Administração de Empresas

Em último dia de colação especial em gabinete em 2019, Unesc entrega mais de 120 novos profissionais ao mercado

Em último dia de colação especial em gabinete em 2019, Unesc entrega mais de 120 novos profissionais ao mercado
Quarta-feira (18/12) foi marcada, em sua maioria, pela formatura de acadêmicos da área da saúde (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

O último dia de Colações de Grau especiais em gabinete na Unesc marcou a conquista de 120 acadêmicos, que agora, graduados, irão adentrar ao mercado de trabalho. No evento realizado durante a tarde, 63 estudantes da Universidade realizaram o sonho de concluir o curso de graduação. Em cerimônia especial de colação de grau, os graduandos dos cursos de Farmácia Matutino e Noturno, Fisioterapia, Nutrição Matutino e Noturno, Odontologia e Psicologia receberam os certificados de conclusão de curso. Já na solenidade do período noturno, colaram grau e concretizaram seus sonhos aproximadamente 60 acadêmicos dos cursos de Administração, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

A emoção tomou conta dos graduandos, que entre lágrimas, sorrisos e abraços, comemoraram a vitória com os colegas de jornada e familiares, que receberam inclusive, uma calorosa salva de palmas.

A cerimônia do período vespertino foi presidida pelo diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Oscar Montedo, que parabenizou os agora profissionais e seus familiares pela conquista. Ele ainda agradeceu pela escolha da Unesc para esta etapa tão importante da vida das estrelas da tarde. “Estamos aqui hoje por causa de vocês. É uma alegria muito grande para nós podermos presenciar esse momento e para a Universidade, ter colaborado para a formação de profissionais qualificados e comprometidos com a sociedade. A profissão se elege, se escolhe e lembrem-se sempre de honrar essa escolha dando o seu melhor, sem se afastarem do compromisso ético e com a sociedade”, afirmou. 

Já a solenidade da noite, foi presidida pela pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud, que destacou aos presentes a mais recente conquista da Universidade, que garantiu a nota máxima em avaliação do MEC (Ministério da Educação). “É um momento de muita felicidade para a Instituição e, diante deste dia tão importante na vida profissional de vocês todos, se comprova que vocês escolheram uma grande Universidade para estudar e se qualificar. Tenho certeza de que se estamos comemorando hoje a conquista da graduação é porque vocês estão preparados para encarar o mercado e fazer a diferença nele”, completou.

A agenda do dia, realizada no Auditório Ruy Hülse, encerrou as cerimônias de colação de grau de 2019.

Mayara Cardoso e Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de dezembro de 2019 às 21:26
Compartilhar Comente

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado
Data marca a conquista do conceito máximo em avaliação do MEC (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos de 14 cursos da Unesc viveram, nesta terça-feira (17/12), momentos especiais e inesquecíveis. Em cerimônias especiais de Colação de Grau em Gabinete nos períodos da tarde e da noite, quase 150 estudantes fizeram seus juramentos e passaram a ser considerados profissionais aptos a exercerem suas profissões. As cerimônias foram conduzidas pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e pelo vice-reitor Daniel Preve, nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Além de representar grandes conquistas prestigiadas por amigos e familiares, as formaturas desta terça-feira marcaram também um dia especial para a Universidade, que recebeu o resultado da avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), na qual atingiu nota 5, máxima pontuação. Em seus discursos, os representantes da Universidade que conduziram as cerimônias e outorgaram o grau aos formados destacaram também a conquista.

Conforme Daniel, que parabenizou os formandos e a todos os familiares e amigos que os acompanharam na jornada da graduação, o pedido é para que os graduandos do dia levem sempre o nome da Unesc por onde forem. “Honrem o nome da Universidade. Essa sempre será a casa de vocês, uma instituição da qual vocês podem se orgulhar. Exemplo disso é o resultado de hoje no qual fomos agraciados com a nota 5, conceito máximo do MEC, e as premiações que a Instituição vem recebendo nos últimos meses”, salientou.

Colaram grau neste dia alunos dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comércio Exterior, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:16
Compartilhar Comente

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras
Mais imagens

Os 44 acadêmicos da Unesc participantes do  Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional)  apresentaram neste sábado, 14/12, as ações desenvolvidas ao longo do  Curso de Extensão - Iniciativas Regionais Inovadoras, das Regiões de Criciúma e Araranguá.

O Seminário é a última atividade presencial do curso, com 200 horas de duração. O Proesde terá seguimento em fevereiro de 2020, no retorno das aulas, quando será realizado o Seminário Estadual, onde todas as instituições do Sistema Acafe estarão reunidas para apresentar os projetos.

O Proesde contemplou estudantes de diversos cursos da Unesc, com conteúdos abordando o Desenvolvimento Regional Sustentável, Educação, Cidadania e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Inovação e Políticas Públicas. Além da qualificação, os participantes do Programa, escolhidos por sorteio, ganharam benefício de até 70% do valor da mensalidade nas disciplinas durante o semestre em que integram o Proesde.

O evento foi aberto pela Coordenadora do Proesde na Unesc, Cristiane Dias, e pela Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego.  Em sua fala, a Diretora de Extensão Salientou que o programa vai ao encontro da necessidade regional, do desenvolvimento regional, onde proporciona mudanças significativas na região. “Tenho certeza que as ideias desenvolvidas são fundamentais para a comunidade, que precisa da nossa atuação, com um olhar ampliado observando as necessidades e, a partir dali, propor ações que venham a mudar a realidade tão necessária”, salientou Fernanda Sônego.

