Artes Visuais - Bacharelado

Projeto de estudantes da Unesc convida a falar sobre arte

Projeto de estudantes da Unesc convida a falar sobre arte
Iniciativa promoveu mais um encontro nesta quarta-feira (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Laboratório Fantasma está criando mais um espaço para discussão sobre arte na Unesc. Nesta quarta-feira (12/9) os participantes se reuniram na Sala Edi Balod para fomentar a criatividade e socializar impressões sobre a exposição “Escultura na Cabeça”. A exposição foi oficialmente aberta ao público no dia 3 de setembro e é resultado do trabalho de 48 estudantes do curso de Artes Visuais.

A acadêmica Lia Jeremias, propositora do projeto, explica que a ideia surgiu da necessidade de incentivar a discussão das manifestações artísticas no campus. “Como estudantes de Licenciatura, sentimos falta de um espaço maior para falar sobre a arte, aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula e socializar as reflexões criadas a partir de cada exposição”, conta.

A ideia é que o Laboratório acontelça sempre na semana seguinte após a abertura de uma exposição na Sala Edi Balod. Para participar basta comparecer ao encontro. A programação está disponível na página do evento no Facebook.

Espaço de criação


Há cerca de seis meses, a Unesc incentivou artistas da região a trazerem suas iniciativas para o campus por meio da “Ocupação da Sala Edi Balod da Universidade”. Nesta oportunidade, Lia e o estudante Cristiano Steinmetz, conhecido como CJ, propuseram este espaço. Saiba mais sobre o edital clicando aqui.   

Segundo Cristiano, o objetivo é colocar em debate o que se vê no espaço e criar oportunidades para falar sobre arte e cultura.

Conheça a exposição “Escultura na Cabeça”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 12 de setembro de 2018 às 21:19
Compartilhar Comente

Evento sediado na Unesc busca soluções e valorização da arte no Sul do Brasil

Evento sediado na Unesc busca soluções e valorização da arte no Sul do Brasil
Serão mais de 20 encontros com participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc está recebendo professores, arte-educadores, estudantes, profissionais e pesquisadores do Paraná, de toda Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para debater o ensino da arte. É o 13º Colóquio Sobre Ensino de Artes e o 4º Encontro Regional da Faeb Sul (Federação de Arte Educadores do Brasil), que nesta edição está promovendo palestras, mesas redondas, exposição de arte, comunicações e oficinas. O evento iniciou na tarde desta quarta-feira (22/8) e promove encontros até sexta-feira (24/8).

Com a temática “Ensino de Arte e Políticas Públicas: manutenção dos direitos e novas conquistas” o evento vai, em mais de 20 trocas de conhecimentos, traçar novas diretrizes, buscar soluções e elevar a qualidade no ensino da arte no Sul do Brasil.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus, o objetivo é fomentar a ideia de repensar e unir os profissionais. “Precisamos nos fortalecer. São os profissionais e estudantes das artes que estão nas salas de aula educando as futuras gerações. O momento exige que busquemos novas iniciativas coletivamente”, frisou Feldhaus.

Na tarde desta quarta-feira a diretora do Centro de Artes da Udesc Maria da Rosa Fonseca da Silva participou da oficina “Objetos pedagógicos como recurso educativo no âmbito da inclusão” e destacou a importância de se debater estes assuntos. “Enfrentamos situações em sala de aula que a graduação não tem tempo de nos preparar. Na minha primeira aula como professora me deparei com um estudante cego logo na primeira cadeira e não soube como reagir. Educar não é fácil, temos que nos preparar e buscar sempre mais conhecimentos”, destacou Maria.

Abertura

Ainda na quarta-feira, a abertura oficial do evento reuniu os participantes no Auditório Edson Rodrigues para debater a temática central em uma mesa redonda. Maria, que também fez parte da mesa de abertura, reconheceu a necessidade de reuniu os profissionais. “Aqui também vamos entender as últimas transformações da arte e buscar soluções para os direitos que os professores perderam”, explicou a diretora.

O presidente da Aaesc (Associação de arte educadores de Santa Catarina), Marcelo Pereira Seixas, também fez parte da mesa redonda e avaliou o evento como de grande importância. “São temas urgentes de serem debatidos. Esperamos dar aos professores possíveis respostas aos retrocessos das artes no Brasil ”, comentou Seixas.

