Administração de Empresas

Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior segue movimentando o campus

Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior segue movimentando o campus
Atividades da tarde foram organizadas em três eixos (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O segundo dia do 3º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior segue movimentando a Universidade com conhecimento. O evento iniciou na terça-feira (18/6) e está reunindo empresários, professores, estudantes e profissionais para momentos de debate e troca de experiências. As ações ocorrerão até a noite desta quarta-feira (19/6) com a palestra de encerramento “Inteligência competitiva e indicadores de gestão em comércio exterior: o caso da empresa Narwal Sistemas”, com o administrador e sócio da Narwal Sistemas, Luiz Antônio Luciano da Silva.

As atividades da tarde foram organizadas em três eixos, na palestra “Na era do digital como fica o marketing”, com o administrador e empreendedor, Roderval Cypriano; na oficina “DU-E e DU-Imp: perspectivas e atualizações no comércio exterior brasileiro”, com o despachante Ivan Moraes da Silva; e o Treinamento Experimental ao Ar Livre “Dinâmica de integração ao ar livre para os integrantes das oficinas vespertinas”, com a equipe de produção Free Mind Condor Blanco de Criciúma.

Segundo a coordenadora dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Universidade, Izabel de Souza, o objetivo é criar inquietação ao futuro profissional. Ela explica que a sociedade passa por um momento de desenvolvimento de tecnologia, pauta abordada no evento. “O que nos espera no futuro, como o mercado está se comportando e o quanto nós estamos preparados para as mudanças nos negócios e nas empresas, são alguns dos questionamentos que o Congresso faz. Não podemos continuar tendo a mesma visão. A forma de fazer negócios hoje, já não é a mesma de cinco anos atrás. Uma empresa não pode fazer o seu planejamento e esperar para colocar em prática. Tudo está muito mais dinâmico”, comenta Izabel.

Na noite do último dia de evento também será realizada a apresentação oral dos trabalhos aprovados nos GTs (Grupos Temáticos).


Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de junho de 2019 às 14:56
Compartilhar Comente

Segundo dia do Congresso Administração e Comércio Exterior instiga acadêmicos ao posicionamento e inovação

Segundo dia do Congresso Administração e Comércio Exterior instiga acadêmicos ao posicionamento e inovação
Atividades ocorreram no Bloco R-1 da Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O segundo dia de atividades do 3º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior da Unesc iniciou com palestras e oficinas que incitaram aos participantes o posicionamento e a gamificação. As atividades ocorreram na manhã desta quarta-feira (19/6) no bloco R-1 e contou com a participação de acadêmicos e professores da Universidade.

De acordo com o professor do curso de Administração, Júlio César Zilli, as atividades no período da manhã suprem uma demanda dos acadêmicos. “Com essas atividades, os estudantes podem aproveitar o Congresso em todos os horários do dia, em aula ou fora o horário”, pontuou.

Segundo o estudante e representante do CA (Centro Acadêmico) do curso, Kevin Laurindo, o Centro Acadêmico ficará à disposição da coordenação para realizar novas atividades. “Estamos abertos para prospectar novas parcerias e realizar atividades para os acadêmicos”, acrescentou.

Posicione-se na vida e nos negócios


A primeira palestra, ministrada pela psicóloga e egressa do PPGDS (Programa dê Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), Letícia Zanini Bez Batti, teve como tema “Se posicione: na vida e nos negócios”. Conforme ela, para se posicionar basta ser protagonista da nossa história. “Para isso, precisamos ser os arquitetos da nossa vida, sair do piloto automático e atingir a consciência”, colocou.

De acordo com ela, para se destacar nos nossos negócios, deve-se atingir novos patamares. “Para se destacar, basta fazer um pouco mais do que a média que as pessoas praticam”, comentou.

Gamificação no auxílio para atingir resultados


A segunda atividade do dia foi a oficina “Gamificação: Criatividade e Gestão na Gestão”, com a palestrante e egressa do curso de Comércio Exterior da Unesc, Juliane Dalsasso. A Gamificação é uma maneira de utilizar games e atividades interativas para engajar as equipes de trabalho. “São métodos que motivam as pessoas a atingir resultados positivos para as empresas ou negócios”, explicou.

A oficina contou com dinâmicas em grupo, o histórico da gamificação, exemplos práticos e como aplicar o método.


Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de junho de 2019 às 12:09
Compartilhar Comente

Novas tecnologias e gestão contemporânea de negócios são tema de palestra na Unesc

Novas tecnologias e gestão contemporânea de negócios são tema de palestra na Unesc
Acadêmicos discutiram tecnologias e inovação no mundo da gestão empresarial (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

“A simplicidade é o último grau de sofisticação”. A frase, de Leonardo Da Vinci, exemplifica muito bem o que é inovação. Agregar valor ao útil é o que garante o “novo”. E a novidade contemporânea envolve, quase sempre, tecnologias que facilitam a vida cotidiana de maneira simples e, acima de tudo, prática. E é aí que entra o valor: oferecer o novo, de maneira prática e interessante para o cidadão contemporâneo.

Não é à toa que a frase se fez presente na fala de José Eduardo Azevedo Fiates, na noite desta terça-feira (18/6), no Auditório Ruy Hülse, da Unesc. Ele, que é superintendente geral da Fundação Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e diretor de Inovação da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), ministrou a palestra “Gestão Contemporânea dos Negócios: Perspectivas Ambientais, Comportamentais e Tecnológicas”, dando abertura e servindo como tema do 3º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Unesc.

Fiates apresentou aos acadêmicos presentes a necessidade da inovação constante e atualização pessoal do administrador/gestor para que se adapte ao ambiente volátil no qual vivemos. “Entender como o mercado se adapta com as novidades tecnológicas é essencial para que o profissional da gestão saiba por qual caminho prosseguir”, disse.

O palestrante também abordou processos de inovação, investimentos de alto risco/ganho, importância dos indicadores da economia global e dinâmica administrativa de países ao redor do planeta, tecnologia, produto e mercado e a indústria 4.0. “Tudo está interligado, levando o gestor até uma posição que requer que este saiba fazer e adaptar o novo, seja ágil, volátil e amplo em suas ações”, pontuou Fiates.  

Pequenos gestos que inovam


A inovação não se fez presente apenas na fala de Fiates. Durante a palestra, uma dinâmica prática buscou integrar melhor os espectadores com o conteúdo abordado pelo palestrante. Três dos acadêmicos presentes no evento foram selecionados para mediar as mensagens, enviadas pelos outros espectadores por meio de Whatsapp, voltadas à resolução de eventuais necessidades da Unesc, de Criciúma e do Brasil.

Entre as mensagens, sugestões envolveram o transporte público criciumense e a infraestrutura do município, por exemplo. “É uma forma de garantir a atenção dos espectadores, na maioria jovens”, garantiu o acadêmico responsável por mediar as mensagens relacionadas a Unesc, Gabriel Dinen, da 5ª fase do curso de Comércio Exterior. “Usando um recurso que já estamos acostumados, que é o Whatsapp, ganhamos praticidade, maior interação com o palestrante e facilidade em expor ideias, pois se ele perguntasse diretamente, poucos responderiam”, expôs.

Evento segue até quarta-feira


A 3ª edição do Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior continua. Quem participar poderá interagir com egressos dos cursos de Administração e de Comércio Exterior e conhecer suas experiências nacionais e internacionais, além de exposição de cases de sucesso da região e apresentação de trabalhos produzidos por acadêmicos da Unesc e outras instituições.

“O objetivo é integrar as comunidades interna e externa da universidade, abordando mudanças na maneira de se conduzir negócios e até mesmo na dinâmica das profissões que existem atualmente, mas podem deixar de existir em breve, ou ainda outras novas que surgem a cada dia com as novas tecnologias”, comentou a coordenadora dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc, Izabel de Souza.

Confira a programação completa do 3º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior:


19 de junho - Quarta-feira - Painel, Oficinas, Cases e Seção Científica

Credenciamento
Horário: 08h às 08h30min
Local: Hall de entrada do Bloco R1

Período Matutino

Painel de abertura
Tema: Se posicione: na vida e nos negócios
Painelista: Letícia Zanini Bez Batti – Psicóloga, Coach e Empresária
Horário: 08h30min às 09h00min
Local: Bloco R1

Intervalo: Welcome Coffee
Horário: 09h às 09h30min
Local: Bloco R1

Oficina
Tema: Gamificação: criatividade e inovação na gestão
Ministrantes: Juliane Dalsasso - Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas, Mentora Estratégica, Analista Comportamental e Profissional Coaching pela Creative Learning.
Horário: 09h30min às 11h:30min
Local: Bloco R1

