Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Encerramento da Sipat com espírito de confraternização na Unesc

Encerramento da Sipat com espírito de confraternização na Unesc
Equipe Verde foi a ganhadora da 4ª Gincana da Sipat (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A confraternização e a interação entre colaboradores tomaram conta do encerramento da 13ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho). O evento ocorreu na tarde desta terça-feira (17/9) no Auditório Ruy Hülse e contou com a participação das três equipes. Além da cerimôniade encerramento, o encontro contou com a última prova da 4ª Gincana da Sipat. No resultado geral, a equipe vencedora da gincana foi a Equipe Verde.

A Sipat tem o propósito de orientar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança no local de trabalho, evitando acidentes, e promovendo ações de saúde e qualidade de vida na Universidade. Junto à 13ª Sipat, ocorreu a 4ª Gincana da Sipat, que neste ano contou com a participação das equipes Verde, Preta (MIB Unesc) e Vermelha (Turma do Barulho), ficando respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Segundo a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, ações internas como esta contribuem para um local de trabalho mais tranquilo e melhor para o trabalhador. “Quando falamos de Sipat falamos da nossa saúde em geral e das ações que contribuem para a melhor qualidade de vida dos trabalhadores. Devemos cuidar da nossa saúde e de nossos colegas”, enfatiza.

De acordo com o presidente da CIPA, Marlon Gonçalves Zilli, o objetivo da Comissão e da Sipat é de informar e prevenir. “Devemos fazer com que o colaborador saiba das ações preventivas e propague elas dentro da Universidade. Assim, vamos colaborar para um ambiente melhor para os trabalhadores”, comenta.

Conforme o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, Edson Luís da Silva, a Sipat envolve, entre outros sentimentos, a razão mais pura de trabalhar na Universidade. “Devemos olhar para o nosso próximo e agradecer por estarmos juntos. Se estivermos unidos e nos ajudando, vamos cuidar tanto da Universidade como de nós mesmos”, coloca.

O encontro contou com uma atividade de recreação com o residente multiprofissional em Atenção Básica da Unesc, Antônio Carlos da Silva, que ministrou uma aula de zumba aos participantes.

Após a atividade, o encerramento contou também com a última prova da gincana, que foi a ação de teatro. A Equipe Vermelha envolveu a temática "AIDS, Sífilis e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)", a Equipe Verde "Segurança do Trabalho e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)" e Equipe Preta, "Cultura de Paz no Campus".

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de setembro de 2019 às 17:19
Compartilhar Comente

Participantes do Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc comemoram vitória sobre o cigarro

Participantes do Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc comemoram vitória sobre o cigarro
Último encontro do grupo ocorreu nesta segunda-feira (2/9) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Parar de fumar. Uma luta travada diariamente por mais de 18 milhões de pessoas no Brasil, o oitavo país com maior número de fumantes no mundo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Na Unesc, a vitória no desafio contra o cigarro foi comemorada nesta segunda-feira (2/9), data marcada pelo último encontro Programa de Combate ao Tabagismo.

Divaldo Mariano, de Maracajá, fumou por mais de 30 anos. Apaixonado por jogar futebol, se viu afastado do prazer de praticar o esporte e por muitas vezes pensou em desistir da luta contra o tabagismo. “Eram de duas a três carteiras de cigarro por dia, sempre com o objetivo de parar de fumar. Após muitas tentativas, me juntei ao grupo da Universidade. Antes do primeiro encontro, há cinco meses, fumei até o dia anterior e logo disse que iria desistir novamente”, conta.

Mariano não desistiu. Viu no acolhimento em grupo e na troca de experiências uma chance real de vencer. “Foi a melhor escolha para minha vida e para a relação com a minha família. Voltei a praticar esporte e a ter qualidade de vida”. Destacou.

Maria Cristina Felix, de Criciúma, também se encantou com a força do grupo. Para ela, as amizades foram essenciais para conquistar o objetivo. “O apoio dos companheiros fez toda a diferença. É um acolhimento especial, um papo gostoso de participar e muito incentivador”, afirma.

Programa de Combate ao Tabagismo


O grupo, promovido desde 2016, propõe dinâmicas de diálogos com profissionais de saúde e troca de vivências entre os integrantes. Nesta edição sete fumantes iniciaram o Programa e quatro deixaram o cigarro de lado. Dois dos participantes diminuíram consideravelmente a quantia fumada diariamente. 

O psicólogo Roger Menegon Ferrari, da residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc, acompanhou a trajetória do grupo. Ele explica que a proposta foi fazer com que os participantes conhecessem a si mesmos e entendessem melhor suas atitudes. “O caminho para parar de fumar é ter consciência sobre quem eu sou e como posso me ajudar. Quando o corpo desenvolve uma dependência, a busca pela substância se torna constante. É fundamental ter sabedoria na hora de tomar decisões sobre qual caminho tomar”, frisa.

O Programa possui parcerias com outros setores da Universidade, como o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e as Clínicas Integradas.

Uma nova turma já está completa para a próxima edição e um novo grupo será aberto em 2020.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 02 de setembro de 2019 às 17:19
Compartilhar Comente