PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc
Evento reuniu pesquisadores, professores e acadêmicos nesta quarta-feira (24/05) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo da pesquisa e suas oportunidades na Unesc foram esmiuçados na tarde desta quarta-feira (24/05) em encontro com pesquisadores, professores e estudantes da Universidade no Fórum de Pesquisa da Instituição. O evento oportunizou o debate em torno da temática, assim como a elaboração de propostas de aprimoramento das políticas da Instituição.

O objetivo do convite aos colegas, de reestabelecer um diálogo presencial após dois anos de contatos majoritariamente feito de maneira remota, conforme a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, foi de extrema valia. “Temos na Pesquisa um caminho desafiador que traz muita experiência e aprendizado. É um longo caminho a ser percorrido”, comentou.

A atenção da Diretoria, de acordo com a professora, tem se voltado ao aprimoramento dos processos de pesquisa, ciente das mudanças e consequentes desafios trazidos pela Graduação Multi. “Temos trabalhado intensamente nesse sentido especialmente neste ano tendo em vista a necessidade de integrar ainda mais a pesquisa de forma orgânica e sistemática nos cursos a partir da nova proposta de ensino-aprendizagem. O Fórum de hoje tem esse objetivo: unir forças e conhecimentos neste trabalho”, aponta Patrícia.

O resultado mais importante do encontro, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é o diálogo aberto com o grupo. “Dialogar com a comunidade acadêmica, seja com estudantes que estão iniciando ou pesquisadores que já estão em nível de complexidade maior, se torna absolutamente necessário. O encontro de hoje nos convoca a refletir sobre todas as nossas políticas institucionais, estabelecendo os novos caminhos que temos que assumir diante do cenário que nos envolve especialmente pós-pandemia”, salientou.

A produção de ciência em discussão no Fórum, de acordo com a reitora, se faz todos os dias em diferentes lugares, na sala de aula, nos laboratórios e no dia a dia dos trabalhos dos pesquisadores em diferentes dimensões. “Todos os envolvidos, portanto, tem papel fundamental no processo de produção científica e, desta forma, devem participar da reflexão sobre quais caminhos devemos tomar”, acrescentou.

Ao longo do encontro, dividido em três momentos, comandados por Patrícia e pelas assessoras da Diretoria, Merisandra Cortes de Matos Garcia e Giovana Salvaro, os participantes puderam registrar perguntas e sugestões para a gestão universitária e diretoria.

Nesta quinta-feira (26/05) a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação reúne os professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação para mais uma tarde de discussões, desta vez voltado à detalhamentos sobre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), qualificação de publicações, publicação de resultados, mais detalhes sobre questões de internacionalização dos Programas, entre outros assuntos, também com espaço para questionamentos e sugestões. O encontro acontecerá no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P,  a partir das 13h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 18:39
Compartilhar Comente

Acadêmicos e professores da Unesc recolhem 26 kg de lixo na orla do Balneário Rincão

Acadêmicos e professores da Unesc recolhem 26 kg de lixo na orla do Balneário Rincão
A ação aconteceu em uma pequena faixa de praia de 9 mil metros quadrados localizada em frente a praça à beira mar na Zona Sul.(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Tampinhas, garrafas pet, sacolas plásticas, vasos de flor retangular, escova de dentes e uma variedade de resíduos, totalizando cerca de 26 kg, foram recolhidos na manhã de sábado (07/05), na orla do Balneário Rincão, em frente a praça na beira mar da Zona Sul. Uma frente de trabalho envolvendo 15 pessoas, entre acadêmicos e professores, garimparam uma área de 9 mil metros quadrados em busca de lixo depositado a beira mar.

A atividade de recolhimento do material e pesagem durou cerca de uma hora e visa despertar nos estudantes e na população das cidades e veranistas, a importância da conscientização e preservação ambiental. A ação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e é coordenada pelo docente Dimas Oliveira Estevam, com o apoio do pesquisador do programa e professor do curso de Biologia, Rodrigo Machado.

Além do PPGDS, a iniciativa contou com a colaboração do curso de Ciências Biológicas, o Centro Acadêmico de Ciências Biológicas “Chico Mendes” (CACIB) e da Prefeitura do Balneário Rincão.

