Administração de Empresas

Projeto da Unesc discute habilidades socioemocionais

Projeto da Unesc discute habilidades socioemocionais
Atividade foi realizada na escola Adolfo Back, em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc realizou, na última semana, o primeiro encontro do projeto “Soft Skills em contextos de vulnerabilidade social: formando cidadãos para a indústria 4.0 e com competências relevantes para o século XXI”. A atividade faz parte do Território Paulo Freire e foi realizada na Escola Municipal Adolfo Back, localizada no bairro Progresso, em Criciúma.

O projeto tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de soft skills para a formação cidadã e autônoma em contextos de vulnerabilidade social para cidadãos em idade escolar. Soft skills são as competências que se relacionam com a personalidade e comportamento do profissional, envolvendo aptidões mentais, emocionais e sociais. As soft skills também correspondem à forma de se relacionar e interagir com as pessoas no ambiente corporativo e na produtividade da equipe.

O primeiro encontro teve o intuito de sensibilizar os participantes e apresentar a proposta do projeto, que será desenvolvido ao longo de 2019 contando com a participação de diversos acadêmicos dos cursos de Administração e Engenharia Ambiental e Sanitária.

De acordo com a orientadora pedagógica da escola, Larissa Vicente, o projeto amplia as oportunidades e conhecimentos dos estudantes. “Isso acaba permitindo que eles conheçam o universo do ensino superior e do mundo do empreendedorismo. Além disso, é uma forma de motivá-los para a educação continuada, que é fundamental para o desenvolvimento de uma carreira consolidada”, afirma a professora.

O projeto tem a coordenação do professor Thiago Francisco, que esteve presente no primeiro encontro, em conjunto com o professor Andrigo Rodrigues. A próxima atividade ocorrerá no dia 25 de abril, tratando do tema “Cidadania, ética e postura social”.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 03 de abril de 2019 às 16:17
Compartilhar Comente

Atividades de 2019 do Plano de 60 dias iniciam com empresas da região

Atividades de 2019 do Plano de 60 dias iniciam com empresas da região
Acadêmicos e professores colaboram para que organizações pensem os seus negócios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Vim para mudar e buscar estratégias para melhorar cada vez mais o atendimento e pensar em novos serviços para oferecer aos clientes”. A fala é da cabeleireira Juliane Spíndola, que há 13 anos atende moradores do Bairro Santa Luzia e das proximidades em seu salão e resolveu que havia chegado a hora de olhar o seu negócio de maneira diferente. O salão de Juliane é uma das 22 empresas que receberão consultoria de acadêmicos e professores dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc no projeto Plano de 60 dias, que iniciou as atividades do primeiro semestre de 2019 nesta semana.

O projeto busca oportunizar espaços na Universidade para as empresas refletirem o desempenho de seus negócios e para os acadêmicos se aproximarem da realidade do mercado de trabalho.

Os acadêmicos iniciaram as atividades com um diagnóstico das empresas participantes nas dimensões Estratégica, Financeira, Marketing, Operacional e Pessoal. A partir disso, eles farão uma proposta de trabalho com a priorização de fragilidades encontradas. Todo processo é realizado com a participação dos representantes das empresas, que terão encontros semanais na Universidade com os estudantes orientados por professores.

“Como em sala de aula aprendemos conteúdo técnico e teoria, o Plano de 60 dias é um espaço para aprendermos na prática. Tenho certeza de que esta experiência vai nos fazer crescer. O projeto é um jeito muito interessante de se adquirir conhecimento”, afirma a aluna da sétima fase do curso de Administração, Rafaela Gaidzinski Mior.

O trabalho é realizado por meio das disciplinas de Consultoria Empresaria, dos cursos de Administração e de Comércio Exterior, ministradas pelos professores Ricardo Pieri e Sérgio Mendonça da Silva, dentro do Plano de 60 dias, coordenado pela professora Gisele Coelho Lopes.

“Trata-se de uma consultoria acadêmica com o objetivo de associar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nos seus cursos, com as práticas vivenciadas pelos empresários no dia a dia, em uma relação de ganha-ganha, propiciando o desenvolvimento das empresas e o crescimento dos acadêmicos”, explica Pieri.

A coordenadora do Plano de 60 dias explica que o projeto tem protagonizado uma consultoria acadêmica em gestão organizacional há seis anos. “Somente a Unesc em todo o Sul Catarinense conseguiu realizar essa iniciativa nos últimos anos. Essa experiência coloca a Universidade como vanguarda no apoio à orientação sobre gestão aos micro empreendimentos de Criciúma e região. Temos muitas experiências exitosas que são verdadeiros cases que mostram que a Unesc pode contribuir para o desenvolvimento destas organizações. Como coordenadora deste projeto, sinto que já chegamos na fase da maturidade e que nos próximos anos podemos fortalecer cada vez mais esta iniciativa”, afirma Gisele.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 02 de abril de 2019 às 17:16
Compartilhar Comente

Reitora recebe visita do Centro Acadêmico de Administração

Reitora recebe visita do Centro Acadêmico de Administração
Encontro reuniu estudantes na tarde desta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Um dos princípios da atual gestão é o diálogo aberto com todos da Universidade, sejam eles da comunidade interna ou externa. Com isso, a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu a visita do Centro Acadêmico do curso de Administração. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (27/3) na reitoria.

