Administração de Empresas

Jornada Acadêmica dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc inicia na segunda-feira

Jornada Acadêmica dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Unesc inicia na segunda-feira
Evento será 100% virtual e terá transmissão em Youtube.com/unesctv Mais imagens

Os últimos meses estão sendo marcados pelo protagonismo estudantil na Unesc. Após a Jornada Integrada da Saúde, a Semana Integrada da Educação e a Jornada Acadêmica de Tecnologia, é a vez da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas. Olhando para as transformações do mundo e seu futuro, o evento 100% virtual terá a temática “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos”. Com transmissão ao vivo em Youtube.com/unesctv, a programação inicia na segunda-feira (27/7) e se estende até sexta-feira (31/7).

Presidente da comissão organizadora e acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado enfatiza o engajamento dos estudantes envolvidos com a programação, e conta que o objetivo é preparar conteúdos relevantes e de qualidade para compartilhar com os colegas e com a comunidade externa. “São representantes de cada um dos cursos, Administração de Empresas, Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão em Recursos Humanos e Processos Gerenciais, unidos para trazer o melhor em cada temática”, salientou.

Abrindo a Jornada, a programação para segunda-feira dá ênfase na área do Direito e percepções em tempos de pandemia. Iniciando o evento, o juiz do trabalho Ricardo Jahn aborda “A justiça do trabalho seguro em tempo de pandemia”, a partir das 9 horas. Às 20 horas, o administrador e advogado Agenor Daufenbach Júnior ministra a palestra “Gestão privada em tempos de pandemia”. Concluindo o primeiro dia, é a vez do coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior falar sobre “Gestão pública em tempo de pandemia”.

No segundo dia, terça-feira (28/7), o assunto “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam? ” será apresentado pelo Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donini, a partir das 19h30. Em seguida, Leandro Beninca, profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, traz a palestra “PF e Microempreendedores: orientações financeiras durante e pós Covid-19”. O evento ocorre a partir das 21 horas.

Na quarta-feira (29/7), a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil, fala sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios.

Ainda entre as confirmações do dia está a mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

As inscrições já estão abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de julho de 2020 às 09:58
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Colação de grau especial é marcada por belas histórias

Colação de grau especial é marcada por belas histórias
Acolhedora cerimônia ocorreu na noite desta terça-feira (11/2) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Ser mãe, por si só, é um grande desafio. Ser universitária, também. Quando Natalia subiu ao palco para receber o canudo de bacharel em Administração de Empresas pela Unesc seus olhos logo se prenderam em sua família, que há 45 dias ficou um pouquinho maior. Nos braços do pai, Olivia presenciou a grande vitória de sua mãe, mesmo sem entender o que se passava logo a sua frente. Junto a formada, outros seis egressos viveram seus momentos especiais de conquista, em Colação de Grau Especial nos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Tecnologia em Processos Gerenciais. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (11/2).

Para conciliar a rotina materna e as demandas dos estudos, Natalia Matias Scheffer superou algumas barreiras. Durante todo o ano letivo em 2019, a então acadêmica enfrentou diariamente mais de uma hora de viagem, vindo de Torres no Rio Grande do Sul. “Mais do que apenas a estrada, defendi a disciplina de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) II com oito meses e meio de gravidez. Hoje, com minha filha no colo, percebo que todo o esforço valeu a pena”, afirmou.

A pequena e acolhedora cerimônia foi ministrada pela Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, que parabenizou os formandos. “O dia de hoje é um sinônimo de vitória, dos formandos, dos país, dos professores e de nossa Universidade. A partir deste dia, eles se tornaram profissionais que vão contribuir para um mundo melhor”, destacou.

Assim como a celebração desta terça-feira, a semana será marcada pela conquista na Universidade. Novas cerimônias de Colação de Grau Especial em gabinete serão realizadas quinta-feira (13/2) e sexta (14/2), além de celebração festiva na noite de sábado (15/2).

Pertencimento

Ao formar-se na Unesc, o egresso passa a fazer parte de uma comunidade exclusiva. O Alumni tem a finalidade de promover oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de fortalecer vínculos. Neste espaço o formado encontra vantagens e benefícios para continuar sua caminhada sempre em prol do aprimoramento pessoal e profissional.

Clique aqui para saber mais. 

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2020 às 21:03
Compartilhar Comente

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma

Unesc marca presença no Startup Weekend Criciúma
Alunos e professores da Universidade participaram do maior evento do segmento em todo o mundo (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Um fim de semana voltado à inovação, ao conhecimento e a conectar pessoas. Assim foi mais uma edição do Startup Weekend Criciúma, que se soma a encontros em mais de cem países na construção do maior evento do mundo voltado à startups. Foram 54 horas de trabalhos, da noite de sexta-feira (4/10) a domingo (6/10), com o objetivo de propor soluções aos empreendedores, desenvolvedores, estudantes e entusiastas. A proposta ocorreu na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) e a Universidade foi representada por alunos e professores.

