Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Brigada de Emergência da Unesc realiza simulado no campus

Brigada de Emergência da Unesc realiza simulado no campus
Brigadistas vivenciaram experiências de evacuação de área e resgate (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A última semana de férias na Universidade teve um movimento diferente. Nesta quarta-feira (25/7), os participantes da primeira Brigada de Emergência da Unesc fizeram simulados de emergência pela manhã, nos blocos da Reitoria e Administrativo e à tarde, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico). Os locais foram evacuados e resgates de “vitimas” realizados, tudo para que os brigadistas tivessem uma vivência mais próxima possível da realidade.

A simulação marcou o encerramento da etapa de formação da Brigada de Emergência, que foi constituída por encontros teóricos e práticos. A partir deste semestre ocorrerão simulados no campus e no Iparque, para o aprimoramento dos trabalhos dos brigadistas. As atividades desta quarta-feira foram acompanhadas por profissionais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e por agentes de trânsito.

“Do acionamento do alarme de incêndio até o início da fala dos profissionais do Corpo de Bombeiros na Unesc, se passaram 12 minutos. Isso significa que eles se deslocaram em aproximadamente sete minutos. Isso em uma situação real pode ser reduzida ainda mais”, comentou o especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva, orientador do simulado.

Para a professora Cláudia Peluso, a experiência foi muito importante. “Nós prezamos pela Universidade e pelos nossos colegas de trabalho e por isso decidimos participar para colaborar com a segurança. Além disso, participar da Brigada nos faz ter contato e conhecer os colaboradores da Instituição”

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, considerou o primeiro treinamento positivo e agradeceu pela disponibilidade dos cerca de 50 colaboradores em fazer parte da Brigada. “Os participantes da primeira Brigada de Emergência da Unesc estão sendo preparados para identificar e agir em momentos de emergência e urgência. Foram quatro dias de treinamentos teóricos e práticos que vão colaborar com a segurança de visitantes, colaboradores e alunos da Instituição”.

O sargento Laércio Pedroso, do Corpo de Bombeiros de Criciúma, parabenizou pelo trabalho realizado na Universidade e falou da importância da Brigada de Emergência e convidou os colaboradores da Unesc a participarem da capacitação e serem bombeiros voluntários.

Ao final do simulado, os brigadistas se reuniram para debater os pontos positivos e negativos da ação, no intuito de refletir sobre o que pode ser feito diferente nas próximas simulações e em casos reais. Além dos agendados, a intenção é realizar simulados surpresa também. “Aproveitem o conhecimento adquirido e fiquem sempre atentos, não só no ambiente de trabalho, mas na casa, no prédio que vocês moram, na vizinhança. A atuação de vocês pode fazer a diferença”, afirma Silva.

A Brigada é  formada por funcionários do Iparque, de setores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, das Clínicas Integradas e de representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de julho de 2018 às 14:21
Compartilhar Comente

Unesc realiza simulado de emergência nesta quarta-feira

Unesc realiza simulado de emergência nesta quarta-feira
Ação marcará o encerramento do curso para a Brigada de Incêndio (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está formando a sua primeira Brigada de Emergência, e nesta quarta-feira (25/7), os participantes colocarão em prática o que aprenderam ao longo dos encontros. Durante a manhã e à tarde, será realizado um simulado de emergência em pontos determinados previamente. Os locais serão evacuados e haverá uma pessoa no papel de vítima, tudo para que os brigadistas tenham uma vivência mais próxima possível da realidade.

O simulado ocorre das 9 às 11 horas em dois pontos do campus e das 14 às 16 horas em locais do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). A Polícia Militar irá acompanhar o simulado, que poderá ter ainda a presença do Corpo de Bombeiros. Instituições de ensino próximas à Universidade, bem como a Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma também foram comunicadas da simulação.

Segundo o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, os brigadistas irão colocar em prática o que aprenderam em questões como primeiros socorros e combate ao incêndio. “A primeira Brigada de Emergência da Unesc será formada por quase 50 colaboradores da Instituição. Os participantes estão sendo preparados para identificar e agir em momentos de emergência e urgência. Foram quatro dias de treinamentos teóricos e práticos que vão colaborar com a segurança de visitantes, colaboradores e alunos da Instituição”.

