Artes Visuais - Bacharelado

Abertura oficial marca chegada da exposição Laborativo Unboxing à Sala Edi Balod

Abertura oficial marca chegada da exposição Laborativo Unboxing à Sala Edi Balod
Evento recebeu acadêmicos e professores na noite desta sexta-feira (1/11) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A exposição Laborativo Unboxing, do artista egresso do curso de Artes Visuais da Unesc, Mauricio Bittencourt, já toma conta da Sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório. O material é um desdobramento da obra Laborativo Inbox (2015), que participou do Projeto “Galeria de Arte vai à Escola” do SESC Criciúma, circulando por escolas do município. A proposta do artista é de que, a partir da nova fase, o trabalho receba a participação dos visitantes e se transforme.

Conforme relata Mauricio, a exposição trata-se de um objeto-caixa (urna) composto por gavetas que são entradas (inbox) e saídas de informação. “A caixa dá e pede em troca, assim como nas relações humanas. Ela pede e dá ideias, sugestões, reflexões, busca ser agente transformador de sujeitos e em contrapartida ser transformado por ele por meio de sua urna coletora”, descreve no projeto.

Marcadas nas paredes as propostas de “Dê um Conselhos – Resolva uma Inconveniência – O que refletiu?” a exposição interage com os visitantes, que fazem parte do jogo de significados.

De acordo com Maurício, o título da exposição brinca com a proposta comum entre blogueiros chamada “unboxing” de abrir caixas de presentes junto de seus seguidores. “Foi uma brincadeira com esse termo que está bastante em alta, fazendo a relação com abrir a caixa do projeto junto com os novos visitantes, promover uma interação entre os dois momentos da exposição”, explicou.

A partir da abertura da exposição, conforme o artista, novas relações serão feitas. “Vamos categorizar aquilo que já está misturado e criar novas respostas aos questionamentos expostos nas paredes, assim tudo vai ganhando novos significados”, complementou.

Conforme a coordenadora da Sala Edi Balod, professora Daniele Zacarão, é uma honra para a Universidade receber o egresso agora como artista expondo seu trabalho. “Ficamos muito felizes pela inscrição e aprovação desse projeto no edital da Sala. Teremos aqui um novo desdobramento do projeto que começou lá em 2015 de forma muito especial e agora ganha outra proposta”, destacou.

O material fica exposto até o dia 14 de novembro para visitação e, logo, participação. A Sala Edi Balod recebe visitantes nas segundas, quintas e sextas-feiras das 14h às 18h, na terça-feira das 14h às 22h e na quarta-feira das 9h às 18h.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 01 de novembro de 2019 às 20:24
Compartilhar Comente

Exposição Zona de Coexistência Outros Diálogos está aberta para visitação

Exposição Zona de Coexistência Outros Diálogos está aberta para visitação
Sala Edi Balod recebe obras que são resultado de investigações poéticas de nove artistas (Fotos: Maria Julia Amboni) Mais imagens

Foi oficialmente aberta, na noite de terça-feira (17/9), a exposição “Zona de Coexistência Outros Diálogos”, na Sala Edi Balod, Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais.

A exposição conta com obras de Catia Hahn, Foliveira, Julio Soares, Karolyne dos Santos Pacheco, Kelen Pereira, Lara Cardoso, Larissa Bombazaro, Lucas Pereira Elias e Maria Julia Nandi Amboni.

O projeto é desenvolvido na disciplina Ateliê de Escultura, 2019-1, ministrada pela professora Odete Angelina Calderan, do Curso de Artes Visuais Bacharelado. Ele contempla investigações poéticas dos nove artistas, ligadas a diferentes modos de experimentar a tridimensionalidade na contemporaneidade, por meio de escultura, instalação, performance e outros.

Entre os focos da exposição está possibilitar zonas de coexistência em desafios interdisciplinares, entre os cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e do Horto Florestal, articulados aos processos artísticos, as experimentações, as reflexões e desdobramentos poéticos heterogêneos, pessoal e coletivo. 

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 4 de outubro. A Sala Edi Balod recebe visitantes nas segundas, quintas e sextas-feiras das 14h às 18h, na terça-feira das 14h às 22h e na quarta-feira das 9h às 18h.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 18:07
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe performance Masculino/Feminino

Sala Edi Balod recebe performance Masculino/Feminino
Artista Breno Stern realizará apresentações nesta terça e quarta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Sala Edi Balod da Unesc será palco nesta terça e quarta-feira (20 e 21/8) da performance Masculino/Feminino, do artista Breno Stern. A performance será realizada em duas etapas: a primeira, nesta terça-feira, às 19h20 e a segunda, nesta quarta-feira, às 16 horas. Em cada etapa, Stern escolherá aleatoriamente uma pessoa do público para produzir um retrato vivo, com técnica a ser definida de acordo com o modelo.

