Artes Visuais - Bacharelado

Licenciatura? Ou Bacharelado? Unesc Profissões apresenta mais opções aos futuros acadêmicos

Licenciatura? Ou Bacharelado? Unesc Profissões apresenta mais opções aos futuros acadêmicos
Mais treze cursos foram apresentados para os futuros acadêmicos(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

As noites desta semana têm sido dedicadas ao Unesc Profissões, programa que a Universidade realiza para abrir suas portas aos futuros acadêmicos. Nesta quarta-feira (27/10) o programa apresentou os cursos relacionados às áreas de Humanidades, Ciências e Educação. No bate papo recheado de muitas atrações transmitido pela Unesc TV, em seu canal no Youtube, foram apresentados detalhes dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas e Educação Física, nas versões Licenciatura e Bacharelado, além de Física (Licenciatura), Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Teatro.

Uma das explicações mais solicitadas, e que voltou à pauta nesta edição do Unesc Profissões, é sobre a diferença entre Licenciatura e Bacharelado. Foi detalhado que os cursos de Licenciatura têm a mesma duração e conferem boa parte do currículo do Bacharelado. A diferença é que os formados nestes tipos de curso são aptos a ministrar aulas na educação básica, ensino fundamental e médio.

Na programação foi enfatizado também o lançamento das ferramentas disponíveis na página Escolha Unesc, elaborada para esclarecer as dúvidas e mostrar tudo o que se aprende nas graduações oferecidas pela Universidade. Na página é possível, por exemplo, realizar um teste vocacional que pode ser bastante útil na hora da escolha da futura profissão. Os interessados em participar de uma visita monitorada ao campus da Unesc também têm essa oportunidade. Para tanto, é necessário o agendamento com o setor de Relacionamento com o Estudante pelo telefone (48) 3431.2770.

Mais sobre os cursos

Os coordenadores e professores dos cursos apresentados nesta quarta-feira fizeram comentários sobre peculiaridades de cada graduação. A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Mainara Figueiredo Cascaes, comentou que “o curso tem 51 anos de história na Unesc”. Ela reforçou as diferenças entre Licenciatura e Bacharelado no ponto de vista da graduação em Biologia. “Na Licenciatura, além de permitir se tornar um professor, é possível atuar com educação em diversos espaços não formais de aprendizagem”, pontuou. “O Bacharelado forma o biólogo, que atua em três grandes áreas associadas ao meio ambiente”, destacou.

A professora Mainara salientou que há uma grande demanda por profissionais da Biologia para atuar em esferas ambientais. “Seja com animais, plantas ou micro-organismos. O campo de atuação é vasto e enriquecedor”, sublinhou. “Uma coisa eu tenho certeza, que quem vem para as Ciências Biológicas na Unesc se encanta com os detalhes da vida”, destacou.

Chamaram a atenção ainda, ao longo do Unesc Profissões desta quarta-feira, depoimentos de acadêmicos, contando suas experiências nos cursos em destaque. Cada um contou a sua trajetória e perspectivas. Foi o caso de Victória de Souza João, que abandonou o curso de Direito no Rio Grande do Sul para estudar Educação Física na Unesc, contemplada por uma bolsa via programa Uniedu.

“Ganhei essa bolsa para o curso de Educação Física Bacharelado e vim conhecer a infraestrutura que tem na Unesc. Foi amor à primeira vista, amei muito a recepção, da coordenação e dos seguranças. Apresentaram-me a piscina, as quadras externas, as quadras cobertas de vôlei, os ginásios de esportes e outros equipamentos. Comecei a ver o outro lado da Educação Física, porque tinha uma visão totalmente diferente, e a partir das aulas observei que não era só estética e sim a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar das pessoas”, contou Victória. “Hoje eu faço parte do grupo de pesquisa na extensão, é muito gratificante começar a trabalhar com idosos que só conseguem caminhar com auxílio de muletas, andadores e, no final do projeto, você vê o mesmo idoso conseguindo caminhar sozinho, sem nenhum aparelho. Isso tudo é muito gratificante”, completou a estudante.

