Artes Visuais - Bacharelado

Unesc dá o tom na festa do Cocal Luz 2021

Unesc dá o tom na festa do Cocal Luz 2021
Divulgação Mais imagens

Milhares de pessoas lotaram a Praça da Igreja Matriz na noite deste domingo (28/11), em Cocal do Sul, para acompanhar a solenidade de abertura da programação de Natal, o Cocal Luz 2021. A Unesc marcou presença levando três grupos culturais entregando um belo espetáculo natalino à população. Participaram o Coral Unesc, o Instrumental Unesc e a Cia de Dança Unesc.

"Foi uma bela noite. Parabéns ao prefeito Fernando de Faveri e à sua equipe pelo engajamento. Como precisávamos de um momento como esse, que enche nossos corações do sentimento mais puro, de amor, de paz, e ainda mais em tempos pelos quais passamos", comentou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, que esteve em Cocal do Sul assistindo o evento. "A Unesc esteve junto, abrilhantando ainda mais a noite com as nossas apresentações artísticas e culturais e com a presença marcante da Sagrada Família abençoando todos. Que possamos seguir juntos nessa parceria e cumprindo nossa missão institucional", afirmou.

Para a coordenadora do Setor Arte e Cultura, a missão da Unesc foi mais uma vez cumprida. "Nossa missão de fortalecer o processo de formação cultural da comunidade por meio dos conhecimentos e experiências estéticas e poéticas, visando ampliação de repertório, reflexão e inserção social”, comentou Amalhene Baesso Reddig. “Sendo assim, propomos esse espetáculo para a comunidade de Cocal do Sul, com grande sucesso”, completou.

Gabriela Adriano Luciano Fernandes, egressa do curso de Artes Visuais da Unesc, fez parte da encenação de Natal, com a sua família interpretando Maria, José e o menino Jesus. “Envolver os acadêmicos que integram os grupos culturais da Unesc em uma temática natalina é desafiador”, observou o professor e produtor cultural do Setor Arte e Cultura, Maxwell Sander Floor. “ A programação dessas ações devem ser planejadas para que a entrada e saída de grupos tenham o mínimo de tempo, tornando o espetáculo dinâmico para o público presente ao evento”, destacou.

O Coral Unesc, regido pelo maestro Joel de Oliveira, cantou “A paz”, “Natal todo dia” e “Jingle Bell Rock”. O Instrumental Unesc, regido pelo maestro Fábio Matias, apresentou “Jingle Bells”, “Cheia de Manias” e “O velhinho”. Enquanto as canções eram executadas, os personagens Maria, José e o menino Jesus surgiram entre o público e subiram ao palco, em um dos momentos culminantes da apresentação. Para encerrar o espetáculo, a Cia de Dança Unesc, sob a coordenação da coreógrafa Viviane Candiotto, apresentou variação do ballet de repertório Paquita e A Voz do Natal.

O Cocal Luz 2021 é uma realização do Governo Municipal de Cocal do Sul, CDL, Unesc e parceiros. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Cocal do Sul e em TV aberta pela RTV canal 19.1.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 15:34
Compartilhar Comente

Exposição [entre] casas está aberta a visitação

Exposição [entre] casas está aberta a visitação
Obras das egressas do Curso de Artes Visuais - Bacharelado, Alice Meis e Andressa Gomes podem ser visitadas de forma presencial ou virtual (Fotos: Matheus Reis) Mais imagens

As percepções artísticas das egressas do Curso de Artes Visuais Bacharelado da Unesc, Alice Meis e Andressa Gomes, foram transformadas na Exposição [entre] casas. Exposto na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Universidade, o trabalho das egressas foi aprovado pela Lei de Incentivo e Emergência Cultural Aldir Blanc, mediado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

A abertura oficial da mostra foi realizada de forma virtual, via Google Meet, na noite de quinta-feira (25/2) e prestigiada por professores, acadêmicos, colegas das artistas e lideranças regionais do setor cultural. A visitação da exposição pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h até o dia 5 de abril. Os interessados em realizar as visitas com mediação devem agenda-las pelo e-mail @salaedibalod@unesc.net.

Na próxima segunda-feira (1/3), as responsáveis pelo projeto irão disponibilizar gratuitamente links de vídeos com a montagem e a exposição, a abertura, fotos do projeto, textos com informações sobre as artistas e também um material educativo. “Isso irá servir de suporte para professores utilizarem com seus alunos, ou pais com seus filhos, possibilitando ampliação de repertório artístico e cultural”, afirmou a artista visual Alice Meis. Os professores e pais interessados podem acompanhar o Instagram: @inventáriodememorias para ter acesso ao material.

