobre ensino superior

Criciúma abriga debate nacional sobre ensino superior
Forgrad iniciou na noite de hoje na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Esta semana, Criciúma está sendo sede do debate nacional sobre educação superior. Na noite de hoje (20/8), a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) deu início as atividades do ForGrad Nacional (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação), que reúne até sábado (23/8), cerca de 200 pró-reitores de graduação de IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil. Ao longo dos quatro dias do evento, os debates vão girar em torno da expansão do ensino superior com qualidade, além da apresentação de experiências que deram certo e a discussão acerca da avaliação dos cursos e sobre o Enade.

Os pró-reitores de Graduação são as referências das IES (Instituições de Ensino Superior) quanto ao ensino de graduação. A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira, é a atual presidente do ForGrad. E foi ela quem mediou a conferência de abertura, realizada pela ex-presidente do ForGrad e pró-reitora da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Maria Cabral, sobre os “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior)”.

O reitor Gildo Volpato deu as boas vindas aos participantes e ressaltou a importância de um evento como o ForGrad Nacional para a região. “Durante quatro dias, Criciúma será sede de grandes debates sobre o ensino superior. Todas as atenções estarão voltadas para a região, que abrigará discussões sobre a expansão da educação superior de qualidade e a inclusão de pessoas neste processo”, comenta Volpato. “Para a Unesc, é uma honra receber o ForGrad”, complementa.

Robinalva agradeceu a presença dos representantes de 150 IES de 22 estados brasileiros no evento realizado na Unesc e afirmou que a reunião dos pró-reitores e o debate é vital para a implementação de mudanças e melhorias na educação.

A secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud, chama a atenção para o fato de que ao discutir o ensino superior, está se tratando também da qualidade da educação básica, já que ambos estão ligados. “Este é um momento especial para o município. Não apenas porque as ‘cabeças pensantes’ de todo o Brasil estão aqui, mas também pelo motivo que as trouxe para a cidade”. O secretário-executivo da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), Paulo Ivo Koehntopp, lembra que o trabalho em rede, a exemplo do que ocorreu no Sistema Acafe e no ForGrad Nacional, é uma das maneiras eficientes para encontrar soluções que beneficiam todas as instituições.

O diretor de Ensino Superior da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Gilberto Agnolin comenta que espaços como o ForGrad são de vital importância para a discussão do ensino superior e básico, assim como a formação de professores e a capacitação continuada dos docentes. O representante do Conselho Nacional de Educação, Sérgio Franco, afirma que no Brasil as universidades não possuem uma organização de ações conjuntas e sugere que o ForGrad pudesse assumir este papel.

Também estiveram presentes na abertura do ForGrad Nacional o secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris, a presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tati Teixeira, o professor doutor da Universidade do Ceará, Custódio Luiz da Silva Almeida e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta.

A abertura do ForGrad teve apresentações culturais do Maestro Joel de Oliveira, da Cia de Dança Unesc e do Musical Unesc. Durante todos os dias do evento, o curso de Fisioterapia manterá aberto um espaço de terapias manuais. Ainda antes da abertura oficial do evento, a diretoria do ForGrad recebeu as boas-vindas da Reitoria da Unesc.

ForGrad

O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano será a carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

A temática do ForGrad Nacional em 2014 é “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”.

Programação

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 20 de agosto de 2014 às 23:01
Compartilhar Comente (1)

Experiências com a interiorização da Educação Superior são apresentadas no ForGrad

Experiências com a interiorização da Educação Superior são apresentadas no ForGrad
Amazonas, Maranhão e Santa Catarina relataram seus cases (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Só em 2012, 1,2 milhão de pessoas foram beneficiadas por assistência jurídica e de saúde e programas de educação e promoção sociocultural oferecidos pelas Universidades Comunitárias do Sistema Acafe (Associação Catarinense de Fundações Educacionais). Os dados foram apresentados pelo reitor da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, Gildo Volpato, que também é membro do Conselho Estadual de Educação, durante a tarde de hoje (21/8), no ForGrad Nacional (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação), evento que começou ontem e termina sábado (23/8), na Universidade.

