Artes Visuais - Bacharelado

Unesc Profissões: Experiências de dentro para fora da Universidade

Unesc Profissões: Experiências de dentro para fora da Universidade
Força tarefa da organização com atenções voltadas à recepção de quase seis mil participantes (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O período da tarde do primeiro dia do Unesc Profissões reuniu professores e alunos de escolas de toda a região Sul de Santa Catarina, com participantes de municípios que vão desde Imbituba até São João do Sul. O evento iniciou nesta quarta-feira (18/9) e segue até quinta-feira (19/9). Uma força tarefa de acadêmicos, docentes e colaboradores da Universidade atua na condução das atividades para atender os quase seis mil visitantes esperados pela organização. 

Desde a chegada, os visitantes são recebidos por um grupo de apoio, que os direciona para o credenciamento do evento. Após este momento inicial, os visitantes participam de um tour interativo pelo campus, divididos por áreas do conhecimento. Por fim, eles são direcionados ao Ginásio José Antônio Carrilho, onde contam com estandes, apresentações e conversas sobre os cursos. 

A integração entre a Universidade e as escolas é percebida pelos olhos da professora do curso de Artes Visuais, Aurélia Honorato, como um momento especial de percepção de cenários. “Nós da Universidade percebemos a curiosidade e o desejo dos visitantes em conhecer a graduação. Além disso, é um momento ideal para os professores e para os alunos visitantes observarem que o ensino superior não está tão distante deles, que é possível que eles estejam aqui”, coloca.

Para a coordenadora do curso de Design de Moda, Charlene Vicente Amâncio, o Unesc Profissões também é uma oportunidade de a Universidade apresentar a sua atuação. “É um momento de se conhecer e de perceber as possibilidades do rumo que eles podem tomar na graduação”, comenta.

Acadêmicos atuando para melhor explicar a Universidade 

A acadêmica da 2ª fase do curso de Biomedicina, Maria Eduarda Magnus, está participando do evento pela primeira vez. A escolha pelo curso nasceu após uma visita orientada da sua escola na Universidade, evento semelhante ao Unesc Profissões. De acordo com ela, esta iniciativa abre as portas da Instituição para os possíveis futuros acadêmicos. “Nós, enquanto acadêmicos, estamos botando em prática o que aprendemos em aula. Além de apresentar os cursos e tirar dúvidas, sempre acabamos aprendendo mais”, enfatiza. 

Diferente de Maria Eduarda, o estudante da 10ª fase do curso de Engenharia Civil, Giscard de Emerin Sabino, está participando pela segunda vez do evento. “É uma oportunidade de passar para os visitantes o que eu sei do curso. A experiência de fazer visitas nos estandes e nos tours é o ponto chave, pois orienta os estudantes e deixa eles mais preparados”, afirma. Para Sabino, é perceptível uma evolução do Unesc Profissões ano após ano. “Nesta edição os estandes estão mais interativos e os cursos estão trazendo ainda mais novidades”, completa. 

Espaço voltado para o professor 

Os professores também têm um espaço especialmente montado para eles. Com atendimentos de auriculoterapia, limpeza de pele, massagem facial e maquiagens, os docentes podem tirar alguns minutos de descanso para realizar os procedimentos. Além disso, estão sendo sorteadas três bolsas de pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, três vagas de Graduação a Distância em Gestão de Recursos Humanos e outras três, também de Graduação a Distância, em Processos Gerenciais. 

A coordenadora pedagógica do Colégio Marista, Karin Patrícia Reis, também esteve presente no Unesc Profissões. Para ela, sempre é uma oportunidade de repetir a experiência. “Este momento é importante para tornar conhecida a estrutura acadêmica da Universidade”, comenta. Para ela, a interação está muito bem desenvolvida. “As pessoas que estão apresentando estão contextualização muito bem, estão abertos para todos os questionamentos”, completa. 