O mutirão de limpeza foi realizado em parceria com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), que executou neste mesmo dia, simultaneamente, uma varredura na Praia do Dafundo em Lisboa - Portugal. Entre os objetivos do intercâmbio estão as atividades socioambientais que neste ano foi fazer a limpeza da praia, a fim de fazer o inventário dos lixos recolhidos, compará-los e avaliar quais as diferenças e  semelhanças no que se refere a materiais descartados erroneamente pela população portuguesa e brasileira.

Segundo acadêmico de Ciências Biológicas, Lucas Seibert, a iniciativa é muito importante para a conscientização da população. “Aqui temos uma ideia do lixo que chega à praia. Encontramos nesta ação coisas que usamos no nosso dia a dia. Eu e minha parceira recolhemos muitos copos e sacolas de plásticos, embalagem de bala, canudo, corda, pedaços de madeira de construção,  entre outros itens. Todo esse material foi descartado em algum momento longe daqui, e acabou devolvido pelo mar, aqui na praia. Isto traz impacto no meio ambiente, mas também, um impacto na hora do lazer. Então, nossas praias estão sujas pelo nosso próprio lixo”, refletiu.

A estudante e presidente do CACIB, Maria Laura Miranda Darella Lorenzin Dias, considerou super válida a ação, já que está dentro da sua área de atuação. “O nosso CA acampou esta tarefa e sempre será parceiro neste mutirão. Em pouco tempo e espaço, tiramos muito lixo, 26kg. parece pouco, mas olha a dimensão da praia. É superimportante para nós, estarmos aprendendo e exercitando na nossa área, principalmente na área ambiental. Este trabalho é de extrema importância tanto para a conscientização dos nossos acadêmicos como para o público externo”, avaliou.

Para o pesquisador do PPGDS, Rodrigo, o exercício foi super bacana e uma experiência bem interessante. “Nossos alunos conseguiram constatar uma diversidade de lixo muito grande, na maioria plástico. Agora vamos fazer uma análise mais detalhada. Recolhemos  fragmentos de medianos a grandes, o que é um tipo de material que impacta muita a fauna marítima e costeira do Brasil e do mundo. Em alguns elementos, como uma escova de dente, foram encontrados invertebrados utilizando esse plástico como seu habitat e muitas outras situações. Mas valeu, mesmo com a praia suja, com muitos galhos e vegetação, oriundos da forte chuva do início da semana, deu para mostrar aos acadêmicos a situação”, comentou. 

O coordenador adjunto do PPGDS, professor Dimas,  relatou a ação de conscientização ambiental no Balneário Rincão. “Nós efetuamos uma importante atividade de coleta de resíduos à beira-mar, uma parceria entre a Unesc com o ISCAL que neste dia, também realizou uma atividade similar na Praia do Dafundo, na grande região de Lisboa. Finalizado os trabalhos de coleta,  percebemos que a grande maioria dos resíduos depositados na beira-mar são plásticos. Também achamos material de pesca, entre outros elementos. Depois, durante a próxima semana vamos contabilizar e comparar com a ação em Portugal. Quero agradecer a todos os participantes nesta ação. A coleta pode ter sido pequena, mas se cada um fizer a sua parte, nossas praias estarão sempre limpas”, concluiu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de maio de 2022 às 16:31
Compartilhar Comente

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas

Meleiro tem Plano de Desenvolvimento Socioeconômico lançado com grandes expectativas
Fotos: Mayara Cardoso/Agecom/Unesc Mais imagens

Chegou a vez de Meleiro celebrar um passo significativo na caminhada para o desenvolvimento socioeconômico acelerado. Nesta segunda-feira (02/05), a chuva que insistiu em cair em toda a região não foi o suficiente para afastar a comunidade do Lançamento do Plano de Desenvolvimento Socieconômico, primeiro passo do projeto realizado pela Unesc em parceria com o Sebrae e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

A metodologia a ser aplicada pela Unesc ao longo dos próximos meses foi apresentada pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Apesar de dominar as técnicas de planejamento e de análise de dados, conforme Gisele, não será a Unesc a responsável pelo sucesso da ação. “Nós iremos nortear esse processo, mas ele será um sucesso graças ao envolvimento de todos vocês que estão aqui no lançamento e dos que estarão conosco nas próximas etapas de trabalho. Unesc, Sebrae/SC, Amesc e Município estão unindo forças para esse resultado. Quando grandes atores como essas se unem em prol de um objetivo os frutos são inevitavelmente bons”, destacou no evento.

