Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus

Colaboradores da Unesc recebem treinamento para o uso do ozônio na higienização do campus
Presença dos equipamentos se tornará um hábito, agora e após o retorno das atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc estão sendo capacitados para uso do ozônio na higienização do campus. O primeiro treinamento ocorreu na manhã desta terça-feira (28/4), ministrado pelo professor e pesquisador responsável do projeto, Elídio Angioletto, e mais momentos podem ser promovidos de acordo com a necessidade.15 funcionários da Instituição, representantes do Sesmt (Serviço de Segurança do Trabalho), Apoio Logístico e Clínicas Integradas, estiveram presentes.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, explica que uso dos equipamentos dispersores de ozônio se tornará um hábito na Universidade, agora e também após o retorno das aulas. “A Unesc tem protagonizado movimentos e iniciativas que a colocam em destaque na produção da ciência. Hoje estou certa de que no imaginário da população, ao se falar em pesquisa e inovação, conecta- se o nome Unesc. Toda essa expertise, já utilizada em benefício da comunidade externa, nas cidades e seus serviços, também é pensada e ampliada para a comunidade interna: nossos colaboradores, nossos estudantes e aqueles a quem atendemos nos serviços de saúde essenciais das Clínicas Integradas”, enaltece.

Diariamente, três equipamentos serão mantidos no campus. O uso será noturno e supervisionado pelo Sesmt. “A tecnologia, presente entre nossas expertises há mais de sete anos e com resultados de grande eficiência, será também uma importante ferramenta na desinfecção dos ambientes institucionais. A partir de agora, em um processo diário, seu uso será aprimorado para que quando nossa comunidade interna retornar a pleno, tenha um ambiente ainda mais seguro para estudar, trabalhar e conviver”, completa Luciane. 

Segundo a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a implantação da iniciativa representa mais tranquilidade para o dia a dia. “Os mecanismos proporcionam segurança ao colaborador da Unesc, por meio da higiene e desinfecção. Estas ações demonstram a preocupação de nossa Universidade, com seus colaboradores e estudantes, que logo estarão  no campus em ambientes totalmente seguros”, afirma. 

Uso do ozônio tem resultados positivos 


A tecnologia presente nesta ação faz parte do primeiro projeto de higienização por ozônio para o combate da pandemia Covid-19 do Sul do Brasil. Estruturas criadas pela Universidade já foram entregues a locais de combate à pandemia, como o Centro de Triagem de Criciúma, e obtido um índice superior a 90% de desinfecção dos ambientes, segundo o professor e pesquisador responsável, Elídio Angioletto.

Leia mais sobre o projeto 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2020 às 10:36
Compartilhar Comente

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais

Unesc cria cartilha interna de prevenção e inicia retomada gradual das atividades essenciais
São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto (Foto: Arquivo/Unesc)tarina (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

A Unesc iniciou a retomada gradual do atendimento aos públicos interno e externo, seguindo medidas preventivas que garantem a segurança de quem circula pelo campus. São serviços considerados indispensáveis para a Instituição e sem possibilidade de trabalho remoto. Ao visitar a Universidade, para qualquer finalidade, deve-se obrigatoriamente utilizar máscara e seguir as  diretrizes de proteção elaboradas pela Instituição, disponíveis para leitura e download aqui. O processo de retorno ao campus teve início com a volta da Centac (Central de Atendimento ao Estudantes), no dia 13 de abril, e da Biblioteca Professor Eurico Back, nesta segunda-feira (20/4). 

Conforme a gerente administrativa do Campus e coordenadora-adjunta do curso de Enfermagem, Mira Dagostin, a retomada da presença na Instituição, além de estar alinhada a iniciativas internas, segue as orientações do Governo de Santa Catarina. “A Instituição está preparada, com todas as medidas de higienização sendo cumpridas e álcool em gel distribuídos em todos os espaços, incluindo nas entradas de salas de aula. Além dos cuidados, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) tem abastecido os setores de atendimento ao público com protetores faciais e outras iniciativas estão sendo elaboradas para garantir a segurança de todos”, garante.

Cuidados individuais e coletivos no campus

Quem visitar a Instituição também encontrará produções visuais informativas espalhadas por todos os espaços, com o objetivo de zelar pela segurança e prevenção. O foco da campanha são cuidados individuais e coletivos, como:

  • Lavar as mãos frequentemente, usando água e sabonete líquido ou fricção das mãos com álcool em gel 70%; 
  • Ao tossir ou espirrar, cubra o rosto com o antebraço ou lenço descartável e lave as mãos em seguida; 
  • Manter os ambientes de trabalho ventilados e um distanciamento mínimo de 1,50 metros entre os espaços ocupados por cada um; 
  • Não permitir aglomerações nos setores; 
  • Se houver filas, respeitar a distância de 2 metros entre cada pessoa; 
  • Realizar eventos, palestras, workshops, treinamentos utilizando plataformas virtuais (Skype, hangouts, EAD etc.; 
  • Se possível, utilizar o viva voz do telefone, evitando contato com do telefone com a boca; 
  • Não tocar boca, nariz, olhos sem antes higienizar as mãos com água e sabão; 
  • Não compartilhar objetos pessoais, dentre eles: copos, canudos, talheres, alimentos, maquiagem, canetas, celulares; 
  • Não retornar ao trabalho em casos de sintomas gripais e acionar o SOS Unesc Covid-19 para orientações - Canal de comunicação online para esclarecimento de dúvidas e orientações: (48) 99183-8663;

O material também conta com orientações para vestimentas, utilização de bebedouros, consumo de alimentos nos refeitórios, uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e higienização de objetos. “É hora de ter consciência. Se cada um puder contribuir, logo sairemos desta situação. É de grande importância que nossos públicos interno e externo sigam as recomendações, protegendo ele próprio e sua família”, completa Mira. 

