Administração de Empresas

Unesc promove novas palestras gratuitas online

Unesc promove novas palestras gratuitas online
Eventos tratam de diferentes temáticas nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Mais uma vez a Unesc coloca à disposição das comunidades interna e externa seu conhecimento de forma gratuita. Nesta semana a Universidade promove novas palestras online com a abordagem das temáticas “Peiex Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense”, nesta terça-feira (31/3); “O que é a doença de Alzheimer”, nesta quarta-feira (1/4); "Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse", na quinta-feira (2/4) e "Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa", na sexta-feira (3/4).

As quatro palestras estão com inscrições abertas e contarão com a emissão de declaração para computar como horas complementares para acadêmicos da Universidade.

Nesta terça-feira o foco será voltado à apresentação do Programa de Qualificação para a exportação, Peiex Criciúma, e o Impacto no Sul Catarinense. A transmissão terá como palestrante o profissional Deivson Althaus e participação da empresa Celucon, uma das participantes do Programa.

Na quarta-feira as informações serão apresentadas pela professora Josiane Budni, pesquisadora em torno da temática da doença de Alzheimer e na quinta-feira a palestra tem comando da professora Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, que abordará Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse em situações adversas.

Já na sexta-feira será realizada a segunda edição da palestra Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa com o professor Abel Corrêa de Souza. A atividade já foi ministrada de forma virtual na última semana, porém, devido ao grande número de inscritos e a falta de vagas para todos na primeira edição, mais uma vez Abel abordará o assunto. Nesta edição a temática contará ainda com explicações sobre as linhas de crédito disponibilizadas pelo Ministério da Economia em parceria com bancos e cooperativas de crédito, com recursos provenientes do BNDES, para socorrer empresas impactadas pelo coronavírus.

Os participantes que fizerem a inscrição receberão, no dia da palestra em questão, um link que direcionará para a sala virtual.

Inscreva-se:

31/3 - PEIEX Criciúma e a Qualificação para Exportação no Sul Catarinense 

1/4 - O que é a doença de Alzheimer

2/4 - Estratégias de Manejo e Enfrentamento do estresse

3/4 - Planejamento Financeiro por meio de Fluxo de Caixa

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2020 às 17:45
Compartilhar Comente

Professor da Unesc ministra palestra online

Professor da Unesc ministra palestra online
Com grande procura por inscrições, ação sobre planejamento financeiro terá segunda edição na próxima sexta-feira (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A importante temática escolhida somada à toda a experiência do professor Abel Correa de Souza e à credibilidade da Unesc resultaram em mais uma ação de sucesso nesta sexta-feira (27/3). Abel ministrou palestra sobre Planejamento Financeiro voltado para empresas em ação gratuita e aberta à comunidade como forma de oferecer conteúdo aos dias de quarentena por conta da Covid-19.

Entre os focos dos ensinamentos transmitidos pelo professor estiveram lições sobre planejamento e gestão financeira por meio da elaboração, manutenção e gerenciamento do fluxo de caixa. “Houve participação efetiva dos componentes por meio da formulação de perguntas por áudio e por chat. Algumas delas perguntando sobre a necessidade de elaborar e gerenciar o fluxo de caixa”, avaliou.

Diante do cenário econômico do país em crise, os participantes não deixaram de fazer perguntas também relacionadas ao atual momento das empresas. “Neste sentido salientei a importância de gerenciar a tesouraria da empresa por se tratar da parte mais sensível de todas as organizações. Quanto ao momento, vejo que os governos e as instituições financeiras precisam encontrar formas de flexibilizar crédito e o recolhimento de tributos”, comentou.

Por conta da grande procura por inscrições logo após o lançamento da atividade e do limite máximo de espectadores delimitado pela plataforma em 250 pessoas, Abel voltará a proferir a palestra na próxima sexta-feira (3/4). Ao longo da próxima semana a Universidade voltará a divulgar o link para novas inscrições.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2020 às 22:28
Compartilhar Comente

Professor da Unesc profere palestra online sobre Planejamento Financeiro

Professor da Unesc profere palestra online sobre Planejamento Financeiro
Ação gratuita será realizada na noite desta sexta-feira (27/3)(Foto: Divulgação) Mais imagens

Com ampla experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, Análise de Investimentos e Planos de Negócios, o professor da Unesc Abel Corrêa de Souza promoverá, na noite desta sexta-feira (27/3), uma palestra online sobre a temática Planejamento Financeiro.

O objetivo do professor é oferecer conteúdo de qualidade para a comunidade em tempos de quarentena. Na palestra, realizada na plataforma  www.even3.com.br, Abel pretende capacitar os participantes para o planejamento e gestão financeira por meio da elaboração, manutenção e gerenciamento do fluxo de caixa.

