Artes Visuais - Bacharelado

Exposição: Bloco Administrativo recebe produção de artista criciumense

Exposição: Bloco Administrativo recebe produção de artista criciumense
Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2023 às 16:13
Compartilhar Comente

Mural de artista visual consagra legado de primeira professora negra da Unesc

Mural de artista visual consagra legado de primeira professora negra da Unesc
Mais imagens

“Essa obra é muito significativa para mim, pois reflete os valores e o significado que a Unesc tem em minha vida. A Universidade representa um ambiente de aprendizado e crescimento, no qual pude desenvolver minhas habilidades e construir o meu caminho profissional com sucesso”. O relato é de Vani Anacleto, que em 1978 se tornou a primeira professora negra a lecionar na Instituição, e agora está imortalizada em uma vibrante obra de arte que decora uma das paredes do Bloco Administrativo da Unesc. 

A artista responsável pelo retrato que homenageia a história e o legado da ex-professora é Monique Cavalcanti, também conhecida como Gugie Cavalcanti. Com sua técnica de grafite marcante, a profissional já reconhecida por obras em todo o país, transformou a parede em uma exibição de cores e expressões que capturam a força, a beleza e a importância da história de Vani, responsável por ministrar as aulas no curso de Educação Física pelo período de 20 anos na Unesc. 

“Eu tinha 22 anos quando iniciei a carreira como professora. Trabalhei muito pela educação e transmitia, nas minhas aulas, um pouco de tudo sobre a vida. Fiquei muito feliz com essa homenagem. A obra é um lembrete constante de como a Unesc é uma instituição que acolhe e valoriza a diversidade em todas as suas formas. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa comunidade e em ser representada nessa arte tão inspiradora”, declara Vani, olhando atentamente cada detalhe exposto no retrato.

Por meio de cores vibrantes e traços expressivos, a artista Gugie retrata a figura de Vani com um olhar forte e determinado, simbolizando a força e a resistência da comunidade negra. Além disso, a obra também busca incentivar a reflexão sobre a importância da representatividade e da diversidade nos espaços públicos e acadêmicos. 

Para a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unesc, Normélia Ondina Lalau de Farias, o retrato da primeira professora negra da Universidade é uma inspiração para as próximas gerações de educadores e estudantes.

Ela destaca que a obra é ainda mais significativa pela criação no momento em que a instituição comemora 55 anos de fundação. “O retrato não apenas homenageia a trajetória de Vani, mas também simboliza o espaço e o crescimento para outras pessoas que se identificam com a luta e a história da educadora. Ela abriu portas para muitos, incluindo a mim mesma, enquanto mulher negra e professora”, enfatizou ela. 

Trabalho intenso

A materialização da pintura exigiu um trabalho intenso e cuidadoso ao longo de três dias, e o resultado final é um retrato cativante e inspirador. “Fiquei muito feliz com o convite, primeiro por estar em uma Universidade e trazer um pouco da minha pesquisa. É uma honra poder compartilhar o que eu faço e ter esse reconhecimento institucional”, agradeceu ela, que ficou encantada ao conhecer a história de Vani e inspirar-se para o trabalho. 

“Eu já tive a oportunidade de pintar Antonieta de Barros e lembro de ter uma emoção semelhante ao fazer essa obra. Ela tem uma conexão muito forte e é muito especial”, reforça Gugie. 

Para Normélia, o retrato é uma forma de reconhecer e valorizar a contribuição de Vani para a formação de muitos profissionais e para a construção de uma Universidade mais inclusiva e diversa.

“O caminho não é fácil, mas devemos sonhar que é possível. Não existem barreiras quando queremos. Somos mais fortes do que toda a dificuldade encontrada no percurso”, reforçou a homenageada.

Celebração

A obra criada faz parte da programação da 3ª Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Artes Visuais e Teatro. A criação do mural foi viabilizada por meio da parceria com o Neabi, que também lidera diversas ações neste mês que marca o Maio Negro. 

A obra contou ainda com a colaboração dos estudantes do curso de Artes Visuais Lara Pacheco, João Pedro de Carvalho de Bona, Hilda Karolini Maziero, Alex Cardoso dos Santos, Gabriela Selau Benetti, Bruna da Silva Ribeiro, Shara Jesus De Oliveira, Larissa Aparecida do Nascimento, Martina Gornicki e Cecilia de Oliveira David.

“Ao retratar uma figura histórica como a ex-professora, Gugie destaca a importância da preservação da memória e da história das pessoas negras e o papel que as artes visuais podem desempenhar na promoção da igualdade e da inclusão”, sublinhou a coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Zacarão. 

Sobre a artista

A artista Gugie expressa sua poética em diversos formatos, como murais, telas, performances e desenhos digitais, abordando temas como convivência social e as relações interpessoais. 

Como uma pessoa negra, ela busca na arte produzida nas ruas um espaço de diálogo e representatividade e fortalecendo a visibilidade de negros como protagonistas. “O protagonismo negro está posto. É gente da gente fazendo e contando nossas histórias a partir da arte”, finalizou Normélia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de maio de 2023 às 15:32
Compartilhar Comente

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição: “Caminhar, Coletar, Imprimir”

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição: “Caminhar, Coletar, Imprimir”
Os trabalhos em exposição são da artista e professora da Unesc, Angélica Neumaier, do Curso de Artes Visuais (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2023 às 14:52
Compartilhar Comente

Artes Visuais Unesc: dia de celebrar os 53 anos de transformações

Artes Visuais Unesc: dia de celebrar os 53 anos de transformações
Mais imagens

Um curso que tem a história construída passo a passo junto da Universidade. O que começou com a turma da chamada graduação em Desenho e Plástica, passou a ser chamado de Educação Artística e, já depois de um tempo de caminhada, ganhou o nome que o define até hoje: Artes Visuais. Alunos, egressos, professores, gestão universitária da Unesc e artistas locais comemoraram na noite desta terça-feira (12/03) o aniversário de um dos alicerces que conferem orgulho à Instituição.

