Administração de Empresas

Unesc recebe programação especial de rádio nesta segunda

Unesc recebe programação especial de rádio nesta segunda
Programa Eu e Ela abordou temas em destaque na Universidade (Fotos: Emanuela Justino) Mais imagens

A Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (26/8), o programa Eu e Ela da rádio Hulha Negra. Ao comando do radialista Tony Marcos, as pautas que movimentaram a Universidade nos últimos dias ganharam destaque. O primeiro entrevistado foi o professor e coordenador do curso de Gastronomia, Marco Antonio da Silva, que tirou as dúvidas mais frequentes sobre o curso que foi lançado na última semana. Ele ainda destacou que além de ensinar técnicas para cozinhar e receitas, o curso de Gastronomia também levará aos alunos disciplinas de gestão de negócios.

Participou também a professora Josiane Budni, uma das ganhadoras do prêmio “Para Mulheres na Ciência” 2019, realizado pela L’Oréal Brasil, Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Brasil e ABC (Academia Brasileira de Ciências). Josiani foi a única representante de Santa Catarina a receber o prêmio neste ano. Sua pesquisa é relacionada aos distúrbios do sono como um fator de risco para a Doença de Alzheimer.

Outro assunto tratado no programa foi o Plano de 60 dias, projeto formado por acadêmicos da sétima fase de Administração da Unesc. A professora Ana Paula Silva dos Santos, que faz parte da organização da ação, falou sobre o trabalho de consultoria a empresários da região que desejam aliar a teoria dos negócios a prática no dia a dia, além de ter uma troca de conhecimentos com os alunos, tudo de forma gratuita.

Alimentação saudável e qualidade de vida por meio dos alimentos corretos foram os assuntos trazidos pela coordenadora do curso de Nutrição, Rita Suselaine Vieira Ribeiro. Em 2019 o curso completa 15 anos e Rita aproveitou a oportunidade para enfatizar a importância desses profissionais em áreas como a saúde, esporte e gastronomia.

A coordenadora do curso de Psicologia, Karin Martins Gomes, e a acadêmica Daniela Cardoso de Oliveira, presidente da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia, também estiveram entre as entrevistadas do dia. Elas destacaram da necessidade de combater o preconceito na busca pela ajuda com profissionais da área. Também foram tratados temas como a ansiedade e a importância do estudo da psicologia não somente para a área profissional, mas também como desenvolvimento pessoal.

Emanuela Justino -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de agosto de 2019 às 17:20
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Novos coordenadores de curso são empossados na Unesc

Novos coordenadores de curso são empossados na Unesc
Ato no Auditório Ruy Hülse marcou término de gestões e início de outras (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A sexta-feira (2/8) foi marcada pelo fim de alguns ciclos e início de outros na Unesc. Isso porque foram renovadas as coordenações de alguns dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade. No mesmo momento em que os coordenadores que deixaram a função tiveram seus desempenhos reconhecidos com homenagens, aqueles que iniciaram a nova trajetória ou se mantiveram nos postos foram recebidos com alegria e motivação para mais um período de muito trabalho.

Foram empossados neste dia os professores Edson Firmino Ribeiro e Thiago Henrique Almino Franscico como coordenador e adjunto, respectivamente, do curso de Administração; as professoras Aurélia Regina de Souza Honorato e Izabel Cristina Marcílio Duarte, no curso de Artes Visuais; os professores Emanuel de Souza e Josiani Budni, no curso Biomedicina; Amauri de Souza Porto Júnior e Thiago Rocha Fabris, no curso de Ciências Econômicas; João Luiz Rieth e Barbara Regina Alvarez, no curso de Design; Hugo Schwalm e Vanildo Rodrigues, no curso de Engenharia de Agrimensura; os professores Leopoldo Pedro Guimarães Filho e Vilson Menegon Bristot, no curso de Engenharia de Produção; as professoras Juliana Lora e Silva Dal Bó no curso de Farmácia; Márcio Just no curso de Física; Andrea Rabelo Marcelino, em Geografia; Morgana Francisco Machado Guzzati e Renan Antônio Ceretta no curso de Odontologia e Alexandre Gonçalves Dal Bó e Eduardo Junca, no PPGCEM (Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais).

Em nome dos professores que iniciaram oficialmente suas gestões, Edson Firmino Ribeiro deixou sua mensagem aos presentes. “Para nós, que estamos começando, o desafio é grande. Acredito que a batida a coordenação a partir de agora é fazer muito mais. Penso que a mudança da educação acontece dentro da sala de aula. Nossas aulas têm que ser um espetáculo. Isso faz a diferença”, pontuou.

