Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT)

Colaboradoras da Unesc participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama

Colaboradoras da Unesc participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama
Evento do Sesmt teve a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Funcionárias da Universidade estiveram reunidas, na tarde desta segunda-feira (29/10), para ampliar o conhecimento sobre prevenção do câncer de mama. A palestra, em alusão ao Outubro Rosa, foi realizada pelo Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) em parceria com a RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) tirou dúvidas, levou informações e ofereceu momentos de confraternização entre os participantes, com sorteio de brindes e um lanche especial.

O coordenador do Sesmt, Edson Luiz da Silva, agradeceu pela presença das colaboradoras da Unesc e afirmou que a iniciativa vem ao encontro do trabalho de prevenção e promoção da saúde que o serviço faz na Universidade.

A voluntária há 22 anos da RFCC, Maria Luiza de Melo Naspolini, ministrou a palestra e falou sobre a necessidade de mulheres e homens ficarem atentos à saúde. “Prevenção é tudo! Mulheres e homens devem tirar um dia do mês para fazer o autoexame de mama e procurar sinais como deformações ou alterações no formato das mamas, saliências ou retrações, feridas de cor ou espessura da pele, do mamilo ou da auréola do seio e saída de secreção pelos mamilos, que podem ser pus, sangue ou leite”, explicou. 

Segundo Maria Luiza, além do autoexame, há outros meios de analisar a saúde da mama: exame clínico realizado por profissional de saúde; ultrassonografia de mamas, mamografia e ressonância são outros meios de verificar o estado da mama e que serão utilizados conforme a necessidade observada pelo médico.

Estiveram presentes no evento a enfermeira da RFCC de Criciúma, Sandra Mara Machado, a acadêmica de Direito da Unesc e voluntária na Rede Feminina, Tânia Hinrichs e a voluntária Ana Maria Izidro.

Fatores de risco

Não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres (apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens). Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde apenas 5% à 10% do total de casos da doença.

Fatores genéticos e hereditários: história familiar de câncer de ovário; vários casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos; histórico familiar de câncer de mama em homens e alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

Fatores externos como obesidade e sobrepeso; sedentarismo; consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e exposição frequente à radiação solar e radiações ionizantes (Raios-X) estão entre os mais perigosos.

Fatores internos como primeira menstruação antes de 12 anos; ter filhos acima dos 35 anos ou não ter tido filhos; menopausa após os 55 anos; uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona) e reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento das possibilidades de desenvolvimento da doença.

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma

Fundada em 1882, a RFCC de Criciúma é uma organização sem fins lucrativos, que se mantém por meio de doações e é constituída por voluntárias que buscam conscientizar mulheres sobre a necessidade dos exames preventivos de colo de útero e de mama. Com o lema “Alertar para Salvar”, a RFCC tem a missão de educar, prevenir, reabilitar, prestar assistência integrada, como também reintegrar na comunidade o paciente com câncer.

Na RFCC de Criciúma, o exame pode ser agendado por telefone (3437-1006) ou pessoalmente. O local oferece consulta médica, coleta de exames e realiza atividades sociais na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital São José e no Hospital São João Batista. A RFCC realiza ainda ações de conscientização com a comunidade.

Por ano, a Rede Feminina de Criciúma atende mais de 11.000 mulheres. Hoje, o local possui 54 voluntárias.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de outubro de 2018 às 15:58
Compartilhar Comente

Professores e funcionários se preparam para representar a Unesc na Cofafe

Professores e funcionários se preparam para representar a Unesc na Cofafe
Interessados ainda podem se inscrever até sexta-feira (5/10) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os funcionários e professores universitários de Santa Catarina iniciaram a contagem regressiva para a Cofafe (Confraternização dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe) e os colaboradores da Unesc estão se preparando para manter a tradição vencedora da Universidade. A programação conta com jogos, atrações e integração e a Confraternização ocorrerá entre os dias 15 e 17 de novembro na Furb, em Blumenau. Os colaboradores da Unesc não inscritos, ainda podem participar, pois o período de inscrição se encerra nesta sexta-feira (5/10).

O coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e um dos integrantes da comissão organizadora do evento na Unesc, Edson Luiz da Silva, conta que a Cofafe é um evento de grande tradição e uma grande experiência. “Vai além de competir. A Confraternização proporciona novas amizades, novos conhecimentos e grandes momentos ao lado dos colegas de Universidade. Quem vai não esquece do espírito de união e das emoções durante as partidas, assim como também não esquece as pessoas que lá conhece”, afirma.

As competições reunirão mais de 600 participantes em quatro dias e a Unesc é a Instituição de Ensino com a maior delegação nesta edição, ultrapassando 120 pessoas. A Universidade será representada em todas as modalidades, sendo elas bocha, balão 23, canastra, corrida rústica, dominó, futebol suíço livre e sênior, futsal livre e sênior, jogos eletrônicos, natação, sinuca, streetball, tênis de mesa, totó, truco, vôlei e xadrez.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, enfatizou a importância do evento e agradeceu a quem vestirá a camisa da Unesc. “É um momento de confraternização, de estar entre amigos e celebrar juntos. É perceptível o empenho dos participantes e não podemos deixar isso enfraquecer. A quem vai representar a nossa Universidade, desde já desejamos boa sorte e agradecemos pela vontade de conquistar em nome da Unesc”, destaca.

Inscrições

Interessados em participar deverão enviar um e-mail para cofafe@unesc.net, com nome, contato, RG e CPF, código de funcionário ou professor e uma foto. Mais informações no telefone 3431- 2694.

Unesc na Cofafe

Em 16 participações, a Universidade tem um dos melhores desempenhos entre as Instituições participantes, subindo no pódio dez vezes. Seu quadro de conquistas conta com o 1º lugar geral em quatro edições, uma delas em casa, no ano de 2012. A Unesc ainda alcançou a 2ª colocação quatro vezes e a 3ª posição outras duas vezes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de outubro de 2018 às 18:38
Compartilhar Comente

Entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro reúnem-se na Unesc para compartilhar boas práticas

Entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro reúnem-se na Unesc para compartilhar boas práticas
Evento será realizado na quinta-feira (4/10) no Auditório Edson Rodrigues (Foto:Divulgação) Mais imagens

A reunião anual das entidades parceiras do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina será realizada este ano em Criciúma, nesta quinta-feira (4/10), a partir das 13h30. A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) sediará o evento, que tem como principal objetivo promover o compartilhamento de boas práticas em saúde e segurança no trabalho.

Neste ano, professores do mestrado em Direito da Unesc farão palestras breves, de cerca de 30 minutos. Uma delas será do juiz titular da Vara do Trabalho de Araranguá e gestor auxiliar do PTS no estado, Rodrigo Goldschmidt. Ele falará sobre violência no ambiente do trabalho, tema central do Programa no biênio 2018/2019. Também serão abordados, em outras palestras, os desafios e soluções relacionados ao trabalho da mulher e do jovem aprendiz.

“Essas falas são uma forma de dar um peso mais científico ao evento, aliando o conhecimento teórico à já tradicional apresentação de boas práticas”, explica um dos dois gestores regionais do Programa, juiz do Trabalho Ricardo Jahn, que está organizando o evento – o outro gestor regional é o desembargador do TRT-SC Roberto Guglielmetto, que estará presente no evento.

Três empresas vão apresentar boas práticas: a Cerâmica Eliane, de Criciúma; o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário (Siticom), de Joaçaba e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Santa Catarina é o quarto estado com mais acidentes e doenças do trabalho registrados no país, totalizando 38 mil ocorrências ao ano – 118 delas fatais. Entre as atividades com maior número registros estão: o trabalho nas fundições de ferro e aço, o atendimento hospitalar e o abate de suínos e aves. Os dados são do Anuário Estatístico da Previdência Social, elaborado pelo INSS, e não levam em conta ocorrências no serviço público e na economia informal.

O Programa Trabalho Seguro conta, atualmente, 112 entidades parceiras somente em Santa Catarina, incluindo empresas privadas, instituições públicas e sindicatos de patrões e empregados.

Colaboração: TRT-SC - Comunicação Social

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de outubro de 2018 às 16:56
Compartilhar Comente