Administração de Empresas

Empresários e alunos compartilham experiências no encerramento do Plano de 60 dias

Empresários e alunos compartilham experiências no encerramento do Plano de 60 dias
Atividade é desenvolvida pelo curso de Administração de Empresas (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O produto, a empresa e a identidade da marca já estavam prontos, faltava o desenvolvimento da gestão. Foi em busca da concretização do negócio que os irmãos Bruno e Lucas Frasson procuraram o Plano de 60 dias. Foi com o projeto, junto a consultoria gratuita oferecida pelos estudantes da sétima fase do curso de Administração de Empresas da Unesc, que eles encontram soluções.

Com um histórico familiar inserido no mercado cerâmico, os irmãos resolveram trazer uma ideia inovadora, trabalhar com materiais que não agredissem o meio ambiente. Foi assim que nasceu a “Olivia Revestimentos Sustentáveis”. Junto a ideia de sustentabilidade, os empresários trazem no produto um viés artesanal. “A ideia é resgatar as origens de nossa terra, desde o tijolo maciço. Somos de Morro da Fumaça e uma das primeiras cerâmicas criadas na região foi de nossa família. Então temos muita história pra contar por meio dos nossos produtos”, comentou Bruno.

Junto com os consultores, os empresários criaram as definições de missão, visão e valores da empresa, políticas comerciais, planejamento financeiro, entre outras questões. “Faltavam organizar as ideias. Eles nos ajudaram a estruturar o negócio, inclusive nos mostrando questões que não estávamos enxergando. Tivemos que reavaliar o projeto para torna-lo lucrativo, e foi assim que conseguimos planejar”, conta Lucas.

Uma das consultoras dos irmãos foi a aluna Beatriz, depois de participar do Plano de 60 dias, a futura profissional se sente preparada para o mercado de trabalho. “Nós escutamos o professor e aprendemos as teorias em sala de aula, mas botar em prática muda muita coisa. É ali que você tem a visão de como realmente funciona o negócio. Na sala de aula nós encontramos soluções para resolver problemas nas empresas, ou desenvolver planejamentos estratégicos, mas chega na prática não é tão fácil, já que muitas vezes a solução não vem na hora. É preciso analisar, estudar e por meio disso encontrar resultados”, comentou.

De acordo com a coordenadora do projeto, Gisele Coelho Lopes, este é um momento em que o empresário passa a enxergar o negócio de uma outra forma, com um olhar diferenciado. “Aqui eles são desafiados, e desenvolvem possibilidades de gerenciar seus negócios de forma assertiva. É uma mudança estrutural e um desafio para o gestor que se permite aprender e a ser capaz de tomar decisões. O que queremos é que as empresas tenham um espaço apropriado e acolhedor para pensar no negócio. Nem sempre esse tempo é possível no dia a dia, quando se fala em micro e pequenos negócios”, comenta.  

Saiba mais

O Plano de 60 dias um projeto de consultoria empresarial, gratuita, realizada pelos acadêmicos e professores do Curso de Graduação em Administração junto aos micro e pequenos empreendimentos de Criciúma, SC.

O projeto objetiva promover a inovação na gestão dos micro e pequenos empreendimentos do município de Criciúma para a ampliação do desenvolvimento socioeconômico da região.

Informações (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de julho de 2018 às 21:18
Compartilhar Comente