Memórias de infância

As artistas visuais se juntaram para o projeto por terem ideias e interesses em comum. Segundo Alice, as obras expostas abordam as temáticas da memória e o vazio, e os objetos que compõem a exposição relembram as memórias das casas onde cresceram. “A exposição traz à tona as nossas raízes, nossas memórias de infância”, declarou Andressa.

Confira aqui mais registros da exposição e seu lançamento

Com informações de Fundação Cultura de Criciúma

Mayara Cardoso – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2021 às 14:35
Compartilhar Comente

Estudantes do curso de Artes Visuais participam de experiência cultural mediada

Estudantes do curso de Artes Visuais participam de experiência cultural mediada
Oportunidade também aconteceu no formato online para aqueles que não puderam vir à Universidade (Fotos: Arte e Cultura Unesc) Mais imagens

Um dia para vivenciar a arte e se reencantar com obras expostas na Unesc. Assim foi a terça-feira (29/9) da turma da disciplina Arte Catarinense, do Curso de Artes Visuais da Universidade. Conduzidos pela Professora Daniele Zacarão, os estudantes visitaram à exposição Reminiscências Poéticas, de José Carlos da Rocha, em uma experiência acompanhada pela mediadora cultural Alice Meis, do Setor de Arte e Cultura da Instituição. Além da ida ao espaço físico, também foi realizada uma transmissão ao vivo, via google meet, com os demais alunos que não conseguem ir a aula presencial.

Conforme Daniele, as exposições de arte são importantes espaços de formação para o curso de Artes Visuais, um dos motivos para o momento especial. “Estávamos com saudades de ter um contato mais próximo com a produção dos artistas. Foi uma experiência revigorante. A mediação foi envolvente, atendendo o espaço físico e virtual. Todos puderam compartilhar suas percepções. Reminiscências Poéticas é um trabalho que nos toca, nos sensibiliza e nos transforma. As produções artísticas narram a experiência de crescer em uma cidade carbonífera. São reminiscências do artista que se misturam com as nossas próprias memórias. Lindo e inspirador”, evidenciou.  

Mediadora, Alice também deu destaque a oportunidade de vivenciar a arte em um contato mais próximo. “Foi encantador ver e ouvir dos alunos a felicidade de estarem de volta a Unesc e ao espaço expositivo.”, contou. A exposição está aberta para visitação até dia 24 de outubro no Espaço Cultural Unesc Toque de Arte, localizado no Bloco Administrativo. Também existe a possibilidade de mediação virtual, com agendamento prévio, e um material de suporte foi construído para que professores possam utilizar em suas aulas como o conteúdo educativo online:

·         Documento com informações da exposição, artista, obras, espaço cultural e sugestão de ação educativa

·         Vídeo do processo de montagem da exposição

·         Vídeo da exposição, com plano geral e detalhes das obras, depoimento do artista, mediadora cultural e coordenadora do Setor Arte e Cultura Unesc 

·         Vídeo da abertura da exposição e diálogo com o artista

Espaço Cultural Unesc Toque de Arte completa 20 anos

Reminiscências Poéticas é a exposição número 129 do Espaço. O trabalho  foi aprovada no edital número 076/2020, com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, e pertence ao Projeto Exposições Temporárias do Espaço Cultural "Toque de Arte" Unesc, contemplado pelo edital Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura e Artes - Edição 2019, uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FCC (Fundação Catarinense de Cultura). 

Toque de Arte tem como objetivo incentivar a produção e a difusão da cultura, oportunizando o intercâmbio de conhecimentos entre a Universidade e a comunidade e contribuindo para o Acervo Artístico e Cultural da Unesc. “O campus é sempre um convite a apreciação. Viver a Unesc também passa por frequentar as exposições do Espaço Cultural, que há vinte anos se propõe a diálogos com a cultura, a arte e o público”, frisou Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor Arte e Cultura.


