Artes Visuais - Bacharelado

Acadêmicos têm contato com criação de retrato

Acadêmicos têm contato com criação de retrato
Artista Breno Stern produziu desenho no encontro realizado na Sala Edi Balod (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos da segunda fase do curso de Artes Visuais Licenciatura e da terceira fase de Artes Visuais Bacharelado tiveram contato especial com a produção de um retrato vivo na noite desta terça-feira (20/8) na Unesc. Eles acompanharam de perto a produção de uma obra pelas mãos do artista Breno Stern na Sala Edi Balod. Além de conhecer a história e as técnicas utilizadas pelo artista, os acadêmicos puderam ver de perto o tipo de material utilizado por Stern e tirar suas dúvidas sobre sua arte.

O interesse dos alunos ao longo da produção do retrato e no contato posterior com o artista, conforme a coordenadora da Sala Edi Balod da Unesc, Daniele Zacarão, demonstrou o resultado positivo da iniciativa. “O artista fez questão de apresentar os materiais que utiliza, falar sobre as técnicas e os papéis que prefere, além de questões como a durabilidade. Os alunos se mostraram interessados e com certeza aprenderam muito”, comentou.

Breno Stern repetirá a performance nesta quarta-feira (21/8) às 16h.

O artista

Breno Stern vive a arte há mais de 35 anos. Formado em Direito e egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unesc, o artista plástico nascido em Porto Alegre já realizou mais de 85 exposições com obras inspiradas no próprio ser humano e suas atitudes.

Em seus desenhos de paisagens e retratos, Stern usa diferentes técnicas e materiais, entre eles, o carvão austríaco e tcheco, giz de cera japonês, pastel inglês, canetas belgas e papel Arche.

Mayara Cardoso e Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de agosto de 2019 às 21:20
Compartilhar Comente

Sala Edi Balod recebe performance Masculino/Feminino

Sala Edi Balod recebe performance Masculino/Feminino
Artista Breno Stern realizará apresentações nesta terça e quarta-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Sala Edi Balod da Unesc será palco nesta terça e quarta-feira (20 e 21/8) da performance Masculino/Feminino, do artista Breno Stern. A performance será realizada em duas etapas: a primeira, nesta terça-feira, às 19h20 e a segunda, nesta quarta-feira, às 16 horas. Em cada etapa, Stern escolherá aleatoriamente uma pessoa do público para produzir um retrato vivo, com técnica a ser definida de acordo com o modelo.

Breno Stern vive a arte há mais de 35 anos. Formado em Direito e egresso do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unesc, o artista plástico nascido em Porto Alegre já realizou mais de 85 exposições com obras inspiradas no próprio ser humano e suas atitudes.

Em seus desenhos de paisagens e retratos, Stern usa diferentes técnicas e materiais, entre eles, o carvão austríaco e tcheco, giz de cera japonês, pastel inglês, canetas belgas e papel Arche.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de agosto de 2019 às 15:07
Compartilhar Comente

Artes Visuais: formação de profissionais que fazem a diferença no cenário artístico e cultural

Artes Visuais: formação de profissionais que fazem a diferença no cenário artístico e cultural
Curso da Unesc oferece graduações voltadas à licenciatura e ao bacharelado na área Mais imagens

Em março de 2020 o curso de Artes Visuais irá comemorar seus 50 anos de história na Unesc. São cinco décadas de ensino formando artistas e professores que fizeram e fazem a diferença no cenário artístico e cultural de toda a região. O que começou sendo chamado de Desenho e Plástica, passando para Educação Artística, hoje é um dos mais tradicionais cursos da Universidade, espaço mais que democrático para todos aqueles se interessam e inspiram arte em alguma de suas esferas.

Quem procura pelo curso encontra as opções de habilitação em Licenciatura e Bacharelado. Conforme a coordenadora de ambos, Aurélia Regina de Souza Honorato, tamanha a importância da formação e a qualidade da graduação, que hoje a própria Universidade absorve egressos como professores. “Dos 22 professores de Artes Visuais, oito são ex-alunos que se destacaram e hoje repassam seus conhecimentos lecionando”, comenta.

De acordo com Aurélia, a base das formações é comum, com foco do conhecimento da arte por meio da história. “Eles diferenciam nos demais aspectos. Na Licenciatura pela formação de professores de artes, habilitados a dar aula para ensino infantil até adulto, e no Bacharelado pela atuação com foco na produção artística e cultural”, explica.

