Administração de Empresas

Consultoria gratuita auxilia empresários a alavancarem seus negócios

Consultoria gratuita auxilia empresários a alavancarem seus negócios
Mais uma edição do Plano de 60 dias iniciou nesta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

No início tudo era muito novo, mas os empresários Elton Dagostin e Márcio Acoordi estavam confiantes na aposta. Uma indústria de cosméticos veganos, como impulsionar? Foi quando eles conheceram o Projeto Plano de 60 dias da Unesc, que proporciona consultoria gratuita a empreendedores, por meio do curso de Administração da Universidade. Hoje, eles já participam do projeto há três anos, e na bagagem, um prêmio nacional.

Junto com eles, empresários de 26 empresas estão participando de mais uma edição do projeto, que iniciou nesta quarta-feira (30/8). Ao lado dos empreendedores, cerca de 50 alunos, orientados por professores do curso de Administração e Comércio Exterior da Unesc, estão envolvidos e disciplinados a impulsionar as ideias daqueles que se atreveram a se aventurar no sonho de fomentar o próprio negócio.

Marcio contou que a troca de saberes entre eles e os alunos é extremamente rica. Além disso, no último ano, o florescer da empresa garantiu a colocação de melhor produto em uma das categorias do Prêmio ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). “Por meio do projeto nós conseguimos nos posicionar no mercado de forma diferenciada. Esse prêmio é considerado o maior destaque nacional da empresa de cosméticos”, comentou.

Primeiros passos


Nestes primeiros dias, os alunos e os empresários vão se encontrar nas empresas e na Universidade para realizar a análise dos empreendimentos. Durante 60 dias, alunos e professores trabalham um ponto elencado pelo empresário, dando diretrizes para que se encontre uma solução para aquela deficiência.

Pela primeira vez, o empresário Lucas Dalpiaz está participando do projeto. Segundo ele, o Plano servirá de guia para seus novos objetivos. “Para chegar onde quero será necessário melhorar a estratégia de trabalho. A empresa só vai crescer por meio dessas mudanças, que geram insegurança, mas que são essenciais”, comentou.

Durante o encontro, a coordenadora do projeto, Gisele Coelho Lopes, comentou com os empreendedores que ao longo da rotina de trabalho, muitas questões são deixadas de lado, e esse é um momento de parar e pensar nos negócios. “O projeto será a oportunidade de vocês olharem suas empresas com uma outra visão, enxergando as fragilidades e solucionando seus problemas. Quando paramos para pensar no negócio, as ideias surgem. Aparecem novas formas de fazer aquilo que já fazemos. Isso, é inovação. A partir deste engajamento e do protagonismo, de vocês empresários, as coisas acontecem”, ressaltou.

Saiba mais

O Plano é uma ação do Núcleo de Empreendedorismo, por intermédio da disciplina de Consultoria Empresarial do curso de Administração.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de agosto de 2017 às 21:53
Compartilhar Comente (1)

Acadêmicos estão na final do Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae

Acadêmicos estão na final do Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae
Ideias de Samara e Davi estão entre as 25 melhores do Estado (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

As ideias de dois alunos da Unesc estão entre as 25 melhores do Estado e são finalistas do 10º Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae Santa Catarina. O projeto “Farinha Goethe”, do estudante do curso de Engenharia de Produção Davi Canarin, e o “SocialBike” da acadêmica de Administração Samara Eberhardt disputam nesta sexta-feira (1º/9), em Joinville, a final do concurso. No evento, cada finalista vai apresentar o seu Pitch de Negócio para uma comissão julgadora, que definirá os vencedores.

Os autores dos cinco melhores Pitches de Negócios Inovadores receberão como prêmio uma viagem de sete dias com passagem aérea, hospedagem e alimentação para visitas técnicas a empresas e outras instituições do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. O sexto ao décimo lugar receberão como prêmio um Ipad Mini. Os professores que participaram da elaboração das ideias também serão premiados.

