Engenharia Ambiental e Sanitária

Plantas e flores ocupam local de descarte de lixo no Bairro Cristo Redentor

Plantas e flores ocupam local de descarte de lixo no Bairro Cristo Redentor
Projeto de extensão da Unesc colaborou na mudança do espaço (Foto: Divulgação) Mais imagens

O entulho e lixo perderam espaço para plantas e flores, em um local de descarte ao lado da Associação Abadeus, no Bairro Cristo Redentor, em Criciúma. Em uma ação da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma, Secretaria de Infraestrutura, Abadeus e Unesc, a área foi transformada durante esta terça-feira (3/10) com a remoção dos resíduos e plantio de mudas de árvores nativas e espécies de flor. Trata-se de uma das ações do projeto Cristo Redentor Mais Verde, que conta ainda com a participação da Escola Municipal Vilson Lalau, CRAS e Associação de Moradores.

A iniciativa tem o apoio do projeto de extensão “Gestão de resíduos sólidos da Associação Beneficente Abadeus: proposta de fortalecimento e ampliação para a comunidade de entorno, do Bairro Cristo Redentor”, que é vinculado à UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias). O objetivo das ações é melhorar as condições socioambientais do Bairro, promovendo o empoderamento dos moradores, estimulando-os a serem protagonistas no planejamento e transformação do seu território. Atualmente, o local sofre com questões como o descarte de resíduos de forma indiscriminada, a falta de saneamento básico, dentre outras.

O projeto é coordenado pelos professores José Carlos Virtuoso e Mário Guadagnin, com a colaboração das bolsistas Jéssica dos Santos e Karine da Silveira, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Além do trabalho de orientação sobre gerenciamento de resíduos e educação ambiental, a equipe realiza a articulação institucional dos segmentos presentes no bairro para o fortalecimento do processo de governança local.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 03 de outubro de 2017 às 20:48
Compartilhar Comente

Projeto desenvolve atividades de educação ambiental com crianças

Projeto desenvolve atividades de educação ambiental com crianças
Ecologia foi o tema desenvolvido nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos do primeiro e do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Miguel Lazzarin, em Siderópolis, tiveram uma segunda-feira (12/6) diferente. Eles aprenderam sobre a ecologia da árvore durante uma atividade do projeto de extensão "Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da reserva Biológica Estadual do Aguaí".

O projeto é coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffmann e Miriam da Conceição Martins e tem a participação das bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso e da voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de junho de 2017 às 20:22
Compartilhar Comente

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

Projetos de extensão participam de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos
Mostra fotográfica com catadores de Criciúma está em exposição no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc participa até esta quarta-feira (14/6) do 8º FIRS (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba. A Instituição apresentou as experiências de dois projetos de extensão desenvolvidos por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Psicologia – um junto à Abadeus e Coleta Seletiva Solidária – e a exposição fotográfica “Catadores(as), a matéria viva do lixo: retratos da invisibilidade”.

Durante o evento, que iniciou nesta segunda-feira (12/6), serão apresentados os trabalhos: “Ampliação da Gestão Ambiental e de Resíduos Sólidos para a Comunidade do Entorno da Associação Beneficente Abadeus”, de autoria de Karine da Silveira, Jéssica Patrício dos Santos, José Carlos Virtuoso e Mário Ricardo Guadagnin; e “Governança, Políticas Públicas e Exclusão Social: A Busca de uma Coleta Seletiva Eficiente e Inclusiva em Criciúma, SC – Brasil”, de Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo, Victor Cavallini, Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza, Laura Barg Comin, Eduarda Assis da Silva e Sabrina Baesso Cadorin.

Com fotos produzidas pelo professor Luís Afonso dos Santos, a exposição “Catadoras(es), a matéria viva no lixo: retratos da invisibilidade”, busca dar visibilidade ao trabalho das catadoras e catadores dos empreendimentos solidários de Criciúma, chamando a atenção para sua importância social, econômica e ambiental. Segundo Guadagnin, o trabalho é resultado de produção coletiva do autor das fotos, da equipe de professores: Mário Ricardo Guadagnin, Leandro Nunes, Débora Ferrazzo e Victor Cavallini, além das estudantes do curso de Psicologia: Alessandra Machado, Vitória de Oliveira de Souza e Laura Barg Comin; e de Engenharia Ambiental e Sanitária: Sabrina Baesso Cadorin, Eduarda Assis e Cassandra Selau.

“O Fórum é o evento técnico e científico mais importante do Brasil no tema resíduos sólidos. Ele apresenta uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial, com o propósito de difundir e aprofundar conhecimentos que abordem as causas da existência dos resíduos sólidos, provocando uma reflexão, que leve a uma consciência das suas consequências para a relação sociedade-natureza, histórica e socialmente construída”, afirma o professor da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de junho de 2017 às 19:57
Compartilhar Comente

Curso realiza oficinas de compostagem domiciliar

Curso realiza oficinas de compostagem domiciliar
Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária conduziram a atividade (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizou, durante a 12ª Semana do Meio Ambiente da Unesc, atividades de formação e oficinas práticas de compostagem domiciliar. Bolsistas do programa de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Inovação para a Sustentabilidade, explicaram para colaboradores da Brametal, de Criciúma, como utilizar a técnica em suas casas.

As oficinas foram realizadas pelas estudantes Cassandra Costa Selau e Sabrina Baesso Cadorin, supervisionadas pelo professor Mário Guadagnim.

Segundo o professor, o resgate da técnica milenar de tratamento de resíduos orgânicos compostáveis possibilita a redução da disposição em aterro de cerca de um terço da massa/dia gerada. “Atuar na disseminação da prática de compostagem com a realização de oficinas de orientação, estimula que a técnica seja replicada nas residências”, comenta.

O professor explica que a compostagem tem retomado a sua importância como forma de tratamento e destinação final ambientalmente adequada no âmbito da responsabilidade compartilhada. Segundo ele, é previsto na elaboração de Planos de Gerenciamento soluções como a compostagem para tratamento e valoração da fração orgânica.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de junho de 2017 às 18:46
Compartilhar Comente

Projeto de educação ambiental visita escolas de Treviso e Nova Veneza

Projeto de educação ambiental visita escolas de Treviso e Nova Veneza
Atividades ocorreram com alunos do primeiro e do quarto ano (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) da Unesc, “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí/SC”, realizou atividades com alunos do primeiro e do quarto ano de escolas de Treviso e Nova Veneza nos últimos dias. Os alunos receberam informações sobre os animais do Aguaí e sobre o que é uma reserva biológica.

Nesta segunda-feira (24/4) as bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso estiveram na Escola Professora Maria Brogni, em Treviso, onde fizeram uma atividade sobre os animais da reserva através de mímica com a turma do quarto ano e a brincadeira de “O que é, o que é” com o primeiro ano.

Já na última quinta-feira (20/4) elas estiveram na Escola Básica Municipal Bairro Bortolotto, em Nova Veneza, onde abordaram a importância de uma reserva biológica e a interferência do homem na natureza com alunos do primeiro e do quarto ano do Ensino Fundamental.

O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffmann, Miriam da Conceição Martins e conta com a participação da voluntária Zenaide Pais Topanoti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2017 às 21:42
Compartilhar Comente