Administração de Empresas

Projeto de extensão desenvolve ações de incentivo ao empreendedorismo com alunos do Bairro da Juventude

Projeto de extensão desenvolve ações de incentivo ao empreendedorismo com alunos do Bairro da Juventude
Encontros com jovens e adolescentes são organizados por professores e alunos do curso de Administração (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os 58 estudantes do curso profissionalizante de Cozinheiro Industrial, do Bairro da Juventude, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (5/3). As turmas da manhã e da tarde tiveram o primeiro encontro com a equipe do projeto de extensão da Unesc, que desenvolve ações para despertar o empreendedorismo nos jovens e adolescentes. Em 2020, o projeto do curso de Administração da Universidade chega ao seu décimo ano no Bairro da Juventude e, ao longo de sua trajetória, já capacitou mais de 500 alunos dos diversos cursos do Centro Profissionalizante (CEP) do Bairro.

Segundo o coordenador do projeto “Empreendedorismo e Planos de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude”, Abel de Souza, o objetivo é estimular jovens e adolescentes na geração de trabalho e renda, com inclusão social, por meio de capacitação empreendedora. Para isso, professores e acadêmicos de Administração compartilham o conhecimento por meio de oficinas e atividades, que acontecem semanalmente.

O projeto de extensão faz parte do Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor (Pope). “Abordamos o empreendedorismo tanto para eles serem donos ou funcionários. É possível empreender mesmo não sendo proprietário do negócio. O empreendedor é aquele que está sempre buscando algo novo, diferente”, afirma.

A estudante da oitava fase do curso de Administração da Unesc, Laura Godinho Bettiol, entrou em seu terceiro ano como participante do projeto e, nesta quinta-feira, iniciou as atividades com a turma de 2020 (cada ano o trabalho ocorre com um curso profissionalizante). No primeiro contato, houve a apresentação do projeto e dos participantes e a troca de informações entre os alunos do Bairro da Juventude e a equipe da Unesc. Por último, foi realizada a dinâmica “Roda da Vida”, em que os alunos distribuíram os seus níveis de satisfação nas seguintes áreas: qualidade de vida, pessoal, relacionamento e profissional. Posteriormente, eles analisavam e refletiam sobre o resultado.

Segundo Laura, ter o contato com os jovens e adolescentes do Bairro da Juventude tem agregado na vida acadêmica e pessoal. “Participar do projeto me engrandece. Essa troca me ensina muito: a ser mais humana, a valorizar as pequenas coisas e todas as vitórias, além de me incentivar a ser uma profissional com um olhar diferente”.


E não são apenas os participantes do projeto que aprendem. O professor do curso profissionalizante de Cozinheiro Industrial, Cleiton Machado, conta que, ao acompanhar os encontros, apreende informações úteis inclusive para o seu trabalho como professor. “Há muitas formas de empreender e, ao acompanhar o projeto, novas ideias surgem”, conta Machado, que iniciou a carreira após fazer o curso profissionalizante de Panificação do Bairro da Juventude.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de março de 2020 às 18:23
Compartilhar Comente

Aula Inaugural: 12 de Março de 2019

Aula Inaugural: 12 de Março de 2019
Mais imagens

O curso de Administração realiza neste dia 12 de Março 2019, aula Inaugural para todos acadêmicos do curso. 

local: Auditório Ruy Hulse

Horário: 19h

Palestra Tema: Inovação na Gestão

Palestrante: Adm. João Ribeiro Junior. 

A coordenação 

Por: Izabel Regina De Souza 11 de março de 2019 às 17:13
Compartilhar Comente

Comemoração Dia internacional da Mulher

O curso de Administração realizou uma homenagem a todas as acadêmicas do curso de Administração no dia 07 e 08 de Março de 2019. 

As atividades iniciaram no dia 07/03, ás 19h, com a seguinte programação: 

Café com beleza (Maquigem Mary Kay)

Palestra com Profa. Dra. Melissa Watanabe, com o Tema: O empoderamento da mulher no empreendedorismo social. 

No dia 08/03, as atividades iniciaram ás 09h, com a mesma programação. 

Parabéns a todas as participantes. 

A coordenação 

Por: Izabel Regina De Souza 11 de março de 2019 às 16:56
Compartilhar Comente

Curso de Administração Promove Natal Solidário na AMA

Curso de Administração Promove Natal Solidário na AMA
Liga Atlética Colméia Mais imagens

Neste dia 06 de Dezembro de 2018, os acadêmicos do Curso de Administração, participaram de uma tarde de recreação com os Amigos Autistas da AMA. 

Na oportunidade, foi entregue brinquedos, bolachas, caixas de leites e materiais de limpezas. 

A liga Atlética Colmeía do Curso de Administração fez a alegria das crianças da AMA. Parabéns a todos envolvidos nessa ação de carinho ao próximo. 

Curso de Administração 

Por: Izabel Regina De Souza 11 de dezembro de 2018 às 15:56
Compartilhar Comente

Ação de Natal Curso de Administração

Ação de Natal Curso de Administração
Curso de Administração Mais imagens

O curso de Administração juntamente com Centro Acadêmico Jorge Zanatta, Liga Atlética Coméia, Acadêmicos e Professores  lançou nesta noite (13/11/2018) uma ação de Natal para Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA de Criciúma/SC) 

A partir desse dia 13/11 até 30/11/2018, o curso estará fazendo arrecadação de: Caixas de leites, Bolachas, materiais de limpeza e brinquedos, que serão doados a AMA no dia 03/12/2018. 

Na oportunidade da entrega, os acadêmicos e professores passarão uma tarde com as crianças e adolecentes da AMA. 

Venha fazer parte desse movimento e alegrar um pouquinho a vida dos nossos amigos autistas. 

A coordenação. 

Por: Izabel Regina De Souza 13 de novembro de 2018 às 21:18
Compartilhar Comente