Artes Visuais - Bacharelado

Unesc é parceira no Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina

A Unesc deu mais um passo em prol da educação de qualidade e agora é a mais nova parceira do Oemesc (Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina). O Observatório foi lançado durante a 1ª Jornada do Ensino Médio de Santa Catarina, no dia 13 de junho em Florianópolis. Os professores André Cechinel, Aurélia Honorato e Tiago Coelho participaram do evento.

O objetivo do Oemesc é de compreender o Ensino Médio em Santa Catarina, priorizando o caráter público estadual. Ele irá trabalhar em três linhas de pesquisa: Currículo no Ensino Médio”, "Políticas Públicas e Demandas Educacionais no Ensino Médio" e "Ensino Médio: Formação e Carreira Docente". O Observatório também tem um espaço virtual e realizará a cada semestre, uma jornada de estudos sobre o ensino médio catarinense, contextualizado em nível nacional e global.

O Observatório tem o propósito de estudar o Ensino Médio, a formação docente e a educação pública. As questões serão tratadas no âmbito estadual a partir de escalas mais amplas, com o intuito de contribuir para a construção de uma nova carreira docente de qualidade ao Ensino Médio. Entre a equipe de pesquisadores está o professor do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), André Cechinel.

As Universidades parcerias do Oemesc são Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Furb (Universidade Regional de Blumenau), Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), Ufsc (Universidade Federal de Santa Catarina), Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Univille (Universidade da Região de Joinville) e Unochapecó (Universidade Comunitária de Chapecó).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de junho de 2018 às 14:44
Compartilhar Comente

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso

Cronograma das Defesas Públicas de Trabalho de Conclusão de Curso
Mais imagens

Os acadêmicos da oitava fase do curso de Artes Visuais Bacharelado tem o prazer de convidá-lo para a abertura da exposição Entremeios, a realizar-se nessa segunda-feira, dia 18 de junho de 2018 às 19h30min, na Sala de Edi Balod – Espaço de Exposições e laboratório de Artes Visuais.
A exposição tem como propósito revelar o resultado das criações artísticas dos acadêmicos para os respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso de 2018/1.

E o Curso de Artes Visuais - Bacharelado torna público o cronograma das defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso - Turma 2018/1. As defesas acontecerão de 19 a 22 de junho de 2018 na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, bloco B, sala 04.

Confira aqui a programação completa

Por: Rosilene Ricken 07 de junho de 2018 às 19:43
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc compõem exposição em Florianópolis

Professores e alunos da Unesc compõem exposição em Florianópolis
Bruna Ribeiro é egressa de Artes Visuais e uma das participantes (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma exposição que reúne mais de 400 artistas e cerca de mil trabalhos. Este é “O Mundo como Armazém”, a feira artística considerada a mais importante do Estado, sendo uma das três mostras que marcam os 70 anos do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina). Vão compor este mundo, professores e alunos da Unesc.

Obras das professoras Angelica Neumaier, Daniela Zacarão e Odete Calderan estarão ao lado das produções dos egressos do curso de Artes Visuais e estudantes da especialização em Poéticas Visuais da Unesc. Os trabalhos estarão expostos até 9 de junho, em dois novos espaços no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

Serão levadas pelos alunos e professores, obras construídas por técnicas que passam pela cerâmica, desenho, impressos (cartaz/cartão), a gravura e o objeto com poéticas que estão à luz da história da arte, da política, dos anseios feministas, incorporado as tensões do tempo contemporâneo.

O projeto Armazém

O título do projeto é inspirado na primeira edição do Armazém que ocorreu no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis. O Museu foi a casa natal de Victor Meirelles e se tornou um bar e armazém durante parte da primeira metade do século XX. A imagem utilizada para compor os cartazes de todas as edições é uma fotografia de acervo familiar da idealizadora do projeto, Juliana Crispe. Um retrato do seu bisavô, Osvaldo Manoel Valgas, conhecido como seu Vadico.

Idealizado como encontro entre artistas/coletivos/editoras independentes e público, a mostra/feira reúne obras que sejam múltiplos, aquelas produzidas em número ilimitado, mediante diferentes processos industriais ou não como publicações de artista, livros de artista, cadernos de artista, cadernos de desenho, diários de artista, diários de bordo, postais, panfletos, cartazes, gravuras, fanzines, lambe-lambes, stickers, cartões, carimbos, objetos, etc.

Com colaboração do jornalista Néri Pedroso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 04 de junho de 2018 às 20:19
Compartilhar Comente

Artistas da Unesc participam de exposição no MASC

Professores e alunos da Unesc tiveram o trabalho reconhecido pelo MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) e integram a exposição/feira “O Mundo como Armazém”, uma das três mostras que marcam os 70 anos do MASC, considerado o museu mais importante do Estado. A iniciativa agrupa o acervo do Armazém, constituído de nomes nacionais e internacionais, e artistas convidados e selecionados.

As professoras do curso de Artes Visuais Daniele Zacarão, Angelica Neumaier e Odete Calderan, as acadêmicas do curso Ana Gallas e Andrieli Roman e os estudantes de pós-graduação em Poéticas Visuais da Unesc Bruna Ribeiro, Matheus Abel e Marcos Keller, têm obras expostas até o dia 9 de junho em dois novos espaços no CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis. 

A exposição reúne 439 artistas e cerca de mil trabalhos. As oito representações de artistas vinculados à Unesc e que na mostra estão representando Criciúma, resultam em expressividade múltipla, com técnicas que passam pela cerâmica, desenho, impressos (cartaz/cartão), gravura e o objeto com poéticas que estão à luz da história da arte, da política, dos anseios feministas e de debates atuais.

Por: Milena Spilere Nandi 04 de junho de 2018 às 15:16
Compartilhar Comente