Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Saúde do homem é abordada em palestra do Novembro Azul

Saúde do homem é abordada em palestra do Novembro Azul
Iniciativa do Sesmt reuniu funcionários da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Cuidados com a saúde do homem foram tema de um encontro na manhã desta terça-feira (27/11) na Unesc. Funcionários da Instituição puderam ter mais informações e tirar dúvidas na palestra “Novembro Azul – Combate ao Câncer de Próstata”, ministrada pelo enfermeiro Fabio Minotto Dal Toé. O evento foi uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e contou ainda com o sorteio de brindes.

Segundo Dal Toé, por ano, estima-se que aproximadamente 69 mil casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil. “Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. Só perde para o câncer de pele. Mas a possibilidade de cura é alta, se diagnosticado cedo. Em 90% dos casos em que a descoberta é no início, há cura. Por isso a importância de fazer exames e ter acompanhamento médico sempre”, afirma.

O enfermeiro explicou que o rastreio de prevenção pode ocorrer a partir dos 45 anos, caso o paciente faça parte de grupo de risco, e iniciar pela consulta com o urologista e um exame de PSA (Prostate-Specific Antigens, Antígenos Específicos da Próstata em Português), realizado por meio de um exame de sangue. “Caso o exame apresente alguma alteração, será necessário o exame de toque. Se não houver nenhuma alteração, basta o acompanhamento médico”.

Prevenir é a melhor atitude

Homens acima dos 50 anos – ou 45 se fizerem parte do grupo de risco – devem ir ao urologista anualmente;
Histórico familiar – se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de outro membro dessa família desenvolver a doença é ainda maior;
Entre os homens da etnia negra há mais casos desse tipo de câncer;
Homens com sobrepeso, obesos, que fazem uso de álcool e/ou tabaco, têm mais chance de desenvolver câncer de próstata;

Novembro Azul

Novembro é o mês dedicado à prevenção de doenças e conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2018 às 14:04
Compartilhar Comente

Combate ao câncer de próstata é tema de palestra para funcionários e professores da Unesc

Combate ao câncer de próstata é tema de palestra para funcionários e professores da Unesc
Atividade realizada pelo Sesmt ocorre dia 27 de novembro em alusão ao Novembro Azul (Foto: Divulgação) Mais imagens

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). A estimativa é que apenas em 2018, 68.220 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados. Apesar de poder levar à morte, a doença costuma se desenvolver de forma lenta, o que facilita o tratamento.

Para conscientizar, os professores e funcionários da Universidade sobre a necessidade de cuidar da saúde, o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) realizará no dia 27 de novembro, às 8h30, a palestra “Novembro Azul – Combate ao Câncer de Próstata”, com o enfermeiro Fabio Minotto Dal Toé. O evento ocorrerá na sala 4 do Bloco XXI-A.

A palestra faz parte das atividades alusivas ao Novembro Azul, mês dedicado à prevenção de doenças e conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2018 às 16:10
Compartilhar Comente

Unesc sobe ao pódio da 26ª Cofafe

Unesc sobe ao pódio da 26ª Cofafe
Com 219 pontos, Universidade alcançou a terceira colocação geral (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A 26ª Cofafe (Confraternização dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe) chegou ao fim neste domingo (18/11) e a Unesc manteve sua tradição, ocupando os primeiros lugares pela 11ª vez. Com 219 pontos, a Universidade alcançou a terceira colocação geral e formou pódio com Unochapecó (segundo lugar com 223 pontos) e a anfitriã Furb (campeã com 246 pontos). A cerimônia de encerramento e premiação ocorreu na noite de sábado (17/11). Confira a classificação geral clicando aqui.

Ao pódio, a Unesc subiu 17 vezes. Confira a classificação das modalidades clicando aqui.

Com 105 atletas, a Unesc foi além de estar entre as melhores colocadas e se consolidou como a maior delegação do evento. “Promover integração e novas amizades, este foi o propósito para que trabalhamos e mobilizamos nossas equipes. As cores da Unesc vibraram em Blumenau em uma linda festa. Agora é comemorar o bom desempenho e agradecer a quem tornou tudo isso possível”, destacou o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e integrante da comissão organizadora do evento na Unesc, Edson Luiz da Silva.

Durante as disputas, a Universidade foi representada em todas as modalidades, sendo elas bocha, balão 23, canastra, corrida rústica, dominó, futebol suíço livre e sênior, futsal livre e sênior, jogos eletrônicos, natação, sinuca, streetball, tênis de mesa, totó, truco, vôlei e xadrez. As competições reuniram mais de 600 participantes. 

Vestir a camisa

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, viajou junto à delegação, comemorou a conquista e agradeceu a quem vestiu a camisa da Unesc. “Esporte é integração e qualidade de vida. A Cofafe, desde a preparação, é um momento de confraternização, de estar entre amigos e de se fazer novas amizades, de celebrar juntos e de promoção de saúde. Quanto ao resultado, foi perceptível o exemplo de garra e dedicação do time Unesc. Agradecemos quem foi e não mediu esforços de conquistar em nome da Instituição, coroando os 50 anos da nossa Universidade”, agradeceu a reitora.

Unesc na Cofafe

Em 17 participações, a Universidade tem um dos melhores desempenhos entre as instituições, subindo no pódio onze vezes. Seu quadro de conquistas conta com o 1º lugar geral em quatro edições, uma delas em casa, no ano de 2012. A Unesc ainda alcançou a segunda colocação quatro vezes e a terceira posição três vezes.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de novembro de 2018 às 17:00
Compartilhar Comente

Colaboradores escolhem novos representantes da Cipa

Colaboradores escolhem novos representantes da Cipa
Votação ocorre até esta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Funcionários e professores da Unesc estão em processo de escolha dos seus novos representantes na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Até esta quarta-feira (21/11), ocorre a votação em urnas localizadas no hall do Bloco Administrativo, no hall do Bloco S e na recepção do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 19h30.

Caso não se atinja um total de votantes de 50% +1, a votação continuará nesta quinta-feira (22/11). Os colaboradores poderão eleger sete representantes. A comissão será formada por outras sete pessoas, indicadas pela Universidade, totalizando 14 membros da Cipa, que atuarão durante um ano.

Segundo o atual presidente da Cipa, Marlon Zilli, a comissão desenvolve seu trabalho em três frentes: segurança, prevenção de acidentes e doenças do trabalho e qualidade de vida dos colaboradores da Universidade. Por isso, a importância dos funcionários e professores participarem da votação e escolherem o candidato que ajudará a zelar pelo seu bem-estar no ambiente de trabalho.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de novembro de 2018 às 14:33
Compartilhar Comente

Contagem regressiva para a Cofafe

Contagem regressiva para a Cofafe
Delegação da Unesc embarca para Blumenau nesta quinta-feira (15/11) (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os funcionários e professores da Unesc estão em reta final de preparação para representar a Universidade na Cofafe (Confraternização Olímpica dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe) e manter a tradição vencedora da Unesc. O evento reúne colaboradores universitários de toda Santa Catarina em três dias de competições e integração. A Confraternização ocorrerá entre quinta-feira (15/11) e sábado (17/11), na Furb (Universidade Regional de Blumenau), em Blumenau. 

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e um dos integrantes da comissão organizadora do evento na Unesc, Edson Luiz da Silva, conta que a expectativa é manter a tradição da Universidade alcançando uma boa colocação. “Nossas esquipes estão trabalhando com muita dedicação em objetivo comum. Estamos confiantes que a Furb será tomada pelas cores da Unesc e sua torcida. Será uma grande festa”, afirma.

As competições reunirão mais de 600 participantes em quatro dias e a Unesc é a Instituição de Ensino com a maior delegação nesta edição, ultrapassando 120 pessoas. A Universidade será representada em todas as modalidades, sendo elas bocha, balão 23, canastra, corrida rústica, dominó, futebol suíço livre e sênior, futsal livre e sênior, jogos eletrônicos, natação, sinuca, streetball, tênis de mesa, totó, truco, vôlei e xadrez.

Unesc na Cofafe

Em 16 participações, a Universidade tem um dos melhores desempenhos entre as Instituições participantes, subindo no pódio dez vezes. Seu quadro de conquistas conta com o 1º lugar geral em quatro edições, uma delas em casa, no ano de 2012. A Unesc ainda alcançou a 2ª colocação quatro vezes e a 3ª posição outras duas vezes.



Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de novembro de 2018 às 17:13
Compartilhar Comente