A graduação em Artes Visuais nas habilitações Licenciatura e Bacharelado faz parte de uma das grandes bandeiras da Unesc: a formação de professores. Prova da importância do olhar apurado para o ensino das artes na Universidade é o reflexo da formação dos próprios alunos da graduação hoje atuando enquanto docentes do próprio curso. Um ciclo que se repete e se reflete no amor transmitido por cada um ao falar da Unesc.

Na noite de comemoração, o curso reuniu professores para, ao falarem sobre o tempo de atuação na Universidade, demonstrarem a bagagem que se soma nesses 53 anos de estudo, de prática, de extensão e pesquisa no campo das artes.

Conforme a coordenadora da graduação, Daniele Zacarão, esta é uma história de resistência, de superação, de corpos, de humanos, de amores e sucessos. “Que privilégio temos por estarmos aqui. Quanta gente maravilhosa passou e passa por este caminho. Nosso desejo é de que tenhamos muitas outras comemorações e vida longa ao curso de Artes Visuais da Unesc”, destacou na fala que fez na solenidade, acrescentando o desejo de comemorar os 50 anos do curso impossibilitado pela pandemia em 2020.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o amor de cada um dos envolvidos nesta história de 53 anos se reflete nas falas e nos olhares dos presentes na comemoração. “Eu fico tão feliz por estar aqui e compartilhar esta data com vocês porque vejo tanta força nesses olhares. Fiquei observando e me emocionando com toda essa história. Nessa resistência levantada tantas vezes nos discursos, vejo força e, nessa fortaleza, a esperança em dias melhores. Que possamos levar a diante esse lindo legado e que vocês sigam colorindo nosso mundo com essas cores do bem”, pontuou.

A celebração, para o diretor de Ensino de Graduação, é mais que merecida. Isso porque, o curso celebra seus 53 anos somando 160 alunos distribuídos pelas fases da graduação. “Em pleno ano de 2023, depois de uma pandemia, uma travessia muito difícil, ter aberto primeira fase de Licenciatura e reaberto turma de Bacharelado é motivo de aplausos. Não esqueçam que este curso representa uma luta da Universidade. Abracem essa oportunidade. Mergulhem fundo naquilo que a graduação oferece”, acrescentou.

A noite contou ainda com o prestígio dos artistas Edi Balod e Liliane Motta Silveira.

Confira a Galeria de Fotos

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de março de 2023 às 22:27
Compartilhar Comente

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod

Exposição “corpo-casa”, da artista Bruna Ribeiro, é inaugurada na Sala Edi Balod
Trabalhos lidam com as relações entre corpo, casa e lar, além de levantar questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento (Foto: Gabriela Selau Benetti) Mais imagens

A exposição “corpo-casa”, da artista egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Bruna Ribeiro, foi inaugurada na noite de quinta-feira (01/12) na Sala Edi Balod, no bloco administrativo da Universidade. A partir de trabalhos fotográficos e bordados, a  artista cria um diálogo entre o público e privado, a diferença entre casa e lar, e levanta questões sobre o espaço doméstico e autoconhecimento.

A pesquisa, segundo a artista, surgiu em 2019, período em que transitava constantemente entre Criciúma e Florianópolis. “No início de 2020, por conta do Covid-19, voltei para Criciúma, minha cidade natal, para um apartamento de onde recém havia me mudado, para estar mais perto de minha família”, afirma a mestra, que vê nesse um momento em que novas dúvidas surgiram sobre seu trabalho. “A partir desse momento, surgiram várias questões em minha mente sobre como habitar um espaço, como habitar um corpo, qual a diferença entre casa e lar e outras. Todos os resultados desses questionamentos, sem resposta, estarão na exposição”, explana.

Bruna Ribeiro fala também sobre o prazer de expor um trabalho na Sala Edi Balod. “Esse é um lugar que fez parte da minha vida, então fico muito feliz de ter a oportunidade de expor aqui. Já trabalhei e estagiei no espaço, ajudando a montar e organizar várias exposições, e essa minha primeira vez com uma exposição individual no local me enche de alegria”, conclui.

A abertura contou ainda com uma novidade na Sala Edi Balod: a “Reserva Tecno”, onde as DJs Bruna Machado, acadêmica de Teatro da Unesc, e Isabela Thomé, aluna do curso de Jornalismo da Instituição, apresentaram-se após a inauguração oficial. O espaço da reserva técnica da Sala foi adaptado para acomodar os equipamentos musicais, transformando o local em uma verdadeira pista de dança para o público presente.

Esta é a quarta exposição individual de Bruna Ribeiro, que previamente expôs em Florianópolis os trabalhos “Eu sou minha própria musa” (2018) e “Eu sou minha própria __” (2018) e em Criciúma, a exposição “Pieria” (2021). A artista ainda participou das exposições “Deambulações Internas” (2021), “a dor que dói na gente” (2021), “meio” (2022), “papel de parede” (2022) e “Poéticas da Relação” (2022).

A exposição ficará aberta para visitação até o dia 22 de dezembro de 2022, de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 17:08
Compartilhar Comente