PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc
Evento reuniu pesquisadores, professores e acadêmicos nesta quarta-feira (24/05) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo da pesquisa e suas oportunidades na Unesc foram esmiuçados na tarde desta quarta-feira (24/05) em encontro com pesquisadores, professores e estudantes da Universidade no Fórum de Pesquisa da Instituição. O evento oportunizou o debate em torno da temática, assim como a elaboração de propostas de aprimoramento das políticas da Instituição.

O objetivo do convite aos colegas, de reestabelecer um diálogo presencial após dois anos de contatos majoritariamente feito de maneira remota, conforme a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, foi de extrema valia. “Temos na Pesquisa um caminho desafiador que traz muita experiência e aprendizado. É um longo caminho a ser percorrido”, comentou.

A atenção da Diretoria, de acordo com a professora, tem se voltado ao aprimoramento dos processos de pesquisa, ciente das mudanças e consequentes desafios trazidos pela Graduação Multi. “Temos trabalhado intensamente nesse sentido especialmente neste ano tendo em vista a necessidade de integrar ainda mais a pesquisa de forma orgânica e sistemática nos cursos a partir da nova proposta de ensino-aprendizagem. O Fórum de hoje tem esse objetivo: unir forças e conhecimentos neste trabalho”, aponta Patrícia.

O resultado mais importante do encontro, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é o diálogo aberto com o grupo. “Dialogar com a comunidade acadêmica, seja com estudantes que estão iniciando ou pesquisadores que já estão em nível de complexidade maior, se torna absolutamente necessário. O encontro de hoje nos convoca a refletir sobre todas as nossas políticas institucionais, estabelecendo os novos caminhos que temos que assumir diante do cenário que nos envolve especialmente pós-pandemia”, salientou.

A produção de ciência em discussão no Fórum, de acordo com a reitora, se faz todos os dias em diferentes lugares, na sala de aula, nos laboratórios e no dia a dia dos trabalhos dos pesquisadores em diferentes dimensões. “Todos os envolvidos, portanto, tem papel fundamental no processo de produção científica e, desta forma, devem participar da reflexão sobre quais caminhos devemos tomar”, acrescentou.

Ao longo do encontro, dividido em três momentos, comandados por Patrícia e pelas assessoras da Diretoria, Merisandra Cortes de Matos Garcia e Giovana Salvaro, os participantes puderam registrar perguntas e sugestões para a gestão universitária e diretoria.

Nesta quinta-feira (26/05) a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação reúne os professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação para mais uma tarde de discussões, desta vez voltado à detalhamentos sobre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), qualificação de publicações, publicação de resultados, mais detalhes sobre questões de internacionalização dos Programas, entre outros assuntos, também com espaço para questionamentos e sugestões. O encontro acontecerá no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P,  a partir das 13h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 18:39
Compartilhar Comente

Docente permanente PPGDS recebe aprovação para pertencer ao quadro social da ACCC

Professor Doutor Silvio Parodi Oliveira Camilo, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC, foi indicado para fazer parte da Academia Catarinense de Ciências Contábeis – ACCC, na categoria de “Acadêmico Titular” sendo empossado como imortal da Cátedra nº 43. A comissão encarregada do processo de preenchimento das vagas acolheu com a indicação e a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 26/03/2019 aprovou o seu nome para compor o quadro social da ACCC.

O evento de posse aconteceu na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina – CRC/SC, em Florianópolis, no último dia 10.

Por: Luciana Avila De Medeiros 12 de julho de 2019 às 13:41
Compartilhar Comente

PPGDS REALIZA AULA MAGNA DE 2019

PPGDS REALIZA AULA MAGNA DE 2019
Prof. Dr. Wilson Toshiro Nakamura PPGA - Mackenzie Mais imagens

“Pesquisas, Eventos e Publicações Científicas em Revistas de Alto Impacto” foi o tema da Aula Inaugural de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc. O Professor Dr. Wilson Toshiro Nakamura, da Universidade Mackenzi de São Paulo, foi o palestrante convidado, e falou sobre o tema na manhã de segunda-feira (29/4) na Sala 17 do Bloco P.

