Artes Visuais - Bacharelado

A história da música segue em destaque na Unesc

A história da música segue em destaque na Unesc
Evento é aberto ao público e gratuito, mediante inscrição (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A relação entre a música e as transformações da sociedade seguem em pauta no Ciclo de Palestras: História da Música. Promovido pela Sala Edi Balod da Unesc, o evento teve seu segundo encontro na tarde desta quarta-feira (30/10) e superou as expectativas com lotação máxima, sendo transferido para o mini auditório do Bloco O.

As palestras, ministradas pelo doutor em música Clairton Rosado, estão abordando o assunto em quatro encontros, de forma dinâmica e conectando a teoria a acontecimentos que marcaram a história. “A música, além de ser capaz de influenciar na conduta das pessoas de forma individual, pode transformar grandes massas. Ela envolve o que há de mais íntimo, as emoções, resultando em guinadas da sociedade”, explicou. 

Rosado também está abordando a história da música ocidental. “A proposta é observar e estudar um panorama do repertório da música, como e onde ela nasceu, como ocorreu e a sua evolução ao decorrer dos anos”, conta.

Gratuito e aberto ao público, as demais atividades ocorrerão nos dias 6 e 13 de novembro, com limite de vagas. Para estar presente, o interessado deve preencher o formulário. Clique aqui.

O conteúdo das palestras pode ser acompanhado no link de inscrição. O palestrante também disponibilizou uma playlist com as músicas que serão abordadas no evento.  

Clairton Rosado é doutor em Música e Composição pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mestre em Artes e Música pela USP (Universidade de São Paulo), bacharel em Música e Composição também pela UFRGS.  Foi professor e tutor à distância da UnB (Universidade de Brasília), UAB (Universidade Aberta do Brasi), e parecerista do MinC (Ministério da Cultura). Atualmente é parecerista do FAC/DF (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal), para a área de música, ópera e musicais.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de outubro de 2019 às 16:40
Compartilhar Comente

Unesc sedia 2ª edição do Seminário de Pesquisa em Arte

Unesc sedia 2ª edição do Seminário de Pesquisa em Arte
Evento é organizado pelo GPA (Grupo de Pesquisa em Arte) da Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc foi palco nesta semana da 2ª edição do Seminário de Pesquisa em Arte da Unesc. O evento promovido pelo GPA (Grupo de Pesquisa de Arte) iniciou na última segunda-feira (7/10) e encerrou nesta quarta-feira (9/10). Com uma extensa programação, a iniciativa contou com ações e expressões artísticas, apresentação de trabalhos e rodas de conversas.

O Seminário tem como objetivo congregar os grupos de pesquisa em arte das Instituições em torno ou parceiras da Unesc. Neste ano, a temática do evento foi “A Arte Contemporânea como espaço de formação” e recebeu os grupos da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) de Florianópolis.

De acordo com a líder do GPA e coordenadora do curso de Artes Visuais, Aurélia Honorato, o evento busca questionar o porquê se estuda a arte e propiciar a troca de informação e experiências entre os grupos. “O Seminário busca promover um debate profícuo sobre o estudo da arte e mostrar que podemos ser além de artistas, pesquisadores”, explica.

Entre os debates, estão as metodologias utilizadas na graduação, os temas e as formas, além de promover o incentivo à pesquisa. A primeira edição do evento ocorreu em 2017 e contou com a temática “Metodologias de pesquisa”. Conforme Aurélia, é possível perceber a evolução dos estudos. “Temos a certeza que estamos fazendo um trabalho que dialoga com o mundo e que tem potencial de ir além”, complementa.

O evento também recebeu estudantes da graduação e egressos do curso de Artes Visuais da Unesc e foi aberto para a comunidade externa.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 09 de outubro de 2019 às 18:38
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma
Alunos e professores da Universidade participaram do maior evento do segmento em todo o mundo (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um fim de semana voltado à inovação, ao conhecimento e a conectar pessoas. Assim foi mais uma edição do Startup Weekend Criciúma, que se soma a encontros em mais de cem países na construção do maior evento do mundo voltado à startups. Foram 54 horas de trabalhos, da noite de sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), com o objetivo de propor soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas. A proposta ocorreu na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) e a Universidade foi representada por alunos e professores.

O acadêmico de Ciência da Computação Daniel Salvador esteve no evento pela segunda vez, com o objetivo de integrar ideias e motivado pelo pensamento empreendedor. “Aqui podemos conhecer novas pessoas e expandir contatos importantes para qualquer profissional. Paralelamente, existe a possibilidade de o trabalho resultar em uma nova ideia empreendedora”, explica.