A programação do Unesc Profissões termina nesta quinta-feira (28/10) com a programação a partir das 19h, transmitida direto do Auditório Ruy Hülse pela Unesc TV, com foco nos cursos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias. Os cursos envolvidos nesta noite serão Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

As noites já realizadas

Relembre como foi o Unesc Profissões até agora. Relembre a programação de segunda-feira via Unesc TV clicando aqui. Na segunda, o destaque ficou por conta dos cursos da área de saúde. Na terça-feira, os cursos das áreas sociais estiveram na programação. A programação desta quarta, dos cursos das áreas de Humanidades, Ciências e Educação, está disponível clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de outubro de 2021 às 18:21
Compartilhar Comente

Um projeto de extensão da Unesc que integra escola, pais e filhos

Um projeto de extensão da Unesc que integra escola, pais e filhos
A “Escola de Pais & Filhos” está em sua quarta edição e oferece troca de saberes e promoção da saúde, cidadania e cultura de paz(Fotos: Divulgação) Mais imagens

Na vanguarda da educação, a Unesc vem inovando na forma de incentivar o diálogo entre escola, pais e alunos. Através do projeto de extensão “Escola de Pais & Filhos” em sua 4ª edição (2021-2023), são desenvolvidas ações em escolas municipais de Criciúma desde 2014, por meio do Programa Território Paulo Freire.  A dinâmica desenvolvida é um importante mecanismo de troca de saberes e promoção da saúde, cidadania, envolvimento escola-família e Cultura de Paz, a partir da lógica do educador Paulo Freire.

O projeto envolve os cursos de graduação em Enfermagem, Direito, Pedagogia, Psicologia, Artes Visuais e Serviço Social. Na atual edição, desenvolve atividades em quatro escolas municipais da região do Bairro Santa Luzia e arredores:  Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Contim Portela (Bairro São Sebastião), Padre Carlos Wecki (Mineira Velha), Lili Coelho (Santa Luzia) e Adolfo Back (Vila Belmiro).

Dentro do projeto são realizadas a integração e troca de conhecimentos entre os professores e direção escolar, pais, escolares, professores e acadêmicos dos cursos de graduação envolvidos e integrantes da Residência Multiprofissional e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva. No primeiro semestre de cada ano letivo é realizado um levantamento das necessidades e definido com a comunidade escolar o melhor dia e horário para realização dos encontros. 

O programa é desenvolvido e apoiado em três momentos junto ao ambiente escolar: ações com pais/responsáveis, filhos e professores; ações específicas com os escolares em horário de aula e formação continuada para os professores e equipe diretiva. Para esta edição foi incluído o curso de Serviço Social da Unesc.

No período de pandemia de Covid-19, os encontros presenciais com os pais e professores não foram realizados. As reuniões com as diretoras e pessoal do corpo diretivo passaram a ser via online, onde foram apresentadas as demandas das escolas. O segundo eixo, com atendimento aos alunos, foi mantido, e nesta fase pandêmica foi construído um site moderno e organizado pelo programa de pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL), com informações sobre a Covid-19, no qual foi incorporado os produtos de educação em saúde construídos pelos acadêmicos da 2a fase de Enfermagem, sob orientação de residentes e membros do projeto, e supervisão geral da coordenadora do projeto professora Fabiane Ferraz. Nesses sites estão os materiais criados ao longo dos três semestres para consulta virtual.

Da interação entre os extensionistas e os estudantes, ainda foram elaborados vídeos, cards e a edição de um livro infantil para crianças de faixa etária abaixo de 5 anos, que explica sobre a Covid-19. Estes materiais estão disponíveis para todas as escolas e qualquer pessoa pode acessar.  

http://covid.unesc.net/projeto-pais-e-filhos-2020/

http://covid.unesc.net/projeto-pais-e-filhos-2021/

Segundo a coordenadora do programa de Extensão, o objetivo é entender as necessidades da comunidade. “Como instituição comunitária que somos, temos o dever de buscar e auxiliar no desenvolvimento de ações que possam melhorar a situação do público alvo. Nos últimos três semestres devido a pandemia, não foi possível irmos a campo para reconhecer as demandas, os diretores vieram para a nossas aulas meet e nos trouxeram as necessidades. Trabalhamos para atender as necessidades da melhor forma possível, com o que tínhamos no momento”, explicou.