Ao longo do semestre os bolsistas foram divididos em oito grupos por áreas do conhecimento, onde estiveram nas comunidades, pesquisando ações inovadoras nos municípios. Entre as propostas os estudantes trouxeram a criação de ambientes colaborativos e pesquisa sobre a lei de inovação no município de Criciúma. Também foi estudado um projeto de sensibilização na Polícia Civil no atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência e uma ação do curso de Odontologia que trabalha a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, visando melhor atender a comunidade que trabalha. Outro case veio de alunos do curso de Ciências Contábeis junto ao Bairro da Juventude. Acadêmicos de cursos da área de saúde trabalharam a proposta de ofertar um pacote de serviços de saúde nas escolas. Ainda na saúde foi apresentado a sugestão de desenvolvimento de um aplicativo para doação e recebimento de medicamentos da Farmácia Solidária da Unesc.

“Esse seminário é o fechamento dos encontros presenciais, do Proesde neste segundo semestre, e agora os estudantes têm como tarefa estruturar melhor essas ideias, fazer uma devolutiva para o governo do Estado, e finalmente, mostrar no encontro estadual as ações inovadoras da região sul. A proposta é que esses acadêmicos se tornem profissionais empreendedores, olhem para a sociedade e sejam empreendedores nos lugares onde passarem, tentando solucionar os problemas da sociedade”, explica a professora Cristiane Dias.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de dezembro de 2019 às 11:22
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realizado com adolescentes do Bairro da Juventude tem edição encerrada

Projeto de extensão realizado com adolescentes do Bairro da Juventude tem edição encerrada
No total quase 500 jovens e adolescentes já passaram pelas experiências da ação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em sua nona edição levando conhecimento e oportunidades a jovens e adolescentes do Bairro da Juventude, o projeto Empreendedorismo e Planos de Negócios, da Unesc, foi encerrado nesta quinta-feira (28/11). Por meio da ação, que promoveu encontros semanais ao longo de todo o ano, foram repassados ensinamentos com foco na geração de trabalho e renda, com inclusão social, por meio de capacitação empreendedora.

Essa foi a nona turma participante do projeto que envolve professores e acadêmicos do curso de Administração da Universidade no compartilhamento, por meio de oficinas, de conhecimentos, habilidades e atitudes aos alunos do Centro de Ensino Profissionalizante do Bairro da Juventude.

Conforme o coordenador da ação desde o seu lançamento, em 2011, professor Abel Corrêa de Souza, no decorrer dos anos de projeto foram atendidos quase 500 jovens e adolescentes distribuídos pelos diversos cursos oferecidos pelo Bairro, como Padaria, Programador de Computador, Mecânica de Automóveis, Eletricista de Manutenção, Mecânica Geral e Cozinha Industrial.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 29 de novembro de 2019 às 15:20
Compartilhar Comente

Empresários concluem mais uma Edição do Plano de 60 dias Unesc

Empresários concluem mais uma Edição do Plano de 60 dias Unesc
Mais imagens

O Núcleo de Empreendedorismo foi palco de mais uma conquista por parte de 15 empresários que participaram da consultoria em gestão Plano de 60 dias. O projeto é uma atividade que envolve acadêmicos do Curso de Administração da Unesc, onde, de forma inovadora, oportuniza às micro e pequenas empresas, futuros e novos empreendedores a organização do negócio, desde a modelagem até as práticas de gestão, que orientam estrategicamente o empreendimento para atuar no mercado. 

Nesta edição a atividade contou com a participação do Curso de Nutrição, que somou conhecimento à consultoria em uma das empresas. A professora Alessandra Zanette Ghisi e acadêmicas do Curso assessoraram na elaboração de fichas técnicas de produtos para alimentação saudável, promovendo uma interação bastante inovadora e que deverá ser mantida nas próximas edições.

"Foi uma noite emocionante. Estou certa que em cada edição aprimoramos o projeto.  Nestes seis anos de projeto  já contabilizamos mais de 200 empresas atendidas e mais de 500 alunos tiveram a oportunidade de experimentar a profissão mesmo antes de concluir a graduação.  Esse é o diferencial de uma Universidade Comunitária, oportunizamos a experiência profissional aos nossos estudantes a partir das ações comunitárias que realizamos ", analisa a coordenadora do Plano 60 dias, Gisele Coelho Lopes.   Ela destaca entre os ganhos que as empresas obtém ao longo do projeto, o aumento de faturamento,  reposicionamento da identidade de marca,  compreensão do mercado e foco do negócio. Durante o evento de encerramento os participantes também salientaram a importância da consultoria para implementação do redesenho de processos, definições de ferramentas de gestão para a tomada de decisão,  definição de custos, planejamento financeiro,  geomarketing. A coordenadora do projeto destaca ainda que o Curso de Administração, juntamente com os empresários que participaram desta edição, estarão em 2020, lançando outra  novidade que fortalecerá ainda o Projeto. "Aguardem, tem novidades por aí", antecipa. 

As atividades de 2019 foram encerradas, mas as inscrições para a próxima edição já estão abertas. Para se inscrever basta acessar www.unesc.net/planode60dias. Maiores informações 48 9 9948-1607.

Confirma maiores informações na Página do Núcleo de Empreendedorismo Unesc: http://www.unesc.net/portal/capa/index/473

Ana Sofia Schuster - Assessoria de imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 29 de novembro de 2019 às 10:24
Compartilhar Comente