Administração de Empresas

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Projeto da Unesc oferece consultoria gratuita para empresas interessadas em atuar no mercado internacional

Projeto da Unesc oferece consultoria gratuita para empresas interessadas em atuar no mercado internacional
Curso de Comércio Exterior realiza projeto de internacionalização (Foto: Divulgação) Mais imagens

Empresas interessadas em receber consultoria gratuita na área de importação e exportação podem se inscrever no Projeto Internacionalização PMES, promovido pela Unesc. Pelo quarto semestre consecutivo o curso de Administração Comércio Exterior vai realizar o projeto de consultoria para pequenas e médias empresas interessadas em buscar negócios junto ao mercado externo.

O Projeto Internacionalização PMEs é uma das disciplinas do curso, onde empresas interessadas podem se inscrever para receber consultoria gratuita realizada pelos acadêmicos da quinta fase de Comércio Exterior, na disciplina Práticas Gerenciais em Comércio Exterior.

A proposta é uma atividade que beneficia tanto empresas quanto os acadêmicos, permitindo uma troca de experiências e práticas. “Da parte dos acadêmicos o Projeto possibilita uma maior interação inicialmente com a empresa, evoluindo para o processo de exportação e importação propriamente dito, fortalecendo o aprendizado e preparando-os melhor para o mercado de trabalho”, observa a coordenadora do curso de Administração, Izabel de Souza.

A prática já envolveu 15 empresas e mais de 100 acadêmicos. O projeto inclui a realização de um encontro na empresa, para a primeira tomada de informações, onde participam o proprietário da empresa, o professor da disciplina e o grupo de acadêmicos. Ao longo semestre do são realizados mais quatro encontros na universidade com o gestor para trocas de informações. Ao final do semestre os acadêmicos apresentam aos gestores a pesquisa de mercado realizada e o passa-a-passo para a realização do processo de exportação e/ou importação.

O projeto já atendeu empresas do setor de alimentos, software, cosméticos, confecção, construção civil, móveis, linha pet entre outros. Empresas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato pelo telefone: 34312633 (coordenação do curso de Administração) ou pelo email: administracao@unesc.net ou izabel@unesc.net. As inscrições estão abertas até 1º de março de 2018.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Ana Sofia Schuster 21 de fevereiro de 2018 às 16:39
Compartilhar Comente

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Unesc encerra mais um semestre do Plano de 60 dias

Unesc encerra mais um semestre do Plano de 60 dias
Projeto realiza consultoria gratuita para empresários da região (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Já pensou em receber orientações para repensar o seu negócio ou até tirar uma ideia do papel? Pois a Unesc tem auxiliado empresários e futuros empresários com o Plano de 60 dias. O projeto realiza consultoria gratuita com o propósito de estimular a inovação na gestão das empresas na região. Neste semestre, empresários, microempresários e acadêmicos se encontraram para discutir sobre a sua empresa e nesta quarta-feira (6/12), no último encontro do ano, socializaram as atividades realizadas.

O objetivo do projeto é que durante o período de 60 dias, empresários da região encontrem-se com acadêmicos da sétima fase de Administração para que apliquem uma consultoria voluntária. Acompanhados de professores da Unesc, os participantes trocam experiências e procuram solucionar casos próprios junto com os estudantes.

A proprietária e fundadora da marca Letricotë, Carla Almeida, estava procurando ajuda para administrar a sua empresa. Após buscas na internet, encontrou o projeto desenvolvido pela Unesc. “Eu tinha a empresa, mas era algo muito amador. Por o nome na marca e registrar ela é fácil, porém tem muitas outras coisas que tem por trás disso. Eu via essa necessidade, pois não sabia como crescer”, afirma.

Carla está participando da consultoria desde o início do ano, e após participar de duas edições do Plano, vê mudanças significativas na empresa. “Discutir o nosso problema para resolvê-lo é muito bom. Eu acredito que realizei 100% do que queria. Meu objetivo foi alcançado”, revela.

