Artes Visuais - Bacharelado

Egressos de Artes Visuais selecionados para o Mestrado da UNESC

Egressos de Artes Visuais selecionados para o Mestrado da UNESC
Mais imagens

Egressos de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura são selecionados para o Mestrado em Educação da UNESC, conforme resultado publicado no edital 375/2019.

Por: Franciele Bock Da Rosa 29 de novembro de 2019 às 18:29
Compartilhar Comente

Professores de artes visitam aldeia Tekoa Maragatú

Professores de artes visitam aldeia Tekoa Maragatú
Contato com a cultura indígena foi promovido por meio do projeto Arte na Escola Polo Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores de artes de Criciúma e região tiveram a oportunidade de viver uma experiência única neste final de semana. No sábado (23/11) integrantes do projeto Arte na Escola Polo Unesc visitaram a aldeia Tekoa Maragatú, em Imariú.

A viagem de estudos foi promovida por meio do projeto, que visa a formação continuada dos profissionais, sendo a cultura indígena um dos temas abordados ao longo dos encontros. Conforme a coordenadora Geral do Arte na Escola Polo Unesc, Silemar Maria de Medeiros da Silva, o objetivo da visita foi ampliar os olhares sobre a cultura indígena, conhecendo sua realidade. “A partir da lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico, precisamos rever de que maneira o índio está sendo abordado em sala de aula. Considerar a riqueza e a contribuição da diversidade indígena para entendermos melhor nossa própria história, faz-se ainda um desafio”, explicou.

Por meio do contato com o professor João Batanoli, parceiro da comunidade, o grupo foi apresentado ao novo cacique da aldeia, que os recebeu como porta voz do povo.  “São 54 famílias indígenas que se organizam a partir das orientações de Maria, uma senhora indígena que assume a casa de reza para as orientações sobre seus hábitos e costumes. Maragatú significa lugar para se viver em harmonia, algo que o homem branco vem buscando aprender constantemente”, relembra Silemar.

Para o professor Batanoli, a visita proporcionou um encontro de saberes. “Esses encontros se fazem como um grande fenômeno pedagógico. Vivenciamos a troca de saberes e uma comunicação enriquecedora, pois temos muito que aprender com eles e eles conosco”, afirmou.

Participaram dessa visita professores de artes do Polo Unesc, as coordenadoras Silemar Silva e Isabel Duarte, o professor João Batanoli e as professoras do curso de Artes Juliana Guimarães e Daniela Zacarão.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de novembro de 2019 às 19:37
Compartilhar Comente

Cronograma de Defesas do TCC Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura - 2019/2

O curso de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura convida a todos para participarem como ouvintes da Defesa Pública de Trabalho de Conclusão de Curso que acontecerá nos dias 26 a 29 de novembro de 2019.

Por: Franciele Bock Da Rosa 19 de novembro de 2019 às 14:42
Compartilhar Comente

Acadêmica do Curso de Artes Visuais é contemplada pelo Edital Cultura Criciúma e receberá fomento para realização de projeto cultural

A acadêmica do Curso de Artes Visuais - Bacharelado, Bruna Speck, foi contemplada pelo Edital Cultura Criciúma e receberá fomento no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para realização do projeto “Na Praça”.

O Edital Cultura Criciúma regulamenta a concessão de recursos financeiros destinada a incentivar atividades culturais na cidade de Criciúma/SC, seu objetivo é apoiar iniciativas culturais e artísticas, buscando a ampliação das oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de uma cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade criciumense.

O projeto “Na Praça” foi desenvolvido durante a disciplina de Arte e Agenciamento Cultural, ministrada pela professora Daniele Zacarão, durante o primeiro semestre de 2019. Como proposta, o projeto pretende realizar um documentário que retrata a história de vida e atuação artística, dos artistas Edi Balod, Gilberto Pegoraro, Jussara Guimarães e Vilmar Kestering, personalidades importantes para o contexto cultural da cidade de Criciúma, em especial nas décadas de 80 e 90. Com essa iniciativa, busca-se valorizar o legado dos artistas locais e atrair olhares para a arte e cultura da cidade.

Por: Franciele Bock Da Rosa 08 de novembro de 2019 às 20:52
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Design é marcada por oficinas e atividades práticas

Semana Acadêmica de Design é marcada por oficinas e atividades práticas
Troca de conhecimentos ocorreu entre estudantes e professores de Design e Artes Visuais (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos das mais diversas fases do curso de Design – Ênfase em Projeto de Produtos da Unesc, estiveram reunidos nesta segunda e terça-feira (4 e 5/11) para a Semana Acadêmica do curso. Nesta edição, o evento focou na prática e no intercâmbio de conhecimentos entre os cursos de Design e de Artes Visuais, com oficinas ministradas por professores das duas graduações. O evento ainda comemorou o Dia do Designer (5/11).

Em dois dias de evento, os estudantes participaram de quatro oficinas: “Sketches de Produtos”, “Cerâmica Artesanal”, “Ferramentas Básicas de Photoshop” e “Serigrafia”.

Segundo o coordenador do curso, João Rieth, a intenção foi realizar um evento voltado para a prática, oportunizando que os alunos de Design tenham contato com conteúdos que complementem as disciplinas dadas em sala de aula. E a aproximação com o curso de Artes Visuais vai aumentar mais ainda. Os dois cursos criaram o Núcleo Indústria Criativa, com a participação de professores e alunos e em 2020, devem ter disciplinas compartilhadas, aumentando a interação e a troca de conhecimento entre as duas áreas profissionais.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2019 às 16:14
Compartilhar Comente