A noite de lançamento do sexto Plano entre os municípios da Amesc, para Gisele, marca mais um momento de grande honra para a Universidade. “A cada encontro como este me sinto privilegiada por podermos estar juntos dos municípios pensando de forma consciente o cenário no qual queremos estar daqui a dez anos. Cada uma das pessoas que participar estará ajudando a definir as rotas a serem percorridas para alcançar os objetivos vislumbrados”, pontuou.

Em mensagem transmitida no evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta deixou também seu recado à comunidade de Meleiro. “Tenho certeza de que o Plano de Desenvolvimento será um divisor de águas para esta cidade de povo guerreiro e engajada. Estamos juntos nesse desafio, ancorados em instituições dispostas a dar o seu melhor pelo objetivo comum. Contem conosco sempre”, enfatizou Luciane.

Oportunidade ímpar

A expectativa no Município é das melhores. Ao menos é o que garante o vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, que vê no desafio uma grande oportunidade. “Não é algo que já vem elaborado. Não vem em um pacotinho. Vai ser feito com a participação do município, do empresário, agricultor, do varejista. Acho que isso é o mais importante. Se precisamos crescer e sermos melhores, vamos começar com nós mesmos e com planejamento”, pontuou.

Para o prefeito Eder Mattos, este é o momento de analisar os motivos que fizeram com que a cidade deixasse de se desenvolver e, paralelamente, aprender com as lideranças para tomar atitudes ainda mais acertadas daqui em diante. “Cabe neste momento a comparação com os demais municípios e o resgate histórico. Se olharmos os dados atuais vamos observar que Meleiro se destaca em muitas áreas, fruto da dedicação do povo daqui. Nossa raça é trabalhadora e é por ela também que precisamos prospectar o futuro”, acrescentou.

Representando a Regional Sul do Sebrae/SC, Marcos Tondin destacou o significado da participação ativa da comunidade no evento. “Vocês todos poderiam estar confortáveis em casa neste dia de frio e chuva, mas estão aqui dispostos a participar de um movimento que olha para o futuro. Tenho certeza de que é esse empenho que fará a diferença para o sucesso dessa iniciativa na qual Unesc e Sebrae estão juntos dos municípios”, pontuou, enaltecendo ainda a beleza da apresentação que marcou a abertura do evento.

Do TCC à realidade

A egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Cristina Zeni, natural de Meleiro, já é uma representante ativa da Universidade no Município. Ela estudou minuciosamente um Plano de Mobilidade Urbana como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação e já apresentou no gabinete do prefeito para implementação na cidade. Na noite de lançamento do Plano, a egressa e o prefeito apresentaram ao público o projeto e mostraram que a pesquisa já será valiosa para as diretrizes que serão definidas a partir de agora.

Para Cristina, ver seu projeto sendo apresentado em um evento de tamanha importância e, principalmente, vislumbrar sua implementação, é emocionante. “Fiquei realmente emocionada vendo meu trabalho sendo levado em consideração dessa forma. É muito bom ser ouvida e saber que meu estudo poderá ajudar na prática de uma cidade melhor”, destacou.

A participação da profissional é motivo de inspiração para o adolescente Gabriel Cauã Longaretti Toldo, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Inês Tonelli Nápoli, de Araranguá, que cediou o evento. O aluno da rede municipal de ensino foi convidado a compor a mesa de autoridades da noite e aproveitou a oportunidade. “Acho muito importante participarmos desses encontros e das decisões que farão parte do nosso futuro. Vou incentivar a todos os jovens que participem dos workshops e acompanhem de perto este projeto que fará a diferença na vida de todos nós”, pontuou.

Esporte e arte

Os participantes foram presenteados com a participação especial do Grupo de Capoeira Armada Brasil, formado por crianças do Grupo de Convivência do CRAS 1 de Meleiro.

