Artes Visuais - Bacharelado

Unesc dá o tom na festa do Cocal Luz 2021

Unesc dá o tom na festa do Cocal Luz 2021
Divulgação Mais imagens

Milhares de pessoas lotaram a Praça da Igreja Matriz na noite deste domingo (28/11), em Cocal do Sul, para acompanhar a solenidade de abertura da programação de Natal, o Cocal Luz 2021. A Unesc marcou presença levando três grupos culturais entregando um belo espetáculo natalino à população. Participaram o Coral Unesc, o Instrumental Unesc e a Cia de Dança Unesc.

"Foi uma bela noite. Parabéns ao prefeito Fernando de Faveri e à sua equipe pelo engajamento. Como precisávamos de um momento como esse, que enche nossos corações do sentimento mais puro, de amor, de paz, e ainda mais em tempos pelos quais passamos", comentou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, que esteve em Cocal do Sul assistindo o evento. "A Unesc esteve junto, abrilhantando ainda mais a noite com as nossas apresentações artísticas e culturais e com a presença marcante da Sagrada Família abençoando todos. Que possamos seguir juntos nessa parceria e cumprindo nossa missão institucional", afirmou.

Para a coordenadora do Setor Arte e Cultura, a missão da Unesc foi mais uma vez cumprida. "Nossa missão de fortalecer o processo de formação cultural da comunidade por meio dos conhecimentos e experiências estéticas e poéticas, visando ampliação de repertório, reflexão e inserção social”, comentou Amalhene Baesso Reddig. “Sendo assim, propomos esse espetáculo para a comunidade de Cocal do Sul, com grande sucesso”, completou.

Gabriela Adriano Luciano Fernandes, egressa do curso de Artes Visuais da Unesc, fez parte da encenação de Natal, com a sua família interpretando Maria, José e o menino Jesus. “Envolver os acadêmicos que integram os grupos culturais da Unesc em uma temática natalina é desafiador”, observou o professor e produtor cultural do Setor Arte e Cultura, Maxwell Sander Floor. “ A programação dessas ações devem ser planejadas para que a entrada e saída de grupos tenham o mínimo de tempo, tornando o espetáculo dinâmico para o público presente ao evento”, destacou.

O Coral Unesc, regido pelo maestro Joel de Oliveira, cantou “A paz”, “Natal todo dia” e “Jingle Bell Rock”. O Instrumental Unesc, regido pelo maestro Fábio Matias, apresentou “Jingle Bells”, “Cheia de Manias” e “O velhinho”. Enquanto as canções eram executadas, os personagens Maria, José e o menino Jesus surgiram entre o público e subiram ao palco, em um dos momentos culminantes da apresentação. Para encerrar o espetáculo, a Cia de Dança Unesc, sob a coordenação da coreógrafa Viviane Candiotto, apresentou variação do ballet de repertório Paquita e A Voz do Natal.

O Cocal Luz 2021 é uma realização do Governo Municipal de Cocal do Sul, CDL, Unesc e parceiros. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Cocal do Sul e em TV aberta pela RTV canal 19.1.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 15:34
Compartilhar Comente

Unesc recebe caixeiro viajante com sua Água de Colonial

Unesc recebe caixeiro viajante com sua Água de Colonial
Artista esteve no campus da Unesc defendendo a descolonização e representações da cultura indígena (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Um caixeiro viajante esteve visitando a Unesc na noite desta segunda-feira (8/11). O artista plástico Silfarlem Oliveira, representante da Companhia Descolonizadora Ações e Intervenções, passou pelo campus da Universidade para inaugurar seus minimonumentos e distribuir unidades da Água de Colônia Caldas dos Bororenos, indicada para a limpeza corporal anticolonial e que remete à presença dos povos originários kaingang, xokleng e guarani em terras catarinenses.

O artista Sil, como gosta de ser chamado, teve o seu projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura e Artes, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Segundo o caixeiro viajante, o que ele apresenta e distribui gratuitamente é um produto duplamente estético. “É um cosmético fito-energético, anticolonial demonstrado em uma intervenção artística em forma de minimonumento. A Água de Colônia Caldas dos Bororenos mescla em sua fórmula revulsiva e desintoxicante substâncias nativas com elementos históricos do passado e do presente. Seu conteúdo ativo existe desde antes de 1500, desde antes da chegada dos europeus ao continente Abya Yala (América). As águas, as plantas e os povos ameríndios que aqui habitavam na era pré-colombiana são a essência desta proposição cosmética e artística anticolonial”, explicou o artista.

A acadêmica da 6ª fase do curso de bacharelado em Teatro, Ana Frihet, prestigiou a exposição do caixeiro viajante e aproveitou para aprender e conhecer as Caldas dos Bororenos. “São águas de colônia representadas por minimundos. Dentro desse minimundo tem muita luta e eu espero que esse cheiro se espalhe por todo mundo e que as pessoas levantem também essa causa e divulguem muito este trabalho que está muito lindo. É uma iniciativa muito bonita, muito importante para nossa região, porque a gente não tem esse conhecimento sobre esses povos originários aqui do nosso estado e ao redor. Iniciativas como essas nos transportam um pouco para dentro da história. Já que não podemos ir até a montanha, a montanha vem até nós ensinar a importância que tem essas águas e esses povos”, comentou a estudante.

Conforme a professora do curso de Artes Visuais, Daniele Zacarão, receber este projeto na Universidade é muito importante principalmente para o curso de artes visuais. “Esse é um projeto que contempla um processo de pesquisa, investigação, desenvolvimento de uma produção artística e esse fomento do edital Elisabete Anderle, de estímulo à cultura, proporciona a circulação desse projeto por várias cidades catarinenses”, observou.

Nesta terça-feira (9/11) o artista e caixeiro viajante fez sua exposição na Praça Nereu Ramos, aproveitando a 15ª Feira do Livro. Dentro do seu roteiro de visitas, que teve início em agosto, além de Criciúma, ele já esteve em Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Brusque, Itajaí, Ibirama, José Boiteux, Lages e Concórdia. Na programação ainda estará em Nova Veneza, Orleans e Florianópolis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de novembro de 2021 às 19:17
Compartilhar Comente