Volpato participou, com o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Amazonas, Lucídio Rocha Santos e com a pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha, de relatos de experiências exitosas na expansão do ensino superior com qualidade. O relato teve a mediação da pró-reitora Acadêmica da Universidade Positivo, Márcia Teixeira Sebastiani.

O reitor da Unesc explica que a interiorização do Ensino Superior em Santa Catarina surgiu a partir de um movimento iniciado na década de 60 por municípios de maior porte, que criaram Fundações Educacionais com base em Leis Municipais, como ocorreu com a Fucri/Unesc. “Hoje, o Sistema Acafe possui 16 IES (Instituições de Ensino Superior), que atuam em 52 municípios e possuem aproximadamente 153 mil alunos de graduação e pós-graduação matriculados”, comenta.

O pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Amazonas apresentou o case de interiorização realizado em seu estado, no sentido de incluir as populações de cidades pequenas na Educação Superior. Santos conta que a solução encontrada foi a criação de unidades acadêmicas fixas – hoje a Universidade possui cinco. Segundo ele, a dificuldade do transporte no Amazonas – boa parte ainda é feita de barco – e a evasão escolar foram pontos levados em consideração para a descentralização da Federal do Amazonas. “No nosso estado a necessidade de interiorização para facilitar o acesso ao ensino é muito grande. Hoje, aproximadamente 93% da população faz o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, mas deste volume, apenas 40% chega ao Ensino Médio”, revela.

Na Universidade Estadual do Maranhão, não foi diferente. Segundo Maria Auxiliadora, para facilitar o acesso da população ao Ensino Superior para moradores de municípios afastados dos grandes centros, a Universidade distribuiu seus 33 cursos de graduação em 22 campi.

ForGrad

O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano será a carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

A temática do ForGrad Nacional em 2014 é “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”. A atual presidente do ForGrad é a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira.

Nesta edição, o evento tem a participação de mais de 200 representantes de 150 IES de 22 estados brasileiros. Além dos debates e discussões, o evento conta com momentos com apresentações de música, dança e teatro, organizados pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, e o Espaço de Terapias Manuais do curso de Fisioterapia.

Programação

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 21 de agosto de 2014 às 21:24
Compartilhar Comente

ForGrad Nacional: Enade e avaliação dos cursos em pauta na Unesc

ForGrad Nacional: Enade e avaliação dos cursos em pauta na Unesc
Assunto foi o tema de mesa-redonda no Auditório Ruy Hülse (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e a avaliação dos cursos superiores foram o assunto da mesa-redonda da tarde desta sexta-feira (22/8) no ForGrad Nacional (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação). O debate contou com a participação de Stela Meneghel, representante do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Mauro Luiz Rabelo, decano de Ensino de Graduação da UNB (Universidade de Brasília), sendo mediado por Inajara Vargas Ramos, pró-reitora de Ensino e reitoria interina da Universidade Feevale.

“O Enade traz subsídios importantes para os gestores”, afirmou Stela, que lembrou que os coordenadores, diretores, pró-reitores e reitores das IES (Instituições de Ensino Superior) podem analisar os resultados, comparando com outros cursos e outras regiões. Ela destacou a mudança na confecção da prova, pois até 2010 era contratada uma empresa e o INEP só conhecia a prova no dia do exame. A partir de 2010, se estabeleceu comissões que auxiliam no processo de construção da avaliação.

Durante a sua fala, o decano da UNB, Mauro Luiz Rabelo, apresentou inúmeros dados, salientando que o contexto brasileiro é um grande desafio e que a busca na avaliação dos cursos deve ser sempre o cinco, a nota máxima.

ForGrad

O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano será a carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

A temática do ForGrad Nacional em 2014 é “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”. O evento encerra neste sábado (23/8), sempre no Auditório Ruy Hülse.

