Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Unesc realiza simulado de emergência no campus

Unesc realiza simulado de emergência no campus
Professores, funcionários e estudantes participaram da ação nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Às 9h30 desta segunda-feira (25/11) parte do campus da Universidade foi tomado pelo som do alarme de incêndio. Em questão de minutos, os blocos de A à J e do N ao Q, a Biblioteca, o Museu de Zoologia, os blocos XXI A, B e C, o Bloco Administrativo e o prédio da Reitoria foram totalmente evacuados e os professores, funcionários e acadêmicos, levados para pontos de encontro de emergência. Uma vítima com ferimentos no braço também foi resgatada da Biblioteca. O relato anterior poderia ser real, mas fez parte do simulado de emergência realizado pela Brigada de Incêndio da Unesc, que teve como objetivo treinar os brigadistas e a comunidade acadêmica para possíveis incidentes.

Este foi o segundo simulado de emergência realizado no campus. O primeiro ocorreu em julho de 2018. Uma terceira atividade irá ocorrer em 2020, contemplando os demais blocos da Universidade e também o Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Ao todo, a Universidade possui 180 brigadistas e do simulado desta segunda-feira, participaram aproximadamente 60 pessoas, entre brigadistas e profissionais da Inovarum, empresa que presta consultoria para a Universidade na área de Segurança do Trabalho. Para as atividades desta segunda-feira, os brigadistas se dividiram em três equipes (vermelha, azul e rosa).

O simulado foi uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, em parceria com a Inovarum. Os organizadores classificaram o resultado da atividade como excelente. Na simulação desta segunda-feira, foram envolvidos, além dos brigadistas, mais de 500 alunos, professores e técnicos-administrativos.


Segundo o coordenador do Sesmt, Edson da Silva, a preocupação do Serviço não é apenas com professores, alunos e funcionários, mas com todos que passam diariamente pela Instituição. “São cerca de 10 mil pessoas circulando pelo campus todos os dias e a preocupação é com cada um. O simulado nos ajuda a verificar o tempo resposta e onde estão nossos pontos fortes e onde devemos melhorar”, afirma o coordenador do Sesmt, ressaltando que o próximo passo é fazer um relatório com os dados do evento e analisa-los.

A colaboradora da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Borges Bartolomeu, é brigadista desde 2018 e este foi o segundo simulado do qual participou. Para ela, a atividade colabora para aumentar os conhecimentos sobre o modo correto de se agir para evitar ou minimizar riscos e danos em situações de emergência. “Além dos simulados, eu e meus colegas de Brigada participamos de reciclagem de conhecimentos, cursos e capacitações. Tudo isso me faz sentir mais segura para tomar decisões e agir”.

A técnica em Segurança do Trabalho do Sesmt da Unesc, Ana Paula Tiscoski, explica que os simulados de emergência são obrigatórios e estão dentro da IN (Instrução Normativa) 28, que estabelece e padroniza as exigências para as Brigadas de Emergência. Segundo Ana Paula, as simulações fazem parte das ações desenvolvidas pelo Sesmt, que também englobam o Plano de Emergência, elaborados para cada local onde os simulados acontecem.

Durante a atividade, todos os procedimentos foram obedecidos, inclusive o contato com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Samu. Antes da atividade ocorrer, a organização entrou em contato com a Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma e a Universidade fez a divulgação do simulado para a comunidade acadêmica e externa.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de novembro de 2019 às 12:22
Compartilhar Comente

Unesc faz simulado de incêndio na segunda

Unesc faz simulado de incêndio na segunda
Mais imagens

A Unesc comunica a toda a comunidade acadêmica, bem como aos moradores e comerciantes dos arredores da universidade, que será realizado nesta segunda-feira, 25/11, um simulado de incêndio. A atividade acontecerá das 9 às 10 horas, nos blocos A ao Z, e bloco administrativo, coordenada pela Brigada de Emergência da Unesc. Trata-se de um procedimento realizado regularmente, obrigatório por lei, que visa a reduzir os danos causados em um eventual acidente, bem como preparar as equipes para uma situação real.
A Reitoria alerta que esse evento vai envolver a movimentação de ambulâncias, bombeiros e equipes de resgate, que farão parte da simulação, onde as autoridades de segurança estão previamente notificadas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 23 de novembro de 2019 às 08:34
Compartilhar Comente

Encerramento da Sipat com espírito de confraternização na Unesc

Encerramento da Sipat com espírito de confraternização na Unesc
Equipe Verde foi a ganhadora da 4ª Gincana da Sipat (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A confraternização e a interação entre colaboradores tomaram conta do encerramento da 13ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (17/9) no Auditório Ruy Hülse e contou com a participação das três equipes. Além da cerimôniade encerramento, o encontro contou com a última prova da 4ª Gincana da Sipat. No resultado geral, a equipe vencedora da gincana foi a Equipe Verde.