Estas duas décadas de existência foram acompanhadas de manifestações artísticas como performance, música, dança e lançamento de livros.  “Nossa formação cultural tem a ver com o que acessamos cotidianamente e isso nos nutre esteticamente, ampliando nossa capacidade de reflexão e convívio social”, completou Amalhene.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

01 de outubro de 2020 às 14:04
Compartilhar Comente

Unesc oferece arte e cultura sem sair de casa

Unesc oferece arte e cultura sem sair de casa
Professora Viviane Candiotto dará uma aula de forró na live de hoje dos Quintas Culturais (Foto: Divulgação) Mais imagens

As ações de cultura na Unesc foram redesenhadas para que a comunidade não fique sem acompanhar e prestigiar as iniciativas realizadas pelos diferentes agentes de cultura universitários, como o Setor de Arte e Cultura e a Sala Edi Balod. Nesta quinta-feira (16/4) o perfil do Instagram @culturaunesc (link direto) vai estrear a primeira live do projeto Quintas Culturais. Às 18h30, a professora da Universidade e coreógrafa da Cia de Dança Unesc, Viviane Candiotto, vai realizar uma aula de dança de salão, enfatizando um ritmo bem brasileiro, o forró.  |

As lives irão se repetir todas as quintas-feiras, sempre com um conteúdo diferente. A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, antecipa que a equipe do setor está preparando diversas lives e challenges para levar conteúdos e práticas culturais, além de oficinas práticas como as de desenho, origami, produção de brinquedos, canto, piano e música instrumental. “Pensamos que mesmo neste momento de distanciamento social em que estamos preocupados, a arte e a cultura talvez possam dar certo conforto e momentos de descontração o que sabemos, ajuda muito a cuidar da nossa saúde emocional”, conta. 

Às lives do Quintas Culturais somam-se outras ações, como a reprodução de vídeos da participação do Coral Unesc e da Cia de Dança em festivais, concertos e as exposições de artes no campus no canal da Unesc TVLink para Espaço Cultural Unesc no canal Unesc TV.  

Sala Edi Balod em Home Office 

Neste período de distanciamento social em função da pandemia de coronavírus, a Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais e Curso de Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura da Unesc também está realizando atividades virtuais. Por meio do projeto Sala Edi Balod em Home Office, as redes sociais do local são abastecidas com uma programação, que inclui visitas a ateliês de artistas, exposições no espaço virtual, podcast com entrevistas, grupo de leitura, sessões de cinema e debates e lançamento de catálogos. 

A coordenadora da Sala Edi Balod, Daniele Zacarão, explica que o objetivo é proporcionar espaços para formação e fruição no campo das artes, assim como, oportunizar o acesso à cultura de forma gratuita. “A coordenação da Sala pensou nesta iniciativa e logo alunos e egressos do curso de Artes Visuais da Unesc abraçaram a ideia. Temos oito estudantes e quatro egressos envolvidos. Todas as terças conteúdos novos serão divulgados”, conta a professora da Unesc. 

Canais do projeto

Sala Edi Balod no Instagram 
Sala Edi Balod no Facebook 

Seleção de projetos para Espaço Cultural Unesc 

Logo estaremos juntos novamente e pensando nisso, a Universidade prorrogou as inscrições para o Edital de Seleção de Projetos para o Espaço Cultural "Toque de Arte Unesc" até o dia 30 de abril. Serão selecionados três projetos com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, e os artistas receberão cachê cultural pela exposição de suas obras na Universidade. 

O edital para seleção de projetos para exposições temporárias está aberto para artistas, coletivos, colecionadores, curadores e instituições de Santa Catarina. Os selecionados serão divulgados em 15 de maio. 

Mais informações pelo e-mail cultura@unesc.net.

Confira o edital

Milena Nandi – Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de abril de 2020 às 15:39
Compartilhar Comente

Espaço Cultural da Unesc seleciona trabalhos na temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”

Espaço Cultural da Unesc seleciona trabalhos na temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”
Edital do Espaço Toque de Arte abre inscrições para trabalhos artísticos a serem expostos na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

Artistas, coletivos, colecionadores, curadores e instituições de Santa Catarina têm, na Unesc, mais uma grande oportunidade de apresentar seus trabalhos. Foi lançado o Edital 076/2020, que torna pública a abertura de inscrições para seleção de projetos para o Espaço Cultural Unesc Toque de Arte em 2020.

O Projeto Exposições Temporárias do Espaço Cultural Toque de Arte Unesc é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e seleciona três trabalhos, que nesta edição devem seguir a temática Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas.

O período de inscrição das propostas foi aberto nesta quarta-feira (4/3) e segue até o dia 30 de março. Os artistas serão avaliados por três profissionais, conforme previsto no edital, e receberão cachê cultural.

As propostas podem ser inscritas ao entregar o documento pessoalmente no Setor Arte e Cultura – Bloco P, sala 11; encaminhando projeto em único arquivo para o e-mail cultura@unesc.net ou ainda encaminhando pelo correio. O resultado final será divulgado no dia 8 de abril.

Confira aqui o edital completo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de março de 2020 às 15:45
Compartilhar Comente