Breno Stern vive a arte há mais de 35 anos. Formado em Direito e egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unesc, o artista plástico nascido em Porto Alegre já realizou mais de 85 exposições com obras inspiradas no próprio ser humano e suas atitudes.

Em seus desenhos de paisagens e retratos, Stern usa diferentes técnicas e materiais, entre eles, o carvão austríaco e tcheco, giz de cera japonês, pastel inglês, canetas belgas e papel Arche.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de agosto de 2019 às 15:07
Compartilhar Comente

Exposição Madeira em movimento no Espaço Toque de Arte

Exposição Madeira em movimento no Espaço Toque de Arte
As obras de arte de Gil Galant estarão em exposição na Unesc até 17 de outubro (Fotos: Grégori Nazário) Mais imagens

A madeira esculpida permite as mais diversas representações. Formas humanas que se unem, carrancas gigantes, animais que miram o horizonte infinito, esculturas indefinidas, complexas, que atraem o olhar e fazem pensar, arriscar sobre o seu significado e aquela vontade de tocar e sentir o toque acetinado, resultado do longo trabalho de acabamento feito pelo escultor. Desta forma o artista plástico Gil Galant manifesta sua arte de escultor nas 13 obras que integram a exposição madeira em movimento, no Espaço Cultural Toque de Arte, na Unesc. A mostra é uma reunião de esculturas de várias fases do artista, sempre trabalhadas em diversos tipos de madeiras, e que permite uma viagem sobre a trajetória do escultor.

Agraciado com o prêmio Jovem Artista de Santa Catarina, Galant é referência na escultura em madeira e como ourives. “Deixo que as minhas obras falem por si. O trabalho de escultura sempre deixa todos muito curiosos. O trabalho de abstrair mexe muito com o imaginário das pessoas, mas é algo muito simples, feito com dedicação”, revela Galant.

A abertura da exposição foi prestigiada por acadêmicos, artistas locais, professores e convidados. Outra atração foi a performance do artista Edi Balod, que declamou versos, ao som da moda de viola do músico Kasha e banda. O evento contou ainda com a presença da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, e da diretora da Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, que destacaram a importância do trabalho do artista e da promoção e valorização da cultura na universidade e no país.

As peças de Galant poderão ser apreciadas até o dia 17 de outubro, no hall do bloco administrativo da Unesc.

Ana Sofina Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 16:14
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe exposição de trabalhos de acadêmicos e de artistas em junho

Sala Edi Balod recebe exposição de trabalhos de acadêmicos e de artistas em junho
Espaço fica localizado no Bloco Administrativo da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Na Unesc, a Sala Edi Balod é um espaço de exposições e Laboratório de Artes Visuais, que oferece a possibilidade de estudantes dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Artes Visuais desenvolverem trabalhos e da comunidade interna e externa conhecer esta produção. Além disso, o local recebe exposições com obras de artistas de diversos lugares.

Todos os meses, a Sala Edi Balod oferece diferentes experiências para o público, que podem ser mostras, diálogos, apresentações e oficinas. Em junho, o calendário iniciou com a abertura da exposição “Depois é Nunca”, nesta segunda-feira (3/6). A mostra faz parte das atividades da 14ª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade.

Confira as próximas atividades da Sala:

10 a 30 de junho – Inscrições de projetos de ocupação da Sala Edi Balod no período do primeiro semestre de 2019 ao primeiro semestre de 2020.

10 de junho, às 18 horas – Grupo de Leitura – Texto: “A Hora das Instituições”, de Sérgio Bruno Martins.

12 de junho, às 14 horas – Abertura da exposição do projeto de oficinas com alunos da Escola São Cristóvão. Visitação até o dia 18 de junho.

19 de junho, às 20h30 – Lançamento do projeto Radar Contemporâneo, com Alan Cichela e Jonas Esteves (Rio de Janeiro).

25 de junho, às 19 horas – Abertura da exposição de TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos alunos do curso de Artes Visuais (Bacharelado).

Saiba mais sobre a Sala Edi Balod


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de junho de 2019 às 10:56
Compartilhar Comente