Durante o evento, Salvador integrou uma equipe com estudantes de Artes Visuais e Design - com ênfase em projeto de produtos, formando o time ArqHelp. Junto a outros participantes, eles desenvolveram o projeto de um aplicativo voltado a área da Arquitetura. “Em sua atuação profissional, o arquiteto tem a necessidade de contar com a mão de obra de terceiros. No mercado de trabalho, as opções podem ser poucas e sem garantia de qualidade no resultado final. Com o aplicativo em funcionamento, o profissional poderá realizar uma seleção mais seletiva, conhecer os trabalhos anteriores e ler comentários sobre as experiências anteriores antes de contratar”, esclarece.

Também estiveram no evento acadêmicos de Jogos Digitais, Engenharia de Produção, Administração de Empresas e Comercio Exterior participarão marcaram presença.

O Startup Weekend 2019

A noite de sexta-feira iniciou com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionaram o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Com os grupos montados, os integrantes foram desafiados a desenvolver uma preposta inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contaram com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados.

Em Criciúma, o Startup Weekend é realizado desde 2016. Em paralelo com eventos em todo o mundo, mais de 8 mil ideias já saíram do papel em mais de cem países.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de outubro de 2019 às 18:01
Compartilhar Comente

A Unesc contribuirá mais uma vez para a produção de conhecimentos no Startup Weekend Criciúma

A Unesc contribuirá mais uma vez para a produção de conhecimentos no Startup Weekend Criciúma
Serão 54 horas de evento e mais de 80 mentes inovadoras trabalhando em conjunto (Foto: Arquivo) Mais imagens

O maior evento voltado à startups em todo o mundo está chegando e a Unesc estará presente mais uma vez. De sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), o Startup Weekend Criciúma, uma imersão de 54 horas, vai impulsionar o pensamento inovador na busca por soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas, com os objetivos de criar uma rede de ideias, formar equipes e fomentar iniciativas.

Dentro do evento, realizado desde 2016 em Criciúma, acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais, Administração de Empresas, Design - com ênfase em projeto de produtos, Artes Visuais e Engenharia de Produção participarão marcaram presença. A proposta ocorre na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma).

Segundo o gerente de Inovação da Unesc e membro da comissão organizadora, Evânio Ramos Nicoleit, o Startup Weekend Criciúma seguirá a proposta desenvolvida pela Techstars, em parceria com a Google, e aplicada no mundo todo simultaneamente. “Na sexta-feira serão apresentadas ideias, sendo algumas validadas e escolhidas para serem desenvolvidas ao longo do fim de semana, resultando em um MVP (produto mínimo viável). No final da tarde de domingo, a partir das 17 horas, serão conhecidos os times campeões em uma rodada aberta ao público, com o objetivo de explicar os negócios para os jurados e para os presentes, incluindo os próprios concorrentes e organizadores”, esclarece.

Conheça em detalhes o Startup Weekend 2019

Como tradição do evento, tudo começa na noite de sexta-feira, com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionam o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Dentro das categorias Negócios, Administradores, Desenvolvedores e Designers, os presentes serão divididos em grupos integrados e desafiados a desenvolver um negócio inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contarão com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados. “A expectativa é grande, com mais de 80 participantes o evento atingirá a lotação máxima”, destaca Nicoleit.  

Easy Taxi, TripLingo, Carousell e Rover.com são alguns dos cases de sucesso que nasceram no Startup Weekend. O evento é promovido em nível global. No Brasil, a realização é potencializada pela aceleradora Darwin Startups e conta com o apoio local de comissões.

Confirma a programação

Sexta-feira (4/10)

18h30: chegada e credenciamento;
19 horas: recepção, café e integração dos participantes;
19h20: abertura e instruções;
19h30: PitchesDe (Socialização de ideias, iniciativas e propósitos);
21 horas: escolha das propostas;
21h15: formação dos times;
22 horas: início dos trabalhos.

Sábado (5/10)

9 horas: chegada e café da manhã;
9h30: reinício dos trabalhos;
12 horas: almoço;
13 horas: reinício das atividades;
14 horas: mentoria;
18h30: intervalo;
19h30: retorno das atividades;
22 horas: encerramento do sábado.

Domingo (6/10)

9 horas: chegada e café da manhã;
10 horas: reinício dos trabalhos e contato com os mentores;
12 horas: almoço;
12h30: mentoria e coaches arrive;
15 horas: apresentação e alinhamento técnico de ideias;
16 horas: intervalo;
17 horas: apresentações finais;
17h30: avaliações e premiações;
18h30: encerramento e celebração.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de outubro de 2019 às 13:16
Compartilhar Comente