Artes Visuais - Bacharelado

Abertas as inscrições para a quinta edição do Ateliê em Fluxo

Abertas as inscrições para a quinta edição do Ateliê em Fluxo
Participantes do Congresso Ibero-Americano da Unesc já podem se inscrever (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Ateliê em Fluxo. Este ano, o encontro vai compor a programação do 3º Congresso Ibero-Americano da Unesc. Podem participar congressistas e estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade, que devem enviar suas propostas dentro das seguintes expressões artísticas: Pintura, gravura, escultura, cerâmica, desenho e fotografia, além de objetos de artesanato em diferentes suportes.

 A ação é uma iniciativa do curso de Artes Visuais, em parceria com o Programa Ânima com o objetivo de expor, fazer circular e comercializar peças artísticas e artesanais pautadas em um valor simbólico, direcionado ao público interno e visitantes da Unesc.

As inscrições estão abertas até 7 de maio de 2018, e ocorrem pelo site da Unesc. (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de abril de 2018 às 16:12
Compartilhar Comente

Universos paralelos se entrelaçam em exposição criada por alunos de Artes Visuais

Universos paralelos se entrelaçam em exposição criada por alunos de Artes Visuais
Obras estão expostas na sala Edi Balod da Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Mito e fantasia se entrelaçam pelas obras de arte expostas na Sala Edi Balod. Foi por meio da apropriação do real e de sua recriação que os estudantes do curso de Artes Visuais da Unesc elaboraram a exposição “Sobre Fabulosos e Também Outros”. Leão, dragão, cervo, cachorro, cavalo, peixe, demônio, duende, medusa, princesa, extraterrestre, mulata, homem de charuto, entre outras diversas obras dançam entre universos paralelos, instalados em um mesmo lugar.

Entre as obras está a da artista Elisa Corrêa. Sua inspiração parte da indignação refletida pelos inúmeros assédios sofridos pelas mulheres em seu dia a dia. A junção de relatos de conhecidas, e até dela mesma, levaram Elisa a representar por meio da cerâmica aquele que o produz: o homem.

A obra se chama instinto. “O objetivo foi retratar em minha obra os homens que justificam seus atos de assédio por conta do “instinto masculino”. Dentro desse contexto, a escultura traz o “pensar com outra cabeça”, trocando o cérebro pelo órgão masculino. Em nossas vidas como mulheres, tudo é justificado. Não importa o que a gente faça, “há mas é homem”, eles dizem, mas está completamente errado, isso eu não admito”, ressalta a aluna.

Elisa fez parte do grupo de mais de 60 estudantes que participaram da exposição. Segundo a professora responsável pela disciplina, Odete Calderan, eles trabalharam com dois tipos de argila, uma vinda de São Paulo, e outra de Jaguaruna. A professora afirma que a experiência é o principal elo da exposição. “É algo totalmente novo para eles, trabalhar com objetos tridimensionais. Além disso, o desdobramento da cerâmica é único, muitas vezes quando você abre o forno a obra está totalmente diferente do que era imaginado. E eu estou muito feliz, encantada com o resultado, eles têm um grande potencial”, comentou.

A coordenadora do curso, Aurélia Regina de Souza Honorato, concorda com a professora Odete, ressaltando o potencial dos alunos em seus trabalhos. “As obras estão impressionantes, muito bem acabadas, os trabalhos estão incríveis. E é isso que a nossa sala quer mostrar, a capacidade de nossos alunos”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 10 de abril de 2018 às 21:59
Compartilhar Comente

Praça do Estudante ganha o colorido do mosaico

Praça do Estudante ganha o colorido do mosaico
Placa de identificação do local ganhou vida com placas em cerâmica (Foto: Divulgação) Mais imagens

Quem passa pelo campus da Unesc pode perceber as ações feitas para deixar ele ainda mais bonito. O professor artista Sérgio Honorato e a acadêmica Gianna Rech, ambos do curso de Artes Visuais, desenvolveram um mosaico, que envolveu a estrutura da placa de identificação na Praça do Estudante. A iniciativa foi coordenada pelo Setor de Arte e Cultura.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, conta que outras ações vão ser realizadas em toda Universidade. “Acreditamos na possibilidade de deixar o campus da Unesc cada dia mais acolhedor, colorido e com marcas da trajetória de docentes e discentes que por aqui transitam. Nos próximos meses, outros espaços serão contemplados e mais professores e estudantes poderão se envolver. Estamos abertos para sugestões e parcerias”, afirma.

O processo foi realizado a partir das cores da logomarca da Universidade. A produção artística contou com o​ apoio das Empresas RZ e Gabriella Revestimentos Cerâmicos, que doaram as peças.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de abril de 2018 às 16:16
Compartilhar Comente