Artes Visuais - Bacharelado

Exposição [entre] casas está aberta a visitação

Exposição [entre] casas está aberta a visitação
Obras das egressas do Curso de Artes Visuais - Bacharelado, Alice Meis e Andressa Gomes podem ser visitadas de forma presencial ou virtual (Fotos: Matheus Reis) Mais imagens

As percepções artísticas das egressas do Curso de Artes Visuais Bacharelado da Unesc, Alice Meis e Andressa Gomes, foram transformadas na Exposição [entre] casas. Exposto na Sala Edi Balod, no Bloco Administrativo da Universidade, o trabalho das egressas foi aprovado pela Lei de Incentivo e Emergência Cultural Aldir Blanc, mediado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

A abertura oficial da mostra foi realizada de forma virtual, via Google Meet, na noite de quinta-feira (25/2) e prestigiada por professores, acadêmicos, colegas das artistas e lideranças regionais do setor cultural. A visitação da exposição pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h até o dia 5 de abril. Os interessados em realizar as visitas com mediação devem agenda-las pelo e-mail @salaedibalod@unesc.net.

Na próxima segunda-feira (1/3), as responsáveis pelo projeto irão disponibilizar gratuitamente links de vídeos com a montagem e a exposição, a abertura, fotos do projeto, textos com informações sobre as artistas e também um material educativo. “Isso irá servir de suporte para professores utilizarem com seus alunos, ou pais com seus filhos, possibilitando ampliação de repertório artístico e cultural”, afirmou a artista visual Alice Meis. Os professores e pais interessados podem acompanhar o Instagram: @inventáriodememorias para ter acesso ao material.

Memórias de infância

As artistas visuais se juntaram para o projeto por terem ideias e interesses em comum. Segundo Alice, as obras expostas abordam as temáticas da memória e o vazio, e os objetos que compõem a exposição relembram as memórias das casas onde cresceram. “A exposição traz à tona as nossas raízes, nossas memórias de infância”, declarou Andressa.

Confira aqui mais registros da exposição e seu lançamento

Com informações de Fundação Cultura de Criciúma

Mayara Cardoso – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de fevereiro de 2021 às 14:35
Compartilhar Comente

Curso de Artes Visuais da Unesc congrega o tradicional com o contemporâneo

Curso de Artes Visuais da Unesc congrega o tradicional com o contemporâneo
Novas técnicas digitais na produção de arte estão entre conhecimentos adquiridos desde a primeira fase (Foto: Reprodução Unesc TV) Mais imagens

Que o contato com a arte é apaixonante todo mundo sabe. O que muitos podem ainda não conhecer é o potencial construído por meio de uma graduação nesta área. Seja nas habilitações em Bacharelado ou Licenciatura, os profissionais formados em Artes Visuais saem preparados para a atuação nos diferentes cenários do campo, desde a sala de aula e espaços de cultura para os licenciados até a atuação em direções de arte, em filmes, estúdios, agências, para os bacharéis, entre muitas outras vertentes. Isso é possível graças ao olhar apurado da formação profissional que a Unesc promove.

No Curso de Artes Visuais Bacharelado o acadêmico é preparado desde a primeira fase para as expressões artísticas tradicionais e digitais. Característica evidenciada em uma nova matriz curricular, implementada em 2020, o olhar digital no ambiente artístico está entre as grandes particularidades do curso na Universidade.

O contato com o que há de mais atual em programas e ferramentas, para o professor do curso, Alan Figueiredo Cichela, faz com que os alunos e alunas da graduação desenvolvam cada vez mais sua poética digital. “Em especial no bacharelado buscamos um caráter bem tecnológico. Os acadêmicos são envolvidos com fotografia, cinema, trabalhos gráficos, temáticas voltadas para as novas mídias, sem jamais deixar de lado o tradicional, o manual, que também faz parte das criações artísticas importantes em qualquer cenário”, pontua.

A mais recente matriz curricular implementada no curso de bacharelado, conforme Alan, conta com disciplinas como Linguagem Digital, Imagem Digital, Laboratório Fotográfico, Laboratório de Ilustrações, Áudio e Vídeo e, inédita em todo o país, a disciplina de Artes Urbanas: Tatuagem e Grafite.

Os primeiros acadêmicos a cursarem as novas disciplinas, conforme a coordenadora do curso, Aurélia Regina de Souza Honorato, têm mostrado o espírito construtivo diante do cenário. “A turma que neste semestre ingressa na terceira fase viveu o início da graduação em plena pandemia e inaugurou a nova matriz curricular. Foram dois semestres nos quais praticamente não nos vimos pessoalmente, mas também nos quais construímos muitos vínculos e já foi possível perceber um grupo feliz, engajado, compreensivo e participativo, um conjunto de atribuições que só pode dar certo”, destaca.

