Engenharia Ambiental e Sanitária

Acesse o vídeo do Curso:

/portal/resources/files/372/2019%20-%20Eng_%20Ambiental%20e%20Sanit%C3%A1ria.mp4

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/372

Por: Mariane Martins Cunha 12 de fevereiro de 2019 às 10:53
Compartilhar Comente

Iniciam as Defesas de TCC do Curso de Engenharia Ambiental e Engenharia Ambiental e Sanitária

Sexta-feira (24/11) foi um dia muito importante aqui no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, pois, deu início às Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Até a próxima sexta-feira (01/12) 17 acadêmicos do Curso defenderão seu TCC.

As defesas estão ocorrendo no Bloco P - Salas 15 e 16, nos horários das 08h e das 10h, além disso, é aberta ao público.

Quem necessitar de maiores informações, poderá entrar em contato no telefone.: (48) 3431-2668 e/ou no e-mail.: engambiental@unesc.net

A seguir, seguem fotos dos acadêmicos que já defenderam seu TCC.

Desejamos sucesso a todos!

Por: Mariane Martins Cunha 08 de dezembro de 2017 às 10:08
Compartilhar Comente

Acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária visitam Aterro Sanitário da RAC

Os alunos da 7ª fase   do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram de visita técnica ao Aterro Sanitário da RAC Saneamento e Tecnologia Ambiental para Disposição e Tratamento de Resíduos  onde puderam observar na prática os conteúdos aprendidos em sala de aula. A empresa opera com licença ambiental e é especializada no gerenciamento, destacando-se o tratamento e a disposição final, de resíduos sólidos urbanos (domiciliares e comerciais) e industriais Classe II (IIA e IIB), conforme classificação definida pela NBR 10.004/2004.

A visita teve como objetivo observar as obras e infraestrutura componentes de um aterro sanitário, bem como sua operação e funcionamento.

De acordo com o professor Mario Ricardo Guadagnin, "os discentes puderam acompanhar de perto a operação das máquinas compactadoras, a impermeabilização do solo com membranas geotécnicas e também a drenagem de gases e percolados(chorume), sistema de tramento de chorume e o avanço no projeto piloto de de geração de energia com biogás". 

O evento foi orientado e supervisionado pelo professor  Mario Ricardo Guadagnin responsável pela disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, e acompanhada pelo professor Luis Afonso dos Santos que aproveitou a visita para registrar fotografias que farão parte de uma obra em fase de concepção sobre a rota do consumo - descarte - desperdício  de resíduos em suas interfaces social (catadores e  sua invisibilidade), ambiental (aspectos e impactos da geração de resíduos) e econômico (cadeia de reciclagem).

Por: Mariane Martins Cunha 17 de novembro de 2017 às 17:01
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva conhecimentos a escola de Treviso

As crianças da Escola Professora Maria Brogni, de Treviso, tiveram um dia de aprendizado sobre a ecologia das árvores. O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biologica Estadual do Aguaí” levou conhecimentos aos alunos do 1º e 4º da escola. A ação ocorreu na última quarta-feira (26/10).

O projeto faz parte das atividades da UNA CET (Unidade Academica de Ciencias, Engenharias e Tecnologias) em parceria com a UNA HCE (Unidade Academica de Humanidaes, Ciencias e Educação). A ações são coordenadas pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta de Souza Hoffmann e Miriam da Conceição Martins. O projeto conta ainda com as bolsistas Karen de Farias Meller, Nicolli Domingues Naspolini e a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mariane Martins 31 de outubro de 2016 às 11:04
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc torna realidade o reaproveitamento da água da chuva na Abadeus

Projeto da Unesc torna realidade o reaproveitamento da água da chuva na Abadeus
Mais imagens

Um projeto de extensão da Unesc inaugurou um sistema de captação de água da chuva na Associação Beneficente Abadeus, nesta quinta-feira (13/10). A inauguração do sistema, que vai coletar e distribuir a água para as hortas e limpeza do local, ocorreu na sede da Associação e também contou com oficinas sobre sabão, papel reciclado (ministrada pela acadêmica de Artes Visuais Maria Cristina Pacheco) e compostagem para auxiliar a comunidade a dar o destino correto para os resíduos.

A proposta do projeto é dar o suporte necessário para que a Abadeus expanda a área ambiental do bairro. “Com o desenvolvimento do projeto estamos contribuindo para o programa Cristo Redentor Mais Verde, concebido pela Abadeus para melhorar as condições socioambientais do bairro. Atualmente a comunidade sofre com o descarte de resíduos em terrenos baldios e ocupação em áreas de preservação permanente”, explicou o coordenador do projeto, professor José Carlos Virtuoso.


A equipe do projeto “Gestão de resíduos sólidos da Associação Beneficente ABADEUS: proposta de fortalecimento e ampliação para a comunidade de entorno, do Bairro Cristo Redentor, Criciúma, SC” é composta pelos professores José Carlos Virtuoso e Mário Ricardo Guadagnin, e pelas acadêmicas de Engenharia Ambiental e Sanitária Karine da Silveira e Jéssica Santos. “Nosso trabalho na Abadeus tem ênfase na gestão dos resíduos, coleta seletiva, compostagem domiciliar, horta doméstica e arborização urbana”, enfatizou Virtuoso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mariane Martins 13 de outubro de 2016 às 16:56
Compartilhar Comente