Na fala de abertura a Dra. Melissa Watanabe, coordenadora do Programa enfatizou que “o evento foi representativo para a história do PPGDS, por ser a primeira Aula Magna do curso de Doutorado, cuja oferta teve início em 2019/1”.

Participaram da aula Mestrandos, Doutorandos, Pós-Doutorandos e Docentes Permanentes do PPGDS, além de candidatos interessados em ingressar nas próximas turmas do Programa.

Nakamura possui formação interdisciplinar com graduações em Administração, Economia, Ciências Contábeis e em Direito. Mestrado e Doutorado em Administração. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, ambos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como parecerista de diversas revistas, tais como: RAC. Revista de Administração Contemporânea, Gestão Contemporânea (FAPA), RAM. Revista de Administração Mackenzie.

Por: Luciana Avila De Medeiros 30 de abril de 2019 às 14:17
Compartilhar Comente

PPGDS e Egressos participam de evento de Inovação Social em Florianópolis

PPGDS e Egressos participam de evento de Inovação Social em Florianópolis
Na foto: Egressos Camila Bardini e Igor Drudi e Professora Permanente e Coordenadora Melissa Watanabe Mais imagens

Neste domingo 14/04, ocorreu em Florianópolis o Festival Global de Inovação Social, participaram a coordenadora do PPGDS Profa Dra Melissa Watanabe e os egressos mestres Camila Machado Bardini  e Igor George Borges Drudi. Com palestras, workshops e pitches o evento reuniu empreendedores, acadêmicos e organizações sociais. Pautados nos objetivos do desenvolvimento sustentável direcionados pela ONU, rodas de discussões, dinâmicas e conversas ocorreram simultaneamentes na Acate. Segundo a profa. Melissa, o evento está aderente às temáticas abordadas no Programa em Desenvolvimento Socioeconômico e traz luz a movimentos globais em prol de novas soluções para problemas sociais, de formas mais efetivas, mais sustentáveis e justas e cujo valor gerado beneficia a sociedade como um todo.

Por: Luciana Avila De Medeiros 15 de abril de 2019 às 08:49
Compartilhar Comente

A UNESC e o PPGDS como opções para cursar Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado

A UNESC e o PPGDS como opções para cursar Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado
Na foto: Diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Coordenadores do PPGDS e Pós-doutorandos Mais imagens

Além dos cursos de Mestrado e Doutorado, o Programa Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC oferece também a possibilidade de realização de estágio Pós-Doutoral ou “PostDoc” como é mundialmente conhecido. Trata-se de uma oportunidade para que pesquisadores doutores que não possuem vínculo com a UNESC possam integrar Grupos de Pesquisa consolidados e desenvolver estudos sob a supervisão de professores dos PPGs da instituição. Em 2019 a UNESC e o PPGDS recebem dois novos pós-doutorandos. O primeiro é o Dr. Rodrigo Machado proveniente da UDESC e bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). O mesmo é Licenciado em Ciências Biológicas, Mestre em Biologia, Diversidade e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutor em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O pesquisador realizará atividades de P&D em manejo de recursos naturais e aspectos socioeconômicos de comunidades pesqueiras, sob supervisão da Profa. Dra. Melissa Watanabe. E o segundo é o Dr. César Augustus Winck, administrador e médico veterinário, docente dos PPGs em Desenvolvimento e Sociedade da UNIARP e em Sanidade e Produção Animal da UNOESC e que escolheu a UNESC para seu pós-doutoramento. O pesquisador realizará estudo buscando evidenciar Práticas sustentáveis na competitividade das organizações do sul do Brasil, incluindo o impacto do processo sucessório em organizações rurais do Oeste e Sul de Santa Catarina, sob supervisão do Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini. Os pesquisadores já se reuniram com o Diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Oscar Montedo e com os coordenadores do PPGDS, uma vez que além de suas atividades do pós-doutorado, auxiliarão o Programa como colaboradores externos.

Mais informações: pnpd

Por: Luciana Avila De Medeiros 12 de abril de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente (1)