Os aprendizados em cada uma das disciplinas voltadas ao aspecto tecnológico, de acordo com a coordenadora, foram pensados de forma a preparar o aluno para a própria instrumentalização como professor, no caso da habilitação em Licenciatura, mas também a levar a tecnologia e o que a envolve para a realidade da sala de aula. “E isso vai muito além da televisão, do básico. Envolve softwares, aplicativos e mecanismos em geral que fazem parte da realidade hoje que também envolvem as diferentes expressões artísticas”, salienta.

As turmas do curso de Artes Visuais contam com o diferencial de poder expor trabalhos e visitar exposições de colegas acadêmicos e profissionais no Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais Edi Balod, dentro da própria Unesc. O Espaço completa cinco anos de criação em 2021 e neste tempo tem se tornado referência regional, estadual e até nacional no campo da arte e da cultura.

De acordo com a coordenadora, a cada semestre os alunos são desafiados a colocar em prática aquilo que aprenderam e sua visão criada a partir disso. “Eles têm a experiência de produzir a arte nas mais variadas formas, algo tão fundamental quanto a teoria”, pontua.

As matrículas para ingresso na graduação ainda no primeiro semestre de 2021 estão abertas. Os interessados em conhecer melhor as habilitações Bacharelado ou Licenciatura, a estrutura da Unesc ou as possibilidades de bolsas e descontos podem entrar em contato com a Instituição pelos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433.

No site matriculas.unesc.net/graduacao também é possível encontrar mais informações sobre este e demais cursos da Universidade.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de fevereiro de 2021 às 14:57
Compartilhar Comente

Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira

Unesc forma mais de 150 profissionais nesta terça-feira
Cerimônias foram realizadas de forma virtual e transmitidas pelo YouTube para mais de 4 mil espectadores (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Celebração. Essa foi a palavra que marcou a terça-feira (22/12) na Unesc. Nesta data a Universidade protagonizou quatro cerimônias de Colação de Grau Especiais Virtuais. Transformaram-se, de estudantes para profissionais, graduandos dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física Bacharelado e Licenciatura, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Letras, Matemática, Medicina e Psicologia.

As cerimônias, transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, foram assistidas por mais de quatro mil pessoas e seguem disponíveis na página. De médicos, a professores, advogados e engenheiros, todos fizeram seus juramentos e tiveram o grau outorgado de forma oficial.

Na cerimônia que conferiu grau a 18 novos médicos de forma antecipada em virtude da pandemia de Covid-19 o sentimento dos formandos foi de gratidão e incentivo uns aos outros. Além de relembrarem momentos dos anos de graduação e deixarem seus desejos de prosperidade na profissão que se inicia oficialmente após o ato, os graduandos deixaram ainda mensagens especiais aos seus pais.

A conquista do diploma neste dia, conforme uma das oradoras da turma, Paula Martins Goes, se deve ao incentivo e apoio daqueles que foram os pilares que os sustentaram. “Tudo o que aprendemos durante a jornada acadêmica foi um complemento do que aprendemos com vocês, que nos ensinaram como crescer com perseverança, foco, determinação e caráter. Hoje nos tornamos não apenas médicos, nos tornamos médicos dignos e responsáveis. Esse título é dedicado inteiramente a vocês”, salientou.

Na cerimônia que formou engenheiros civis e agrimensores e cartográficos, advogados, licenciados em Artes Visuais e bacharéis em Direito, a responsável por discursar em nome das turmas, Renata Ribeiro Costa Machado, destacou também os sentimentos vividos diante de uma formatura diferente do sonhado, mas ainda assim cheia de significado. “Essa é apenas uma das tantas vitorias que ainda estão por vir. Tínhamos tudo para enxergar o copo meio vazio, mas fizemos tudo para ver o lado meio cheio. Que agora esse copo transborde! Parabéns a todos nós! Nós vencemos”, comemorou com os colegas.

Representando a Universidade participaram das cerimônias de Colação de Grau Especial às 10h, às 15h, às 19h e às 21h30 a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora Indianara Reynaud Toreti e o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus.

Ao homenagear os formandos da noite, Feldhaus fez questão de deixar pedidos especiais aos agora egressos da Universidade. “Peço que que não esqueçam o juramento de suas profissões em nenhum dia de suas vidas e o deem efetividade. Sejam instrumento de transformação da nossa realidade e de quantas mais consigam alcançar e tenham orgulho de fazer parte da história de uma das melhores e mais lembradas instituições do Sul do Brasil, uma Universidade Comunitária de extrema grandeza que forma profissionais de excelência em todas as áreas”, dedicou aos graduandos.

