PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

PPGD e PPGDS promove aula aberta com o professor doutor João Pedro Schmidt

PPGD e PPGDS promove aula aberta com o professor doutor João Pedro Schmidt
Encontro abordou a temática "Políticas Públicas no Brasil 1930-2018: Tensões entre Welfare State e Estado Mínimo" (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc promoveram, na última semana, uma ’aula aberta’ com o professor doutor João Pedro Schmidt, do PPGS da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ele integra ainda a Rede Egrupe: FMP (Fundação Escola Superior do Ministério Público)/ Unesc, Unisc – Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas).

A atividade com o tema: "Políticas Públicas no Brasil 1930-2018:  Tensões entre Welfare State E Estado Mínimo" foi realizada entre as disciplinas de Políticas Públicas e Participação Popular do PPGD e Políticas Públicas e Participação Democrática do PPGDS, ministradas pelos professores doutores Dimas Oliveira Estevam e Reginaldo de Souza Vieira.

Na ocasião o professor convidado contextualizou a temática a partir da abordagem histórica das políticas públicas no Brasil, mencionando as peculiaridades entre Welfare State e Estado mínimo. Na condução da exposição foram apresentadas as características gerais, bem como as ambiguidades e particularidades que giram em torno do tema, tendo em vista tratar-se de uma nova forma estatal apontada como própria onde os Estados apresentam como principal finalidade o bem-estar social.

“Assim, o Welfare State evidencia as suas características gerais a partir do crescimento da máquina estatal, aumento dos impostos, isto é, elevação da carga tributária, bem como despesas públicas tornando o Estado como um dos principais agentes econômicos de atuação ativa”, explica.

Nesse sentido, conforme Schmidt, o Estado passa a intervir no mercado com suas empresas estatais reconhecendo direitos assegurados em lei, mediante sistemas públicos de proteção social como, por exemplo, investimentos em educação, seguridade social e outros diversos mecanismos que objetivam a proteção social.

Ainda de acordo com o professor doutor, a característica tributária é uma das principais marcas do welfare state, haja vista o seu preceito condicional, ou seja, não haveria welfare state sem a elevação de impostos, pois a oferta de serviços públicos depende da elevação tributária. “Por fim, as questões ambíguas do welfare state merecem destaque, pois geram tensões a economia capitalista à medida que legitima outros mecanismos negociais. A lógica da solidariedade é responsável pela elevação dos bens sociais à condição de bens públicos no instante em que os retirou da condição mercantil ou filantropia ocasional”, destacou, ressaltando ainda a importância social do contexto eleitoral 2022, o qual acaba por representar um novo momento na tensão entre welfare state e estado mínimo podem ocasionar consequências que não se exaurem nos próximos quatro anos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de abril de 2022 às 11:36
Compartilhar Comente

Últimos dias das inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc

Últimos dias das inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc
PPGDS tem forte ligação com as demandas regionais (Foto: Arquivo) Mais imagens

Aos interessados em dar sequência a sua formação profissional e/ou atuar na área acadêmica e de pesquisa, a Unesc oferece o mestrado e o doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico. Com forte ligação com a realidade regional, o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) desenvolve suas atividades nas linhas de pesquisa “Trabalho e Organizações” e “Desenvolvimento e Gestão Social”. As inscrições para o processo seletivo podem ser  realizadas até 16 de março.

Os estudantes selecionados no processo seletivo para vagas remanescentes poderão escolher orientadores dentro dos temas como formação econômica e desenvolvimento regional; desenvolvimento rural e interfaces rural-urbano; relações de trabalho e processos de constituição de sujeitos em organizações rurais e urbanas, nas intersecções com gênero, classe social e geração; história e desenvolvimento regional; desempenho organizacional; representação e participação políticas; educação, políticas públicas e desenvolvimento; desenvolvimento local; inovação social; empreendedorismo; desenvolvimento agropecuário e cadeias logística, produtiva e de valor; gestão social e políticas sociais e finanças e estratégia.

A publicação dos nomes dos classificados ocorrerá dia 31 de março.

Saiba mais

Mestrado 

Doutorado

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2021 às 21:29
Compartilhar Comente

Discentes do PPGDS apresentam pesquisas na Semana de Ciência e Tecnologia

Com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", a X edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), teve intensa programação entre os dias 21 e 25 de outubro do ano corrente. Foram cinco dias de atividades que dinamizaram os espaços da Universidade, ampliando o diálogo científico e as relações entre instituição e comunidade.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC, de caráter interdisciplinar, teve participação por meio de seu corpo docente e discente de forma colaborativa na organização do evento e possibilitou a socialização de diversos trabalhos apresentados por seus estudantes de mestrado e de doutorado.

As exposições nas modalidades oral ou pôster vincularam-se a eixos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito de desenvolvimento social, político, econômico, integrando os princípios de sustentabilidade, experiências educativas, responsabilidade social e entre outras temáticas que se enquadram às linhas de pesquisas do PPGDS.

Confira alguns registros destes momentos.

Texto: Danieli Cristina de Souza (mestranda no PPGDS)

Por: Luciana Avila De Medeiros 30 de outubro de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente (3)

DESCONTO 50% para matrícula em disciplinas isoladas 20192

DESCONTO 50% para matrícula em disciplinas isoladas 20192
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico oferece aos interessados a possibilidade de cursar disciplina isolada. O processo para efetuar matrícula como aluno especial deve ser diretamente na Secretaria do PPGDS, Bloco da Biblioteca – Sala 15, no campus da UNESC.

 A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que foi aprovada pela PROACAD, uma forma diferenciada do pagamento para cursar disciplinas isoladas nos cursos de Mestrado ou Doutorado da Unesc. Podendo o candidato optar em pagar agora, somente  50% do valor atual da disciplina, e caso ingresse em um destes cursos e solicite o aproveitamento integral do conteúdo da disciplina, pagará então os 50% restantes, conforme o valor vigente na data do aproveitamento.  

A matrícula em disciplinas isoladas é permitida a todos os diplomados em curso de graduação e fica limitada ao máximo de 03 (três) disciplinas com aproveitamento de até 02 (duas) disciplinas em caso de ingresso regular.  O aluno especial terá os mesmos critérios de avaliação e frequência destinados aos alunos regularmente matriculados. Os interessados devem ficar atentos ao período de matrícula, que será até 12 de agosto de 2019, com início das aulas a partir do dia 05/08/2019.

São necessários os seguintes documentos:

formulário de inscrição devidamente preenchido;
fotocópia do RG;
fotocópia do CPF;
fotocópia do Diploma de Graduação;
Curriculum Lattes, do CNPq, obtido na plataforma lattes no endereço http://lattes.cnpq.br

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431.2624, ou pelo e-mail ppgds@unesc.net

Por: Luciana Avila De Medeiros 08 de agosto de 2019 às 08:40
Compartilhar Comente

Docente permanente PPGDS recebe aprovação para pertencer ao quadro social da ACCC

Professor Doutor Silvio Parodi Oliveira Camilo, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC, foi indicado para fazer parte da Academia Catarinense de Ciências Contábeis – ACCC, na categoria de “Acadêmico Titular” sendo empossado como imortal da Cátedra nº 43. A comissão encarregada do processo de preenchimento das vagas acolheu com a indicação e a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 26/03/2019 aprovou o seu nome para compor o quadro social da ACCC.

O evento de posse aconteceu na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Santa Catarina – CRC/SC, em Florianópolis, no último dia 10.

Por: Luciana Avila De Medeiros 12 de julho de 2019 às 13:41
Compartilhar Comente