O evento ainda contou com a participação da presença do presidente da Aprodança (Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina), Maxwell Sandeer Flôr.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de agosto de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Egressos da Unesc entre os melhores educadores do Brasil

Egressos da Unesc entre os melhores educadores do Brasil
Professores receberam prêmio Educador Nota 10 da Editora Abril e da Rede Globo (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Sul de Santa Catarina teve, pela primeira vez, professores reconhecidos como os melhores do Brasil pelo prêmio Educador Nota 10, concedido anualmente pela Editora Abril e a pela Rede Globo. Em 2018, dois profissionais graduados pela Unesc estão entre os dez escolhidos como os que mais se destacaram na Educação Básica nacional por suas práticas diferenciadas no ensino. Na edição deste ano, o prêmio chegou a marca de quatro mil inscrições.

Em 2018, os egressos de Artes Visuais da Unesc Mikael Miziescki e de Letras Cristiane Dias, foram selecionados no Educador Nota 10 e vão receber a premiação no dia 1º de outubro, quando concorrem ao título de Educador do Ano.

Para Cristiane, que participou quatro vezes desde 2009, a vitória vai além de receber o prêmio: significa contribuir com a educação. “Conheci o prêmio em 2008, quando a professora Ana Lucia Pintro ficou entre os 50 selecionados com seu projeto de ensinar Matemática. Assim, ela me inspirou e agora espero também ser inspiração. Quero incentivar meus colegas da região a crescer, evoluir e melhorar cada vez mais nossa educação”, afirma Cristiane.

Já para Miziescki, formado há apenas dois anos, sua maior conquista foi ensinar os valores e a beleza da arte às crianças da comunidade de Nova Roma, Morro Grande. “Desafiei-me a entender a realidade escolar naquele espaço, compreendendo que a cidade possui aproximadamente três mil habitantes e que a maioria trabalha com agricultura. Percebi então que os alunos tinham um grande potencial artístico, que era pouco explorado e que suas visões eram restritas a propagações estereotipadas”, explica.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca que ter estes egressos entre os vencedores do prêmio demonstra o potencial das pessoas que passam pela Unesc. “Nos sentimos muito felizes em fazer parte da trajetória desses educadores e de eles também fazerem parte dos 50 anos da Unesc. Temos que os parabenizar pela luta diária em prol da Educação Básica de qualidade”, ressalta Luciane.

Educação e inclusão através do Inglês

A iniciativa “We speak the same language” (Nós falamos a mesma língua), proposta pela professora de Inglês Cristiane Dias, desenvolve atividades interativas e explicativas, que retratam a importância da Língua Inglesa no dia a dia. “A intenção foi criar uma reflexão que vai da sala de aula até a sociedade em que vivemos, colocando em pauta temas atuais como preconceito e educação”, conta.

Cristiane explica que a ideia surgiu após presenciar a dificuldade de imigrantes se comunicarem com uma vendedora em um shopping da região. “Eles buscavam informações sobre empregos, mas nem a vendedora e nem ninguém conseguia ajudar. Então me ofereci para orientar. Quando estava indo para casa refleti sobre situação”.

Durante a atividade, os alunos escreveram diálogos e gravaram suas produções em áudio ou com ajuda de aplicativos, que permitiram criar “avatares” que ‘falam’ o texto digitado com diferentes sotaques, retratando as diversas possibilidades de conversação e sensibilizando os jovens para temas como empatia, respeito e diversidade.

Segundo a avaliadora do Educador Nota 10, Laura Meloni Nassar, Cristiane dribla a ideia de que não se aprende Inglês em escola pública. “Ela mostrou a importância de ter uma língua em comum, trazendo para a aula conteúdos importantes para que as crianças pudessem conversar, pedir ou dar informações a quem precisasse, como a nomenclatura de lugares e as instruções para chegar até eles”, comentou Laura.

A atividade foi colocada em prática com 45 alunos do nono ano na escola Maria José Hülse Peixoto, do bairro Brasília.

