PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Professor permanente do PPGDS ultrapassa 1mil citações no Google Acadêmico

Professor permanente do PPGDS ultrapassa 1mil citações no Google Acadêmico
Mais imagens

Parabéns Prof. Alcides pelas suas mais de 1.000 citações no Google Acadêmico

Google Acadêmico  é um banco de dados virtual de pesquisa de livre acesso com textos completos ou metadados da literatura acadêmica, sendo um excelente banco de dados para revisões bibliográficas. 

O Prof. Dr. Alcides Goularti Filho é Bacharel em Economia com Doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp, realiza atividades de Pesquisa e Desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico, com interesse de pesquisa na área de Economia e História, com ênfase em história econômica e história de empresas, atuando principalmente nos temas: Estado e planejamento, economia regional, história econômica regional, transportes, comunicações, construção naval e marinha mercante.

22 de dezembro de 2021 às 11:01
Compartilhar Comente

Bolsista PNPD faz atividade de campo em Caseara Tocantins, em parceria com a Embrapa-TO

Nesta segunda-feira, dia 19 de Agosto, o bolsista do Programa Nacional Pós - Doutorado (PNPD) Rodrigo Machado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC inicia uma atividade de campo em Caseara Tocantins, em parceria com a Embrapa-TO.

Na atividade de campo serão testados dispositivos acústicos para afugentar o boto-do-Araguaia (Inia araguaiaensis) das redes dos pescadores artesanais. O boto tem o hábito de comer peixes capturados nas redes dos pescadores causando um prejuízo econômico para o setor pesqueiro. Caso os dispositivos funcionem será um grande avanço para reduzir este conflito e o próximo passo será a ampliação do estudo através de uma parceria entre o PPGDS/UNESC e a Embrapa. 

Por: Luciana Avila De Medeiros 21 de agosto de 2019 às 14:10
Compartilhar Comente

Professores PPGDS realizando pós-doutorado exterior

Professores PPGDS realizando pós-doutorado exterior
Mais imagens

O professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) prof. Dr. Alcides Goularti Filho viajou na data de 30/11/2017 para Portugal para um período de  8 meses para realizar o pós-doutorado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O tema de estudo será o setor naval (marinha mercante e indústria naval) fazendo um compartivo entre Brasil, Portugal e Espanha.

A prof. Dra. Giani Rabelo  irá realizar, no mesmo período, o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

PPGDS

 

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 01 de dezembro de 2017 às 14:23
Compartilhar Comente

Organização evento professor PPGDS

Organização evento professor PPGDS
Mais imagens

O prof. Dr. Rafael Rodrigo Muller está organizando juntamente com professores da UTFPR O 2º Colóquio Álvaro Vieira Pinto. O evento tem por objetivo consolidar um espaço de diálogo baseado nas contribuições do pensador e filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto (1909-1987).

Trata-se de um evento aberto ao público em geral, que visa o aprofundamento das interlocuções sobre a obra deste autor entre pesquisadores.as, estudantes de graduação e pós-graduação, e a sociedade em geral. Este evento, anual e itinerante, oferece continuidade ao I Colóquio Álvaro Vieira Pinto, realizado na UNESC em 2016.

O evento será realizado no dia 08 de dezembro de 2017 (sexta-feira), no Mini-auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná (Sede Centro).

PROGRAMAÇÃO

08:00 (até o fim do evento): CREDENCIAMENTO
08:30 as 09:00 – CERIMONIAL
09:00 as 12:00 – ABERTURA (Mesa: Álvaro Vieira Pinto – Vida e Obra)
Profª. Drª. Norma Côrtes (UFRJ)
Profª. Drª. Michelle Fernandes Lima (Unicentro)
12:00 as 13:30 – INTERVALO PARA ALMOÇO
13:30 as 17:30 – SESSÕES DE TRABALHOS: ”Produção de nossa existência”
Apresentação da Rede de Estudos Álvaro Vieira Pinto (RedeAVP)
Encontro de Grupos de Pesquisa
Comunicação oral de trabalhos (resumos expandidos)
17:30 as 18:00 – INTERVALO PARA CAFÉ
18:00 as 21:00 – ENCERRAMENTO (Mesa: Álvaro Vieira Pinto – Educação e Sociedade)
Profª. Drª. Edla Eggert (PUCRS)
Prof. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG)

INSCRIÇÕES

Evento gratuito e aberto ao público em geral.

link: http://www.alvarovieirapinto.org/eventos/ii-coloquio-avp/

 


 

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 01 de dezembro de 2017 às 13:39
Compartilhar Comente

Defesa Banca Dissertação - PPGDS

No dia 23//11/2017 aconteceu a defesa pública da dissertação da aluna mestranda - Thaíse Arnold Policarpo - sob título "Políticas públicas e inclusão social no ensino superior comunitário em Santa Catarina: a Universidade do Extremo Sul Catarinense no período desenvolvimentista (2005-2015)” no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS).

Presidente da banca e orientador: Prof. Dr. Alcides Goularti Filho

Coorientador: Prof. Dr. Ismael Gonçalves Alves

Banca Examinadora:

Prof.ª Dr.ª Leonete Luzia Schmidt (UNISUL)

Prof.ª Dr.ª Giani Rabelo (UNESC)

Prof. Dr. João Henrique Zanelatto (Suplente – UNESC)

RESUMO  -  A educação, consagrada fonte de avanço social e econômico, deve ser garantida pelo Estado. Também, é uma ferramenta importante de inclusão social e desenvolvimento humano. A educação superior brasileira, durante muitos anos, foi destinada à alta elite. Com o passar dos anos, houve uma modificação quanto a isso. Porém, a partir a dos anos 2000, por meio de políticas públicas, a educação superior passou a ser mais acessível a grupos sociais de baixa renda, a negros e a pessoas com deficiência. Período em que o governo foi mais desenvolvimentista. A presente pesquisa apresenta um estudo sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Artigo 170 do Governo do Estado de Santa Catarina e a Bolsa da Prefeitura Municipal de Criciúma no espaço de uma universidade comunitária. Esse modelo de instituição contribuiu para o desenvolvimento da educação superior catarinense. A instituição, objeto deste estudo, é a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), oriunda de uma fundação educacional, criada por lei municipal. Este trabalho apresenta análise de dados entre os anos de 2005 a 2015. Marcado por uma pesquisa qualitativa, com método dialético. Percebemos, após a pesquisa, a presença do Estado na Unesc por meio das políticas públicas sociais inclusivas. Concluímos que as políticas de acesso, identificadas pelos programas estudados, ampliaram as oportunidades de determinados grupos sociais e fomentaram o desenvolvimento da universidade. Os governos Federal, Estadual (Santa Catarina) e Municipal (Criciúma), cumpriram suas funções, ampliando as oportunidades de ingresso na educação superior.

Palavras-chave: Educação. Inclusão Social. Políticas Públicas.

Por: Adriana Carvalho Pinto Vieira 01 de dezembro de 2017 às 13:16
Compartilhar Comente