PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Unesc oportuniza capacitação para conselheiros de saúde de Criciúma

Unesc oportuniza capacitação para conselheiros de saúde de Criciúma
Mais imagens

A Unesc iniciou mais uma atividade de contribuição com a sociedade, mais precisamente na área da saúde. A partir desta semana, e durante todo o mês de fevereiro, conselheiros de saúde titulares e suplentes de Criciúma participam de um curso de capacitação, promovido pela Universidade, por meio dos programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) e de Pós-graduação em Direito (PPGD), em parceria com a Administração Municipal e Conselho Municipal de Saúde.

O objetivo é oportunizar formação referente aos aspectos históricos, normativos e operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para o exercício do controle social em saúde no nível local e municipal, de forma crítica e reflexiva.

“Esta iniciativa é fundamental, pois oportuniza diversos ensinamentos aos conselheiros de saúde que atuam na ponta, junto à comunidade e uma capacitação adequada fornece o conhecimento técnico necessário para que eles desempenhem as suas funções de forma ainda mais eficaz. Com esta iniciativa, em parceria com o Município e com o Conselho de Saúde, a Unesc demonstra, mais uma vez, o seu caráter comunitário”, salienta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Temas abordados

As atribuições do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma são disciplinadas pela lei nº 6.541/2014. O texto propõe que a entidade promova cursos de capacitação para os conselheiros titulares e suplentes, com carga horária de, no mínimo, 20 horas. Para atender esta necessidade o conselho e a Unesc estruturaram uma proposta formativa que agora chega à terceira turma.

O professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) da Unesc, Jacks Soratto, explica que o curso possui quatro blocos temáticos que contemplam aspectos da história das políticas de saúde e da legislação, além dos dispositivos de saúde existentes no município e o funcionamento do serviço.

“Além disso, o curso trata do funcionamento do conselho e do seu regimento. O público alvo principal são os conselheiros municipais de saúde, mas também participam conselheiros locais de saúde com a finalidade de fortalecer o controle social nos micro espaços de cada território do município de Criciúma e saber que o controle social faz esse papel é de fundamental importância para um SUS público de qualidade e universal”, fala Soratto.

Papel dos conselhos de saúde

O primeiro dia de capacitação focou na importância do papel dos conselhos de saúde na defesa e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), assunto abordado pelos palestrantes, Antônio Augusto Schäfer e Dimas de Oliveira Estevam, professores da Universidade.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Lisiane Tuon, destacou ainda o aporte que a Unesc presta para os participantes do curso, e lembra que a reitora Luciane Bisognin Ceretta já atuou diretamente nesta área e por isso sabe o papel dos conselheiros na promoção da saúde. “Sempre que vocês precisarem a Unesc está aberta, porque nós temos uma gestora que nos proporciona, nos dá autonomia e liberdade”, enfatiza.

Uma das 60 participantes da capacitação é a conselheira Local de Saúde do bairro Laranjinha, Viviane Custódio. “É a primeira vez que eu participo. Eu e os outros membros do conselho conversamos sobre a importância dessa capacitação na luta pela pela saúde no nosso bairro e por isso decidimos ingressar no curso”, comenta.

Durante os encontros, os conselheiros participam de rodas de conversas; dinâmicas; reflexão; aulas expositivo-dialogadas mediadas por slides, além da participação de convidados externos, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Os próximos encontros do Curso de Formação de Conselheiros de Saúde de Criciúma ocorrem na próxima segunda-feira (19/02) a sexta-feira (23/02) sempre a partir das 19h, no campus da Unesc, em Criciúma.

“Este curso é de extrema importância, pois precisamos saber dos nossos limites, do nosso papel como conselheiros, quais os nossos direitos e nossas obrigações. O controle social é o que faz toda a fiscalização, em especial o Conselho Municipal de Saúde, que é deliberativo e fiscalizador. Periodicamente, a Administração da cidade apresenta o Plano de Saúde ao conselho, que precisa estar preparado para analisar contas, verificar pendências, se os índices propostos são adequados, entre outros pontos. Desta forma, precisamos saber em que legislação estamos embasados e o curso proporciona esses ensinamentos sobre as leis que regem a saúde pública e a democracia participativa dos conselhos”, comenta o presidente do conselho Municipal de saúde, Júlio César Zavadil.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de fevereiro de 2024 às 14:47
Compartilhar Comente

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão

Unesc participará do passeio ciclístico em Balneário Rincão
Mais imagens

A Unesc marcará presença no 16º Passeio Ciclístico da Integração, em Balneário Rincão, que ocorrerá neste sábado (27/01), a partir das 14h. Além de promover ações de saúde e contar com um espaço para apresentação e atendimento à comunidade interessada nos cursos de graduação, a Universidade disponibilizará a oportunidade de os participantes enfeitarem suas bicicletas com adesivos e balões.

Conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, mais uma vez a Instituição estará junto da comunidade em um evento que já é tradicional na região. “Estamos engajados na sociedade e comprometidos permanentemente com iniciativas como essa que promovam a educação, a saúde e a qualidade de vida”, diz a reitora, destacando que a Instituição também coloca à disposição 20 bicicletas para os funcionários que participarem do passeio. 