Uma nova perspectiva da arte

A ideia de Miziescki se utilizou da arte para desconstruir estereótipos e criar novos entendimentos sobre educação e criação de cultura. Por meio de estudos sobre a história da arte brasileira e mundial, produções de artistas catarinenses, visitas técnicas e atividades artísticas-culturais, que buscaram estimular um pensamento mais crítico nos pequenos artistas, o projeto “Morro Grande em Arte” questionou o que as crianças sabiam e revelou um novo olhar sobre a arte.

“Os alunos desconheciam artistas catarinenses e contemporâneos brasileiros. Existia um preconceito com relação ao abstrato e uma ridicularização da cultura local. Eles sofriam quando não atingiam suas expectativas perante a ideia de belo. Mesmo com todas as dificuldades, as produções e os conceitos foram me surpreendendo, onde percebi que eram muito inquietantes para ficar apenas restritas às paredes da escola”, frisa.

Implantada em 2014, a iniciativa propôs que os estudantes criassem sua própria versão da arte e resultou em mais de 700 produções, que foram expostas para mais de 1.400 expectadores.

Após avaliar a iniciativa, a especialista de renome nacional em Educação Infantil e ensino de Arte, Marisa Szpigel – uma das avaliadoras do prêmio – destacou o projeto de Miziescki como inovador. “Ele coloca em foco os espaços e a curadoria, os tratando como conteúdo a ser estudado. Desde o início do ano os alunos sabem que seus trabalhos serão expostos, então se engajam em pesquisas sobre arte e a experimentam, com técnicas e linguagens ao elaborar suas criações”, destaca Marisa.

O dia a dia do projeto pode ser acompanhado na página do Facebook. Clique aqui para conhecer

Prêmio Educador Nota 10

Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo das 20 edições realizadas foram premiados 221 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,58 milhões.

Na edição de 2018, além dos egressos da Unesc, oito educadores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo foram escolhidos.

Em 21 anos apenas cinco professores catarinenses foram contemplados.

Além da Editora Abril e da Rede Globo, o prêmio é concedido pela Fundação Roberto Marinho e FVC (Fundação Victor Civita).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de julho de 2018 às 13:30
Compartilhar Comente

Curso de Artes Visuais promove atividade de revitalização no campus

Curso de Artes Visuais promove atividade de revitalização no campus
Projeto é uma homenagem aos 50 anos da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes e professores de Artes Visuais, com o apoio do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), estão dando novas cores ao campus. A revitalização teve início na quinta-feira (12/7) e vai renovar 50 bancos, espalhados do Bloco Z ao Bloco Administrativo.

O professor Sergio Honorato, um dos coordenadores da atividade, explica que a reforma é um presente para a Universidade e que vai trazer lembranças de suas cinco décadas de história. “É nosso jeito de homenagear a Unesc, que completou 50 anos em julho. Por meio da arte, vamos retratar lugares, pessoas e momentos que marcaram a história da Instituição. Além de dar espaço para a cultura da nossa região”, comentou Honorato.

Nesta semana, a atividade está na fase da pintura do fundo dos ban cos. As artes, já estampadas, estão dando lugar a tinta branca. No dia 11 de agosto os alunos, professores e egressos do curso vão se reunir para concluir a revitalização, utilizando os bancos como espaço para a arte.

Resultado final

Ao iniciar o processo, os estudantes participantes criaram propostas para a atividade, que foram aprovadas pelos professores e vão ser analisadas novamente na prática. A avaliação das criações ocorre no dia 14 de agosto.

Também coordenam o projeto as professoras Silemar Silva e Viviane Assunção.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 13 de julho de 2018 às 17:01
Compartilhar Comente

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso
Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Artes Visuais Bacharelado tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição Entremeios, a realizar-se nessa segunda-feira, dia 18 de junho de 2018 às 19h30min, na Sala de Edi Balod – Espaço de Exposições e laboratório de Artes Visuais.
A exposição tem como propósito revelar o resultado das criações artísticas dos acadêmicos para os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018/1.

E o Curso de Artes Visuais - Bacharelado torna público o cronograma das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Turma 2018/1. As defesas acontecerão de 19 a 22 de junho de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, bloco B, sala 04.

Confira aqui a programação completa

Por: Rosilene Ricken 07 de junho de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente