Engenharia Ambiental e Sanitária

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

Noite marca celebração de formandos na Unesc

Noite marca celebração de formandos na Unesc
Sexta-feira (26/7) foi marcada pela Colação de Grau de acadêmicos de 18 cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em mais uma cerimônia especial de Colação de Grau em gabinete a Unesc formou, na noite desta sexta-feira (26/7), novos profissionais ao mercado. Saíram graduados do Auditório Ruy Hülse nesta oportunidade alunos dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Fisioterapia, Letras, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Design de Moda.

Na cerimônia conduzida pelo diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, o jovem Everson Savi teve seu grau oficialmente outorgado. O detalhe especial da sua formatura ficou por conta de Everson estar em Londres. Para marcar o momento e representá-lo na celebração quem vestiu a beca de formatura e recebeu o certificado de graduação em Engenharia de Materiais em seu lugar foi a irmã, Hellen Savi Aguiar, também engenheira de materiais. “Ele está há 40 dias fora do país e deve permanecer fora até o próximo ano, então pude representa-lo e transmitir tudo a ele ao vivo pelo celular”, destacou

Na noite de quinta-feira (25/7), também em cerimônia especial, colaram grau acadêmicos dos cursos de Educação Física Bacharelado e Licenciatura e Psicologia. Nesta oportunidade a cerimônia foi conduzida pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 26 de julho de 2019 às 21:04
Compartilhar Comente

Unesc e Famcri avançam no projeto de monitoramento ambiental das águas do Rio Criciúma

Unesc e Famcri avançam no projeto de monitoramento ambiental das águas do Rio Criciúma
Serão realizadas analises físico químicas em seis pontos do rio Criciúma, no período de um ano (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc e a Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma) estão juntas pela recuperação e preservação do Rio Criciúma. Na última quinta-feira (18/7) uma reunião entre a Fundação e representantes da Universidade pontuou os próximos passos do Projeto de Revitalização e Monitoramento do Rio Criciúma.

O professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Instituição, doutor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, conta que a iniciativa por parte da Universidade surgiu a partir de uma mobilização, envolvendo a Expedição do Rio Criciúma. O grupo é formado por professores e acadêmicos de cursos de graduação da Unesc e também professores e alunos de escolas de Criciúma.

A conversa realizada entre as instituições resultou em avanços na metodologia de análise e apresentação dos índices de qualidade da água, dos parâmetros considerados para apresentação das informações e os pontos de coleta de água do Rio. A previsão de início das ações é agosto de 2019. Até a data, serão feitas atividades de reconhecimento dos pontos de coleta.

Segundo a Presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato, a iniciativa incentivará práticas de educação ambiental, promoverá a recuperação de mata ciliar e tornará a cidade de Criciúma em exemplo no monitoramento ambiental. “O objetivo é reforçar a importância de preservação do principal rio da cidade. Para ter sucesso, buscaremos dados informativos e qualitativos que destaquem a necessidade”, explica.

De acordo com o diretor de Licenciamento e Fiscalização, Felipe Soratto Monteiro, a expectativa é pela continuidade da parceria após a conclusão das atividades. “Inicialmente o trabalho em conjunto terá vigência em período de um ano, tempo necessário para que seja possível observar um ciclo hidrológico que contemple as quatro estações do ano”, esclarece.

Para a aplicação do projeto, a metodologia escolhida é utilizada há mais cinco décadas. Criada pela Fundação Nacional de Saneamento dos Estados Unidos, foi adotada pela CESTESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Conforme a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, um estudo dos acadêmicos da graduação apontou a necessidade de a metodologia passar por adaptações, pela influência da mineração nas águas da região.

Estão envolvidos no projeto o Grupo de Pesquisa de Gestão de Recursos Hídricos e Ambientes Alterados da Universidade e professores e estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do PPGCA (Pós-Graduação em Ciências Ambientais).

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de julho de 2019 às 08:57
Compartilhar Comente

Colação de grau especial abre período de formaturas da Unesc

Colação de grau especial abre período de formaturas da Unesc
Na noite de terça-feira (16/7) receberam seus certificados concluintes de três cursos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite de terça-feira (16/7) ficará marcada na vida de 19 graduandos da Unesc como um momento especial de fim de ciclo. Nesta data eles receberam a outorga de grau e agora estão aptos a exercer suas profissões. Os cursos destes que colaram grau na primeira cerimônia deste semestre são Engenharia Ambiental e Sanitária, Psicologia e Medicina.

Quem comandou a cerimônia especial de colação de grau e os juramentos dos graduandos foi a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego. Conforme a diretora, os momentos de formatura são sempre muito especiais para os alunos e para a Universidade. “Para nós é sempre uma alegria ver sonhos realizados e saber que formamos profissionais preparados para fazerem a diferença no mercado. Agora vocês não terão mais as orientações dos professores e não terão mais a necessidade de acompanhamento, porém essa liberdade requer também muita responsabilidade. Lembrem-se sempre dos ensinamentos e dos princípios que aprenderam na Unesc, que sempre será a Universidade de vocês e estará de portas abertas para acolhê-los”, destacou.

O evento marcou o início da série de colações de grau, que segue até o dia 31 de agosto com mais de dez cerimônias.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de julho de 2019 às 14:23
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva alunos ao Programa Parlamento Jovem Catarinense

Projeto de extensão leva alunos ao Programa Parlamento Jovem Catarinense
Ação aconteceu na última semana em Florianópolis (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A equipe do projeto de extensão da Unesc intitulado de “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, junto da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, de Nova Veneza, participou do Programa Parlamento Jovem Catarinense Escola do Legislativo em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina na última quinta-feira (28/6).

Os alunos da escola levaram duas proposições para serem avaliadas pelos deputados do Parlamento Jovem. Uma sobre “Rio Mãe Luzia, debatendo a importância da recuperação e revitalização de suas águas para a região sul de Santa Catarina" e a outra sobre “Diminuir a quantidade do uso de agrotóxicos”, ressaltando a questão do uso intensivo de agrotóxicos nos meios agrícolas brasileiros.

A Assembleia teve a presença da presidente do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, a professora da Unesc Miriam da Conceição Martins; da diretora Silvana Guellere Milanez; das professoras  Erbel Gracia Savio Mondardo e Rosembel Gava Milanez; dos alunos e familiares dos membros do Parlamento Jovem; juntamente de Zenaide Pais Topanotti; e do acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Carlos Henrique Devilla Marcello. 

O projeto é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, tendo como colaboradoras as professoras Marta Valéria de Souza Hoffman e Paula Tramontin Pavei, como voluntária, a técnica de Laboratório Zenaide Paes Topanotti, e os acadêmicos bolsistas Carlos Henrique Devilla Marcello e Lia Cristiam Nascimento dos Santos, dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária respectivamente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 02 de julho de 2019 às 19:40
Compartilhar Comente