As inscrições para a atividade são gratuitas e devem ser realizadas no link. A palestra terá início às 19h.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2020 às 10:54
Compartilhar Comente

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias

Araranguá conhece de perto o Plano de 60 Dias
Ação faz parte do Núcleo de Empreendedorismo instalado na Unesc Araranguá (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

“O investimento necessário para participar do Plano de 60 dias é apenas um: o tempo de vocês, item indispensável para a transformação de negócios”. Assim o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc Araranguá, Diogo Pereira Moraes, resumiu a troca necessária para a participação no projeto lançado para lideranças e empresários da Cidade das Avenidas na noite desta terça-feira (10/3). O Plano de 60 Dias está com inscrições abertas para empresários que já tem seu negócio e querem aperfeiçoar o trabalho. “Podem se inscrever desde pequenas e médias empresas até um microempreendedor individual, um vendedor de pipoca ou picolé que queira aprender e apostar na sua ideia. Estaremos aqui de portas abertas para pensarmos juntos nesse negócio”, explicou Diogo.

A palavra que define o objetivo desse e dos outros projetos que fazem parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, conforme o coordenador, é transformação, pois esse é o objetivo geral de todo o trabalho em torno de cada um dos projetos. “Queremos promover a transformação nos negócios e com isso promover o desenvolvimento de cada um de vocês e da região. Estaremos preparados para, em parceria com os empreendedores e ouvindo suas demandas, ajudá-los a lapidar e alavancar seus negócios”, destacou.

O projeto realizado em encontros promovidos durante o período de 60 dias é desenvolvido por meio da colaboração de professores, acadêmicos e voluntários, sendo uma ação aberta à comunidade de forma gratuita.

O convite, de acordo com a diretora da Unidade Araranguá, Isabel Regina de Souza, se estende a todos a comunidade do Vale. “A Unesc chegou aqui para realmente contribuir com o desenvolvimento da região. Queremos muito ser esse vetor de desenvolvimento que a cidade merece”, destacou.

Para a empresária e diretora da CDL Araranguá, Dalva Maria Machado Leme, a chegada da Unesc tem sido de grande valia para a cidade, que precisa conhecer melhor e valorizar as oportunidades que chegam com a Instituição. “Araranguá vai crescer muito a partir desses projetos trazidos pela Universidade. Nós precisamos contribuir e ajudar apresentando e compartilhando essas informações tão valiosas como as que recebemos hoje”, comentou.

As inscrições para participação no projeto Plano de 60 Dias em Araranguá seguem até o dia 31 de março. Elas podem ser feitas no site do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2020 às 23:06
Compartilhar Comente

Projeto de extensão desenvolve ações de incentivo ao empreendedorismo com alunos do Bairro da Juventude

Projeto de extensão desenvolve ações de incentivo ao empreendedorismo com alunos do Bairro da Juventude
Encontros com jovens e adolescentes são organizados por professores e alunos do curso de Administração (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os 58 estudantes do curso profissionalizante de Cozinheiro Industrial, do Bairro da Juventude, tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (5/3). As turmas da manhã e da tarde tiveram o primeiro encontro com a equipe do projeto de extensão da Unesc, que desenvolve ações para despertar o empreendedorismo nos jovens e adolescentes. Em 2020, o projeto do curso de Administração da Universidade chega ao seu décimo ano no Bairro da Juventude e, ao longo de sua trajetória, já capacitou mais de 500 alunos dos diversos cursos do Centro Profissionalizante (CEP) do Bairro.

Segundo o coordenador do projeto “Empreendedorismo e Planos de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude”, Abel de Souza, o objetivo é estimular jovens e adolescentes na geração de trabalho e renda, com inclusão social, por meio de capacitação empreendedora. Para isso, professores e acadêmicos de Administração compartilham o conhecimento por meio de oficinas e atividades, que acontecem semanalmente.

O projeto de extensão faz parte do Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor (Pope). “Abordamos o empreendedorismo tanto para eles serem donos ou funcionários. É possível empreender mesmo não sendo proprietário do negócio. O empreendedor é aquele que está sempre buscando algo novo, diferente”, afirma.

A estudante da oitava fase do curso de Administração da Unesc, Laura Godinho Bettiol, entrou em seu terceiro ano como participante do projeto e, nesta quinta-feira, iniciou as atividades com a turma de 2020 (cada ano o trabalho ocorre com um curso profissionalizante). No primeiro contato, houve a apresentação do projeto e dos participantes e a troca de informações entre os alunos do Bairro da Juventude e a equipe da Unesc. Por último, foi realizada a dinâmica “Roda da Vida”, em que os alunos distribuíram os seus níveis de satisfação nas seguintes áreas: qualidade de vida, pessoal, relacionamento e profissional. Posteriormente, eles analisavam e refletiam sobre o resultado.

Segundo Laura, ter o contato com os jovens e adolescentes do Bairro da Juventude tem agregado na vida acadêmica e pessoal. “Participar do projeto me engrandece. Essa troca me ensina muito: a ser mais humana, a valorizar as pequenas coisas e todas as vitórias, além de me incentivar a ser uma profissional com um olhar diferente”.


E não são apenas os participantes do projeto que aprendem. O professor do curso profissionalizante de Cozinheiro Industrial, Cleiton Machado, conta que, ao acompanhar os encontros, apreende informações úteis inclusive para o seu trabalho como professor. “Há muitas formas de empreender e, ao acompanhar o projeto, novas ideias surgem”, conta Machado, que iniciou a carreira após fazer o curso profissionalizante de Panificação do Bairro da Juventude.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing  

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de março de 2020 às 18:23
Compartilhar Comente