Na visita, a reitora pôde conhecer os desafios e as perspectivas do Centro Acadêmico e dos estudantes do curso.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 28 de março de 2019 às 16:58
Compartilhar Comente

Sala dos Municípios e Núcleo de Empreendedorismo da Unesc com nova coordenação

Sala dos Municípios e Núcleo de Empreendedorismo da Unesc com nova coordenação
Professora Izabel Regina de Souza é a nova coordenadora dos setores (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Sala dos Municípios e o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc contam, a partir desta quarta-feira (13/03), com uma nova coordenação. A professora Izabel Regina de Souza é a mais nova coordenadora dos dois setores da Universidade. A posse ocorreu na sala de Reuniões da Reitora e contou com a participação de membros da reitoria, coordenadores e professores.

A Sala dos Municípios tem como objetivo apoiar a gestão dos municípios que circundam a Universidade, no auxílio, oportunidades de parcerias e implementação e monitoramento de projetos, contribuindo para o desenvolvimento regional. Já o Núcleo de Empreendedorismo tem como objetivo potencializar a educação empreendedora, capacitando e apoiando a transformação do conhecimento.

De acordo com a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, os setores têm o papel de realizar parcerias entre empresas públicas e privadas com a Unesc. “Ambos setores tem o objetivo de levar a instituição para todos os lugares, dialogar com as pessoas e relacionar-se com as instituições”, ressaltou. Luciane ainda destacou o papel que Izabel desempenha na Universidade. “É uma guerreira que aceita desafios e tem uma ótima interlocução com todos os cenários internos e externos”, acrescentou.

Conforme o vice-reitor, Daniel Preve, um dos princípios da Universidade em 2019 é o empreendedorismo. “Ambos setores envolvem esse princípio e podem trabalhar para trazer grandes parcerias para a Universidade e trabalhar em prol da comunidade”, comentou.

Segundo Izabel, após nove anos atuando com a gestão do curso de Administração, é o momento de olhar outros setores. “É um grande desafio, mas farei de tudo para ampliar o nome da Unesc e colaborar com a comunidade”, comentou. Segundo ela, todo o trabalho realizado ao lado do curso trouxe conhecimento para o cargo. “É um trabalho coletivo e que, junto com os demais setores, nos empenharemos para fazer grandes ações”, completou.

A reitora ainda apresentou o plano de revitalização da Sala dos Municípios, que fica localizada no Bloco Administrativo, que contará com um novo espaço, para a melhor utilização do local e atendimento ao público.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o gestor do Escritório de Inovação, Evânio Nicoleit; o gestor do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, e a chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, também participaram do evento.

Vitor Netto -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 13 de março de 2019 às 18:25
Compartilhar Comente

Alunos de 1ª a 8ª fase do curso de Administração participam de aula especial

Alunos de 1ª a 8ª fase do curso de Administração participam de aula especial
Encontro contou com palestra do doutor João Ribeiro Júnior sobre Inovação na Gestão (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Todos os acadêmicos do curso de Administração, de 1ª a 8ª fase, tiveram um encontro marcado na noite desta terça-feira (12/02). Eles participaram de uma aula especial ministrada pelo doutor João Ribeiro Júnior, delegado do CRA –SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina), que levantou a temática Inovação na Gestão. O evento foi realizado no Auditório Ruy Hülse.

A preparação de uma aula especial que fosse relevante para todos os estudantes, conforme a coordenadora do curso, Izabel Regina de Souza, foi uma forma de acolhida aos alunos. “Para isso ficamos muito satisfeitos em receber o delegado do nosso conselho, doutor Ribeiro, para tratar sobre a importância de o profissional estar atento às inovações que se apresentam nesse mercado atual tão dinâmico”, comentou.

Para João Ribeiro Júnior, foi uma alegria poder sentir o clima da Universidade e preparar o conteúdo para apresentar aos estudantes. “Quis salientar na minha palestra, questões mais interessantes e deixar um pouco de lado a teoria. Gostei do interesse dos acadêmicos e da interação dos presentes com os assuntos levantados. Para mim foi uma excelente experiência”, destacou.

João possui mais de 30 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas, além de 20 anos de experiência na área de Planejamento Estratégico. É gestor do Programa de Excelência Gerencial do Exército Brasileiro em Criciúma, sendo ganhador do Prêmio Catarinense de Excelência, categorias bronze e prata, nos anos de 2005, 2006 e 2007.

O palestrante atua como consultor do Sebrae-SC, nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, Diagnóstico Empresarial, Planejamento Estratégico e Liderança de equipes e como facilitador-líder do seminário Empretec, metodologia ONU/SEBRAE. Seu currículo acadêmico também é vasto com graduações em Ciências Militares, Administração de Empresas e Educação Física, seguidas de mestrado em Aplicações Militares e doutorado em Ciências Militares. O profissional conta ainda com especializações em Fisiologia do Exercício e Biomecânica, Política, estratégia e Alta Administração e Gestão por Competências, pela Fundação Getúlio Vargas.    

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mais informações: é

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de março de 2019 às 16:00
Compartilhar Comente