A Brigada será formada por funcionários do Iparque, de setores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, das Clínicas Integradas e de representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 23 de julho de 2018 às 17:03
Compartilhar Comente

Funcionários da Unesc realizam treinamento para trabalho em altura

Funcionários da Unesc realizam treinamento para trabalho em altura
Capacitação ocorreu em dois dias e foi dividida em teoria e prática (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Colaboradores da Unesc que desenvolvem atividades que requerem trabalho em altura passaram por um treinamento específico sobre a NR 35 (Norma Regulamentadora) nesta segunda e terça-feira (17 e 18/7) no campus. A capacitação teve duração de oito horas, foi dividida em aula teórica e parte prática (quando os participantes puderam manusear os equipamentos de proteção individual, subir a cinco metros de altura e simular um resgate) e envolveu 25 funcionários de diversos setores da Instituição.

A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

A legislação considera trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. O treinamento na NR 35 ocorre a cada dois anos na Universidade e é realizado tanto com profissionais que estão fazendo uma “reciclagem” de conhecimentos quanto aqueles que não tinham a capacitação.

“A queda é uma das principais causas de morte e de deficiência física por acidente de trabalho. Todos são responsáveis pela segurança, incluindo a pessoa que executa o trabalho. Por isso as capacitações ocorrem. A preocupação é com o trabalhador, terceirizado ou funcionário, e com a sua segurança dentro da Instituição e durante o desenvolvimento de suas atividades”, afirma o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva.

O treinamento foi realizado com funcionários do Horto Florestal, Departamento de Planejamento e Infraestrutura, Manutenção, Departamento de Tecnologia da Informação, Laboratório Atmosférico e Laboratório de Águas do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Setor de Eventos, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski e SOS.

O treinamento é uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, que está sendo conduzido pelo especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2018 às 11:42
Compartilhar Comente

Funcionários da Universidade passam por treinamento para trabalho em altura

Funcionários da Universidade passam por treinamento para trabalho em altura
Grupo é formado por colaboradores que realizam atividade específica (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Vinte e cinco funcionários de diversos setores da Unesc que realizam trabalhos em altura estão passando por um treinamento específico sobre a NR 35 (Norma Regulamentadora). A capacitação iniciou na manhã desta terça-feira (17/7) com aula teórica e encerrará nesta quarta-feira (18/7), com atividade prática a partir das 9 horas, no Bloco P.

A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, explica que se considera trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Segundo ele, o treinamento na NR 35 ocorre a cada dois anos na Universidade. “A queda é uma das principais causas de morte e de deficiência física por acidente de trabalho. Todos são responsáveis pela segurança, incluindo a pessoa que executa o trabalho. Por isso as capacitações ocorrem. A preocupação é com o trabalhador, terceirizado ou funcionário, e com a sua segurança dentro da Instituição e durante o desenvolvimento de suas atividades”, afirma.  

Participam da capacitação funcionários do Horto Florestal, Departamento de Planejamento e Infraestrutura, Manutenção, Departamento de Tecnologia da Informação, laboratórios do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Setor de Eventos, Museu de Zoologia Professor Morgana Cirimbelli Gaidzinski e SOS.

O treinamento é uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, que está sendo conduzido pelo  especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de julho de 2018 às 12:10
Compartilhar Comente

Unesc forma primeira Brigada de Incêndio

Unesc forma primeira Brigada de Incêndio
São mais de 50 colaboradores preparados para atuar em urgência e emergência (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A primeira Brigada de Incêndio da Unesc concluiu sua formação nesta quinta-feira (5/7). A última turma, composta por mais de 20 profissionais, recebeu treinamentos para atividades como o combate de incêndios, execução e instrução de primeiros socorros e vistoria de equipamentos e procedimentos de segurança. A atividade ocorreu no estacionamento dos blocos R da Universidade.

Ao todo serão quatro equipes que vão se dividir entre Iparque e campus, com mais de 70 profissionais atuantes. O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, explica que a iniciativa vai garantir a segurança de professores, estudantes e funcionários. “Os participantes vão estar preparados para identificar e agir em momentos de emergência e urgência. Foram quatro dias de treinamentos teóricos e práticos que vão colaborar com a segurança de visitantes, colaboradores e alunos da Instituição”.

A atividade é coordenada pelo Sesmt, juntamente com o especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva, que destaca a necessidade de atenção aos detalhes. “Existem grandes perigos como gás de cozinha e a gasolina, que, por exemplo, libera gases inflamáveis até em temperaturas negativas. É muito importante estar atento a todos os detalhes, de temperatura, validade de acessórios, manuseio de utensílios e posicionamento dos equipamentos de segurança”, reforça.

Há duas semanas o treinamento ocorreu com os funcionários do Iparque e nesta quinta-feira foi a vez dos colaboradores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, das Clínicas Integradas e de representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 05 de julho de 2018 às 18:30
Compartilhar Comente