Confira a programação completa

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 22 de agosto de 2014 às 17:52
Compartilhar Comente

Evento na Unesc reúne lideranças nacionais da Educação Superior

Evento na Unesc reúne lideranças nacionais da Educação Superior
ForGrad encerrou hoje, com a minuta da Carta Criciúma (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Brasil é o quinto país em número de alunos na graduação, totalizando 7 milhões de pessoas. A afirmação é do presidente do ForGrad (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação), Mauro Luiz Rabelo, da UnB (Universidade de Brasília), que tomou posse na noite de ontem (22/8), junto com o vice-presidente Lucídio Rocha Santos, da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), durante o evento nacional realizado na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. Segundo Rabelo, os dados colocam o Brasil em um patamar de destaque e ressaltam a importância de se pensar na melhoria contínua e expansão do Ensino Superior no país, pontos abordados durante o ForGrad Nacional na Unesc. “Tudo começa pela graduação. É ela quem recebe os estudantes da Educação Básica, os acolhe e se torna responsável por eles. A partir dela é que estes estudantes têm acesso à pesquisa e à extensão universitária”, comenta.

Rabelo foi um dos mais de 200 representantes de 150 IES (Instituições de Ensino Superior) de 24 estados brasileiros que estiveram em Criciúma, de quarta-feira até hoje (20 a 23/8), para o ForGrad Nacional. Esta foi a primeira vez que o Sul do Estado recebeu o evento, e a Unesc é a única universidade não federal a possuir um pró-reitor de Ensino de Graduação entre os presidentes do Fórum – Robinalva Ferreira esteve no cargo até ontem, quando foi empossada a nova diretoria para um mandato de um ano.

Segundo Rabelo, o evento possibilitou uma reflexão sobre vários fatores do processo ensino e de avaliação dos cursos e sobre os pontos fortes e fracos do sistema de Ensino Superior entre as pessoas que tem a graduação como foco diário. A preparação para o próximo ForGrad Nacional, que ocorrerá em agosto de 2015 em Brasília, inicia em novembro de 2014, com um encontro regional do ForGrad, no Amazonas. Rabelo conta que a próxima edição do evento nacional terá como foco a interação entre o PNG (Plano Nacional de Graduação) e o PNE (Plano Nacional de Educação) e a formação de professores nos cursos de Licenciatura.

O encontro de pró-reitores de Graduação na Unesc também debateu a necessidade da criação de um sistema unificado na Educação Superior. A ex-presidente do ForGrad e pró-reitora da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Maria Cabral, afirma que a unidade de ações entre as IES é importante para o trabalho na Educação Superior. “As instituições podem ter naturezas diferentes, serem federais, privadas ou comunitárias, mas precisam tomar decisões unificadas. O slogan do ForGrad é “Unidade na Diversidade”. E é justamente isso que queremos”, comenta. Segundo ela, o objetivo maior das instituições é formar profissionais com uma visão ampliada, não apenas voltada para o mercado de trabalho, mas para a sociedade. “Além da formação profissional, a preocupação é também em formar cidadãos, pessoas que tenham visão e possam contribuir com a sociedade”.

A temática do ForGrad Nacional em 2014 foi “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”.

Programação do último dia

O último dia do ForGrad Nacional teve três momentos. O primeiro foi o painel “Avaliação de cursos, novo instrumento de avaliação institucional e a função da CPA (Comissão Própria de Avaliação) neste contexto”, com a participação da coordenadora geral do Controle de Qualidade da Educação Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), Stela Maria Meneghel e da coordenadora de Avaliação da PUC-RS, Marion Creutzberg.

O segundo momento da manhã de sábado foi um relato de experiências da CPA, com o administrador do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Raphael Thiago Berba, o avaliador de cursos do Inep/MEC, Eduardo Aquino Hübler, sob a mediação do professor doutor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Leonardo Rodrigues Sampaio.

O terceiro momento foi um debate e a aprovação da minuta da Carta de Criciúma.

