Administração de Empresas

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Convênio entre Unesc e Apex Brasil vai incentivar entrada de empresas Sul catarinenses no cenário internacional

Convênio entre Unesc e Apex Brasil vai incentivar entrada de empresas Sul catarinenses no cenário internacional
Parceria terá atuação de dois anos e poderá ser expandida (Foto: arquivo) Mais imagens

Um convênio entre Unesc e Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) abrirá o mercado internacional às empresas do Sul de Santa Catarina. A parceria, pioneira na região, montará um núcleo operacional na Universidade, onde iniciativas com potencial de exportação terão a oportunidade de elevar suas ações a um novo patamar, com acompanhamento gratuito. A meta do trabalho em conjunto é inserir cem empresas no mercado internacional.

O idealizador da aproximação, professor mestre Júlio Cesar Zilli, conta que a iniciativa funcionará com a atuação de uma equipe de extensionistas, formada principalmente por egressos e acadêmicos dos cursos de graduação em Administração-Habilitação em Comércio Exterior e Ciências Econômicas, Pós-Graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais e do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico. “A Universidade disponibilizará a expertise presente em seu campus e sua estrutura. A Apex contribuirá com o investimento e sua metodologia de destaque em todo o mundo. A expectativa é que em agosto o serviço já esteja em atuação”, explica.

Concretizada no fim de 2018, a parceria vem sendo estudada desde 2015 e se coloca na categoria Peiex (Programa de Qualificação para Exportação), voltada a associações e universidades. A possibilidade foi pensada e estruturada dentro do Genint (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais), liderado por Zilli.

Inserção internacional

O projeto, com um maior foco em micro e pequenas empresas, atuará de forma colaborativa e imersiva na região. Zilli explica que o objetivo é ir até o mercado, para estudá-lo e reconhecer o potencial exportador. “Para se fazer presente de forma competitiva no cenário internacional as empresas necessitam ter uma gestão inovadora e um produto competitivo, não necessariamente em grande quantidade. Se você produz é capaz de exportar. Será uma inserção no mercado da região, com a atuação de até três meses da equipe dentro da empresa. Assim será possível entender demandas e explorar as potencialidades presentes”, esclarece.

O professor também destaca o impacto positivo que a aproximação pode trazer para o Sul de Santa Catarina. Segundo ele, as portas da Universidade irão se abrir para novas parcerias e inovações. “Além do auxílio do projeto, a empresa viverá o campus da Universidade, um espaço rico de conhecimento. O impacto também será sentido com o crescimento da região, movimentação de mercado e por consequência a geração de empregos”, afirma.

Após o lançamento oficial, canais de comunicação serão disponibilizados para que empresas interessadas façam contatos. O convênio com a Apex Brasil terá a duração de dois anos com possibilidade de renovação.

Primeira experiência

Após a concretização do convênio, um edital de seleção para a equipe do núcleo foi aberto. Agora, na próxima terça-feira (30/7), os extensionistas selecionados terão o primeiro contato com a metodologia da Apex. Eles passarão por um treinamento, no campus da Universidade, com profissionais do Programa de Qualificação para Exportação. O professor mestre Júlio Cesar Zilli coordenará as ações da parceria na região.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de julho de 2019 às 08:29
Compartilhar Comente

Administração: Teoria aplicada na prática para formar administradores

Administração: Teoria aplicada na prática para formar administradores
Curso é sustentado em nos pilares principais: Produção; Mercadológica; Recursos Humanos; Financeira; Empreendedorismo e Plano de negócios (Fotos: Arquivo Unesc) Mais imagens

Um curso que possibilita que os alunos deem consultoria para empresas, analisem os gargalos e orientam na tomada de decisões. Assim é a Administração na Unesc. O curso, que completa 49 anos de vida em agosto de 2019, possui disciplinas que subsidiam projetos de extensão envolvendo professores e acadêmicos e que têm auxiliado toda a comunidade e agregado na formação acadêmica. É a teoria aplicada na prática permitindo uma visão diferenciada para quem está se preparando para uma carreira de sucesso.

A coordenadora do curso, Izabel de Souza, conta que uma matriz curricular nova entrou em vigor em 2017 e trouxe novidades, baseadas também em solicitação de alunos e professores. Um exemplo foi a disciplina Gestão de Consultoria Empresarial, que era optativa na matriz anterior e foi incluída como disciplina obrigatória na nova, devido à procura dos alunos.

