Artes Visuais - Bacharelado

Sala Edi Balod recebe a exposição "Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento"

Sala Edi Balod recebe a exposição
Espaço cultural da Unesc receberá obras de 33 artistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Dar maior visibilidade e igualdade às artistas. Este é o objetivo da exposição "Mulheres em diálogos: Memória, tempo e movimento" organizada pela curadora, Ana Zavadil de Porto Alegre, capital gaúcha. A abertura da mostra acontecerá de forma virtual, transmitida pelo canal da Unesc Tv no YouTube, na quinta-feira, (05/08), às 19h30. O espaço receberá obras de 33 artistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A exposição está voltada para a questão da memória, do tempo e do movimento, retratadas nas obras expostas.

“Eu tenho trabalhado desde 2014 com exposições feministas na intenção de sempre proporcionar uma maior visibilidade às mulheres e também de discutir dentro das exposições que tem acervo, essa igualdade de obras entre homens e mulheres”, disse a curadora sobre o seu trabalho. Esta é a sua segunda coletânea exposta na Unesc. A primeira foi em maio de 2017, com a exposição “Úvula de Ísis: a voz da mulher na arte”, quando era professora de Curadoria para os acadêmicos do Curso de Artes Visuais.

A curadora também falou da experiência virtual. “Está sendo muito bom. Esta situação tem possibilitado que muitas pessoas possam participar, inclusive aqueles que não teriam condições de estar presentes. Desta forma temos condições de convidar todas as autoras dos trabalhos expostos para falar sobre a sua obra. Conectar artistas, professores, alunos e o público em geral é muito bom”, avaliou Zavadil.

Artistas:

Alexandra Eckert, Alenir Dalpiaz, Alice Meis, Andréa Brächer, Andresa Gomes Flor, Anete Schroder, Beatriz Harger, Carmela Slavutzky, Clara Figueira, Clara Koppe, Cristina Luviza Battiston, Denise Wichmann, Esther Bianco, Fernanda Martins Costa, Francine Tavares, Heloísa Biasuz, Jussara Moreira, Kika Costa, Lisi Wendel, Lorena Steiner, Leila Knijnik, Mara Galvani, Maria Cristina, Maria Paula Giacomini, Maril Rodrigues, Marina Ramos, Mery Bavia, Milene Gensas, Nadiamara Paim, Rosirene Mayer, Sandra Gonçalves, Umbelina Barreto, Vera Reichert.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2021 às 16:16
Compartilhar Comente

Unesc forma novos profissionais em Artes Visuais, Educação Física e Matemática

Unesc forma novos profissionais em Artes Visuais, Educação Física e Matemática
Em solenidade híbrida, a reitora Luciane Ceretta deu a outorga do grau a 50 acadêmicos Mais imagens

No mundo agrícola, quando se encerra uma safra, se diz que é tempo de colheita. Na Unesc também. Quando finda um semestre é tempo de colheita de novos profissionais. E isto é o que está acontecendo nesta última quinzena do mês de julho, quando centenas de novos profissionais estão sendo disponibilizados para o mercado de trabalho. Nesta quarta-feira, (21/7) mais 50 acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado/Licenciatura, Artes Visuais Bacharelado/Licenciatura e Matemática foram diplomados em solenidade híbrida.

Em comum acordo dos formandos, a reitora e presidente do Conselho Universitário
Luciane Bisognin Ceretta, foi escolhida como  paraninfa dos quatro cursos. Os acadêmicos de Artes Visuais homenagearam como patronesse a professora Katiuscia Angélica Micaela de Oliveira. A turma de Educação Física-Licenciatura optou em homenagear o mestre Bruno Dandolini Colombo e o docente e coordenador do curso Joni Marcio de Farias foi o patrono da Educação Física-Bacharelado. Já o padrinho da formanda em Matemática, foi o professor Ademir Damázio.

A oradora Thays Dalmolin Borges, lembrou da realização do primeiro sonho ao entrar na Universidade, e agora, o sonho da formatura de todos. “O caminho nos exigiu coragem e persistência e se estamos aqui hoje, somos  privilegiados. Batalhamos para isto e conseguimos. Nada foi fácil e aprendemos que nada será. Vencemos a todos os momentos de desânimo e vontade de desistir, e assim encerramos mais ciclo. Eu não diria que chegamos ao fim,  mas sim no inicio, início de um sonho, onde nos tornamos profissionais de Artes Visuais, Educação Física e Matemática”, ressaltou a bacharelanda do curso de Artes Visuais. 

Ela falou ainda que todos estão prontos para assumirem a nova missão com caráter e seriedade. “Estamos prontos para honrarmos nossa profissão e sermos reconhecidos pela nossa dedicação, prontos para encarar novos desafios, prontos para traçar novas metas e conquistar nossos objetivos, mas sobretudo caríssimos colegas, espero que todos nós estejamos prontos para sermos profissionais éticos e responsáveis, pois isso está na essência e no caráter de cada um”, concluiu. 

Em seu discurso, a paraninfa e reitora Luciane Bisognin Ceretta, enalteceu a honra de ser a madrinha de todos os formandos. “Serei a madrinha de todos para sempre, onde um de  vocês estiverem, estaremos todos nós. Os momentos mais bonitos e significativos de uma universidade são os momentos em que nossos alunos retornam à sociedade excelentes profissionais, mas também, seguramente melhores cidadãos. Este momento é um rito de passagem, vocês deixaram de ser estudantes e tornaram-se profissionais, nossos colegas, muito bem preparados para o exercício de suas escolhas profissionais. Exerçam com competência, habilidade e vibração o seu trabalho. Sejam exemplos e tenham atitudes para deixarem a marca de excelência por onde passarem”, frisou Ceretta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de julho de 2021 às 16:19
Compartilhar Comente