A aluna Julia Cardoso foi uma das consultoras de Carla. Segundo ela, a troca de experiências fora da sala de aula é o ponto forte do projeto. “Dar e receber informações é o principal objetivo. A troca de conhecimento fez com que eu me desafiasse para poder ajudar alguém”, explica.  Já o acadêmico Diogo Estevam pontua que participar do Plano de 60 Dias é um diferencial do curso. “Ser consultor de uma empresa durante a graduação é aliar a teoria que a gente aprende desde o começo do curso com a prática na via real”.

Laís Costa é proprietária da Zakii. A empresa trabalha com produtos de moda afro e ela desenvolve diversas funções dentro do negócio. “Eu faço de tudo então percebi que não conseguiria desenvolver e ter um bom resultado sozinha. Aqui com a ajuda do meu consultor percebi que tinha um jeito, bastava me organizar”.

De acordo com a coordenadora do projeto, Gisele Coelho Lopes, o projeto tem uma metodologia diferente daquelas que geralmente se conhece numa consultoria tradicional. “Aqui na Universidade, o empresário coloca as suas queixas e juntos, consultores e empresa, debatem igualmente sobre diferentes possibilidades de gerenciar o negócio de forma assertiva. A troca de conhecimentos é o grande diferencial do que fazemos. O que queremos é que as empresas tenham um espaço apropriado e acolhedor para pensar no negócio. Nem sempre esse tempo é possível no dia a dia, quando se fala em micro e pequenos negócios. Considerando o pouco tempo que os empreendedores possuem, colocamos a universidade a disposição com todo o seu potencial para apoiar e auxiliar na busca de soluções em gestão que vise o desenvolvimento socioeconômico destes empreendimentos”, afirma a professora da Unesc.

Os interessados em receber consultoria gratuita do Plano de 60 Dias em 2018 já podem se inscrever. Basta acessar o site.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 07 de dezembro de 2017 às 10:52
Compartilhar Comente

Unesc se prepara para receber acadêmica paraguaia

Unesc se prepara para receber acadêmica paraguaia
Karen tem 18 anos e irá cursar Administração em 2018 (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc reforça mais uma vez a sua internacionalização. A partir de fevereiro de 2018, o campus receberá uma nova acadêmica. Karen Gonzalez Medina, de 18 anos, é paraguaia e vem para o Brasil cursar Administração. Nesta segunda-feira (27), a acadêmica e seu pai fizeram o primeiro contato com a cidade e com a Instituição.

A escolha pela Universidade deu-se pelo intercâmbio cultural conveniado ao Itamaraty. Durante a graduação, o pai de Karen também fez intercâmbio no Brasil e foi quem a ajudou a pesquisar as oportunidades no Brasil e na Unesc.

Karen já realizou intercâmbios em Oxford e Boston. “Eu optei por Administração por gostar de matemática e também pelo comércio, já que meus pais têm empresa no Paraguai”, comentou.

“Para nós é importantíssimo a internacionalização da Unesc e receber a Karen só afirma mais e mais o nosso propósito. A Universidade está em primeiro lugar do Estado em internacionalização entre as não estatais no RUF (Ranking Universitário da Folha). Isso nos engrandece, pois é o resultado de todo o investimento que realizamos. Acolher novos alunos é sempre bom e a nossa Unesc está sempre de braços abertos para novos estudantes”, afirmou a reitora Luciane Ceretta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 28 de novembro de 2017 às 10:28
Compartilhar Comente

VIII Encontro Sul Catarinense de Administração.

No dia 16 de novembro de 2017 acadêmicos e professores do curso de Administração e Administração Comércio Exterior da Unesc em parceria com CRA/SC e instituições da região participaram do VIII Encontro Sul Catarinense de Administração. O palestrante Bruno Perin falou sobre Empreendedorismo e Inovação de Alto Impacto.

Por: Izabel Regina De Souza 17 de novembro de 2017 às 11:04
Compartilhar Comente