Carta de Criciúma

O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano foi a Carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc e ex-presidente do ForGrad, Robinalva Ferreira, com o evento desta semana, o nome de Criciúma vai ficar marcado na história da Educação Superior do país, tanto por ter sido uma cidade fora das capitais a ter recebido o ForGrad, quanto por ter o nome relacionado à carta com proposições para a melhoria da Educação encaminhada ao MEC. “Recebemos pessoas de vários lugares que tiveram a oportunidade de conhecer mais tanto Criciúma quanto a nossa região. Os participantes do ForGrad ficaram encantados e muitos pretendem voltar. Para a Universidade, foi uma importante oportunidade. Os pró-reitores conheceram a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Unesc. E isso já resultou no alinhavo de parcerias futuras”, revela.

Outro ponto observado por Robinalva foi o debate sobre a criação de um sistema unificado para as IES brasileiras, que permita ações e trabalho em conjunto. “A unificação do sistema dará força para a Educação Superior e permitirá ganho em qualidade”. Segundo ela, o evento desta semana permitiu uma ampliação nas relações entre ForGrad e CoGrad (Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior).

Ela explica que a Carta de Criciúma foi dividida em eixos temáticos, englobando as proposições acordadas entre os participantes do ForGrad. Maior visibilidade da CPA nas IES, valorização dos docentes, formação de professores para o Ensino Superior, ampliação do diálogo entre o ForGrad e as instâncias governamentais, atenção à Educação Básica, PNG e Enade foram alguns dos pontos abordados pela Carta.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 23 de agosto de 2014 às 14:05
Compartilhar Comente

Em 20 anos, número de cursos superiores cresceu mais de 500% no Brasil

Em 20 anos, número de cursos superiores cresceu mais de 500% no Brasil
Dado foi apresentado na tarde de hoje no ForGrad Nacional (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

“Em 1991 haviam menos de cinco mil cursos no Brasil. Já em 2012 passamos de 30 mil. É um aumento superior a 500%”. A afirmação é do professor doutor Dilvo Ilvo Ristoff, representante da Secretaria de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), durante palestra na tarde desta quinta-feira (21/8) para o ForGrad Nacional (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação). Ristoff falou sobre “22 anos de Educação Superior: Expansão e Democratização” no Auditório Ruy Hülse da Unesc, com mediação do professor doutor Sérgio Roberto Kieling Franco.

Crescimento da graduação

Nos últimos 20 anos a graduação cresceu 350%, o Ensino Médio 120% e a população 35%. “Isso demonstra um elitismo represado, em que as pessoas queriam fazer um curso superior e não conseguiam”, comentou. Ristoff apresentou dados demonstrando que as pessoas acima de 40 anos, que agora tem condições, estão fazendo uma graduação: são cerca de 600 mil alunos nessa faixa etária no Brasil.

O professor informou que em 1991 haviam menos de cinco mil cursos no Brasil. “Já em 2012 passamos de 30 mil. É um aumento superior a 500%”, relatou.

Público x Privado

“O ensino Fundamental e Médio é essencialmente público. A graduação essencialmente privada. Já na pós-graduação inverte e é pública também”, salientou. Ristoff explicou que 64% das matriculas são do setor privado, porém 31% desse número é financiado pelo setor público.

Campus x Sociedade

“A ideia de que o campus reflete a sociedade é falsa. O campus é bem menos pobre que a sociedade. Cinquenta por cento da sociedade ganha até três salários mínimos. Já no campus, cerca de 25% estão nessa faixa”, informou o palestrante. Ristoff apresentou inúmeras comparações de renda salarial e destacou que as licenciaturas, levando em conta renda salarial, representam a sociedade.

Informações interessantes (no Brasil)

- Só 8% das IES (Instituições de Ensino Superior) são Universidades, com ensino, pesquisa e extensão;
- Cerca de metade dos ingressantes se tornam concluintes;
- Apenas 15 de cada 100 jovens estão no Ensino Superior;
- Até 2000 praticamente não havia Ensino a Distância e hoje já passa de um milhão, o que representa 15% do total de matriculas;
- Sul e Sudeste têm cerca de 60% das IES.

ForGrad

O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano será a carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

A temática do ForGrad Nacional em 2014 é “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”. O evento continua até sábado (23/8).

Confira a programação completa
 

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 21 de agosto de 2014 às 16:38
Compartilhar Comente