A Sipat tem o propósito de orientar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no local de trabalho, evitando acidentes, e promovendo ações de saúde e qualidade de vida na Universidade. Junto à 13ª Sipat, ocorreu a 4ª Gincana da Sipat, que neste ano contou com a participação das equipes Verde, Preta (MIB Unesc) e Vermelha (Turma do Barulho), ficando respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Segundo a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, ações internas como esta contribuem para um local de trabalho mais tranquilo e melhor para o trabalhador. “Quando falamos de Sipat falamos da nossa saúde em geral e das ações que contribuem para a melhor qualidade de vida dos trabalhadores. Devemos cuidar da nossa saúde e de nossos colegas”, enfatiza.

De acordo com o presidente da CIPA, Marlon Gonçalves Zilli, o objetivo da Comissão e da Sipat é de informar e prevenir. “Devemos fazer com que o colaborador saiba das ações preventivas e propague elas dentro da Universidade. Assim, vamos colaborar para um ambiente melhor para os trabalhadores”, comenta.

Conforme o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, Edson Luís da Silva, a Sipat envolve, entre outros sentimentos, a razão mais pura de trabalhar na Universidade. “Devemos olhar para o nosso próximo e agradecer por estarmos juntos. Se estivermos unidos e nos ajudando, vamos cuidar tanto da Universidade como de nós mesmos”, coloca.

O encontro contou com uma atividade de recreação com o residente multiprofissional em Atenção Básica da Unesc, Antônio Carlos da Silva, que ministrou uma aula de zumba aos participantes.

Após a atividade, o encerramento contou também com a última prova da gincana, que foi a ação de teatro. A Equipe Vermelha envolveu a temática "AIDS, Sífilis e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)", a Equipe Verde "Segurança do Trabalho e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)" e Equipe Preta, "Cultura de Paz no Campus".

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de setembro de 2019 às 17:19
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Vem aí a 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Vem aí a 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho
4ª Gincana Sipat em destaque na programação (Foto: Arquivo) Mais imagens

O dia 13 de setembro já pode ser marcado no calendário dos colaboradores da Unesc. A data será marcada pelo início da 13ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). A programação conta com ações pautadas pela temática da Semana e a 4ª Gincana Sipat. “São momentos de integração entre funcionários, professores e estagiários da Instituição, quando promovemos a solidariedade e o companheirismo, visando à cultura de paz, à segurança e à saúde dos nossos colaboradores”, conta o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Marlon Zilli.

A inscrição das equipes pode ser realizada entre 12 e 23 de agosto no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), localizado na sala 8 do Bloco Administrativo, das 8h às 12h e das 13h30 às 19h30.

As tarefas foram pensadas para integrar professores, funcionários e estagiários em contato direto com ações de conscientização, que caminham ao encontro da visão, missão e valores da Unesc. Cada equipe participante deve ter entre 15 e 20 integrantes, com duas lideranças indicadas. A programação das provas poderá ser consultada em edital que será publicado em breve.

Confira a programação completa e provas:

  • 12 a 23 de agosto: inscrições;
  • 24 de agosto a 11 de setembro: prova de doações de sangue e cadastro para
  • doação de medula óssea;
  • 24 de agosto a 5 de setembro: inscrição via e-mail de uma ação social;
  • 5 e 6 de setembro: prova de medicamentos para a Farmácia Solidária;
  • 6 de setembro: entrega do banner da equipe ao Sesmt (Serviço Especializado
  • em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho);
  • 11 de setembro: atividade de conscientização no Campus;
  • 13 de setembro: mesa de autoridades e prova de teatro; tarefa surpresa, em caso
  • de empate; e resultado final.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de agosto de 2019 às 14:35
Compartilhar Comente