A cartilha de prevenção utilizada na Universidade teve a colaboração do Sesmt, Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção à Saúde do Trabalhador), NEPST (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador) e PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), com participação externa do MPT (Ministério Público do Trabalho).

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de abril de 2020 às 15:31
Compartilhar Comente

Ação propõe um Carnaval mais consciente

Ação propõe um Carnaval mais consciente
Iniciativa iniciou no campus da Universidade e passará pelo Iparque (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc já está em clima de Carnaval, com responsabilidade e informação. A equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), montou seu bloquinho e visitou os setores da Universidade, levando conhecimento sobre saúde e distribuindo materiais de conscientização. A atividade foi realizada nesta quinta-feira (20/2). Na sexta-feira (21/2) a ação será realizada no Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

A presidente da Cipa, Ana Paula Locatelli, comemorou o resultado positivo da iniciativa e a receptividade dos colaboradores. Segundo ela, o objetivo foi disseminar a proposta de um Carnaval seguro. “A equipe esteve engajada para pensar em festividades seguras e conscientes. Conversamos, fizemos festa e entregamos panfletos com informações importantes, tudo em nossa temática ‘Brinque no Carnaval! Só não brinque com a saúde’”, afirmou.

A rota do bloquinho iniciou no hall do Bloco Administrativo, passando pela Reitoria, blocos XXI, R, S, Clínicas Integradas e Horto. No Iparque a atividade iniciará às 8 horas e percorrerá todo o local.

Se você for para a folia, não se esqueça:

  • Use roupas leves;
  • Proteja seus pertences;
  • Se beber, não dirija;
  • Use protetor solar;
  • Use protetor solar;
  • Saiba ouvir e dizer não;
  • Use preservativo;
  • Fique perto dos amigos;
  • Hidrate-se bastante.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de fevereiro de 2020 às 14:42
Compartilhar Comente

Sesmt realiza ação de Outubro Rosa

Sesmt realiza ação de Outubro Rosa
Encontro reuniu mais de 30 colaboradoras (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) promoveu, na última semana, diálogos com professora e funcionárias da Universidade. A ação, em alusão ao Outubro Rosa, também contou com uma sessão de cinema, onde as participantes assistiram ao filme Pronta para Amar.

O objetivo, segundo a secretária do Serviço e uma das organizadoras da atividade, Elizandra Sachete, foi orientar sobre a prevenção e o combate ao Câncer de Mama e Colo do Útero. “Vale ressaltar a importância de as mulheres realizarem o exame preventivo e, em outubro, aderirem a campanhas em prol da saúde feminina”, destaca Elizandra.

Durante a sessão, o encontro reuniu mais de 30 colaboradoras da Universidade, que ao fim dialogaram sobre o assunto e receberam uma cartilha de informações. A ação foi idealizada pela Médica do Trabalho do Sesmt, Mariana de Oliveira Presado Macarini de Souza.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de outubro de 2019 às 17:01
Compartilhar Comente

Participantes do Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc comemoram vitória sobre o cigarro

Participantes do Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc comemoram vitória sobre o cigarro
Último encontro do grupo ocorreu nesta segunda-feira (2/9) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Parar de fumar. Uma luta travada diariamente por mais de 18 milhões de pessoas no Brasil, o oitavo país com maior número de fumantes no mundo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Na Unesc, a vitória no desafio contra o cigarro foi comemorada nesta segunda-feira (2/9), data marcada pelo último encontro Programa de Combate ao Tabagismo.

Divaldo Mariano, de Maracajá, fumou por mais de 30 anos. Apaixonado por jogar futebol, se viu afastado do prazer de praticar o esporte e por muitas vezes pensou em desistir da luta contra o tabagismo. “Eram de duas a três carteiras de cigarro por dia, sempre com o objetivo de parar de fumar. Após muitas tentativas, me juntei ao grupo da Universidade. Antes do primeiro encontro, há cinco meses, fumei até o dia anterior e logo disse que iria desistir novamente”, conta.

Mariano não desistiu. Viu no acolhimento em grupo e na troca de experiências uma chance real de vencer. “Foi a melhor escolha para minha vida e para a relação com a minha família. Voltei a praticar esporte e a ter qualidade de vida”. Destacou.

Maria Cristina Felix, de Criciúma, também se encantou com a força do grupo. Para ela, as amizades foram essenciais para conquistar o objetivo. “O apoio dos companheiros fez toda a diferença. É um acolhimento especial, um papo gostoso de participar e muito incentivador”, afirma.

Programa de Combate ao Tabagismo


O grupo, promovido desde 2016, propõe dinâmicas de diálogos com profissionais de saúde e troca de vivências entre os integrantes. Nesta edição sete fumantes iniciaram o Programa e quatro deixaram o cigarro de lado. Dois dos participantes diminuíram consideravelmente a quantia fumada diariamente. 

O psicólogo Roger Menegon Ferrari, da residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc, acompanhou a trajetória do grupo. Ele explica que a proposta foi fazer com que os participantes conhecessem a si mesmos e entendessem melhor suas atitudes. “O caminho para parar de fumar é ter consciência sobre quem eu sou e como posso me ajudar. Quando o corpo desenvolve uma dependência, a busca pela substância se torna constante. É fundamental ter sabedoria na hora de tomar decisões sobre qual caminho tomar”, frisa.

O Programa possui parcerias com outros setores da Universidade, como o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e as Clínicas Integradas.

Uma nova turma já está completa para a próxima edição e um novo grupo será aberto em 2020.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de setembro de 2019 às 17:19
Compartilhar Comente