O Unesc Profissões ocorre também nesta quinta-feira (18/9) das 8h às 22h.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 18 de setembro de 2019 às 19:24
Compartilhar Comente

Exposição Zona de Coexistência Outros Diálogos está aberta para visitação

Exposição Zona de Coexistência Outros Diálogos está aberta para visitação
Sala Edi Balod recebe obras que são resultado de investigações poéticas de nove artistas (Fotos: Maria Julia Amboni) Mais imagens

Foi oficialmente aberta, na noite de terça-feira (17/9), a exposição “Zona de Coexistência Outros Diálogos”, na Sala Edi Balod, Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais.

A exposição conta com obras de Catia Hahn, Foliveira, Julio Soares, Karolyne dos Santos Pacheco, Kelen Pereira, Lara Cardoso, Larissa Bombazaro, Lucas Pereira Elias e Maria Julia Nandi Amboni.

O projeto é desenvolvido na disciplina Ateliê de Escultura, 2019-1, ministrada pela professora Odete Angelina Calderan, do Curso de Artes Visuais Bacharelado. Ele contempla investigações poéticas dos nove artistas, ligadas a diferentes modos de experimentar a tridimensionalidade na contemporaneidade, por meio de escultura, instalação, performance e outros.

Entre os focos da exposição está possibilitar zonas de coexistência em desafios interdisciplinares, entre os cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e do Horto Florestal, articulados aos processos artísticos, as experimentações, as reflexões e desdobramentos poéticos heterogêneos, pessoal e coletivo. 

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 4 de outubro. A Sala Edi Balod recebe visitantes nas segundas, quintas e sextas-feiras das 14h às 18h, na terça-feira das 14h às 22h e na quarta-feira das 9h às 18h.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2019 às 18:07
Compartilhar Comente

Projeto Arte na Escola retoma atividades e oficinas de 2019

Projeto Arte na Escola retoma atividades e oficinas de 2019
Iniciativa segue até o dia 14 de outubro e as inscrições ainda estão abertas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc retomou as atividades do Projeto Arte na Escola e está novamente promovendo oficinas e experiências para profissionais e acadêmicos de Artes Visuais. O 4º Circuito Arte na Escola Polo Unesc iniciou no último sábado (14/9) e reuniu comunidade interna e externa em atividades artísticas. O Circuito segue até o dia 14 de outubro.

O projeto tem como objetivo estreitar a relação dos professores de artes com os artistas da região, além de promover a produção artística. O 4º Circuito propõe dar continuidade aos movimentos do fazer e conhecer arte, possibilitando caminhos na formação do professor artista e pesquisador.

A primeira oficina ocorreu no ateliê da artista ceramista Simone Milak. Professores do Polo e as coordenadoras, Silemar Silva e Bel Duarte, participaram do evento.

As inscrições para as próximas oficinas ainda estão abertas e poderão ser feiras pelo telefone (48) 3431-2555 ou pelo e-mail artenaescola@unesc.net. As vagas são limitadas.

As próximas oficinas são:

21/9 – Oficina de gravura;

28/9 – Oficina de fotografia;

05/10 – Cinema e Educação;

19/10 – Teatro de Sombra.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 16 de setembro de 2019 às 18:18
Compartilhar Comente

Unesc participa da Expo Clube de Mães

Unesc participa da Expo Clube de Mães
Evento foi realizado por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, participou, na sexta-feira e no sábado (30 e 31/8), da Expo Clube de Mães. O evento ocorreu em Turvo e reuniu extensionistas e acadêmicos em diversas atividades oferecidas pela Universidade. Além disso, um estande com informações da Unesc estava disponível para sanar dúvidas da população.

Os cursos de Artes, Teatro e Nutrição participaram da iniciativa. Entre as atividades realizadas estiveram oficinas de Crochê, Aquarela, Fita Moebius e Orientações Nutricionais. Os extensionistas também realizaram o projeto Quinta do Chá, uma troca de saberes sobre Plantas Medicinais na Atenção Primária a Saúde.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 02 de setembro de 2019 às 16:47
Compartilhar Comente