Administração de Empresas

Projeto de extensão realizado com adolescentes do Bairro da Juventude tem edição encerrada

Projeto de extensão realizado com adolescentes do Bairro da Juventude tem edição encerrada
No total quase 500 jovens e adolescentes já passaram pelas experiências da ação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em sua nona edição levando conhecimento e oportunidades a jovens e adolescentes do Bairro da Juventude, o projeto Empreendedorismo e Planos de Negócios, da Unesc, foi encerrado nesta quinta-feira (28/11). Por meio da ação, que promoveu encontros semanais ao longo de todo o ano, foram repassados ensinamentos com foco na geração de trabalho e renda, com inclusão social, por meio de capacitação empreendedora.

Essa foi a nona turma participante do projeto que envolve professores e acadêmicos do curso de Administração da Universidade no compartilhamento, por meio de oficinas, de conhecimentos, habilidades e atitudes aos alunos do Centro de Ensino Profissionalizante do Bairro da Juventude.

Conforme o coordenador da ação desde o seu lançamento, em 2011, professor Abel Corrêa de Souza, no decorrer dos anos de projeto foram atendidos quase 500 jovens e adolescentes distribuídos pelos diversos cursos oferecidos pelo Bairro, como Padaria, Programador de Computador, Mecânica de Automóveis, Eletricista de Manutenção, Mecânica Geral e Cozinha Industrial.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de novembro de 2019 às 15:20
Compartilhar Comente

Empresários concluem mais uma Edição do Plano de 60 dias Unesc

Empresários concluem mais uma Edição do Plano de 60 dias Unesc
Mais imagens

O Núcleo de Empreendedorismo foi palco de mais uma conquista por parte de 15 empresários que participaram da consultoria em gestão Plano de 60 dias. O projeto é uma atividade que envolve acadêmicos do Curso de Administração da Unesc, onde, de forma inovadora, oportuniza às micro e pequenas empresas, futuros e novos empreendedores a organização do negócio, desde a modelagem até as práticas de gestão, que orientam estrategicamente o empreendimento para atuar no mercado. 

Nesta edição a atividade contou com a participação do Curso de Nutrição, que somou conhecimento à consultoria em uma das empresas. A professora Alessandra Zanette Ghisi e acadêmicas do Curso assessoraram na elaboração de fichas técnicas de produtos para alimentação saudável, promovendo uma interação bastante inovadora e que deverá ser mantida nas próximas edições.

"Foi uma noite emocionante. Estou certa que em cada edição aprimoramos o projeto.  Nestes seis anos de projeto  já contabilizamos mais de 200 empresas atendidas e mais de 500 alunos tiveram a oportunidade de experimentar a profissão mesmo antes de concluir a graduação.  Esse é o diferencial de uma Universidade Comunitária, oportunizamos a experiência profissional aos nossos estudantes a partir das ações comunitárias que realizamos ", analisa a coordenadora do Plano 60 dias, Gisele Coelho Lopes.   Ela destaca entre os ganhos que as empresas obtém ao longo do projeto, o aumento de faturamento,  reposicionamento da identidade de marca,  compreensão do mercado e foco do negócio. Durante o evento de encerramento os participantes também salientaram a importância da consultoria para implementação do redesenho de processos, definições de ferramentas de gestão para a tomada de decisão,  definição de custos, planejamento financeiro,  geomarketing. A coordenadora do projeto destaca ainda que o Curso de Administração, juntamente com os empresários que participaram desta edição, estarão em 2020, lançando outra  novidade que fortalecerá ainda o Projeto. "Aguardem, tem novidades por aí", antecipa. 

As atividades de 2019 foram encerradas, mas as inscrições para a próxima edição já estão abertas. Para se inscrever basta acessar www.unesc.net/planode60dias. Maiores informações 48 9 9948-1607.

Confirma maiores informações na Página do Núcleo de Empreendedorismo Unesc: https://www.unesc.net/portal/capa/index/473

Ana Sofia Schuster - Assessoria de imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de novembro de 2019 às 10:24
Compartilhar Comente

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas
Lançamento do clipe “Guerreiros de Bronze” faz parte da programação do evento (Foto: Priscila Cardoso) Mais imagens

O dia 27 de novembro vai ser marcado na Unesc por uma intensa programação em torno do tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”. Em alusão do Dia da Consciência Negra (21/11), diversos setores, cursos, Programas de Pós-Graduação e grupos de estudo da Universidade se reuniram para a realização de um evento que envolverá alunos, professores e funcionários da Unesc, representantes de movimentos sociais e a comunidade. A programação é gratuita e aberta ao público e contemplará apresentações culturais, rodas de conversa, lançamento de livro e de documentário e exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Unesc.

