Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Ambiental e Sanitária: uma profissão do futuro

Engenharia Ambiental e Sanitária: uma profissão do futuro
Profissionais da área são cada vez mais requisitados para projetos de recuperação e gestão ambiental (Foto: Divulgação) Mais imagens

Engenharia Ambiental e Sanitária, uma carreira nova, apontada por pesquisas como uma das mais promissoras do século, mas já consolidada mundialmente. Sua palavra-chave pode ser definida como sustentabilidade, fator que clama por profissionais formados na área. No Sul de Santa Catarina, região que por alguns anos esteve entre as áreas críticas nacionais quanto à poluição ambiental gerada pela mineração de carvão, foi fundamental a criação de um curso superior na área, projeto colocado em prática em 1999 na Unesc.

Ao longo destes 21 anos de curso foram mais de 450 engenheiros ambientais e sanitaristas formados que hoje atuam em diversos setores da economia. Através do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, professores, acadêmicos e profissionais formados na área deixaram um legado teórico e prático para a recuperação e gestão ambiental na região Sul de Santa Catarina. Foram projetos transformadores que envolveram a recuperação de áreas degradadas pela mineração, controle e monitoramento nos diversos compartimentos ambientais, desenvolvimento de tecnologias ambientais, entre outras áreas de atuação. Entre seus egressos há hoje engenheiros atuando no Brasil e no exterior, bem como em grandes projetos como da usina de Belomonte e na Petrobrás.

Ao longo dos últimos cinco anos o curso ganhou novos horizontes por conta da necessidade de redução dos impactos ambientais gerados por empreendimentos e a ampliação da visão de sustentabilidade nos mais diversos setores da economia mundial. Em paralelo a tudo isso os anos 2000 viram uma evolução do rigor das leis que vieram corrigir uma lacuna que deixou feridas abertas em séculos de descaso e que o impacto ambiental foi desconsiderado e tolerado. No caso das empresas um maior controle ambiental gerenciado por profissionais especificamente formados também permitiu, em muitas situações, a otimização dos processos produtivos sem impactos ambientais adversos.  Muitas destas inclusive investiram em processos que lhes garantiram a certificação ambiental, um diferencial estratégico para a competitividade.

Conforme a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Paula Tramontim Pavei, a Universidade hoje também atende a uma crescente demanda na área de saneamento, incluindo o gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de água e efluente, implantação de sistemas de drenagem, bem como as atividades de planejamento e educação ambiental vinculada a estas áreas. Outro mercado que tem se aberto, de acordo com Paula, é o de consultoria ambiental, que permite ao engenheiro criar negócios próprios e empreender. “Para preparar o aluno da melhor forma para cada uma das situações a Unesc conta com 33 laboratórios de grande porte, além de cinco laboratórios de pequeno porte a disposição do curso”, salienta.

Oportunidades diferenciadas

Além do empenho na sala de aula, uma das grandes oportunidades de o acadêmico conquistar grandes diferenciais é a participação no projeto Empresa Júnior. Criada em 2012, a Eco Jr. Consultoria e Gestão Ambiental tem como principal objetivo integrar os acadêmicos com o mercado de trabalho. Com registro totalmente formalizado, a empresa gera demandas de trabalhos para os seus membros, gerando experiências seja no campo de atuação da engenharia quanto na gestão empresarial.  Isso representa o cumprimento de metas, atendimento ao cliente, planejamento e estratégia, finanças e liderança. Como qualquer empresa júnior, o empreendimento não visa à obtenção de lucro, onde todo recurso obtido é reinvestido na empresa ou aplicado em projetos sociais.

Ainda entre as ricas vivências oportunizadas nos anos de Universidade estão as saídas de campo. Nestas viagens de estudo os acadêmicos ganham em conhecimentos práticos que lhes servem de base para as disciplinas em sala de aula.

Já na área de extensão o foco se volta a ações solidárias de sustentabilidade e inovação com projetos em parceria com cooperativas de recicladores para gestão de resíduos; educação ambiental em escolas públicas, condomínios residenciais, associações e demais parceiros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 22 de julho de 2019 às 17:30
Compartilhar Comente

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária aproxima Rede de Egressos no Instragram

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária aproxima Rede de Egressos no Instragram
Mais imagens

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, visto o crescimento da tecnologia, está com um projeto de interagir com os egressos no Instagram, ferramenta essa que vêm ganhando cada vez mais espaço entre jovens e até mesmo empresas de diversos segmentos.

Pensando nisso, todas as quartas-feiras os egressos interessados terão um espaço exclusivo no instagram do Curso para divulgarem seus trabalhos, comentarem sobre desafios e oportunidades do mercado de trabalho, além de compartilhamento de notícias e eventos.

Com isso, acredita-se que haverá maior procura por parte dos profissionais e o fortalecimento do Curso.

O nosso objetivo, muito além de formar profissionais de excelência, é identificar quais passos estão seguindo e seus objetivos futuros.

Estamos aqui para ajudá-los no alcance de suas metas!

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Por: Mariane Martins Cunha 02 de abril de 2019 às 15:08
Compartilhar Comente

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA PROMOVE DESAFIOS SUSTENTÁVEIS

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA PROMOVE DESAFIOS SUSTENTÁVEIS
Mais imagens

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária sempre engajado com a sustentabilidade, promoverá a cada mês durante o ano de 2019, desafios com o objetivo de conscientizar e desacelerar o consumo.

No mês de Abril o desafio é propor a cada seguidor que tome banho de até 5 minutos ao dia, a fim de reduzir gastos desnecessários com água e com energia elétrica no período de 01/04/2019 a 30/04/2019. Cada participante deverá postar no seu stories do instagram uma foto que comprove o tempo que levou ao tomar banho e marcar @engambiental_sanitaria nos stories.

Um mundo sustentável começa por VOCÊ!

Vem com a gente! Aceite o desafio e leve essa mensagem adiante.

Por: Mariane Martins Cunha 01 de abril de 2019 às 15:59
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária presente no Dia Mundial da Água

No Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, acadêmicos e professores do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária estiveram presentes na Praça Nereu Ramos (Criciúma/SC) com atividades de conscientização.

Também estiveram presentes no Evento, a FAMCRI, o cursos de licenciatura da UNESC, o PPGCA, o PPGE, o museu de Zoologia da Universidade em parceria com a Polícia Militar e escolas da região.

Foi um momento enriquecedor, ao qual as pessoas que por ali fizeram visita, puderam aprender e entender a importância da água.

Por: Mariane Martins Cunha 25 de março de 2019 às 14:24
Compartilhar Comente