Artes Visuais - Bacharelado

Projeto “Conexões Urbanas” realiza encontro com a comunidade

O projeto de extensão “Conexões Urbanas”, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais, realizou uma reunião com integrantes de associações de moradores de Criciúma, no Salão Paroquial da Igreja do bairro Jardim Angélica. No encontro realizado em 21 de novembro, os professores do curso, Elizabeth de Siervi, Margarete Oliveira e Maurício Pamplona apresentaram a proposta de praça no Jardim Angélica.

Segundo Elizabeth, o projeto visa desenvolver a promoção da cidadania e da qualidade de vida em demandas comunitárias de qualificação dos espaços livres coletivos em Criciúma, com ênfase nas artes, no planejamento ambiental, dos espaços livres, do paisagismo, da paisagem urbana e da cidade educadora.

“O projeto nasceu a partir da solicitação da comunidade em 2016 para que a Universidade colaborasse com uma proposta de uma praça nas proximidades da escola e da igreja. Na etapa atual do projeto, apresentamos o desenvolvimento do estudo preliminar para a praça, onde estão compilados os resultados das reuniões anteriores em um projeto preliminar que apoiará a busca de recursos para execução”, explica a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2018 às 15:58
Compartilhar Comente

Cidadania na terceira idade

O projeto de extensão “Cidadania na 3ª idade: Encontro com monitoras dos grupos de idosos da Afasc”, realizou um encontro nesta quinta-feira (4/10), no Laboratório de Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, com 11 monitoras e os professores e alunos participantes.

Segundo a professora do curso, Elizabeth de Siervi, o encontro teve como objetivo promover um momento de aproximação do projeto às dinâmicas promovidas em cada grupo de idosos orientados pelas monitoras presentes. “Foram realizadas atividades que permitiram o mapeamento das características de cada grupo e também a compreensão dos diferentes contextos vivenciados pelos idosos nos grupos”, conta.

Ao final da atividade, foi definida uma agenda inicial de encontros para integração e apresentação do projeto em sete grupos de idosos, em bairros inseridos na área do Programa Território Paulo Freire: São Defende, Nova Esperança, Santa Luzia, Mineira Velha, Mina União, São Francisco e Vila Manaus.

O projeto

O projeto “Cidadania na 3ª idade”, do Programa Território Paulo Freire tem o objetivo de promover a socialização do conhecimento por meio de atividades relacionadas à discussão do envelhecimento nas esferas ambiental, psicológica e biológica para encaminhar alternativas de soluções aos problemas sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente de vida do idoso dos bairros inseridos no Território Paulo Freire.  

Estão envolvidos no projeto os cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e de Fisioterapia.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de outubro de 2018 às 13:24
Compartilhar Comente

Sessão de curtas

Estudantes da disciplina Linguagem de Cinema e Educação, do curso de Artes Visuais, apresentaram na última semana, os curtas metragens produzidos ao longo do semestre na disciplina, de responsabilidade dos professores Silemar Maria de Medeiros da Silva e Tiago Coelho.

Os curtas apresentados foram: “Mulher da vida”; “Poesias de Caio Fernando Abreu”; “Liberdade reprimida, voz impedida, arte proibida”; “Agonio”; “Universo da Universidade” e “A linha do crochê: uma experiência estética”.

Os acadêmicos definiram as categorias de melhores curtas e elaboraram um cerimonial de entrega de “Oscar”. O evento teve a presença dos avaliadores Douglas Moçatto (professor da FAPI – Faculdade de Pinhais - Paraná), Vinicius Medeiros (arquiteto) e Katiuscia de Oliveira (professora de performance do curso de Artes Visuais da Unesc).

“A disciplina de Linguagem de Cinema e Educação busca refletir e vivenciar questões sobre o cinema como linguagem da arte evidenciando seus aspectos teórico-práticos, assim como seus pressupostos artísticos, históricos e estéticos e sua relação com o contexto escolar. A autonomia e autoria dos acadêmicos é algo evidenciado no resultado deste trabalho”, explica Silemar.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2018 às 11:05
Compartilhar Comente

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso
Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Artes Visuais Bacharelado tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição Entremeios, a realizar-se nessa segunda-feira, dia 18 de junho de 2018 às 19h30min, na Sala de Edi Balod – Espaço de Exposições e laboratório de Artes Visuais.
A exposição tem como propósito revelar o resultado das criações artísticas dos acadêmicos para os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018/1.

E o Curso de Artes Visuais - Bacharelado torna público o cronograma das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Turma 2018/1. As defesas acontecerão de 19 a 22 de junho de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, bloco B, sala 04.

Confira aqui a programação completa

Por: Rosilene Ricken 07 de junho de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente

Artistas da Unesc participam de exposição no MASC

Professores e alunos da Unesc tiveram o trabalho reconhecido pelo MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) e integram a exposição/feira “O Mundo como Armazém”, uma das três mostras que marcam os 70 anos do MASC, considerado o museu mais importante do Estado. A iniciativa agrupa o acervo do Armazém, constituído de nomes nacionais e internacionais, e artistas convidados e selecionados.

As professoras do curso de Artes Visuais Daniele Zacarão, Angelica Neumaier e Odete Calderan, as acadêmicas do curso Ana Gallas e Andrieli Roman e os estudantes de pós-graduação em Poéticas Visuais da Unesc Bruna Ribeiro, Matheus Abel e Marcos Keller, têm obras expostas até o dia 9 de junho em dois novos espaços no CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis. 

A exposição reúne 439 artistas e cerca de mil trabalhos. As oito representações de artistas vinculados à Unesc e que na mostra estão representando Criciúma, resultam em expressividade múltipla, com técnicas que passam pela cerâmica, desenho, impressos (cartaz/cartão), gravura e o objeto com poéticas que estão à luz da história da arte, da política, dos anseios feministas e de debates atuais.

Por: Milena Spilere Nandi 04 de junho de 2018 às 15:16
Compartilhar Comente