Artes Visuais - Bacharelado

Espaço Cultural “Toque de Arte” da Unesc recebe a exposição IV Coletiva de artistas do Sul

Espaço Cultural “Toque de Arte” da Unesc recebe a exposição IV Coletiva de artistas do Sul
A mostra reúne dez trabalhos contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

O “Patrimônio Cultural Catarinense” será tema da IV Coletiva de Artistas do Sul, no Espaço Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”. A mostra reúne trabalhos de 10 artistas, de oito cidades do Sul Catarinense, contemplados, pela Lei de Incentivo à Cultura, através do edital Edital 101/2021. A exposição será aberta oficialmente na próxima quarta-feira (18/8), às 19 horas, no hall do bloco administrativo da Unesc. O evento será transmitido ao vivo, no canal Unesc TV, no YouTube.

A proposta do edital foi instigar os artistas a relacionar o patrimônio cultural com as suas vidas, confrontando com as especificidades do patrimônio material e imaterial, percorrendo pelas dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura. Dentro dos trabalhos apresentados, surgiram obras que percorrem vários processos artísticos e incorporam os aspectos sociais, históricos, étnicos, ambientais e de identidade.

A Exposição é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura através do patrocínio de Bistek Supermercados, Giassi Supermercados, Anjo Tintas e Construtora Locks. A realização é da UNESC e do Governo Federal por intermédio da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo. A curadoria é de Fernando Boppré e das professoras Daniele Zacarão e Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc.

A IV Coletiva de Artistas Catarinenses ficará aberta à visitação de 19 de agosto a 31 de dezembro de 2021.

Informações das  Produções dos 10 Artistas

Artista: Zé Ronconi  

Cidade: Nova Veneza  

Trabalho artístico: “Rastros”

Artista: Angélica Neumaier

Cidade: Cocal do Sul

Trabalho artístico: “Grafismo Xokleng I e II”

Artista: Lucas Pereira Elias  

Cidade: Sombrio

Trabalho artístico: "Máquina" e "Progresso"  

Artista:  Elisa Corrêa  

Cidade: Criciúma

Trabalho artístico: “Objetos encontrados no Rio Tubarão”  

Artista: Rosângela Becker  

Cidade: Criciúma

Trabalho artístico: “Corpocidade Mineiro”  

Artista: Larissa Soares  

Cidade: Maracajá  

Trabalho artístico: Série I: “Rastros e/de nós”  

Artista: Simone Milak  

Cidade: Criciúma  

Trabalho artístico: “Restauro”

Artista: Karolyne Pacheco  

Cidade: Jaguaruna  

Trabalho artístico: “Mãos e suas Memórias”  

Artista: Liz Flauzino  

Cidade: Laguna

Trabalho artístico: “Que memória carrega um corpo em decomposição no vento?”  

Artista: Neusa Milanez  

Cidade: Criciúma  

Trabalho artístico: “A igrejinha de Rio do Meio”  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de agosto de 2021 às 16:57
Compartilhar Comente

Exposição “Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento” aberta à visitação na Sala Edi Balod da Unesc

Exposição “Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento” aberta à visitação na Sala Edi Balod da Unesc
Mostra tem trabalho de 33 artistas mulheres do RS e de SC (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Estudar na Unesc é viver momentos diferenciados, como o que aconteceu na noite desta quinta-feira (5/8). Acadêmicos do curso de Artes Visuais e Teatro participaram da aula inaugural do semestre, com a abertura de uma exposição “Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento”. O evento virtual foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da Unesc TV no Youtube. 

A mostra está instalada na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Universidade, com obras de 33 artistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O tema está voltado para a questão da memória, do tempo e do movimento, retratado por cada artista. A exposição fica aberta até 10 de setembro e as visitas monitoradas poderão ser agendadas pelo e-mail salaedibalod@unesc.net

O objetivo da exposição é dar maior visibilidade e igualdade às artistas e foi organizada pela curadora, Ana Zavadil, de Porto Alegre. “Eu tenho trabalhado desde 2014 com exposições feministas na intenção de sempre proporcionar uma maior visibilidade às mulheres e também de discutir dentro das exposições que tem acervo, essa igualdade de obras entre homens e mulheres”, afirma a curadora. 

Representando as demais artistas, Andréa Brächer, professora no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) falou da gratidão de estar participando deste projeto. “Vemos aqui uma galeria que acolhe não somente a produção interna de seus cursos, mas que se abre para o diálogo com a produção artística contemporânea. Espaços como estes são primordiais, tanto para pesquisa, quanto para a extensão e para o ensino”, argumentou a artista.

A coordenadora do curso de Artes Visuais e Teatro, Aurélia Regina de Souza Honorato, compartilhou a alegria de receber este presente na abertura do segundo semestre. “Hoje estamos aqui iniciando um novo semestre com alunos que chegam para caminhar com os veteranos que permanecem em suas jornadas de formação. Novas disciplinas, novos professores, novas experiências. Começar este período  recebendo uma exposição de artes de 33 mulheres é um privilégio, um grande prazer. Sejam todos bem-vindos!”, enfatizou a coordenadora. 

Abertura Virtual

A abertura virtual da exposição foi prestigiada por acadêmicos, professores e artistas. Esta é a sua segunda exposição com a curadoria de Ana Zavadil na Unesc. A primeira foi em maio de 2017, “Úvula de Ísis: a voz da mulher na arte”, quando era professora de Curadoria do curso de Artes Visuais.

Artistas participantes:

Alexandra Eckert, Alenir Dalpiaz, Alice Meis, Andréa Brächer, Andresa Gomes Flor, Anete Schroder, Beatriz Harger, Carmela Slavutzky, Clara Figueira, Clara Koppe, Cristina Luviza Battiston, Denise Wichmann, Esther Bianco, Fernanda Martins Costa, Francine Tavares, Heloísa Biasuz, Jussara Moreira, Kika Costa, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Leila Knijnik, Mara Galvani, Maria Cristina, Maria Paula Giacomini, Maril Rodrigues, Marina Ramos, Mery Bavia, Milene Gensas, Nadiamara Paim, Rosirene Mayer, Sandra Gonçalves, Umbelina Barreto e  Vera Reichert.

Reveja a abertura realizada online pela Unesc Tv clicando aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de agosto de 2021 às 13:12
Compartilhar Comente