Farinha Goethe


Em sua primeira participação no Concurso, o acadêmico da nona fase de Engenharia de Produção Davi Canarin afirma que a participação em atividades do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc o ajudou a traçar o caminho que o levou à final.

Canarin criou o projeto “Farinha Goethe”, produzida a partir dos rejeitos do processo produtivo das vinícolas do Vale da Uva Goethe composto pelos municípios de Urussanga, Pedras grandes, Morro da Fumaça, Nova Veneza e Içara. “O produto viabiliza a solução de um problema em comum das vinícolas: ao longo do processo produtivo são gerados rejeitos orgânicos naturais conhecidos como borra. Estes rejeitos representam em média 40% de toda matéria prima e além de não possuírem nenhum fim lucrativo, acabam sendo descartados para aterros sanitários com alto custo de deposição financeiro e ambiental”, explica.

O estudante pontua ainda que a Farinha Goethe também busca a viabilização de uma cadeia de produção fechada, com o reaproveitamento do rejeito do processo de produção vinícola para a fabricação de uma farinha de uva utilizada para alimentação saudável e funcional. “Nosso foco é oferecer um produto de qualidade e alto valor agregado promovendo a sustentabilidade e a indicação geográfica da região”, afirma.

SocialBike

Esta é a primeira vez que Samara, aluna da sexta fase de Administração participa do concurso. "Com certeza é uma das melhores experiências que vivenciarei na graduação", afirma a acadêmica. "A vontade de criar algo que pudesse ajudar a transformar uma realidade surgiu a partir dos estudos e das atividades que desenvolviamos em empreendedorismo social no Grupo de Pesquisa da Universidade, o GIEES, desde a terceira fase do curso quando me integrei ao grupo, e neste sentido a SocialBike vem para oferecer o serviço de entregas rápidas sustentável com bicicletas elétricas e tradicionais, e gerar renda aos colaboradores à medida que procuramos inserí-los no mercado de trabalho", conta Samara.

Pelo terceiro ano consecutivo

Este é o terceiro ano consecutivo que a Unesc se destaca com dois acadêmicos na final do Concurso do Sebrae. Em 2015 o acadêmico Heligton Rodrigo Possamai levou o primeiro lugar na Categoria Agronegócios. Em 2016 a acadêmica Marluci Ramos Hilário venceu na categoria de Serviços e a professora Luciane de Carvalho Pereira foi a primeira colocada do Concurso como professora orientadora.

Segundo Luciane, em 2017 foram mais de mil inscritos no Concurso Universitário de Negócios Inovadores Sebrae, sendo que 25 ideias foram selecionadas para a final, entre elas, duas de alunos Unesc. “Para alcançar um destaque como este é necessário muita seriedade, disciplina e competência. Isso é uma prova da qualidade dos cursos da Universidade”, comenta Luciane, que com o professor Tiago Colombo realiza a orientação dos acadêmicos no Concurso.

30 de agosto de 2017 às 00:15
Compartilhar

Professor coordena trabalhos relacionados ao Enade 2017

Professor coordena trabalhos relacionados ao Enade 2017
Encontro ocorreu na Unidavi, em Rio do Sul (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um professor da Unesc compartilhou seus conhecimentos e experiências coordenando cerca de 50 docentes que compõem a comissão gestora das atividades para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. A troca de conhecimento, ministrada pelo coordenador do Setor de Avaliação Institucional da Universidade e docente do curso de Administração, Thiago Francisco, ocorreu sábado (26/8), na Unidavi (Universidade do Alto Vale do Itajaí), em Rio do Sul.

O objetivo do encontro foi colocar em pauta as informações, estratégias e modelos de boas práticas relacionados à gestão do CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Durante o evento, o professor da Unesc destacou a importância de se compreender a integração do Enade com o CPC, tendo neste último elemento um dos eixos estruturantes do Projeto Pedagógico. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de Imprensa 29 de agosto de 2017 às 15:07
Compartilhar Comente (1)