Segundo a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc, que está à frente da comissão organizadora do evento, Normélia Ondina Lalau de Farias, novembro é um mês muito significativo, pois busca o resgate da cultura negra e mostra resistência de seu povo ao levar adiante a riqueza e importância da cultura afro e do povo negro, que ajudou e ajuda a construir o Brasil. “Se reconhecer como negro, se autodeclarar negro, entender a questão da negritude e resgatar a cultura, combater a violência às religiões de matriz africana e poder mostrar que somos um povo que pertence a esta terra e quer ter a sua cultura respeitada é muito importante. Somos mais de 53% da população brasileira que ainda é invisível na sociedade. Mas queremos dizer que estamos aqui buscando e que ocupamos os mais diferentes espaços”, afirma.

O evento pelo Dia da Consciência Negra iniciará às 14 horas, no Auditório Ruy Hülse, com apresentação cultural dos alunos do Colégio Unesc. A programação seguirá até à noite, com lançamento de livro, debates sobre imigração e direitos dos refugiados, além de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias.

A programação trará ainda o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”, às 19h30. O projeto tem o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos.

O evento tem a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

Programação


Dia 27 de novembro

14h – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Consciência Negra. Autoria da aluna Naomi Ayana Cardoso Ribeiro. Local: Auditório Ruy Hulse;

14h15 – Lançamento do livro “A Nova Casa da Água”, conto africano ilustrado pela aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Julia Zilli. Local: Auditório Ruy Hulse;

15h – Apresentação do documentário “Nós”, de Thiago Simas, sobre a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos e roda de conversa sobre “Cinema e Direitos Humanos” com acadêmicos da Unesc e alunos da Escola de Imigrantes. Local: Auditório Ruy Hulse;

17h – 2º Cara Gente Branca: Consciência e Negritude. Roda de conversa na Praça do Estudante;

19h15 – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Waka Waka. Autoria das professoras Ana Karen Rosado e Juliana Pereira Guimarães Local: Auditório Ruy Hulse;   

19h30 – Lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” e mesa-redonda sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter da NSCTV, EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Local: Auditório Ruy Hulse;

Até 28 de novembro

Exposição de trabalhos de estudantes do Colégio Unesc, como fotos da visita à comunidade quilombola São Roque, ilustrações em aquarela para o livro “A Nova Casa da Água” e símbolos Adinkras.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2019 às 12:31
Compartilhar Comente

Unesc lança Núcleo Operacional do PEIEX em Criciúma

Unesc lança Núcleo Operacional do PEIEX em Criciúma
Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex Brasil em parceria com a Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Uma parceria que começou a ser projetada em 2016 e já mostra seus primeiros resultados foi lançada oficialmente na noite de quarta-feira (13/11). Trata-se do Núcleo Operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de Criciúma, que trabalha em prol do desenvolvimento do potencial inovador e exportador da região Sul. O PEIEX foi criado e é oferecido em todo o país pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), organização que tem, em Criciúma, a Unesc como instituição executora, a partir de convênio assinado em 2019.

O Núcleo Operacional PEIEX Criciúma conta atualmente com 35 empresas em atendimento, com o objetivo de chegar à 100 empresas até 2021. Seu objetivo, conforme o coordenador do Núcleo, Júlio Cesar Zilli, é qualificar as empresas locais, que abrangem as regiões da AMREC, AMESC e AMUREL, e prepará-las para expandirem seus negócios com a exportação de forma mais segura e positiva. “Queremos prepará-las para que tenham sucesso e possam permanecer atuando no mercado internacional”, destacou o coordenador.

Entre as empresas participantes estão organizações das mais variadas áreas, porém, todos com o objetivo de alçar voos mais altos e seguros. O trabalho de prospecção desses participantes, de acordo com Zilli, vem sendo feito ao longo do ano pela equipe do Núcleo, que leva informações sobre a possibilidade oferecida com o intermédio da Unesc, que disponibiliza não só sua estrutura física, mas também sua expertise em prol dos projetos.

“Neste momento precisamos reforçar nossos agradecimentos a todos esses empreendedores que acreditaram no projeto PEIEX, na Apex-Brasil, na Unesc, nos técnicos que se dedicam dia a dia e no trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2016”, salientou o coordenador, que ainda agradeceu à Apex-Brasil por acreditar no Sul do Brasil e possibilitar a implantação do Núcleo.

Lideranças nacionais, empreendedores locais, comunidade acadêmica e comunidade externa estiveram reunidos no Auditório Jayme Zanatta, na Acic, para um momento de socialização e aprendizado. Entre as autoridades presentes estiveram o Analista de Competitividade da Apex-Brasil, Ulisses Medeiros Júnior; Pedro Piá de Andrade e Clarissa Oliveira Franco, ambos colaboradores da Apex-Brasil que dividiram conhecimentos com os presentes e o coordenador do Núcleo, Júlio Cesar Zilli. Ao final das apresentações de cenários, dados e detalhes sobre a atuação da Apex-Brasil e do Programa os convidados foram recepcionados em um coquetel e puderam trocar experiências e contatos com as lideranças e demais participantes.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de novembro de 2019 às 17:15
Compartilhar Comente