Entre os diferenciais encontrados na Universidade, única que oferece o curso de forma presencial no Sul, está a criação da Sala Edi Balod. O Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais localizado no Bloco Administrativo da Unesc, inaugurado em 2016, passou a ser um grande trunfo dos cursos. O local recebe ocupações de artistas, coletivos, pesquisadores, produtores, críticos e curadores das áreas de artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro. “Além de encontrarem ali uma fonte riquíssima de aprendizado, a Sala oferece ainda a oportunidade de laboratório de expografia, de como receber exposições”, acrescenta a coordenadora.

Com trabalho fundamentado em teorias, pesquisas artísticas e científicas, o curso permite que, bem além do básico da teoria, o acadêmico tenha contato com os mais variados materiais e diferentes produções artísticas, acrescentando ainda o aprendizado interpessoal. “A gente põe a mão na massa mesmo e cria. O mais interessante é que isso ultrapassa o ‘belo’ e acaba, a cada geração, representando coisas diferentes e que estão em alta no período. É um espaço de fala”, completa Aurélia.

A construção crítica do pensamento, conforme a coordenadora, é uma constante ao longo dos anos de graduação. “Trabalhamos diretamente na perspectiva da crítica e da criação usando diferentes linguagens, das clássicas as contemporâneas”, explica.

Espaço para a pesquisa

Além do ambiente plural de uma Universidade comunitária, o curso oferece a possibilidade de o acadêmico iniciar uma trajetória no ramo da pesquisa. Nesta área há 15 anos o GPA (Grupo de Pesquisa em Arte) reúne professores, alunos, egressos e estudiosos do assunto de forma geral em torno de projetos de pesquisa científica. “Isso acrescenta uma oportunidade especial aos alunos. Temos diversos relatos de estudantes que nos destacam como a pesquisa mudou suas visões nesse universo das artes”, comenta Aurélia.

As transformações daqueles que entram na graduação e dos profissionais que saem dos portões da Universidade já com o diploma em mãos, de acordo com a professora, são emocionantes. “É lindo de ver como eles se encantam e vão muito além daquilo que imaginavam quando chegaram no curso. Muitas vezes os alunos chegam com a ideia de que vão ensinar ‘desenho’, mas logo veem que é muito, muito mais que isso. Eles vão para o mercado realmente transformados e prontos para fazer a diferença no cenário artístico e cultural”, destaca.

Apesar dos inúmeros desafios encarados não só no universo da arte e da cultura, mas também das licenciaturas e dos pesquisadores, a luta é também é uma constante daqueles que escolhem as Artes Visuais. “Estamos sempre resgatando esse espírito nos alunos, pois eles escolheram a profissão e estão dispostos a lutar por ela e por aquilo que acreditam. A valorização da educação é necessária e nunca saíra da pauta”, completa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de agosto de 2019 às 13:34
Compartilhar Comente

Exposição Madeira em movimento no Espaço Toque de Arte

Exposição Madeira em movimento no Espaço Toque de Arte
As obras de arte de Gil Galant estarão em exposição na Unesc até 17 de outubro (Fotos: Grégori Nazário) Mais imagens

A madeira esculpida permite as mais diversas representações. Formas humanas que se unem, carrancas gigantes, animais que miram o horizonte infinito, esculturas indefinidas, complexas, que atraem o olhar e fazem pensar, arriscar sobre o seu significado e aquela vontade de tocar e sentir o toque acetinado, resultado do longo trabalho de acabamento feito pelo escultor. Desta forma o artista plástico Gil Galant manifesta sua arte de escultor nas 13 obras que integram a exposição madeira em movimento, no Espaço Cultural Toque de Arte, na Unesc. A mostra é uma reunião de esculturas de várias fases do artista, sempre trabalhadas em diversos tipos de madeiras, e que permite uma viagem sobre a trajetória do escultor.

Agraciado com o prêmio Jovem Artista de Santa Catarina, Galant é referência na escultura em madeira e como ourives. “Deixo que as minhas obras falem por si. O trabalho de escultura sempre deixa todos muito curiosos. O trabalho de abstrair mexe muito com o imaginário das pessoas, mas é algo muito simples, feito com dedicação”, revela Galant.

A abertura da exposição foi prestigiada por acadêmicos, artistas locais, professores e convidados. Outra atração foi a performance do artista Edi Balod, que declamou versos, ao som da moda de viola do músico Kasha e banda. O evento contou ainda com a presença da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, e da diretora da Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, que destacaram a importância do trabalho do artista e da promoção e valorização da cultura na universidade e no país.

As peças de Galant poderão ser apreciadas até o dia 17 de outubro, no hall do bloco administrativo da Unesc.

Ana Sofina Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 16:14
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente