Artes Visuais - Bacharelado

Exposição: Bloco Administrativo recebe produção de artista criciumense

Exposição: Bloco Administrativo recebe produção de artista criciumense
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2023 às 16:13
Compartilhar Comente

Exposição Madeira em movimento no Espaço Toque de Arte

Exposição Madeira em movimento no Espaço Toque de Arte
As obras de arte de Gil Galant estarão em exposição na Unesc até 17 de outubro (Fotos: Grégori Nazário) Mais imagens

A madeira esculpida permite as mais diversas representações. Formas humanas que se unem, carrancas gigantes, animais que miram o horizonte infinito, esculturas indefinidas, complexas, que atraem o olhar e fazem pensar, arriscar sobre o seu significado e aquela vontade de tocar e sentir o toque acetinado, resultado do longo trabalho de acabamento feito pelo escultor. Desta forma o artista plástico Gil Galant manifesta sua arte de escultor nas 13 obras que integram a exposição madeira em movimento, no Espaço Cultural Toque de Arte, na Unesc. A mostra é uma reunião de esculturas de várias fases do artista, sempre trabalhadas em diversos tipos de madeiras, e que permite uma viagem sobre a trajetória do escultor.

Agraciado com o prêmio Jovem Artista de Santa Catarina, Galant é referência na escultura em madeira e como ourives. “Deixo que as minhas obras falem por si. O trabalho de escultura sempre deixa todos muito curiosos. O trabalho de abstrair mexe muito com o imaginário das pessoas, mas é algo muito simples, feito com dedicação”, revela Galant.

A abertura da exposição foi prestigiada por acadêmicos, artistas locais, professores e convidados. Outra atração foi a performance do artista Edi Balod, que declamou versos, ao som da moda de viola do músico Kasha e banda. O evento contou ainda com a presença da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, e da diretora da Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, que destacaram a importância do trabalho do artista e da promoção e valorização da cultura na universidade e no país.

As peças de Galant poderão ser apreciadas até o dia 17 de outubro, no hall do bloco administrativo da Unesc.

Ana Sofina Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 16:14
Compartilhar Comente

Curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais abre Exposição Quimera

Curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais abre Exposição Quimera
Obras ficarão expostas por todo o campus por 30 dias (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Visando a disseminação da arte e da cultura no campus, a primeira turma do curso de Pós-Graduação Especialização em Poéticas Visuais da Unesc abriu oficialmente na noite desta quarta-feira (14/11) a Exposição Quimera. Realizado por meio da disciplina de Laboratório de Instalações, ministrada pela professora Odete Calderan, o trabalho conta com a participação de 11 alunos e se transformou em uma gama de trabalhos espalhados por todo o campus. A abertura oficial da Exposição foi realizada na Biblioteca Professor Eurico Back, um dos pontos em que ficará disponível para visitação durante 30 dias.

Conforme o aluno do curso de Pós-Graduação, Maurício Bittencourt, o início do projeto se deu na discussão entre as peculiaridades das Intervenções e das Instalações, termos muito próximos e constantemente utilizados dentro da área artística. “A partir disso as ideias avançaram e cada aluno buscou ir além do básico, trabalhando questões espaciais, e assim a exposição foi se formando justamente como uma Quimera”, explicou.

De acordo com a aluna Rafaela Riper, também integrante da turma e dos artistas participantes, após as obras prontas foi possível ver questões pessoais de cada um em seus trabalhos. “Características e questionamentos de cada um se envolveram nas questões artísticas e formaram esse resultado que tem o objetivo de conversar com o público e justamente por isso foi espalhado por toda a Universidade, para expandir esses conceitos de obras e exposições intocáveis”, completou.

A abertura da exposição contou com a presença da turma do segundo ano do Ensino Médico da Escola De Educação Básica Julieta T. Goncalves, da localidade de São Bento Baixo, em Nova Veneza.

Participantes

Os artistas que fazem parte da exposição são: Luana Gonzales Bassa, Franciele Dagostim Daleffe, Maurício Bittencourt, Rafaela Riper, Marcos Keller, Juliano Bueno, Ana Carolini, Paula Borges, Cristina Américo, Bruna Ribeiro, Matheus Abel e Marcos Santos.

Visitação

Um mapa de todas as produções e seus locais de exposição ficará na Biblioteca para que os visitantes possam visualizar onde estão cada um dos trabalhos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 22:00
Compartilhar Comente (1)

Artista de Criciúma abre a exposição “Rodar o Deserto”

A artista visual Letícia Cardoso abre “Rodar o Deserto” no dia 10 de outubro, às 19h30min, na sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. O trabalho, contemplado pelo Edital Elisabete Anderle 2017 na categoria Artes Visuais, do Governo do Estado de Santa Catarina/Fundação Catarinense de Cultura, compreende exposição e publicação.

“Rodar o Deserto” é um desdobramento do vídeo “Austin ⇔ Paris: um ruído entre Jane e Travis (2009-2010)”, gravado por Letícia nos Estados Unidos a partir da bolsa de residência para artistas Fundação Iberê Camargo/ Blanton Museum of Arts/ University of Texas/Austin 2009-2010. Na realidade, o novo trabalho nasce a partir da perda do material original.

Sobre a artista

Letícia Cardoso é natural de Criciúma, graduada em Artes Plásticas na Udesc, mestre em Poéticas Visuais no Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UFRGS e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Udesc, onde é atualmente professora colaboradora de pintura. É também professora de pintura afastada da Unesc, para realizar o doutorado. Recebeu em 2009 a Bolsa Iberê Camargo de intercâmbio para artistas, em Austin, Texas; participou do Programa Rumos Itaú Cultural em (2001/2003) e do Programa Faxinal das Artes, residência de Artistas Plásticos Contemporâneos na vila de Faxinal do Céu, Pinhão, Paraná, (2002). Também participou de diversas exposições como “Primavera”, individual na galeria Arco em Florianópolis em 2006, “O Museu entre gestos e registros dispersos”, individual no Museu Victor Meirelles em Florianópolis, da mostra comemorativa dos 70 anos do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina), além de diversas exposições coletivas em Santa Catarina e em outros Estados. Fundou e coordenou o Arquipélago, espaço de arte contemporânea em Florianópolis, que funcionou entre 2008 e 2010. Trabalhou no Museu Victor Meirelles/IBRAM de 2013 a 2015.

Serviço:

O quê: Abertura da exposição e lançamento de publicação “Rodar o Deserto”

Quando: 10/10, 19h30min (abertura), visitação até 31/10, segunda a sexta-feira, das 14h às 18h

Onde: Sala Edi Balod, UNESC, av. Universitária, 1105, Bairro Universitário, Criciúma-SC, tel. (48) 3431 4547

Quanto: Gratuito

Mais informações: https://www.revistaversar.com.br/artista-de-criciuma-abre-a-exposicao-rodar-o-deserto/

Por: Rosilene Ricken 03 de outubro de 2018 às 13:44
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe exposição Escultura na Cabeça

Sala Edi Balod recebe exposição Escultura na Cabeça
A mostra conta com produções de 48 artistas (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A exposição “Escultura na Cabeça” foi oficialmente aberta ao público nesta segunda-feira (3/9), na Sala Edi Balod da Unesc. A proposta, realizada pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade, foi idealizada e desenvolvida nas disciplinas de Escultura e Pesquisa e Ateliê de Escultura e coordenada pela professora Odete Calderan, durante os anos de 2016 e 2017.

O mote para o processo criativo e reflexivo se constrói centrado nos sentidos, valendo-se de gestos mínimos na composição da ‘escultura-corpo’ a fim de contemplar as mais variadas interferências, a partir do uso de objetos do cotidiano, com o objetivo de desestabilizar a percepção do observador.

Assim, 48 estudantes de Artes Visuais têm obras artísticas expostas no local. “Os acadêmicos elaboram suas produções como dispositivos que vão além do ato de esculpir, grafar, pintar e registrar ampliado pelas poéticas pessoais, e muito frequentemente, transforma-se em exercício sensível de experimentação criativa”, explica Odete.

De acordo com a coordenadora do curso de Artes Visuais, Aurélia Honorato, a temática faz com que os acadêmicos utilizem a sua cabeça como suporte da escultura. “A ideia foi de que o aluno pense a sua cabeça e monte, a partir das suas vivências, a obra de arte em si e então fotografe isso para a exposição”, ressalta.

Com a obra “My body, my rules”, a acadêmica Maiara Orben produziu sua obra em 2017 e buscou apresentar a sua vivência familiar na montagem e transmitir liberdade para o seu papel. “Minha família é recada e conservadora, então eu tive o objetivo de mostrar que eu sou mulher e livre”, explica. Além disso, Maiara trouxe em sua obra, o artesanato. “Eu incluí no meu trabalho o crochê, que eu faço e também é uma linguagem da arte”, complementa.

Já o acadêmico e estagiário da Sala Edi Balod, João Luís Ribeiro, que produziu a sua obra “B-Gud” em 2016, explica que na época abordou algo que representasse o momento em que estava vivendo. “Eu trouxe uma brincadeira de amigos, pois eu era conhecido como ‘Jhony B-Gud’, um cara que curtia e fazia rap”. O artista explica que hoje a abordagem seria diferente. “Eu faria algo relacionado com os protestos e tudo o que está acontecendo no país”.

A exposição fica aberta até o dia 21 de setembro. A Sala Edi Balod fica localizada no Bloco Administrativo da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de setembro de 2018 às 15:29
Compartilhar Comente