O acadêmico de Ciência da Computação Daniel Salvador esteve no evento pela segunda vez, com o objetivo de integrar ideias e motivado pelo pensamento empreendedor. “Aqui podemos conhecer novas pessoas e expandir contatos importantes para qualquer profissional. Paralelamente, existe a possibilidade de o trabalho resultar em uma nova ideia empreendedora”, explica.

Durante o evento, Salvador integrou uma equipe com estudantes de Artes Visuais e Design - com ênfase em projeto de produtos, formando o time ArqHelp. Junto a outros participantes, eles desenvolveram o projeto de um aplicativo voltado a área da Arquitetura. “Em sua atuação profissional, o arquiteto tem a necessidade de contar com a mão de obra de terceiros. No mercado de trabalho, as opções podem ser poucas e sem garantia de qualidade no resultado final. Com o aplicativo em funcionamento, o profissional poderá realizar uma seleção mais seletiva, conhecer os trabalhos anteriores e ler comentários sobre as experiências anteriores antes de contratar”, esclarece.

Também estiveram no evento acadêmicos de Jogos Digitais, Engenharia de Produção, Administração de Empresas e Comercio Exterior participarão marcaram presença.

O Startup Weekend 2019

A noite de sexta-feira iniciou com o palco aberto para os participantes compartilharem suas ideias e inspirarem outros colaboradores a se juntarem a seus times. Com tudo pronto, no sábado e domingo os times direcionaram o foco para a criação, utilizando metodologias e ferramentas compartilhadas.

Com os grupos montados, os integrantes foram desafiados a desenvolver uma preposta inovador e com potencial para solucionar problemas. Durante a construção de ideias, as equipes contaram com o apoio de nomes que são referência em inovação em Santa Catarina, como mentores convidados.

Em Criciúma, o Startup Weekend é realizado desde 2016. Em paralelo com eventos em todo o mundo, mais de 8 mil ideias já saíram do papel em mais de cem países.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de outubro de 2019 às 18:01
Compartilhar Comente

Unesc recebe ex-diretor de regulação da Educação Superior

Unesc recebe ex-diretor de regulação da Educação Superior
Evento marcou a abertura da Semana Acadêmica do curso de Administração de Empresas (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Semana Acadêmica do curso de Administração de Empresas da Unesc iniciou na noite desta segunda-feira (9/9) e recebeu um convidado especial. O ex-diretor de regulação da Educação Superior da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior) e atual Coronel da Reserva da Aeronáutica do Brasil, Marco Aurélio de Oliveira, dialogou com os estudantes e compartilhou lições pessoais e profissionais. O evento foi realizado no Teatro Elias Angeloni e teve a temática “Fomentando capacidades para a empregabilidade no século XXI”.

Com a palestra “Para o voo e para o combate”, Aurélio fez conexões entre o dia a dia do profissional da Administração e o que aprendeu em sua carreira militar. “Quando estamos voando temos panes. O segredo é manter a aeronave voando. Assim é a vida e será a carreira do administrador. Está nas mãos deste profissional ser o pilar que sustentará a equipe funcionando diante das dificuldades”, destacou.

Para o coordenador do curso, Edson Firmino Ribeiro, o conhecimento compartilhado nesta segunda-feira e durante a Semana Acadêmica será de grande valor para a formação acadêmica dos participantes. “É o momento de ter contato com aqueles que muito sabem e que carregam grande experiência. Serão momentos ricos, de fundamental valor para cada estudante”, frisou.

Visita à Reitora

O diálogo com os acadêmicos foi uma das agendas de Marco Aurélio de Oliveria na Universidade. Durante a tarde ele foi acolhido, na Sala de Reuniões da Reitoria, pela equipe de gabinete e gestores da Universidade.

A visita na Unesc contou com a participação da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, do vice-reitor, Daniel Preve, da pró-reitora Acadêmica, Indianara Toreti, da coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, da gerente de Atenção ao Estudante, Mira Dagostim, do coordenador do curso de Administração, Edson Firmino Ribeiro, e a chefe de gabinete da reitoria, Gisele Coelho Lopes.

Saiba mais sobre a Semana Acadêmica

De 9 a 13 de setembro, o evento está sendo realizado em parceria com o Centro Acadêmico Jorge Zanata. Durante os cinco dias, o curso receberá nomes que são referência na área. Serão mais de 20 encontros, entre workshops, palestras, minicursos e rodas de conversa.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de setembro de 2019 às 22:09
Compartilhar Comente