O passeio, que tem como tema 'Prevenir, para Salvar + Vidas', terá um percurso de 15 quilômetros pelas principais ruas do Balneário Rincão, com ponto de largada e chegada na Área de Eventos do município. Estima-se a participação de três mil ciclistas de diversas idades e localidades.

Em caso de condições climáticas adversas, o passeio será transferido para o sábado seguinte, dia 3 de fevereiro.

Calendário

O Passeio Ciclístico, integrado ao calendário de ações do Balneário Rincão, é organizado em parceria pela Cruz Vermelha – Criciúma, Equipe Multi-Institucional e Município de Balneário Rincão. 

Todos os participantes que doarem um quilo de alimento não perecível terão direito a sorteios de brindes. Além disso, a comunidade em geral também poderá fazer a doação de alimentos durante a ação, onde um veículo passará para recolher as contribuições solidárias.

Os mantimentos serão entregues para as famílias em vulnerabilidade social do Balneário Rincão conforme a distribuição organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de janeiro de 2024 às 16:51
Compartilhar Comente

Unesc participa do 5º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social

Unesc participa do 5º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social
Evento internacional tratou do tema “Sustentabilidade e Território”. (Fotos: Reprodução) Mais imagens
Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de novembro de 2023 às 11:02
Compartilhar Comente

Unesc participa da abertura do Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social

Unesc participa da abertura do Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social
Mais imagens

A tarde dessa quarta-feira (22/11) marcou a abertura oficial do 5º Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social (CRIARS), evento que reúne instituições representantes de instituições de ensino e pesquisa do Brasil, de Portugal e da Espanha, entre elas, a Unesc, que também é uma das organizadoras do evento. O Congresso, realizado de forma virtual, contou com a participação de renomados palestrantes.

Sob o tema “Sustentabilidade e Território”, o evento tem por objetivo aprofundar discussões sobre os desafios contemporâneos que envolvem o desenvolvimento sustentável, inclusão social, direitos humanos, equidade de gênero, entre outros temas pertinentes à sociedade atual.

Para a professora do Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade Lisboa, Maria João Santos, a cerimônia de abertura representou um momento significativo de compartilhamento e troca de experiências voltadas para o desenvolvimento e impacto social. 

“Vale ressaltar que o primeiro evento foi realizado em 2010, com o propósito de promover a produção e disseminação de conhecimento científico. Este momento atual é de suma importância, especialmente considerando o contexto global em constante mudança, um cenário que muitos de nós não poderiam ter previsto ou antecipado”, destacou.

Durante a cerimônia de abertura, a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, enfatizou o compromisso da Universidade em protagonizar reflexões e fomentar mudanças que impactem positivamente a qualidade de vida das pessoas.

“Como instituição de ensino, temos o papel não apenas de protagonizar reflexões, mas também de fomentar mudanças que possam trazer clareza àqueles que têm a capacidade de idealizar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Este congresso reforça o nosso compromisso de transformar a vida daqueles que passam por nossas instituições”, disse.

“Nossa responsabilidade é grande, pois acreditamos que o conhecimento é libertador. Este seminário proporcionará discussões sobre temas de extrema importância. Nossa Instituição está sempre à disposição. Trabalhamos em prol do desenvolvimento regional, com uma visão ampla que abrange toda a região, reconhecendo que as diferenças nos enriquecem, tendo como ponto de convergência a educação. Acreditamos que ocupamos um lugar de compromisso na transformação de vidas”, complementou Gisele.

O presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Iscal), Pedro Pinheiro, expressou a relevância dos temas abordados e a oportunidade de compartilhamento de conhecimento.

“Este congresso é de suma importância e é gratificante colaborar com iniciativas tão significativas. Os temas abordados são extremamente pertinentes e merecem ser discutidos amplamente. É um momento valioso para compartilhar conhecimento e contribuir para a expansão do saber”, disse.

O vice-presidente do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa), professor Daniel Seabra Lopes, também fez uma fala de abertura abordando a importância do mesmo.

Palestra

No evento de abertura, o professor Juan Benavides Delgado, da Universidad Complutense de Madrid, apresentou ao público uma palestra sobre os rumos das marcas e empresas nos novos contextos corporativos, explorando desafios e oportunidades emergentes. 

Ele conduziu uma análise profunda sobre os rumos das marcas e empresas nos novos contextos corporativos, sociais e comunicativos. Com a palestra intitulada “Hacia Donde Va La Marca Y La Empresa Em Los Nuevos Contextos Corporativos, Sociales Y Comunicativos? - Uma Visión Holística De Los Problemas”.

Benavides ofereceu uma visão holística e abrangente, explorando os desafios e oportunidades emergentes para as marcas e empresas em cenários contemporâneos. 

O evento, que ocorre até sexta-feira (24/11), é organizado pelo Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa); pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL); pelos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) e em Direito (PPGD) da Unesc. O coordenador do PPGDS e também um dos coordenadores do evento, professor Dimas de Oliveira Estevam, também marcou presença no Congresso.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2023 às 11:01
Compartilhar Comente

Cocriadora, Unesc participa da abertura da Expomais

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2023 às 17:02
Compartilhar Comente