Artes Visuais - Bacharelado

Estudante da Unesc expõe na Furb obras sobre mulheres desaparecidas na ditadura militar

Estudante da Unesc expõe na Furb obras sobre mulheres desaparecidas na ditadura militar
Exposição teve como base uma pesquisa sobre identidade hibrida (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mulheres, a ditadura e a construção da identidade. Esses três contextos se uniram para o desenvolvimento da exposição “identidade Fragmentada”, da estudante da 8ª fase do curso de Artes Visuais da Unesc, e também colaboradora do Setor de Arte e Cultura da Universidade, Ana Paula Gallas. Suas obras, que tem como base a arte contemporânea, foram expostas na FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Segundo Ana, para a realização da exposição, ela se apropriou de fotografias das mulheres brasileiras mortas e desaparecidas durante a ditadura militar no Brasil, entre 1946 e 1988, de acordo com a lista de Mortos e Desaparecidos Políticos publicada na Folha de São Paulo em dezembro de 2014. “Assim busco também uma reflexão ao passado político no Brasil e a lembrança de como a ditadura militar destruiu vidas, transformou a identidades e rotulou pessoas em desaparecidas”, ressalta.

Além de trazer à tona essa época, Ana também traz questionamentos voltados para a construção da identidade. Já que para ela nós carregamos em nosso comportamento a influência recebida voluntária e involuntariamente de pessoas que conhecemos e admiramos.

As obras são uma mistura de fotografias, costura e bordado. “Desconstruo identidades existentes, transformando em novas identidades, considerando as grandes mudanças no decorrer da vida e grandes mudanças de personalidade”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de março de 2018 às 15:03
Compartilhar Comente

Traga a sua produção artística para dentro da Universidade

Traga a sua produção artística para dentro da Universidade
Curso de Artes Visuais promove ocupação da Sala Edi Balod (Foto: Divulgação) Mais imagens

Artistas, pesquisadores, produtores, críticos e curadores das áreas de artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro estão convidados a mandarem seus trabalhos para a Unesc. É a convocatória para ocupação da Sala Edi Balod da Universidade, que está aberta até o dia 30 de abril para inscrições. Exposições, encontros, aulas, palestras, residências, oficinas, eventos, espetáculos, ensaios abertos e atelier temporário, são diversas as possibilidades para você mostrar a sua arte. 

As propostas deverão ser enviadas para o e-mail salaedibalod@unesc.net. Não há um formato determinado, para melhor avaliação, basta enviar os documentos que achar importante para compreensão do seu projeto e o período de realização. Esta chamada está restrita ao uso do espaço, não envolvendo apoio financeiro.

O principal objetivo do projeto é democratizar o acesso à Sala Edi Balod, abrindo o espaço para uma programação de caráter laboratorial e interdisciplinar, como objetivo propor o intercâmbio entre pesquisas e produções artísticas de diversas áreas. 

Mais informações pelo e-mail salaedibalod@unesc.net, ou pelo telefone  (48) 4331-4547. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de março de 2018 às 21:02
Compartilhar Comente

Abertura da mostra “Tironas” abre as comemorações de 48 anos do curso de Artes Visuais

Abertura da mostra “Tironas” abre as comemorações de 48 anos do curso de Artes Visuais
Encontro contou com apresentações culturais, café e muita integração (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A fachada interna do Bloco Z agora conta com uma obra de arte de 60 metros. É a Mostra “Tironas”, que foi aberta em comemoração aos 48 anos do curso de Artes Visuais da Unesc. As peças são frutos do projeto ”Quadrinhos no Campus” criado em 2015 pelos professores Alan Cichela e Sérgio Honorato.

A comemoração também contou com dois cafés compartilhados, no intervalo da tarde e da noite, em que professores e alunos trouxeram quitutes para a integração. Durante os cafés também ocorreram performances musicais com o acadêmico Matheus Abel.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 22 de março de 2018 às 20:17
Compartilhar Comente (1)

Abertura da mostra TIRONAS

Em comemoração aos 48 anos do curso de Artes Visuais, o corpo docente e discente promoveram a abertura da mostra " Tironas", com pequenas histórias em quadrinhos criadas pelos acadêmicos e exposta na fachada interna do bloco  Z, num total de 60 metros. As obras são frutos do projeto Quadrinhus no Campus criado em 2015 pelos professores Alan Cichela e Sérgio Honorato. Aconteceram também dois cafés compartilhados, no intervalo da tarde e da noite onde todos os participantes trouxeram quitutes para um grande café colonial. Durante os cafés, aconteceram as performances musicais do egresso Matheus Abel.

Por: Rosilene Ricken 22 de março de 2018 às 20:11
Compartilhar Comente

Exposição traz a visão dos estudantes de Artes Visuais sobre a contemporaneidade

Exposição traz a visão dos estudantes de Artes Visuais sobre a contemporaneidade
Abertura ocorreu na noite desta sexta-feira, na Sala Edi Balod (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O outro, a contemporaneidade e o espaço. De que forma essas três definições conversam entre si? São diversas as respostas que podem se desdobrar desta pergunta. Elas dependem da interpretação de cada um, da vivência e da forma de olhar. Essa relação entre tais questionamentos levaram o artista CJ Bonroy, estudante do curso de Artes Visuais da Unesc, a encontrar a essência de sua obra, que ainda está em construção, mas compôs a exposição “Pintura & Pesquisa”, realizada pelos estudantes da quinta fase do curso. 

O aluno comenta que mergulhou na sociologia para construir o conceito artístico dos três quadros que compõem a sua obra, conhecendo autores como Zygmunt Bauman. Com camadas de tinta à óleo, CJ Bonroy traz um espaço inexistente, habitado por uma intensão de corpo, representada pela silhueta de um indivíduo contemporâneo, que pode ser ele, ou qualquer outra pessoa. “A ideia é trazer essa identidade volúvel do ser humano, em um espaço vazado, deixando em aberto o caminho para que as pessoas possam se relacionar com a obra”, comenta. 

Deixar as obras “em aberto” já é uma marca do artista. “Eu coloco minhas emoções e sentimentos nas obras, mas não a minha identidade particular. Minha realização é ver as pessoas se relacionando com a arte, enxergando elas mesmas ali”, comentou.

Produções

O desenvolvimento dos trabalhos ocorreu por meio da disciplina “Pintura & Pesquisa”, lecionada pelo professor Alan Cichela. “As produções trazem a relação dos alunos com a arte contemporânea, trazendo o início da busca pela linguagem pessoal dentro da pintura, refletindo suas inquietações e desejos. É visível a evolução dos alunos no decorrer dos semestres, muitos trazem questões pessoais para as obras, outros mais abstratas. Eles estão no caminho de se libertarem, se sentindo mais seguros para o desenvolvimento de suas obras”, ressaltou. 

Saiba Mais


A exposição está abertana Sala Edi Balod para visitação de 12 a 30 de março, das 14 às 18 horas.

Artistas participantes

Ana Berardinelli
Ariel Marafigo
Camila Florentino Nunes
Carol Machado
Cibele Luiz Borges da Silva
CJ Bonroy
Fatrine Borges
Grey
Hellen Viola
J.R.
Júlia Elena Alvarez
Lia Jeremias
Lip Wadocha
Lucas Andre Luiz
Luiz Fernando Coutinho de Aguiar
Luiz Uggioni
MEG
Rafaela Citadin
Stéfany Ribeiro
Walter Gobbo

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de março de 2018 às 21:35
Compartilhar Comente