O próximo encontro de trabalho do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico será realizado no dia 17 de maio às 14h de forma virtual para o primeiro Workshop.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 12:05
Compartilhar Comente

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe

Presidente do DCE da Unesc assume conselho de estudantes da Acafe
Foto: Divulgação Mais imagens

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Unesc, Vittor Teixeira, assumiu a presidência do Conselho dos DCE’s da Acafe. Ele permanece no cargo até o fim de 2022. “O meu nome foi escolhido em reunião realizada em Itajaí. Permanecerei nesta função até o fim do ano”, salienta Teixeira.

O conselho representa todos os DCEs das Universidades Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe, e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Antes de Teixeira, o presidente era Leandro Freitas, do DCE da Univale, que estava no cargo desde o ano passado. “Fico muito honrado e feliz em poder representar a Unesc neste espaço e poder também fortalecer as lutas das comunitárias. Presidir o conselho será um grande desafio e vai exigir muita responsabilidade e trabalho, o qual me sinto muito confortável para encabeçar, pois os conselheiros são muito presentes e atentos às demandas dos estudantes”, enfatiza.

Vittor foi eleito presidente do DCE da Unesc após receber 1.919 votos, em eleição realizada no ano passado. “Ficamos felizes pelo reconhecimento do nosso movimento estudantil, tendo como resultado a escolha para presidir o Conselho dos DCE’s da Acafe. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, pois os alunos nos ajudam a construir o ser e o fazer de uma Universidade Comunitária como a Unesc”, destaca a Reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Bandeira

Teixeira revela que a principal bandeira frente ao conselho será ampliar a defesa do Programa Uniedu e continuar dialogando com os DCE’s da Acafe. “Tudo isso para garantir a manutenção do 90/10 das bolsas Uniedu, que são fundamentais para a permanência estudantil e manutenção das nossas universidades, que todo recurso investido reverte para a comunidade através dos seus programas de pesquisa e extensão”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:58
Compartilhar Comente

PPGD e PPGDS da Unesc promovem aula aberta com a professora Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski

PPGD e PPGDS da Unesc promovem aula aberta com a professora Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski
Foto: Divulgação Mais imagens

Os Programas de Pós-Graduação em Direito e em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, junto às disciplinas de Políticas Públicas e Participação Popular do PPGD/Unesc e Políticas Públicas e Participação Democrática do PPGDS/Unesc, ministradas pelos professores Doutores Dimas Oliveira Estevam e Reginaldo de Souza Vieira, promoveram a aula aberta com a Professora Doutora Carmen Rosario Ortiz Gutierrez Gelinski, titular na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o tema "Políticas Públicas: Caracterização, Formulação e Metodologias de Análise".

Em sua apresentação, Carmen abordou a conceituação de políticas públicas destacando que elas são ações governamentais dirigidas a solucionar determinadas necessidades públicas. As políticas podem ser classificadas como: sociais (saúde, assistência, habitação, educação, emprego, renda, previdência), econômicas (fiscal, monetária, cambial, industrial) ou outras (científica e tecnológica, cultural, agrícola, agrária).

Usualmente o ciclo das políticas é concebido como processo de formulação, implementação, acompanhamento e avaliação. Expôs, ainda, a metodologia da formulação das políticas públicas, bem como as formas de avaliação, as quais poderão ser gerencialista e não gerencialista. “A partir dos anos de 1990, as políticas keynesianas universais foram sendo substituídas pelas políticas restritivas a gastos, as políticas sociais passaram a ter um caráter focalizado. Nesse contexto de restrição de recursos, vem crescendo o interesse em analisar as políticas públicas para acompanhar mais de perto o gasto público. A par disso, o acesso facilitado a bases de dados permite que mesmo cidadãos comuns ou aqueles ligados a certas pautas possam seguir mais de perto a ação do Estado”, destacou a professora.

Ela ainda fez algumas considerações sobre sistemas de proteção social e políticas sociais, salientando que os sistemas consolidados de proteção social, nos modelos escandinavos, pressupõem um acordo societário para manter direitos universais diante de contingências como doenças, velhice, abandono e outras. “Diferente disso, as políticas sociais, características dos países latino-americanos, atendem necessidades localizadas e têm um caráter “egocêntrico”, isto é ligado a interesses partidários. Não raro a continuidade dessas políticas sociais vê-se prejudicada pela alternância de partidos no poder”, pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de maio de 2022 às 11:52
Compartilhar Comente