“É uma necessidade. O nosso egresso vai para o mercado e muitos deles vão atuar com consultoria em diversas áreas. A disciplina motiva e dá uma visão ampla ao acadêmico. A partir do momento em que ele atende as empresas durante o curso, vai vendo quais as áreas dentro de uma organização que ele mais se identifica. Deu tão certo que um projeto de extensão foi criado a partir da disciplina, que é o Plano de 60 Dias”.

Segundo a coordenadora, todo o curso de Administração está sustentado nos pilares: Produção; Mercadológica; Recursos Humanos; Finanças; Empreendedorismo e Plano de negócios. “Essas áreas dentro da matriz curricular são Práticas Gerenciais. Os acadêmicos não fazem mais estágios em empresas. Sabíamos que, às vezes, o estágio não era feito como deveria e então mudamos. Hoje o estudante escolhe as áreas que quer e já no fim do curso, conhece as possibilidades de aprofundar o conhecimento por meio de cursos de pós-graduação que a Unesc oferece”, destaca.

A partir dos pilares, as disciplinas são desenvolvidas e os alunos têm contato com empresas, por meio dos projetos, ou então os professores trazem cases reais para debate em sala de aula, para reflexão e proposição de soluções.

Alunos da Unesc se destacam no mercado

De acordo com Izabel, diversos egressos do curso hoje estão colaborando com empresas da região ou mesmo de fora, procuram o curso em busca de estudantes para atuar em cargos diversos. “Administração da Unesc é visto lá fora com um curso de potencial e por isso é muito procurado por empresas. Nossos alunos são estimulados a empreender e por isso também temos estudantes que planejam suas carreiras fora do país, ou que procuram intercâmbio durante o curso e até mesmo são trainee em outros lugares”. 

A qualidade também é refletida em premiações estaduais e nacionais que estudantes e professores do curso recebem. Um exemplo é o Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários Sebrae/SC, que há anos vem tendo alunos e professores da Unesc entre os vencedores. “Tudo isso qualifica o curso e divulga o seu nome. Internacionalmente, por exemplo, no caso do concurso do Sebrae, já que os professores e alunos premiados viajam para conhecer empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos”, salienta.

Pesquisa também faz parte do curso

A pesquisa, um dos tripés da Universidade, não foi esquecida pelo curso de Administração. Alunos e professores participam com frequência de eventos nacionais e internacionais onde apresentam estudos, o que segundo Izabel, colabora com o aprendizado e o desenvolvimento regional. “O que pesquisam é relacionado à região, e isso colabora. As empresas podem implementar as ideias e os acadêmicos, ver como a teoria pode se aplicar na prática”, completa.

Congresso Sul Catarinense

Um outro diferencial do curso da Universidade é o Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior, que já está consolidado no Sul catarinense e traz profissionais renomados para debater temas atuais com professores, alunos e profissionais da região. Segundo Izabel, o evento é uma maneira de possibilitar algo a mais para a formação acadêmica e a capacitação de quem já está no mercado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de julho de 2019 às 15:02
Compartilhar Comente

Segunda-feira de conquistas na Unesc

Segunda-feira de conquistas na Unesc
Noite foi de Colação de Grau especial na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta segunda-feira (22/7) esteve longe de ser uma noite comum para as pessoas que lotaram o Auditório Ruy Hülse, na Unesc. Eles participaram e prestigiaram da Colação de Grau de 70 graduandos, divididos entre os cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia, Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Recursos Humanos e Tecnologia em Segurança no Trânsito.

Devidamente vestidos para a formatura, as estrelas da noite, os formandos, não escondiam os sorrisos de quem realizava um sonho e encerrava um ciclo. Na plateia, olhares também brilhantes de pais, amigos e familiares orgulhosos pela conquista do ente querido.

Entre aqueles que aplaudiram e se encheram de emoção ao acompanhar a cerimônia, conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, esteve a senhora Iraci Bom Patrício, vestindo seu melhor só sorriso de avó orgulhosa. Iraci e o marido vieram de Turvo para acompanhar a formatura do neto Ricardo Sartor Patrício que, que não ouçam os outros sete netos, ela diz ser o preferido dos avós. “É muito emocionante, imagina. Ele está terminando hoje a faculdade de Administração e já disse que quer começar outra no próximo ano”, anunciou a avó radiante.

Nesta terça, quinta e sexta-feira (23,25 e 26) o Auditório será palco de novas realizações de sonhos nas Colações de Grau especiais na Universidade.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de julho de 2019 às 21:19
Compartilhar Comente