Já a porta-voz daqueles que deixaram a coordenação, professora Angela Rossato, agradeceu a confiança e a oportunidade de estarem a frente dos cursos ao longo desse tempo. “Deixo nossa gratidão pelas vivências e aprendizados desse período e desejo que os colegas que agora assumem essa responsabilidade sigam no caminho de colocar a Unesc sempre no topo da inovação. Quem façam muito bom trabalho”, desejou.

Para o representante dos acadêmicos, presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) Alexandre Bristot, o novo quadro de coordenadores se apresenta com excelentes nomes capazes de possibilitar o avanço dos cursos de graduação e pós-graduação, como impõe o cenário. “Temos bons instrumentos para encarar os desafios e a concorrência. Temos perseverança, bons profissionais, boa estrutura e o engajamento dos coordenadores. Eles serão os pastores que cuidarão de nós acadêmicos para que consigamos atingir o melhor resultado”, comentou.

Ao agradecer de forma carinhosa todo o empenho daqueles que estavam no comando dos cursos e agora deixam os postos, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a importância deste papel na Universidade. “Vocês protagonizam papel fundamental. São quem está em contato dia a dia com o que nos é mais precioso: os alunos. No novo formato da Instituição tem esse papel ainda mais intenso, sendo um grande desafio e uma grande responsabilidade. Esses aplausos fervorosos que recebem hoje não são em vão. São porque vocês foram escolhidos por seus pares para estarem conosco na gestão pelos próximos três anos caminhando de forma colaborativa em busca do melhor”, destacou.

O evento foi abrilhantado pela presença do Musical Unesc, que ditou a trilha sonora no início de no fim do ato de posse.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de agosto de 2019 às 20:16
Compartilhar Comente

Primeiro dia de diálogos entre extensionistas da Unesc e Apex-Brasil

Primeiro dia de diálogos entre extensionistas da Unesc e Apex-Brasil
Convênio atuará na inserção internacional de empresas do Sul catarinense (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A terça-feira (30/7) foi marcada pelo primeiro dia de preparação da equipe que atuará no convênio entre Unesc e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Os extensionistas dialogaram com o analista da Agência, Ulisses Medeiros Junior, e conheceram a metodologia da Agência para qualificar empresas para exportar. A iniciativa trará para a Universidade um núcleo operacional do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), pela primeira vez no Sul de Santa Catarina.

Medeiros destaca que a inserção na região, em parceria com a Universidade, cumpre com o objetivo do projeto. “O Peiex leva conhecimento técnico para qualificação das empresas que tenham interesse na exportação” afirma.

A parceria foi pensada desde 2015 dentro do Genint (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais), liderado pelo professor Júlio Cesar Zilli, que coordenará o núcleo na Instituição.

Equipe escolhida

A equipe que atuará no Peiex será composta pelo coordenador, Zilli; o monitor, Valdir Scarduelli Neto, que fará o acompanhamento operacional no dia a dia do núcleo; os técnicos extensionistas, Fernando Locks Machado, Deivson Althaus, Lucas Lima Pereira e Janini Cunha de Borba, que atuarão no contato direto com as empresas; e as apoiadoras técnicas Marielen Rocha Vieira e Steicy Lopes Martins, que realizaram trabalhos de base no núcleo.

O Programa contempla egressos e acadêmicos dos cursos de graduação em Administração-Habilitação em Comércio Exterior e Ciências Econômicas, da pós-graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e também do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico). A escolha da equipe foi realizada por meio de um processo seletivo, com avaliação e entrevista.

Imersão no mercado internacional

A meta do trabalho conjunto, com lançamento oficial previsto para acontecer entre outubro e novembro, é qualificar 100 empresas para acesso ao mercado internacional. A Universidade disponibilizará a expertise presente em seu campus e sua estrutura. A Apex-Brasil contribuirá com o investimento e sua metodologia.

Zilli, professor da Universidade, explica que a iniciativa funcionará com a atuação da equipe de extensionistas em um maior foco para pequenas e médias empresas. Eles estarão em contato com o mercado, para estudá-lo e reconhecer o potencial exportador. “Para se fazer presente de forma competitiva no cenário internacional as empresas necessitam ter uma gestão inovadora e um produto exportável. Será uma inserção nas potencialidades da região Sul catarinense, compreendendo suas demandas, com um trabalho voltado para a qualificação para exportação”, esclarece.

Sobre o Peiex

O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre à comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do PEIEX na qualificação de empresas.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de agosto de 2019 às 13:06
Compartilhar Comente