Como tudo começou

O início do projeto foi criado e desenvolvido  pela atual reitora, Luciane Bisognin Ceretta, em 2009, dentro do curso de enfermagem, onde os acadêmicos de uma disciplina tiveram a oportunidade de estar dentro da comunidade, através da antiga Unidade de Saúde (Unasau). Com o lançamento do Programa Território Paulo Freire, o projeto de extensão foi proposto em 2014-2015 pelas professoras Franciele Gava e Fabiane Ferraz, com apoio da residência multiprofissional junto ao curso de enfermagem, com um formato diferenciado da estrutura criada em 2009. 

Na edição de 2016-2017, passou a incorporar de fato um caráter interdisciplinar. A proposta manteve os princípios em desenvolver atividades a partir das demandas expressas pelos pais, estudantes, professores e direção das escolas envolvidas, sendo que a cada edição foi incorporando novos cursos de diferentes áreas do conhecimento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de outubro de 2021 às 19:43
Compartilhar Comente

Boi de Mamão da Unesc visita escola em Turvo

Boi de Mamão da Unesc visita escola em Turvo
Profissionais do setor de Arte e Cultura da Universidade passaram o dia com alunos, como parte de um projeto de extensão (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A cultura e o folclore estão na essência do projeto de extensão “Boi de Mamão na Comunidade: intercâmbios culturais que fazem a diferença”. Nesta terça-feira (19/10), acadêmicos e professores da Unesc levaram adiante mais uma rodada da iniciativa, em uma visita à Escola Estadual Básica de Morro Chato, em Turvo.

Com o objetivo de despertar nos alunos e na comunidade o interesse pelo Boi de Mamão, as coordenadoras do projeto, professoras Amalhene Baesso Reddig e Silemar Maria de Medeiros da Silva, acompanhadas por bolsistas, realizaram várias atividades voltadas para a montagem de personagens. Aconteceram palestras, oficinas e exposição do Boi de Mamão da Unesc e do Grupo Folclórico Beco do Beijo de Tubarão. Também foram realizados dois mutirões para a construção dos personagens do Boi de Mamão, para a escola.

“É muito gratificante, muito importante para mim que sou egressa dessa escola. Hoje eu volto para cá, agora como professora da Unesc, para desenvolver um projeto de resgate histórico para a comunidade. Pretendo atuar voluntariamente em outros projetos comunitários e educacionais aqui nessa localidade”, avaliou a professora Amalhene.

Como funcionou

A comunidade escolar teve a oportunidade de assistir a palestra “A Cultura do Boi de Mamão em Santa Catarina” com o mestre griô de Boi de Mamão Zé do Boi, de Tubarão. O dia ainda reservou para os estudantes a possibilidade de criar e confeccionar o próprio boi para a comunidade. Em seguida participaram de um cortejo dentro do pátio da escola com alguns personagens fabricados. Todos os professores da escola também se empenharam na execução das tarefas propostas pelo projeto de extensão.
O projeto de extensão tem duração de dois anos e as primeiras atividades, devido à pandemia de Covid-19, foram desenvolvidas à distância, ainda no mês de fevereiro. Neste período aconteceram reuniões, palestras e oficinas com as crianças. Para este primeiro contato presencial com os participantes do projeto, todas as medidas de biossegurança foram praticadas, principalmente a utilização das máscaras e a higienização das mãos com álcool gel, nos dois períodos escolares.

Resgate da história

Uma importante descoberta pela equipe do projeto foi saber que a comunidade de Morro Chato já teve seu Boi de Mamão nas décadas de 70 e 80. Para resgatar a história, a professora Amalhene está realizando em paralelo ao projeto de extensão, em outra pesquisa, ouvindo as pessoas que naquela época dançavam com esse antigo Boi de Mamão, e com isto uma parte da história da localidade está sendo recuperada e preservada para as futuras gerações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2021 às 17:53
Compartilhar Comente