Período Vespertino

Credenciamento
Horário: 13h30min às 14h
Local: Hall de entrada do Bloco R1

Palestra
Tema: Na era do digital como fica o marketing
Ministrantes: Roderval Cypriano – Administrador e Sócio da Olá Multicom – Marketing e Inteligência de Negócio.
Horário: 14h às 16h
Local: Bloco R1

Oficina
Tema: DU-E e DU-Imp: perspectivas e atualizações no comércio exterior brasileiro
Ministrantes: Ivan Moraes da Silva – Despachante Aduaneiro
Horário: 14h às 16h
Local: Bloco R1

Intervalo: Welcome Coffee
Horário: 16h às 16h30min
Local: Bloco R1 

Teal – Treinamento Experimental ao Ar Livre
Tema: Dinâmica de integração ao ar livre para os integrantes das oficinas vespertinas.
Ministrantes: Equipe de Produção Free Mind Condor Blanco de Criciúma
Horário: 16h30min às 18h
Local: Proximidades do Bloco R1

Período Noturno

Credenciamento
Horário: 19h às 19h20min
Local: Hall de entrada do Bloco R1 

Case
Tema: Inteligência competitiva e indicadores de gestão em comércio exterior: o caso da empresa Narwal Sistemas
Ministrantes: Luiz Antônio Luciano da Silva – Administrador e Sócio da Narwal Sistemas
Horário: 19h20min às 21h
Local: Bloco R1 

Apresentação oral dos trabalhos aprovados conforme os Grupos Temáticos (GT)
Horário: 19h20min às 22h30min
Local: Salas – Bloco R1


Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 19 de junho de 2019 às 07:00
Compartilhar Comente

Congresso de Administração e Comércio Exterior inicia nesta terça-feira na Universidade

Congresso de Administração e Comércio Exterior inicia nesta terça-feira na Universidade
Diretor de Inovação da Fiesc vai abrir o evento, dia 18 de junho (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Universidade receberá empresários e profissionais liberais para um momento de debate e troca de experiências com estudantes e professores, nesta terça e quarta-feira (18 e 19/6), durante o 3º Congresso Sul Catarinense de Administração e Comércio Exterior. A abertura do evento contará com a presença do superintendente geral da Fundação Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e diretor de Inovação da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), José Eduardo Azevedo Fiates. O convidado falará sobre “Gestão Contemporânea dos Negócios: Perspectivas Ambientais, Comportamentais e Tecnológicas”, em palestra às 19h20min, no Auditório Ruy Hülse.

O evento contará com palestras, oficinas e apresentação de cases de trabalhos com as temáticas: gestão de operações e logística; inovação e empreendedorismo; marketing e turismo; gestão de operação financeira e câmbio; estratégias organizacionais; negociação e acordos internacionais; gestão de pessoas; relações de trabalho; contabilidade e finanças; sustentabilidade dos negócios; e casos de ensino.

Por meio do tema central “Gestão Contemporânea dos Negócios: Perspectivas Ambientais, Comportamentais e Tecnológicas”, o Congresso buscará promover a discussão e a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e representantes de instituições públicas e privadas no âmbito nacional e internacional. Além disso, é pensado para oportunizar capacitação em diversos temas aos profissionais do Sul do Estado.

A coordenadora dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Universidade, Izabel de Souza, afirma que a sociedade passa por um momento de desenvolvimento de tecnologia e o evento chama para o debate de como isso está impactando os cenários, as empresas, a gestão e as pessoas. “O que nos espera no futuro, como o mercado está se comportando e o quanto nós estamos preparados para as mudanças nos negócios e nas empresas são alguns dos questionamentos que o Congresso faz. Não podemos continuar tendo a mesma visão. A forma de fazer negócios hoje, já não é a mesma de cinco anos atrás. Uma empresa não pode fazer o seu planejamento e esperar para colocar em prática. Tudo está muito mais dinâmico”, comenta Izabel.

Entre convidados, o evento terá egressos dos cursos de Administração e de Comércio Exterior contando suas experiências nacionais e internacionais. Segundo a coordenadora, a iniciativa é uma forma de valorizar o profissional formado pela Universidade e as conquistas em sua carreira. Além disso, os estudantes conseguem ter referenciais de carreiras de sucesso construídas a partir de espaços que eles também estão.

Programação e inscrições para o Congresso


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de junho de 2019 às 10:33
Compartilhar Comente