Confira abaixo cada uma das cerimônias transmitidas no canal da Unesc TV no YouTube:

Psicologia, Letras, Ciências Biológicas, Geografia Licenciatura e Direito:

Medicina:

Eng. Civil, Eng. De Agrimensura, Matemática, Artes Visuais, Direito:

Educação Física:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de dezembro de 2020 às 22:20
Compartilhar Comente

Estudantes e egressos da Unesc são aprovados no edital da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc de Criciúma

Estudantes e egressos da Unesc são aprovados no edital da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc de Criciúma
Lista dos contemplados foi divulgada nesta quarta-feira (9/12), pela Fundação Cultural de Criciúma (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Os estudantes e egressos dos cursos de Teatro e Artes Visuais da Unesc tiveram 11 projetos aprovados no edital da Lei Emergencial Cultural Aldir Blanc de Criciúma. Ao todo foram 84 iniciativas inscritas em toda Criciúma. A lista dos contemplados foi divulgada nesta quarta-feira (9/12), pela FCC (Fundação Cultural de Criciúma).

A proposta de lei, em meio ao cenário pandêmico, teve dois vieses: de incentivar artistas com um recurso emergencial e, por consequência, colaborar para o enfrentamento da pandemia por meio da arte e da cultura. O edital foi publicado em junho de 2020, em meio ao isolamento social instaurado no Brasil.

Para a coordenadora de Artes Visuais e Teatro, Aurélia Regina de Souza Honorato, a representatividade da Lei e do engajamento dos artistas, estudantes e alunos neste momento tem muito significado. “Em tempo de pandemia, em nosso país, muitos discursos veiculados nas diferentes mídias desqualificam os campos da arte e da cultura, colocando-os em um patamar do supérfluo e desnecessário”, enfatizou a coordenadora de Artes Visuais e Teatro, Aurélia Regina de Souza Honorato.

A resposta positiva de quem tem na arte seu instrumento de vida se coloca então como uma resposta, além de colaborar para a saúde mental das pessoas e também para entretenimento em casa. “Nós sabemos que o corpo é tríade: alma, mente e físico. Esta legitima as dimensões que compreendem o corpo que temos. Somos razão, emoção e sensação. Não podemos negar que esta situação de pandemia nos afeta nestas diferentes dimensões. E muitos artistas e pensadores nos ajudam a refletir, e com isso nos ajudam a lidar com nossos desafios diários. Artistas e produtores de cultura se viram desassistidos neste momento e o público também, pois a arte com sua potência move a vida”, evidenciou a coordenadora.

Estudantes contemplados

Artes Visuais Licenciatura: Renata Ribeiro e Vinícius da Silva Martins.

Artes Visuais Bacharelado: Maria Júlia Amboni.

Teatro: Ana Paula da Silva Bertolina.


Egressos contemplados


Artes Visuais Bacharelado: Alice Meis e Priscila Shaucoski.

Artes Visuais Licenciatura: Breno Stern Cruz, Dori Búrigo e Cleusa Olavio Vieira.

Teatro egressos: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de dezembro de 2020 às 16:52
Compartilhar Comente

Curso de Artes Visuais Unesc promove edição virtual do Ateliê em Fluxo

Curso de Artes Visuais Unesc promove edição virtual do Ateliê em Fluxo
Feira tem por objetivo valorizar e comercializar produções artísticas, fomentando a economia criativa local Mais imagens

Desde o início da pandemia provocada pela Covid-19, toda a sociedade precisou se adaptar rapidamente diante do cenário que se instalou. Trabalho, eventos, vida social, lazer. Tudo mudou. Na Unesc não foi diferente, e a edição 2020 do projeto Ateliê em Fluxo foi adaptada para o formato virtual.

Desta forma, durante o período de 24 de novembro a 22 de dezembro, será possível acompanhar pelas redes sociais do projeto, toda a programação artística da feira:

www.instagram.com/atelieemfluxo/ e https://atelieemfluxo.blogspot.com/

O Ateliê em Fluxo é uma experiência proposta anualmente pelo Curso de Artes Visuais da Unesc, configurando-se como uma feira de arte itinerante, que já ocupou espaços como o Campus da Unesc e a Praça Nereu Ramos, em Criciúma.

A feira está sendo promovida pelo curso de Artes Visuais, pelas acadêmicas da disciplina de Arte e Agenciamento Cultural, Marina Réus, ministrada pela professora Daniele Zacarão.

O Ateliê em Fluxo é uma experiência proposta anualmente pelo curso de Artes Visuais da Unesc, configurando-se como uma feira de arte itinerante, que já ocupou espaços como o Campus da Unesc e a Praça Nereu Ramos, em Criciúma.

O Ateliê em Fluxo tem como objetivo expor, fazer circular e comercializar produções artísticas, fomentando a economia criativa local, buscando conectar artistas, produtores artísticos ao público, fomentando a valorização, comercialização, divulgação e circulação de trabalhos de artistas, coletivos de arte, editoras de publicações independentes e empreendimentos criativos.

As inscrições para participar da feira são gratuitas. Artistas, coletivos de artes, editoras de publicações independentes e empreendimentos criativos interessados em terem suas produções divulgadas pelo Ateliê em Fluxo, deverão preencher o formulário. Clique aqui. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2020 às 13:10
Compartilhar Comente