Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Em pauta, os direitos das mulheres com câncer de mama

Em pauta, os direitos das mulheres com câncer de mama
Evento faz parte das comemorações dos 25 anos do curso de Direito da Unesc (Foto: Reprodução / Agecom) Mais imagens

“Estamos juntos na luta contra o câncer de mama”. Com esse slogan, a Unesc vem demonstrando seu total apoio a essa importante bandeira, alinhada ao combate permanente à doença que atinge muitas mulheres. Com uma campanha maciça e uma programação recheada com palestras e bate papos educativos, o assunto vem sendo abordado por especialistas e defensores da causa.

Até o fim do mês, a Universidade vem levando adiante as suas mobilizações relacionadas ao Outubro Rosa, com iluminação especial em vários pontos do campus e o canal da Unesc TV no YouTube voltado à transmissão de diversas palestras sobre o tema. De forma online já foram abordadas discussões sobre mastologia, o câncer de mama e estratégias para saúde emocional e o estresse feminino. Muito mais está programado para o resto do mês.

O curso de Direito da Unesc se incorporou a esses momentos de informação às mulheres. Na tarde desta segunda-feira (18/10), foi levantado o tema “Direitos das Mulheres com Câncer”, com a participação da coordenadora do curso de Direito, Márcia Piazza, das professoras Mariana Mazuco Carlessi, Mônica Ovinski de Camargo Cortina e Rosângela Del Mouro. e da aluna e vice-presidente do Centro Acadêmico de Direito, Natana Daminelli.

“Este mês simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. Neste período se costuma vestir rosa, usar laço rosa e iluminar fachadas com a cor rosa, tempo de conscientização sobre o assunto. No entanto, não é muito comum falar sobre os direitos das pessoas acometidas por essa doença. Pode ser estranho em um primeiro momento falar em câncer de mama e falar em direito mas, muito pelo contrário, o direito começa com o direito fundamental à vida e junto dele traz o direito social, o direito à saúde. Quando falamos em doenças, estamos falando também em medidas políticas e econômicas que o Estado se compromete a concretizar para garantir esse direito” explicou a professora Márcia.

A professora Mariana levantou a discussão sobre a relação entre médico-paciente, tratando da necessidade do diálogo entre as partes para que a enferma possa escolher o melhor tratamento. A docente Mônica Cortina falou sobre o atendimento da prevenção pelo SUS e a Política de Saúde para a mulher. Já a professora Marja Feuser apresentou os direitos trabalhistas para as pacientes com câncer de mama e as Leis que garantem a reconstituição das mamas para as mulheres mastectomizadas. O encerramento da mesa de conversa foi com a educadora Rosângela Del Mouro, comentando sobre as isenções fiscais que estão em vigor, em benefício das pessoas portadoras de câncer.

Para assistir ao conteúdo dessa mesa virtual basta clicar aqui

Campanha

O curso de Direito está neste mês alusivo ao combate ao câncer de mama, com uma campanha solidária para arrecadar lenços de cabeça. Os interessados em participar podem entregar sua doação na coordenação do curso que fica no Bloco XXI-B, 2º piso. No período da manhã das 7h15min às 11h15min e à tarde, das 13h às 17h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2021 às 19:29
Compartilhar Comente